You are on page 1of 3

Hipertenso Arterial :::. cuide-se, informe-se, viva melhor!!!

http://www.hipertensaoarterial.com.br/pressao.html

Dr. Rger Bonow Mendes CRM 52.20228-7

Especialidades Mdicas Nefrologia Cardiologia - Notcias Diabetes Endocrinologia Presso Arterial

Como medir a Presso Arterial? O diagnstico da hipertenso arterial basicamente estabelecido pelo encontro de nveis tencionais permanentemente elevados acima dos limites de normalidade, quando a presso arterial determinada por meio de mtodos e condies apropriados. Portanto, a medida da presso arterial o elemento chave para o estabelecimento do diagnstico da hipertenso arterial.
Medida Indireta da Presso Arterial A medida da presso arterial, pela sua importncia, deve ser estimulada e realizada, em toda avaliao de sade. A medida da presso arterial deve ser realizada na posio sentada, de acordo com o procedimento descrito a seguir: 1-Explicar o procedimento ao paciente 2-Certificar-se de que o paciente: no est com a bexiga cheia; no praticou exerccios fsicos; no ingeriu bebidas alcolicas, caf, alimentos, ou fumou antes. 3-Deixar o paciente descansar por 5 a 10 minutos em ambiente calmo, com temperatura agradvel. 4- Localizar a arterial braquial por palpao. 5-Colocar o manguito firmemente cerca de 2cm a 3cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artria braquial. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferncia do brao e seu comprimento, envolver pelo menos 80% do brao. Assim, a largura do manguito a ser utilizado estar na dependncia da circunferncia do brao do paciente. 6-Manter o brao do paciente na altura do corao. 7-Posicionar os olhos no mesmo nvel da coluna de mercrio ou do mostrador do manmetro anaeride. 8- Palpar o pulso radial e inflar o manguito at seu desaparecimento, para estimativa do nvel da presso sistlica, desinflar rapidamente e aguardar de 15 a 30 segundos antes de inflar novamente. 9-Colocar o estetoscpio nos ouvidos. 10-Posicionar a campnula do estetoscpio suavemente sobre a artria braquial, na fossa antecubital, evitando compresso excessiva. 11-Solicitar ao paciente que no fale durante o procedimento da medio.

Dicas e Dvidas Artigos do Dr. Rger Bonow Mendes Textos em Colaborao Como medir a presso Arterial Fale conosco Nutrio Receitas Hospitais e Associaes Transplantes Hipernews Comportamento Familiar Reflexo Canal Aberto Currculo Mdico Links Recomendados Mandamentos para uma boa sade Voltar Home

1 of 3

16/05/05 22:05

Hipertenso Arterial :::. cuide-se, informe-se, viva melhor!!!

http://www.hipertensaoarterial.com.br/pressao.html

12-Inflar rapidamente, de 10mmHg em 10mmHg, at o nvel estimado da presso arterial. 13-Proceder deflao, com velocidade constante inicial de 2mmHg a 4mmHg por segundo, evitando congesto venosa e desconforto para o paciente. 14-Determinar a presso sistlica no momento do aparecimento do primeiro som (fase I de Korotkoff), que se intensifica com o aumento da velocidade de deflao. 15-Determinar a presso diastlica no desaparecimento do som (fase V de Korotkoff), exceto em condies especiais. Auscultar cerca de 20mmHg a 30mmHg abaixo do ltimo som para confirmar sem desaparecimento e depois proceder deflao rpida e completa. Quando os batimentos persistirem at o nvel zero, determinar a presso diastlica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff). 16-Registrar os valores das presses sistlica e diastlica, complementando com a posio do paciente, o tamanho do manguito e o brao em que foi feita a mensurao. Dever ser registrado sempre o valor da presso obtido na escala do manmetro, que varia de 2mmHg em 2mmHg, evitando-se arredondamentos. 17-Esperar de 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas. 18-O paciente dever ser informado sobre os valores da presso arterial e a possvel necessidade de acompanhamento. Em cada consulta, devero ser realizadas no mnimo duas medidas, com intervalo de 1 a 2 minutos entre elas; caso as presses diastlicas obtidas apresentem diferenas superiores 5mmHg, sugere-se que sejam realizadas novas aferies, at que seja obtida medida com diferena inferior a esse valor. De acordo com a situao clnica presente, recomenda-se que as medidas sejam repetidas em pelo menos duas ou mais visitas. As medies na primeira avaliao devem ser obtidas em ambos os membros superiores. As posies recomendadas na rotina para a medida da presso arterial so sentada e/ou deitada. Nos indivduos idosos, portadores de disautonomia, alcolatras e/ou em uso de medicao anti-hipertensiva a presso arterial deve ser medida tambm na posio ortosttica. Situaes Especiais de Medida da Presso Arterial

Crianas
A determinao da presso arterial em crianas recomendada como parte integrante de sua avaliao clnica. semelhana dos critrios j descritos para adultos: 1-A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferncia do brao. 2-O comprimento da bolsa do manguito deve envolver 80% a 100% da circunferncia do brao. 3- A presso diastlica deve ser determinada na fase V de Korotkoff.

Idosos
Na medida da presso do idoso, existem dois aspectos importantes: 1- Maior freqncia de hiato auscultatrio, que subestima a verdadeira presso sistlica.

2 of 3

16/05/05 22:05

Hipertenso Arterial :::. cuide-se, informe-se, viva melhor!!!

http://www.hipertensaoarterial.com.br/pressao.html

2- Pseudo-hipertenso, caracterizada por nvel de presso arterial falsamente elevado em decorrncia do enrijecimento da parede da artria. Pode ser detectada por meio da manobra de Osler, que consiste na inflao do manguito at o desaparecimento do pulso radial. Se a artria continuar palpvel aps esse procedimento, o paciente considerado Osler positivo.

Gestantes
Devido s alteraes na medida da presso arterial em diferentes posies, atualmente recomenda-se que a medida da presso arterial em gestantes seja feita na posio sentada. A determinao da presso diastlica dever ser considerada na fase V de Korotkoff. Eventualmente, quando os batimentos arteriais permanecerem audveis at o nvel zero, deve-se utilizar a fase IV para registro da presso arterial diastlica.

Obesos
Em pacientes obesos, deve-se utilizar manguito de tamanho adequado circunferncia do brao. Na ausncia deste pode ser: 1- corrigir a leitura obtida com manguito padro (13cm x 24cm), de acordo com as tabelas prprias; 2-usar fita de correo aplicada no manguito; e 3-colocar o manguito no antebrao e auscultar a artria radial, sendo esta a forma menos recomendada.

Verso para imprimir

3 of 3

16/05/05 22:05

You might also like