You are on page 1of 3

Semforos Inteligentes

Douglas Ferreira <dougmf90@gmail.com> Joel Santos <jhondxmkm@gmail.com> Felipe Rodrigues <p1nho@hotmail.com>

Av. Governador Jos Malcher - Nazar CEP-66055-260 - Belm-PA

Resumo A desorganizao do trfego, os problemas, as causas e o sistema defasado que rege nossa cidade, junto uma foto da avenida Almirante Barroso seu principal exemplo e foco dos estudos deste projeto so pontos essenciais deste projeto. Desenvolvendo um sensor capaz de refletir o nmero de veculos no tempo que cada semforo ficar aberto com o intuito de agilizar o trfego de veculos na cidade. Sensores sero instalados sob o piso das ruas informando o nmero de carros que passam pelo local em tempo real para uma entidade computacional que far a leitura e enviar essa informao ao semforo. Palavras-chaves Semforo inteligente, sensores e trnsito

I. INTRODUO Sabendo da necessidade de se ter um sistema de trafego organizado e inteligente que possa dar estatsticas atualizadas em questes de segundos e reflita isto de maneira simultnea necessidade da situao atravs de semforos inteligentes, diferente do atual sistema ultrapassado onde estimado um tempo para cada sinal ficar aberto ou fechado sem qualquer tipo de referncia imediata ocasionando assim juntamente com outros fatores como a total falta de planejamento a longo prazo das cidades muitos congestionamentos. O controle computadorizado reprograma imediatamente os tempos de aberto ou fechado dos semforos. Mesmo com falta de energia eltrica, os semforos dos principais cruzamentos continuaro a operar com geradores prprios dando assim mais segurana e confiabilidade no sistema. Em relao ao tema transporte, o que o trabalho Belm Sustentvel - Diagnstico Socioambiental da Grande de Belm 2007, do Imazon, mostra no diferente dos outros temas j abordados pelo Par Negcios.A frota de veculos na Grande Belm cresceu 53% em sete anos, passando de 166 mil em 2001, para 254 mil em 2007. Havia um automvel para 12 habitantes na regio metropolitana no ano passado. No municpio de Belm, a relao era de um automvel para dez habitantes e, em Ananindeua, de um para 20 habitantes.
O principal fator responsvel pelo trnsito catico das grandes

metrpoles brasileiras a falta de planejamento, que se perpetuou ao longo do tempo. Refere-se a alteraes no espao urbano que atenderam apenas s necessidades de curto prazo em determinada poca. O crescimento desordenado dos grandes centros urbanos e a implementao de medidas visando apenas solues imediatas so os grandes viles da histria, uma vez que impediram um melhor dimensionamento de seus efeitos de longo prazo. Ou seja, o problema de hoje reflete o acmulo de medidas, no equivocadas, mas sim mal coordenadas ao longo do tempo. (BORSATTO, 2008).

Fig. 1 Av. Almirante Barroso - sentido periferia-centro

A infra-estrutura da cidade no acompanhou o crescimento do nmero de veculos que aumenta a cada dia, dando o problema clssico de toda e qualquer cidade sem planejamento na rea de transporte pblico, os congestionamentos. E devido ao inchao populacional o amplio dessas ruas acabam sendo dificultados causando uma desordem total na rea urbana.

A maior parte da populao se desloca em determinados horrios os chamados horrios de pico (no caso da avenida acima citada, Almirante Barroso, entre 07h30min a 08h30min, 13h00min a 14h30min e 18h30min a 20h00min) o que impossibilita o bom fluxo de automveis sobrecarregando assim a avenida, rua ou rodovia.

II. METODOLOGIA / TEORIA Sero utilizados sensores interligados a dois Circuitos Integrados (7476 e 7447) sendo formados por eles os contadores O contador um subsistema seqencial que fornece em suas sadas um conjunto de nveis lgicos numa seqncia predeterminada (CHOUERI JUNIOR, 1996, p. 227). Sendo gerado pelo emissor do sensor ptico o sinal de luz modulado numa determinada freqncia. A cada interrupo do sinal e a sua volta ir ser contabilizado um automvel no contador que ser enviado ao display de 7 segmentos como forma de simulao antes de ser enviado a um sistema computacional para sua codificao de ser transferida ao semforo. Com o auxlio de um filtro, onde o receptor colocado, permitido que o sensor desconsidere efeitos luminosos externos (interferncias) garantindo assim a maior eficincia do sistema. Com os conhecimentos adquiridos ate o presente momento tanto em sala de aula quanto em nossas pesquisas temos desenvolvido o contador completo e utilizado o sensor ptico que estar em uma maquete onde ir detectar a presena de um pequeno carro de controle remoto simulando situaes reais e possveis problemas, esperamos bons resultados, j que conseguimos uma boa instruo de nossos professores e um bom conhecimento em nossas pesquisas. A montagem do contador funciona da seguinte maneira. Primeiramente preciso de dois Circuitos Integrados (CIs) 7476(Fig.2), um decodificador para 7 segmentos (CI-7447), um display de 7 segmentos (nodo), resistores e um sensor de presena(Fig. 3).

