You are on page 1of 5

MANUAL DO MOTORISTA

1.Objetivo
- Orientar os motoristas sobre seus deveres - Instruir como proceder nas mais diversas situaes, visando a sua segurana e dos passageiros; do equipamento e a proteo do meio ambiente.

2. Responsabilidades
- de responsabilidade de todos os motoristas conhecer e aplicar as instrues contidas neste manual. O NO cumprimento ensejara a respectiva anotao na ficha funcional, sendo as reincidncias consideradas faltas graves, motivando a sua demisso. Obs.: Em caso de dvida, devero procurar a Administrao da Empresa para que sejam prestados os esclarecimentos necessrios.

3.Normas de Trabalho - O motorista responsvel pela guarda e manuteno desse manual com todas as instrues atualizadas.
- Manter higiene pessoal (barba feita, banho tomado, uniforme e sapato limpos, cabelo penteado, etc). - proibido o deslocamento de veculos de sua propriedade fora das rotas de servio, salvo com expressa autorizao da administrao. - E proibido a pernoite de veculos, de propriedade da empresa, nas residncias dos motoristas. - Respeitar as leis de transito (CBT Cdigo Brasileiro de Trnsito). - Respeitar os limites de velocidade, conforme as leis de Trnsito e placas indicativas, e as especficas deste manual; - Terminantemente PROIBIDO ingerir bebidas alcolicas. - proibido transportar pessoas que no sejam funcionrio da empresa. - proibido transportar pessoas em veculos que no possuam compartimento adequado para este fim; - Sero de responsabilidade do motorista as multas oriundas de infraes de trnsito. - proibido o trafego de tratores em rodovias, exceto se os mesmos forem transportados por plataformas ou pranchas.

4.Deveres do Motorista 4.1 Verificaes Dirias


- Diariamente, verificar possveis irregularidades no veiculo, como: lanternas dianteira e traseira, alarme de r, luz de freio, farol alto e baixo, pneus furados ou em mal estado de conservao, vazamentos, mola quebrada, sinalizao suja ou em mal estado. Ou outras irregularidades como, buracos, tocos, postes que possam comprometer a segurana ou qualquer pessoa em situao de risco. - Caso haja alguma irregularidade, comunicar imediatamente o responsvel par que sejam solucionados os problemas constatados.

4.2 Verificaes obrigatrias antes de acionar o motor. -Nvel do leo do motor;


-Nvel do leo do reservatrio da direo hidrulica; -Nvel do sistema de arrefecimento (gua do radiador); -Nvel da soluo eletroltica da bateria; -Tenso das correias do motor.

4.3 Verificao de todos os documentos de porte obrigatrio CNH Carteira Nacional de Habilitao; RG Carteira de Identidade; CRLV Certificado Registro Licenciamento do Veculo.

MANUAL DO MOTORISTA

5.Instrues de Segurana
- obrigatrio a utilizao de cinto de segurana pelo motorista e outros colaboradores existentes no veculo; - proibido o uso do celular ou qualquer outro aparelho, com o veculo em movimento; - proibido ao motorista e outro o repouso embaixo do veculo. -Informar a empresa imediatamente, qualquer defeito que possam ou venham a ocorrer com o veculo, bem como aspectos visuais; -Qualquer abalroamento por mnimo que seja, o motorista no pode tomar decises sem autorizao da empresa, que deve ser informada imediatamente; -No remover a tampa do radiador quando a temperatura do motor estiver alta, pois o vapor ao se expandir, poder causar queimaduras; -Em caso de acidentes ou defeito mecnico ou eltrico, deve sinalizar imediatamente a rea, usando o tringulo de segurana, pisca alerta do veculo, galhos de rvore, etc... para evitar acidentes; -No dirigir outro veculo que no esteja sob sua responsabilidade; -No entregar outro veculo ou outros equipamentos que esteja sob sua responsabilidade outra pessoa, sem a autorizao da direo da empresa; -Comunique as condies inseguras e defeitos do veculo empresa, preenchendo sempre o relatrio de inspeo; - terminantemente proibido o transporte de passageiros, que no sejam funcionrios da empresa contratante; -Todos os acidentes de trabalho de qualquer espcie e natureza (com afastamento, de trajeto, com danos materiais, etc.) devem ser comunicados empresa, para que sejam tomadas as providncias cabveis e necessrias; -Obedecer a todas as placas e avisos de segurana; -Informar ao encarregado, qualquer conduta imprpria de qualquer funcionrio, durante os trajetos; -Somente execute as tarefas que voc tem conhecimento e treinamento para realiz-las; -Procure ajuda para realizar as tarefas que voc no pode executar sozinho; -Verifique diariamente as condies das ferramentas, dos equipamentos de seu veculo antes de comear a trabalhar. Caso haja alguma irregularidade que possa causar acidentes, o motorista dever comunicar o seu superior e preencher o relatrio de observaes. -Durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa observe sempre as regras de trnsito, seja qual for o seu meio de transporte.

6.Relatrio de observaes mecnicas responsabilidade de o motorista comunicar qualquer anormalidade com o veculo, devendo preencher o relatrio com as observaes mecnicas, conforme modelo, para a Administrao tomar as providncias devidas e retornar a sua regularizao.

MANUAL DO MOTORISTA

RELATRIO DE OBSERVAES:
Data:_______/_______/______

Veculo: _________

Motorista _________________________________________ Favor Assinalar no quadro abaixo o(s) item(s) de observaes a serem solucionados:
ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Especificao Alternador Amortecedores Bagageiro Bateria Bomba d!gua Bomba Injetora Cinto de Segurana Cmbio Correias Direo Embreagem Espelhos retrovisor Faris Luzes de Freio Mangueiras Motor Motor de Partida Painel Pra-Choques Vidros ITEM 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 3 Faroletes Filtro Combustvel Freio Freio de mo Lataria Limpador Pra-Brisa Pneus Poltronas Portas Radiador Roda Extintor Chave de Roda Tringulo Buzina Tanque Especificao

MANUAL DO MOTORISTA

Favor colocar o item (s) de observao e descrever o problema:


ITEM Descrio da Observao

MANUAL DO MOTORISTA

-Estou ciente de que pelo no cumprimento das recomendaes / obrigaes contidas neste manual pode levar a punies (advertncia verbal, advertncia por escrito, suspenso e at a demisso por justa causa nos casos mais graves).

-Estou ciente que estas instrues so essenciais para a proteo da minha integridade fsica e sade, inclusive a de meus companheiros de trabalho, e aos usurios do servio. A empresa ministra treinamento de segurana e fornece os Epis necessrios ao desempenho seguro das minhas atividades. -Declaro que recebi da ____________________________________________________, o manual do motorista, contendo todas as instrues de trabalho, de segurana e sade ocupacional, pelo qual me comprometo sempre a cumpri-las durante o exerccio do trabalho.

_______/________/_________

Nome:__________________________________________________

Ass:___________________________________________________

You might also like