You are on page 1of 8

reas da Filosofia

Veremos agora, as principais reas da Filosofia. J sabemos que Filosofia um conhecimento que lida com toda a problemtica humana. Seu campo de atuao abrange as mais variadas dimenses da existncia, fazendo com que surgissem algumas ramificaes (ou reas) dentro da Filosofia. Cada rea com seus respectivos problemas e cada problema deve ser metodicamente analisado, isso filosofar. Vejamos agora, algumas reas e seus respectivos problemas: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Epistemologia: como analisar as cincias? Teoria do Conhecimento: o que conhecer? tica: o que o bem? Poltica: como conviver? Filosofia da Histria: como o homem se relaciona com o tempo e o espao social? Esttica: o que beleza; o que arte? Metafsica: o que so os princpios da realidade? Lgica: quais so as regras do pensamento? Agora veremos uma pequena introduo de cada rea da Filosofia. 1) ESPISTEMOLOGIA Para a Filosofia as perguntas, muitas vezes, so mais importantes do que as repostas. As perguntas, a curiosidade o movimento do mundo. A questo que no devemos viver de forma passiva, aceitando tudo e a todos. Com relao a cincias, por exemplo, surgem muitas dvidas, curiosidades, no mesmo? Tudo isso, precisa ser refletido, investigado, afinal, a cincia interfere diretamente na nossa vida. Se a cincia que produzida por cientistas interfere diretamente no nosso cotidiano, devemos refletir sobre ela, sobre seus problemas, suas conseqncias, ou seja, no podemos deixar que os cientistas decidam pela produo cientfica. Dessa forma, surgem algumas perguntas fundamentais, como no exemplo abaixo, no entanto, quanto mais perguntas, melhor.

a) Ns devemos confiar nas cincias?

A cincia no explica tudo. Ela tem limites, mas o conhecimento mais adequado desenvolvido pela razo humana para tentar resolver os seus problemas. S cientifico o conhecimento que garante a sua validade. b) Quem faz a cincias? A cincia produzida por pesquisadores em diferentes campos do conhecimento. No Brasil, a produo cientifica predominantemente produzidas nas universidades e em centros de pesquisas associados as indstrias. c) A cincia importante? A produo cientifica importante quando beneficia a humanidade. A filosofia discute, inclusive, duas questes diretamente associadas importncia da cincia: uma diz respeito ao acesso desigual aos benefcios da cincia e a outra refere-se ao fato de que nem toda a produo cientifica resulta favorvel humanidade. d) A cincia tem limites? Quais? Os limites da cincia so os conhecimentos racionais e experimentais (empricos), pois fora deles, a cincia no pode afirmar nada. Conceito de Epistemologia: Epistemologia (tambm chamada Teoria da Cincia) uma parte da Filosofia da Cincia que concerne natureza do conhecimento cientifico e seus grandes problemas: como e em que condies possvel conhecer? Existe a certeza absoluta do conhecimento? Quais so as caractersticas do conhecimento dentre as Cincias Naturais, as Cincias Humanas e as Cincias Formais?. www.cle.unicamp.br/FAQs.htm.Acesso em: 27 out.2007. Antes de tudo, preciso saber colocar problemas. O que quer que se diga da vida cientifica, os problemas no se colocam por si. precisamente esse sentido do problema que d a marca do verdadeiro esprito cientifico. Para um esprito cientifico, todo o conhecimento uma resposta a uma questo. Seno houve questo, no pode haver conhecimento cientifico. BACHELARD, Gaston. A formao do esprito cientifico. 2ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996; 2) TEORIA DO CONHECIMENTO Algumas perguntas fundamentais: a) O que conhecer? Criar uma representao, a mais prxima do possvel da realidade de algo. b) Como podemos conhecer? Ns podemos conhecer quando realizamos atividades intelectuais sobre nossas sensaes e sobre as idias que nos informam. A Teoria do Conhecimento uma investigao sobre as diversas maneiras pelas quais podemos conhecer as coisas e as relaes que os conhecimentos podem estabelecer ou estabelecem. Por exemplo. Memria, experincias dos sentidos, analogias, reflexo, realidade, imaginao e outros. O seu problema principal como o sujeito se relaciona com o objeto de conhecimento.

