You are on page 1of 10

HISTRIA DO CIRCO Pode-se dizer que as artes circenses surgiram na China, onde foram descobertas pinturas de quase 5.

000 anos em que aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas. A acrobacia inclusive era uma forma de treinamento para os guerreiros de quem se exigia agilidade, flexibilidade e fora. Com o tempo, a essas qualidades se somou a graa, a beleza e a harmonia. Em 108 a.C. houve uma grande festa em homenagem a visitantes estrangeiros, que foram brindados com apresentaes acrobticas surpreendentes. A partir da, o imperador decidiu que todos os anos seriam realizados espetculos do gnero durante o Festival da Primeira Lua. At hoje os aldees praticam malabarismo com espigas de milho e brincam de saltar e equilibrar imensos vasos nos ps.

Nas pirmides do Egito existem pinturas de malabaristas e paradistas. Nos grandes desfiles militares dos faras se exibiam animais ferozes das terras conquistadas, caracterizando os primeiros domadores. Na ndia, os nmeros de contoro e saltos fazem parte dos milenares espetculos sagrados, junto com danas, msica e canto. Na Grcia as paradas de mo, o equilbrio mo a mo, os nmeros de fora, as paradas de mo e o contorcionismo eram modalidades olmpicas. Os stiros faziam o povo rir, dando continuidade linhagem dos palhaos...

No ano 70 a.C., em Pompia, havia um anfiteatro destinado a exibies de habilidades incomuns. O Circo Mximo de Roma apareceu pouco depois, mas foi destrudo em um incndio. Em 40 a.C., no mesmo local foi construdo o Coliseu, onde cabiam 87 mil espectadores. L eram apresentadas excentricidades como homens louros nrdicos, animais exticos, engolidores de fogo e gladiadores, entre outros. Porm, entre 54 e 68 d.C., as arenas passaram a ser ocupadas por espetculos sangrentos, com a perseguio aos cristos, que eram atirados s feras, o que diminui o interesse pelas artes circenses. Os artistas passaram a improvisar suas apresentaes em praas pblicas, feiras e entradas de igrejas. Durante sculos, em feiras populares, barracas exibiram fenmenos, habilidades incomuns, truques mgicos e malabarismo. No sculo XVIII, vrios grupos de saltimbancos percorriam a Europa, especialmente na Inglaterra, Frana e Espanha. Eram freqentes as exibies de destreza a cavalo, combates simulados e provas de equitao. O circo como ele O primeiro circo europeu moderno, o Astley's Amphitheatre, foi inaugurado em Londres por volta de 1770 por Philip Astley, um oficial ingls da Cavalaria Britnica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espcie de arquibancada perto. Construiu um anfiteatro suntuoso e fixo, pois ficaria permanentemente no mesmo lugar. Organizou um espetculo eqestre, com rigor e estrutura militares, mas percebeu que para segurar o pblico, teria que reunir outras atraes e juntou saltimbancos, equilibristas, saltadores e palhao. O palhao do batalho era um soldado campnio, que acaba sendo o clown e que em ingls, origina de caipira. O palhao no sabia montar, entrava no picadeiro montado ao contrrio, caa do cavalo, subia de um lado, caa do outro, passava por baixo do cavalo. Como fazia muito sucesso, comearam a se desenvolver novas situaes. Ao longo dos anos, Astley acrescentou saltos acrobticos, dana com laos e malabarismo. Este primeiro circo funcionava como um quartel: os uniformes, o rufar dos tambores, as vozes de comando para a execuo dos nmeros de risco. O prprio

Astley dirigia e apresentava o espetculo, criando assim, a figura do mestre de cerimnias. Seu espetculo foi visto por gente de todo mundo, pois Londres era muito visitada. E em 50 anos, houve um rpido desenvolvimento do circo no mundo. O termo circus foi utilizado pela primeira vez em 1782, quando o rival de Astley, Charles Hughes, abriu as portas do Royal Circus. Em princpios do sculo XIX havia circos permanentes em algumas das grandes cidades europias. Existiam, alm disso, circos ambulantes, que se deslocavam de cidade em cidade em carretas cobertas. O circo no Brasil No Brasil, mesmo antes do circo de Astley, j haviam os ciganos que vieram da Europa, onde eram perseguidos. Sempre houve ligao dos ciganos com o circo. Entre suas especialidades incluam-se a doma de ursos, o ilusionismo e as exibies com cavalos. H relatos de que eles usavam tendas e nas festas sacras, havia baguna, bebedeira, e exibies artsticas, incluindo teatro de bonecos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetculos ao gosto da populao local. Nmeros que no faziam sucesso na cidade eram tirados do programa. O circo com suas caractersticas, em geral itinerante, existe no Brasil a partir dos fins do sculo XIX. Desembarcavam em um porto importante, faziam seu espetculo partiam para outras cidades, descendo pelo litoral at o rio da Prata, indo para Buenos Aires. Instalando-se na periferia das grandes cidades e voltado para as classes populares, sua modernizao no se deu em termos de espaos e equipamentos: investe no elemento humano, suas destrezas, habilidades e criatividade. Por isso, os palhaos so as figuras centrais, dependendo deles o sucesso do circo. O circo brasileiro tropicalizou algumas atraes. O palhao brasileiro falava muito, ao contrrio do europeu, que era mais mmico. Era mais conquistador e malandro, seresteiro, tocador de violo, com um humor picante. O pblico tambm