O sensor ser conectado no clock 1 do 1 CI-7476; Q1 fica ligado no clock 2 do mesmo CI-7476 ,Q2 do 1 CI-7476 ser ligado no clock 1 do 2 CI-7476 e depois Q1 do 2 CI-7476 estar ligado no clock 2 do 2 CI-7476; As entradas J e K dos dois CIs-7476 estaro todas em curto ate ficar em uma nica entrada; As entradas PRESET dos dois CIs-7476 tambm ficaro em curto resultando em uma nica entrada; As entradas CLEAR dos dois CIs-7476 tambm ficaro em curto resultando em uma nica entrada; Vcc o local de alimentao de 5 volts (positivo de um gerador de energia +) e o terra ligado negativo de um gerador de energia -(bateria, pilha, fonte, etc), nos trs CIs. As sadas dos circuitos 7476 so ligadas respectivamente nas 4 entradas do CI-7447 (A e B do CI7447 em Q1 e Q2 do 1 CI-7476, C e D do CI-7447 em Q1 e Q2 do 2 CI-7476,respectivamente); No CI-7447 as entradas RBI, RBO e test ficaro em curto estaro ligados a um resistor de 330 kiloohm onde ser alimentado 5 volts no mesmo. As sadas do CI-7447 a, b, c, d, e, f e g sero ligadas nas entradas a, b, c, d, e, f, e g do display, respectivamente.

Fig. 3 Contador

Fig. 2 CI 7476

Entre as sadas do CI-7447 e as entradas do display deve-se colocar resistores de 330ohm para evitar com que o display danifique. A interligao dos semforos se dar com o uso do sistema wireless com o padro 802.11n uma faixa de 5 GHz. O servidor instalado junto a um software receber a informao da velocidade mdia do automvel e far o clculo do tempo que o veculo levar para chegar ao outro semforo. Essa informao far com que o outro semforo fique verde no momento exato em que automvel se aproximar. Uma das grandes dificuldades so as interferncias, so raros os produtos que oferecem suporte faixa dos 5 GHz, j que incluir suporte a ela encarece o produto. Em geral, os produtos oferecem suporte faixa dos 2.4 GHz, ou oferecem suporte simultneo aos 2.4 e 5 GHz. Existem tambm pontos de acesso "dual-band", que utilizam as duas faixas de freqncia simultaneamente (usando automaticamente o que for suportado por cada cliente) de

forma a minimizar o problema de interferncia. O fluxo de veculos ser aumentado. Como ilustrado na figura 4 os semforos sero adaptados a situao real de todo o permetro das vias mais caticas fazendo com que os veculos passem pelo maior nmero de cruzamentos sem a necessidade de parar, dando a eles uma trajeto com velocidade constante.

todos os nossos esforos esto sendo postos em prtica para este fim. Com essas novidades esperamos dar incio a pesquisas que possam acima de tudo dar solues a problemas que perpetuam a bastante tempo nossa sociedade e oferecer com o mnimo possvel de tempo os resultados to esperados por todos ns. III. OBSERVAES FINAIS Tendo em vista a eficincia do projeto esperamos que na Avenida principal acima citada o tempo para percorrer toda sua extenso em dias teis nos horrios de pico tenha uma reduo de 30%, garantindo o fluxo normal nas secundrias. Os principais resultados so a reduo dos congestionamentos, diminuio dos nveis de poluio, ganho de tempo para motoristas, passageiros e economia de combustvel. O projeto em questo visa acima de tudo o trabalho social dando a populao mais segurana, conforto e tranqilidade ao se deslocar em sua cidade. Sendo esta a nica soluo vivel e eficiente no momento, apresentamos o Semforo Inteligente.

Fig. 4

Outra das grandes novidades do projeto a funo onde ao no ser percebida a presena de automveis na rea de atuao dos sensores, em uma das vias do cruzamento num curto intervalo de tempo que varia de acordo com cruzamento focado (no caso da Av. Almirante Barroso 4 segundos), a via ter seu sinal fechado e o outro aberto dando assim vazo ao trnsito e impedindo com que a ociosidade de ruas e avenidas prejudique o fluxo normal dos automveis nas mais movimentadas. Com essa nova funo esperado tambm o aumento da segurana principalmente para aqueles que dirigem a noite. Com a finalidade de aperfeioarmos nosso projeto comeamos estudos para futuramente dar outra grande funo a ser implementada. a novidade que pode trazer ainda mais segurana e funcionalidade ao nosso sistema inteligente. Com um software vamos absolver um sinal de sonoro emitido por um equipamento de emisso de udio para que o software possa reconhec-lo e fazer com que o dispositivo que estar sendo acompanhado pelo semforo mande a informao a ele fazendo com que o sinal que possivelmente estar fechado(vermelho) abra(verde) em casos de emergncia. Em exemplos prticos servir principalmente ambulncias que normalmente so impedidas de seguir seu caminho em casos de urgncias e emergncias, com o nosso sistema elas emitiro o sinal sonoro ao semforo e automaticamente ele dar vazo a via onde a mesma se encontra. O sistema de emisso sonoro tambm pode ser implantado a outros rgos governamentais ou no como a polcia que tambm muitas vezes tem seu caminho impedido por culpa deste sistema ineficaz existente hoje. Os resultados esperados ainda no foram obtidos, mas

REFERNCIAS
[1] CHOUERI JUNIOR, Salomo; et al. Contadores. Im: Circuitos Digitais. So Paulo. Erica, 1996.pp. 227 262. [2] BORSATTO, Gabriela; et al. Engenharia de Produo e a Gesto Pblica: Anlise da Eficincia no Sistema de Transporte Coletivo de Belm. Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0207_1326.pdf >. Acesso em: 08 jun.2008. [3] PINTO, Raimundo Jos. Frota de veculos em Belm cresceu 53% em apenas sete anos. Disponvel em: <http://www.paranegocios.com.br/anterior_cont.asp?id=2315>. Acesso em: 08 jun.2008. [4] SESCHINI, I.; GALVEZ, J.M. 8 CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA. Disponvel em: < http://www.pucp.edu.pe/congreso/cibim8/pdf/19/19-48.pdf >. Acesso em: 08 jun.2008.

You might also like