You are on page 1of 5

Curso EFA Escolar Secundrio Tipo B

Formador: Jos Fernandes

Sociedade, Tecnologia e Cincia

NG7: Saberes Fundamentais RA 3 Cincia e Controvrsias Pblicas

O Aborto

O aborto um assunto que mexe com profundos sentimentos enraizados no ser humano, e no h como tocar neste assunto polmico sem despertar fortes paixes e revoltas. Acredito conhecer vrios argumentos de ambos os lados, mas acho que a questo central passa pela definio de ser humano, de quando esta vida humana realmente comea, se o feto ou no um ser humano.

O que o aborto
Um aborto ou interrupo da gravidez a remoo ou expulso prematura de um embrio ou feto do tero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se induo da morte do feto. Tipos de Aborto? O aborto pode ocorrer de forma espontnea ou artificial, provocando-se o fim da gestao, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante tcnicas mdicas, cirrgicas entre outras. Existem trs tipos de aborto: O aborto espontneo O aborto teraputico O aborto induzido

Porteflio reflexivo de Aprendizagens


Mafalda Sofia Silva Ano Lectivo 2010/2011

Curso EFA Escolar Secundrio Tipo B

Formador: Jos Fernandes

Sociedade, Tecnologia e Cincia

Aborto Espontneo Aborto devido a uma ocorrncia acidental ou natural. A maioria dos abortos espontneos causada por uma incorrecta replicao dos cromossomas e por factores ambientais. Tambm por ser denominado aborto involuntrio ou casual. Outras causas possveis de aborto espontneo, incluem infeces do tero, diabetes sem controlo, alteraes hormonais e problemas no tero. Excesso de tabaco, lcool e drogas ilegais, como a cocana, tambm causam o aborto, principalmente no incio da gravidez quando os principais rgos do beb esto ainda em desenvolvimento Algumas vezes, tambm um crvix (parte baixa do tero) incapaz provoca aborto. Durante o trabalho de parto o crvix d abertura para permitir que o beb saia do tero e passe atravs da vagina. Caso o crvix comece a aumentar a abertura muito cedo, pode resultar em aborto. Muitas vezes, se o problema descoberto cedo, pode ser tratado para que a gravidez continue.

Aborto Teraputico
O aborto teraputico provocado para salvar a vida da me , para preservar a sade fsica e mental da mulher , para dar fim a gestao que resultaria numa criana com problemas congnitos que seriam fatais ou associados a enfermidades graves , para reduzir selectivamente o numero de fetos, e para minorar a possibilidade de riscos associados a gravidezes mltiplas . Aborto Induzido O aborto induzido, tambm denominado aborto provocado ou interrupo voluntria da gravidez, ocorre pela ingesto de medicamentos ou por mtodos cirrgicos. A tica deste tipo de abortamento fortemente contestada em muitos pases do mundo mas reconhecido como uma prtica legalmente reconhecida em outros locais do mundo, sendo inclusive suportada pelo sistema pblico de sade. Os dois plos desta discusso passam por definir quando o feto ou embrio se torna humano (se na concepo, no nascimento ou em um ponto intermedirio) e no direito da mulher grvida, sobre o direito do feto ou embrio.

Quais os riscos e as consequncias?


Consequncias fsicas: - Cancro da mama, Cancro do tero, ovrios e fgado - Perfurao Uterina - Leses Cervicais - Placenta Prvia em gravidezes subsequentes - Complicaes nos partos subsequentes, (partos pr- Termo ou ps-termo)

Porteflio reflexivo de Aprendizagens


Mafalda Sofia Silva Ano Lectivo 2010/2011

Curso EFA Escolar Secundrio Tipo B

Formador: Jos Fernandes

Sociedade, Tecnologia e Cincia

- Gravidez ectpica - Endometrioses - Complicaes imediatas: infeces, hemorragias, embolias, problemas com anestesias, convulses, etc Estas complicaes podem sempre levar esterilidade.

Fig. Uma gravidez ectpica (fora do lugar) aquela em que o feto se desenvolve fora do tero, quer seja na trompa de Falpio, no canal cervical ou na cavidade plvica ou abdominal

Consequncias psicolgicas:
Queda na auto-estima pessoal e pela destruio do prprio filho; Frigidez (perda do desejo sexual); Averso ao marido ou ao amante; Culpabilidade ou frustrao de seu instinto materno; Desordens nervosas, insnia, neuroses diversas; Doenas psicossomticas; Depresses; O perodo da menopausa, um perodo crucial para a mulher que provocou aborto .