apresentava caractersticas diferentes: os europeus iam ao circo apreciar a arte; no Brasil, os nmeros perigosos eram as atraes: trapzio, animais selvagens e ferozes. Segundo Alice Viveiros de Castro, atualmente existem mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 mdios e grandes, com trapzio de vos, animais e grande elenco. Estima-se um pblico anual de 25 milhes de espectadores. Entre os problemas enfrentados nos dias de hoje esto os terrenos caros e h cidades que no permitem a montagem de circos, pois seus prefeitos temem estes forasteiros. O circo contemporneo brasileiro A primeira escola que se instalou no Brasil chamava-se Piolin, em So Paulo, no estdio do Pacaembu (1977). Em 1982, surgiu a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, onde jovens de todas as classes sociais tm acesso s tcnicas circenses. Formados, os ex-alunos vo trabalhar nos circos brasileiros ou no exterior, ou formam grupos que se apresentam em teatros, ginsios e praas. Atualmente, a Intrpida Trupe, os Acrobticos Fratelli, os Parlapates, Patifes e Paspalhes, a Nau de caros, o Circo Mnimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Areas e o Teatro de Annimo, entre outros, formam o Circo Contemporneo Brasileiro.

Histria do circo O circo uma expresso artstica, parte da cultura popular, que visa a diverso e o entretenimento dos espectadores. H referncias sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Imprio Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentaes na rua, nas casas de famlias nobres ou at mesmo em arenas destinadas s apresentaes (anfiteatros).

Na Idade Mdia, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufes (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentaes. Porm, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o ingls Philip Astley organizou as apresentaes circenses, destinando tambm uma tenda de lona para as apresentaes. Estas seriam itinerantes (com mudana constante do local de apresentao). Embora enfrentem um perodo de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reunies do interior do Brasil. As apresentaes contam com palhaos, shows musicais, malabaristas, mgicos e trapesistas. Os palhaos brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin. Voc sabia? Comemora-se em 27 de maro o Dia do Circo. uma homenagem ao palhao Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.

PALHAO Entre os personagens que trabalham no circo, como os domadores, mgicos, trapezistas, acrobatas, danarinas e equilibristas, o palhao exerce a principal funo. ele que, com suas palhaadas, faz o pblico adulto esquecer os problemas do dia a dia. As crianas, principalmente, vo ao circo s para ver o palhao. Com sua roupa desengonada, sempre est com a cala larga caindo, sapato de nadador e cara pintada. Sua cabeleira estranha e seu nariz sempre uma pelota vermelha. D piruetas por todos os lados; cai, levanta, pula, sobe, desce, anima os espectadores com suas artes e piadas engraadssimas. O palhao um circense muito competente e indispensvel na apresentao de um espetculo. Na histria do circo, muitos palhaos ficaram famosos, como: Arrelia; Chiquechique; Pirolito; Carambola; Teco-teco; Pipoca; Pingulin; Bozzo; Carequinha; Picolino. O palhao representa a alegria, pois est sempre sorrindo. Quando se desenha a figura de um palhao, de uma pessoa muito alegre. Sua boca chega perto da orelha. Muitas vezes d aquela gargalhada, mas... no sabemos como est o seu corao. o seu trabalho! Artista de circo, que faz pilhrias e momices para divertir o pblico; pessoa que, por atos ou palavras, faz os outros rirem.