Conhecer uma realidade , no sentido usual da palavra conhecer, tomar conceitos j feitos, dosa-los e, conjunto at que se encontre um equivalente prtico do real. BERGSON, Henri. O pensamento e o movente. So Paulo: Martins Fontes. 2006 3) TICA a) Como saber qual a melhor atitude a ser tomada? Existem vrias maneiras de se tentar fazer o bem, mas para encontrar a maneira mais adequada precisamos, sempre, treinar a nossa reflexo racional, pois h situaes em nossa vida que em uma atitude mal pensada pode trazer prejuzo para ns e para muitas outras pessoas. b) Qual a importncia de se fazer o bem? O bem algo a ser construdo, para podermos enfrentar os problemas encontrados na sociedade ou em ns mesmos. Pensar em boas atitudes lutar contra os sofrimentos que, em geral, temos. certo que fazer o bem , s vezes, algo difcil, mas faze-lo melhora nossas relaes de convivncia. Conceito de tica: tica uma investigao sobre qual a melhor maneira do agir humano. Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, tida como este bem supremo, pois a escolhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais; mas as honrarias, o prazer, a inteligncia e todas as outras formas de excelncia, embora as escolhamos por si mesmas (escolh -las-amos ainda que na resultasse delas), escolhemo-las por causa de felicidade, pensando que a atravs delas seremos felizes. Aristteles. tica a Nicmacos. Traduo: Mario da Gama Kury. 4 Edio. Editora da UNB, 2001. p 23. 1097a 4) POLITICA a) Quais so as melhores leis? As melhores leis so aquelas que beneficiam a todos, permitem a liberdade e so conhecidas por todos. Cada lei deve levar em considerao as necessidades das pessoas. b) Como podemos conviver com as outras pessoas sem violncia? Podemos conviver com outras pessoas, sem violncia, agindo de maneira sensata em todas as dimenses. A maneira sensata de agir , em primeiro lugar, escolher os governantes que se preocupam, sinceramente, com a educao e que demonstrem sensibilidade em relao s necessidades das pessoas e a qualidade de vida, em geral. Conceito de Poltica: Poltica a investigao filosfica sobre qual o melhor governo, o que justia e como deve ser o comportamento das pessoas em suas relaes de convivncia.

A cidade a forma mais elevada de comunidade e tem como objetivo o bem mais elevado ARISTTELES. Poltica, Trad. Pedro Constantin Tolens. So Paulo: Martin Claret, 2007. Livro I, p.35.

5) FILOSOFIA DA HISTRIA a) O que o tempo? Responder o que o tempo uma das questes mais difceis do nosso intelecto e da prpria Filosofia. Em geral, dizemos que tempo o meio nos quais se desenrolam os acontecimentos e o lugar das possibilidades. b) O que histria humana? A histria humana pode ter vrios significados. Em geral, ela pensada como passado, desejo de futuro, tradies, compreenso das relaes sociais no tempo e no espao e como objeto de investigao da Histria. Conceito de Filosofia da Histria: Filosofia da Histria uma rea de investigao da Filosofia que se preocupa com a relao dos homens com o tempo, com seus processos culturais e sociais. Alm disso, preocupa-se com o significado do desenvolvimento das sociedades e da racionalidade. Que , pois, o tempo? Quem poder explica-lo clara e brevemente? ?...A e de que modo existem aqueles dois tempos o passado e o futuro se o passado j no existe e o futuro ainda no veio? Quanto ao presente, se fosse sempre presente, e no passasse para o pretrito, como poderamos afirmar que ele existe, se a causa da sua existncia a mesma pela qual deixar de existir? Santo Agostinho. Confisses. Traduo de J. Oliveira Santos e Ambrosio de Pina. So Paulo: Editora Nova Cultura, 1980.XV,17,22. 6) ESTTICA a) Quais os critrios para identificarmos uma obra de arte? Os critrios so historicamente definidos, isto , cada cultura valida critrios para sua produo artstica. b) Existe um padro de beleza universal vlido para todas as culturas? Assim como a arte, a beleza depende de valores culturais para ser definida, por isso, no se pode falar em um nico padro vlido para toda a humanidade. Conceito de Esttica: A esttica tem como temas o estudo dos critrios e problemas sobre processos de criao artstica. Problematiza os valores estticos e as relaes entre forma e contedo, bem como a importncia da arte para as sociedades humanas.

