You are on page 1of 3

A Hiperteno Arterial Relacionada ao Exerccio Fsico INTRODUO Com o aumento da populao com idade acima de 60 anos, graas ao maior

tempo de expectativa de vida, a Hipertenso Arterial se tornou a doena crnico-degenerativa mais comum. Nos adultos, estudos indicam que 15% dos adultos so portadores de Hipertenso Arterial. Estima-se que, no Brasil, exista um hipertenso para cada trs pessoas com idade acima de 40 anos, sendo que 40% no tem conhecimento de sua doena. Sem dvida, a hipertenso o principal motivo (40%), para que as doenas cardiovasculares sejam a principal causa de morte, nos indivduos acima de 40 anos, no Brasil. Neste trabalho, irei abordar algumas das principais caractersticas desta doena, seus problemas, e solues para sua preveno e como o exerccio fsico pode ser muito para evita-la. A HIPERTENSO ARTERIAL O corao bombeia o sangue para os demais rgos do corpo por meio de tubos chamados artrias. Quando o sangue bombeado, ele "empurrado" contra a parede dos vasos sangneos. Esta tenso gerada na parede das artrias denominada presso arterial. A hipertenso arterial ou "presso alta" a elevao da presso arterial para nmeros acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevao anormal pode causar leses em diferentes rgos do corpo humano, tais como crebro, corao, rins e olhos. Outro tipo de hipertenso menos comum chamada de hipertenso arterial secundria e poder ser controlada atravs de tratamento mdico especifico. A termo de comparao, pode imaginar um esguicho de molhar jardins, como uma artria e ao se apertar o mesmo, a gua sai com maior fora, isso seria a Hipertenso Arterial. Esse aumento da presso pode danificar os rgos e tecidos do organismo, alm de fazer com que o sangue no possa executar suas funes (levar oxignio e outros nutrientes e retirar o "lixo", que precisa ser eliminado), como deveria. E ainda, pode romper as artrias mais frgeis, causando hemorragias.

Quando isso ocorre nas artrias do crebro acontece o que se chama Acidente Vascular Cerebral - AVC - hemorrgico (o popular derrame cerebral). Usando a mesma comparao anterior, pode-se entender que a "presso alta" pode acontecer por dois motivos: o aumento da presso da gua da torneira (que seria o corao) e diminuio do calibre do esguicho. Esta segunda forma, mais comum, o aumento da resistncia perifrica, que faz da Hipertenso Arterial, muito mais uma doena circulatria do que "cardaca". Em cerca de 95% dos casos, no identificada a causa do aumento da presso arterial e ela chamada Hipertenso Arterial Essencial. Os outros 5% se dividem em aumento da presso causado por doenas do corao, dos rins e das glandulas endcrinas (tireide, supra-renal, hipfise, etc.). Presso Arterial Sistlica (PAS) ou mxima a presso com que o sangue sai do corao, e Presso Arterial Diastlica (PAD) ou mnima a presso com que o sangue chega aos vasos sanguneos da periferia do corpo humano. preciso deixar bem claro que para uma pessoa ser considerada portadora de Hipertenso Arterial, preciso que os nveis de presso permaneam alterados por um determinado tempo, portanto uma medida com os nveis alterados no so suficientes, salvo raras excees, para se dizer que a pessoa doente. Isso se deve ao fato que, o exerccio, as emoes e at mesmo a dor, entre outras coisas, podem causar uma elevao temporria da presso, sem causar dano significativo ao organismo. Entre os fatores que podem influenciar no surgimento e desenvolvimento da Hipertenso Arterial, podemos citar: o hbito de fumar, o "stress", o uso de bebidas com elevado teor alcolico, a obesidade , uma vida sedentria e, o mais importante, o uso excessivo de sal na alimentao. Essa influncia vai a tal ponto que, s vezes, apenas o controle desses fatores so suficientes para o controle da presso, sem necessidade de nenhuma outra medicao. O QUE PODE SER FEITO Pelo que foi dito anteriormente, j possvel se ter uma idia de medidas simples, porm eficientes, que se pode ter para o controle da Hipertenso Arterial. Em primeiro lugar, o hbito de se "medir a presso", deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Claro que se deve

procurar locais onde existam pessoas capacitadas para fazer essa medida, para que os valores obtidos sejam de confiana. O bom senso o melhor conselheiro na questo do uso de cigarros e bebidas alcolicas, sendo que cada um deve saber o limite entre o costume e o prejuzo que pode ser causado por cada um deles. Na questo das bebidas alcolicas, por exemplo, as cervejas possuem entre 4 e 6% de teor alcolico, os vinhos, entre 7 e 20%, as aguardentes e o whisky, 40 e 55%, a vodca, perto de 70%. Ento cada uma dessas bebidas deve ser tratada de forma diferente. A obesidade deve ser encarada como um desafio a vencer, se a Hipertenso Arterial em si, j um problema, imagine quando ela "ajudada" por outras doenas ou situaes. Como por exemplo o diabetes, j que ambos causam danos para a circulao, rins, corao e crebro. Outros fatores agravantes da Hipertenso Arterial so: o excesso de colesterol e triglicrides no sangue, doenas cardacas e doenas renais. Os exerccios tambm so importantes no controle dos nveis de glicemia desde que regulares e progressivos. A atividade fsica aumenta o gasto de energia e eleva a sensibilidade dos tecidos a insulina, aumentando a utilizao perifrica da glicose, o que leva o indivduo a utilizar menos insulina, e permite uma ingesto maior de alimentos. O impacto de um exerccio no programado pode causar hipoglicemia. Frente a isso, um lanche prvio ou diminuio da dose de insulina (sempre com a orientao de seu mdico) pode ser necessrio. importante se exercitar com regularidade, para prevenir doenas cardiovasculares como a hipertenso. Alm de prover outros fatores importantes para a nossa sade, como:

Diminui Ajuda a Ajuda a Ajuda a

o nvel de acar no sangue; diminuir e manter o peso adequado; manter os ossos fortes e o corao saudvel; diminuir o stress e ter mais energia.

You might also like