ILUSIONISMO OU MGICA

a arte de entreter uma audincia criando iluses que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impresso de que algo impossvel aconteceu, como se o mgico tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta iluso da magia criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se mgicos ou ilusionistas. Um dos mais famosos praticantes desta arte foi Houdini, o "Rei das Fugas", que morreu devido subita interveno de um espectador num dos seus espectculos. O mgico afirmava que poderia levar um forte soco no estmago e no sentiria dor, porm o espectador (que era um boxeador) socou-o antes que Harry Houdini estivesse preparado para a ao. Isso ocasionou um problema interno e o mgico foi internado no mesmo dia, mas acabou por falecer. A arte mgica tambm chamada de prestidigitao, pois baseada fundamentalmente na presteza dos dedos do mgico em manipular os equipamentos e acessrios usados nos truques.

MALABARISMO Uma cultura milenar O malabarismo uma atividade eloquente que versa a manipulao de objetos, geralmente consiste em mant-los no ar, uma arte usada por muitos em ruas, circos, festas e onde for mais possvel, so muitos os objetivos, mas indiferente de qual seja, uma arte que agrada a gregos e troianos e tem seu lugar ao sol garantido. Um mtodo milenar, que as criaturas egpcias acreditam que vm desde 4000 a.C. Os antigos ratificavam o malabarismo envolto a bruxaria, pois como explicar que um ser humano seria capaz de fazer voar objetos de suas mos? Hoje essa faanha do interesse de muitos, pois o malabarista conduz com maestria, as bolas, claves, facas, tochas e tudo que a imaginao mandar. Para se destacar nessa arte necessrio disciplina e treino, o

aperfeioamento vem com o tempo, geralmente os curiosos comeam com laranjas, e nesse brincar, vem o gosto e o desejo de aprender mais e mais, e mostrar para todos e todas, as proezas criadas. No filme o Gladiador a arte ganha destaque, pois retrata de forma detalhada o imperialismo, os malabaristas tinham que alegrar o Imperador, fazendo subir as tochas de fogo, a cada dia que passa mais pessoas se encantam com os malabares, e os artistas desenvolvem suas prprias tcnicas, e tem muitos que utilizam tambm o monociclo junto ao malabarismo, fazendo tudo ainda mais belo para agradar o seu pblico. O malabarismo tambm importante para o corpo, pois melhora o reflexo, a coordenao motora, oferece tambm uma ampla melhora da viso perifrica e alm de tudo o equilbrio no vai s para o corpo, como tambm para o equilbrio dos movimentos hemisfrios cerebrais, malabarismo tambm vida, sade, transforma o corpo e a alma, com alegria, o malabarista encantou, encanta e encantar.

CONTORCIONISMO O contorcionismo (ou contoro) uma forma de representao dramtica baseada em flexes invulgares do corpo, impossvel para a maioria das pessoas. De uma forma geral, os contorcionistas dispem de flexibilidade natural invulgar entre os ligamentos e articulaes dos ossos, que explorada mediante o treino ginstico. A essncia desta arte reside em dobrar as articulaes em sentido inverso com facilidade, bem como prolongar seu movimento natural. A prtica do contorcionismo tipicamente desempenhado em circos, e constitui um nmero de espetculo amplamente reconhecido e admirado em todo o mundo, j desde a Antiguidade. Com o advento da Internet como via de comunicao e frum de discusso, tornou-se possvel a muitas pessoas nunca antes iniciadas ousar testar a sua flexibilidade e trocar experincias e imagens em diversos fruns, pelo que se pode intuir que esta prtica ir perdurar num futuro a longo prazo. Talvez porque a anatomia caracterstica do sexo feminino lhe permita uma maior flexibilidade, a grande maioria dos contorcionistas so, efetivamente, mulheres. No obstante, tambm h homens que praticam esta arte. MONOCICLO Monociclo um meio de transporte utilizado principalmente para

apresentaes artsticas. Como o nome diz o monociclo caracteriza-se por ter apenas uma roda. O condutor fica sentado em um banco apoiado em um garfo e com os ps nos pedais. Existem diversos tipos de monociclo assim como formas de andar. comum a histria que os primeiros monociclos construdos vem dos antigos modelos de bicicletas que tinham a roda dianteira muito maior que a traseira, era comum empinar a bicicleta so com a roda dianteira, bastou-se tirar a pequena roda traseira para o surgimento dos primeiros monociclos. Hoje em alguns pases, o monociclo j considerado esporte profissional.

REFERNCIAS - http://www.arcadovelho.com.br/Circo/HISTORIA%20DO%20CIRCO.htm - http://www.artesdocirco.com.br/malabarismo-uma-cultura-milenar.html - http://www.circodolinguica.com.br/cortocionismo.htm - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-do-palhaco.php - http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm

You might also like