Pode-se tambm pensar em uma perfeio esttica, que contenha o fundamento de uma satisfao subjetivamente universal, isto , a beleza: o que agrada os sentidos na intuio e, precisamente por isso, pode ser o objeto de uma satisfao universal. KANT, Immanuel. Manual dos cursos de lgica em geral. Trad. De Fausto Castilho. Campinas/So Paulo: Unicamp/IFCH, 1998. 7) METAFISICA. Solicitamos que todos conjuguem o verbo ser e depois formulem frases com o verbo conjugado em todas as pessoas. Por exemplo: eu sou o Vitor, tu s a Flavia, Ivan meu amigo, ns somos estudantes, vs sois o futuro do Brasil , os estudantes so a razo de ser da escola . Quando as frases foram formadas, vocs perceberam que tudo alguma coisa? Que para todas as coisas podemos aplicar o verbo ser? (que, alis, no apenas um verbo; a primeira e fundamental caracterstica de tudo que existe). Agora que vocs perceberam a pertinncia do ser, propomos o seguinte exerccio: imaginem a chegada escola de um aliengena. Iniciada a conversa, o E.T. olhou para a mesa e mostrou-se curioso para saber o que era um lpis. Voc tentava explicar, mas ele no conseguia entender. Ento o aliengena pegou o computador e pediu que voc respondesse segundo o programa Meta_Aristteles, que serve para responder o que so as coisas: Quadro do programa Meta_Aristteles O que voc deseja saber? Qual a causa material? (De que feito o lpis) Qual a causa formal? (Qual a forma dele?). Qual a causa eficiente, ou quem une a forma com a matria? (Quem fez?). Qual a causa final? (Por que foi feito?). As quatro causas ou os fundamentos Lpis O lpis feito de madeira e grafite. O lpis cilndrico e pontiagudo em O operador da mquina de fazer lpis; Para escrever e poder apagar depois, se

Com certeza, h muito para se falar da Metafsica de Aristteles, mas, por uma questo de ordem didtica faremos apenas uma introduo. De inicio queremos que vocs estendam que as quatro causas so o comeo para dizer o que o ser de alguma coisa. O ET que passou por essa escola, decidiu escrever uma mensagem para o seu planeta, contando o que era um lpis. Entretanto, faltava preencher alguns itens a fim de explicar melhor aos seus conterrneos o que era um lpis. Vejamos: Substncia Mistura de Matria e Forma Lpis (madeira e grafite em formato de cilindro).

Qualidade Quantidade Relao Ao Passividade Onde Tempo Posse Posio 8) LGICA

So as qualidades e os defeitos. Quantos? Muitos ou pouco? Como ele em relao s outras coisas? O que ele faz? Como se desgasta? Onde ele est? Em que lugar fica, em geral, ou onde est agora? Quando e quanto tempo? O que ele possui? Como ele est ou fica?

O lpis preto e bonito, mas est difcil de apontar, porque a grafite no est me centralizada e a ponta quebra a cada tentativa. Pouco: apenas um. Ele mais comprido que a borracha e escreve menos forte do que a caneta. Serve para os seres humanos fazerem desenhos ou escrever e apagar palavras e nmeros. Ele se desgasta sendo apontado, pelo uso e pela umidade que o apodrece. Ele est na sala de aula, mas em geral podemos encontra-lo em papelarias e escritrios. Hoje. Possui borracha na extremidade. Deitado.

Agora que temos em mos as categorias dos seres, podemos pensar a Lgica. Aqui, trataremos da Lgica apenas como ordenao do pensamento. Mais uma vez, por uma questo de ordem didtica trataremos da lgica apenas de forma introdutria, mas, com o desenvolvimento do curso, outras questes de lgica sero trabalhadas. Vejamos o conceito de lgica: Lgica o estudo sistemtico do pensamento dedutivo, que permite construir argumentos corretos nas cincias naturais, nas cincias humanas e nas cincias formais, e que possibilita distinguir os argumentos corretos dos incorretos. www.ce.unicamp.br/FAQs.htm. Aceso em 27 out.2007,16:27 Assim, podemos dizer que a lgica pode ser definida como um conjunto de procedimentos necessrios para testar, examinar ou submeter prova de umraciocnio. Objeto Problema da Lgica. Qual , afinal, o objeto ou problema da qual a lgica se ocupa? Na definio do seu conceito, conforme voc pde ver anteriormente, encontramos uma pista. Pode-se dizer que o lgico debrua-se sobre a distino entre raciocnio correto e incorreto. O livro de Mry Haight, intitulado, A serpente e a raposa apresentamos um exemplo bem interessante no prlogo: A Serpente e a Raposa eram rivais na liderana de um bando de ladres. A serpente props um teste: Noite e dia cem sacerdotes armados de facas guardam o deus Uniocular de Zorro, numa sala dentro de uma sala dentro de uma sala. Quem conseguir roubar o Olho de Rubi do deus vai se tornar nosso lder. A raposa concordou, mas acrescentou: Como minha distinta rival sugeriu este teste, que ela seja a primeira a passar por ele. Secretamente, ela raciocinou:

A Serpente orgulhosa: ela vai aceitar. Ser ento quase certo que morra na tentativa. Nesse caso, no terei rival e vou poder convencer o bando de que mais testes so uma perda de tempo. Ou ela vai sobreviver, mas fracassar. O resultado ser o mesmo: com a cara no cho, ela vai partir imediatamente para longe. Ou talvez de presumir tenha sucesso. Mas, tendo ela roubado o Olho, a possibilidade de eu t-lo feito no pode ser aventada. E a vingana dos sacerdotes de Zorro horrvel e rpida. Ela no vai liderar por muito tempo; eu sou o nico sucessor possvel. (HAIGHT, 199, p.11) Ento, voc acha que o raciocnio da Raposa est correto? Pode parecer difcil neste momento solucionar a questo, mas a media que voc se dedicar aos estudos da lgica logo estar apto e munido de instrumentos para analisar melhor este problema. Princpios O fundamento da Lgica que examinaremos a partir de agora foi elaborado por Aristteles, e servem de base pra todos os outros modelos de Lgica que surgiram depois. Aristteles adota como ponto de partida os seguintes princpios bsicos, a saber: Principio e no-contradio; No enunciado, A A e no pode ao mesmo tempo e na mesma relao se no , ou seja, os seres no podem ser e no ser, sob as mesmas condies. Veja um exemplo: Os ces so mamferos. (Verdadeiro) Os ces no so mamferos (falso) Segundo o principio de no-contradio, nenhum enunciado pode ser, simultaneamente, verdadeiro e falso. Principio de Identidade. Neste principio, o enunciado A A, ou seja, ele afirma que uma coisa s pode ser conhecida ou pensada, qualquer que seja a sua natureza ou forma, se percebida de forma permanente e constante a sua identidade. Em outras palavras, ainda, o que , . Uma das grandes indagaes filosficas saber: Quem somos? Quem sou eu? Embora o tempo passe e nos tornemos mais velhos o que faz com que eu seja quem sou? Qual a minha essncia? De certo ponto de vista, algum pode identifica-lo pelos documentos que traz consigo ou por suas caractersticas fsicas que o distingue dos outros. Outro exemplo a forma geomtrica do quadrado. Todos sabem o que um quadrado. Todos sabem o que um quadrado porque sua identidade j foi estabelecida. Possui quatro lados e quatro ngulos retos e a matemtica se vale de sua forma para examinar clculos, equaes, etc. Em outros termos, pode-se dizer que conhecemos as coisas a partir de suas definies, como por exemplo: Todo homem mortal. Principio de terceiro excludo

No enunciado, A X ou Y e no h outra possibilidade. Por exemplo: Ou este homem Scrates ou no Scrates. Neste sentido, lembra-nos a brilhante poeta Ceclia Meireles: Ou se tem chuva e no se tem sol Ou se tem sol e no tem chuva! Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... E vivo escolhendo o dia inteiro! (MEIRELES, 1981, p. 57) No mbito das experincias humanas, vivemos sempre possibilidades de escolha, uma certa (isto est certo) e outra errada (isto est errado) no h uma terceira alternativa. Ou isto est certo ou est errado, ou isto verdadeiro, ou falso. Principio de causalidade Este principio afirma que tudo o que existe ou acontece tem uma causa (razo ou motivo) para existir ou acontecer e que tal causa pode ser conhecida por nosso intelecto. Por exemplo: O deslocamento de placas tectnicas no Oceano ndico necessariamente acarretou o Tsunami na Costa da sia e frica. Outro exemplo: Se for declarada guerra neste ou naquele pais, ocorrero mortes. Podemos afirmar que no principio de causalidade h conexes, relaes de causa e efeito entre fatos, fenmenos e acontecimentos.

You might also like