O que leva uma mulher a efectuar um aborto?


Os motivos que levam rejeio dos bebs a ponto de fazer um aborto, segundo a antroploga Dbora Diniz, so decises que a me ainda no pensou, em relao ao planeamento reprodutivo, concepes de famlia, concepes de vida e at mesmo de insero no mundo do trabalho. Por outro lado ela possui o instinto maternal, que para ser satisfeito necessita de um considervel sacrifcio do corpo feminino. Sem falar nas demais implicaes e problemas decorrentes da maternidade em outras reas da vida da mulher, o que pode ser a principal razo da ambiguidade feminina com relao ao desejar e ao rejeitar a gravidez.

Porteflio reflexivo de Aprendizagens


Mafalda Sofia Silva Ano Lectivo 2010/2011

Curso EFA Escolar Secundrio Tipo B

Formador: Jos Fernandes

Sociedade, Tecnologia e Cincia

Aspectos Jurdicos do Aborto: Legislao Portuguesa sobre o Aborto


At 1984, o aborto era proibido em Portugal em todas as situaes. A lei 6/84 veio permitir a realizao da interrupo voluntria da gravidez nos casos de perigo de vida para a mulher, perigo de leso grave e duradoura para a sade fsica e psquica da mulher, quando existe malformao fetal ou quando a gravidez resultou duma violao. Em 1997 esta legislao foi modificada, tendo existido um alargamento no prazo em situaes de malformao fetal e do que at ento era chamado de violao, actualmente denominado por crime contra a liberdade e autodeterminao sexual da mulher (lei 90/97). A restrio da lei e a no resposta por parte dos estabelecimentos pblicos ou publicamente reconhecidos, levou existncia de uma actividade de aborto clandestino especulativo e perigoso. Como consequncia desta situao, o aborto foi, durante todos estes anos, a primeira causa de morte materna e a razo que levou milhares de mulheres aos hospitais com abortos retidos/incompletos ou com complicaes resultantes desta prtica. Ao longo de mais de trs dcadas, muitas organizaes, personalidades e profissionais de sade lutaram por mudanas na lei, de forma a combater o aborto inseguro e ilegal. Com a lei 16/2007, a interrupo da gravidez pode, hoje, ser feita por opo da mulher at s 10 semanas.

Principais disposies legais


A alnea e) do n. 1 do artigo 142. do Cdigo Penal em Portugal permite a interrupo da gravidez at s 10 semanas a todas as mulheres grvidas que o solicitem, desde que realizado em estabelecimento de sade oficial ou oficialmente reconhecido. Qual o prazo legal para a interrupo da gravidez por opo da mulher? Em Portugal, a interrupo da gravidez por opo da mulher pode ser efectuada nas primeiras 10 semanas de gravidez, calculadas a partir da data da ltima menstruao. Quem pode solicitar uma interrupo da gravidez? Apenas a prpria mulher poder fazer o pedido de interrupo da gravidez, salvo no caso de ser psiquicamente incapaz. Quem pode fazer a interrupo da gravidez? A interrupo da gravidez s pode ser realizada por mdico, ou sob sua orientao e com o consentimento da mulher. Onde se pode fazer uma interrupo da gravidez? As interrupes da gravidez podem ser efectuadas em estabelecimentos de sade oficiais ou oficialmente reconhecidos. As mulheres estrangeiras podero fazer uma interrupo da gravidez em Portugal? As mulheres imigrantes tm os mesmos direitos de acesso interrupo da gravidez, independentemente da sua situao legal. Qualquer prestao de cuidados de sade est sujeita a confidencialidade e ao segredo profissional, incluindo todas as etapas do processo de interrupo da gravidez descritas.

Despenalizao, Legalizao e Liberalizao do Aborto


Despenalizar a interrupo voluntria da gravidez significa que a mulher deixa de poder ser acusada em tribunal, deixa de ser perseguida pela justia, julgada e punida com pena de priso. Legalizar significa que a interrupo voluntria da gravidez deixa de ser vista como um crime. Liberalizar significa que compete mulher decidir, independentemente de prazos como actualmente existem relativamente s 24 semanas, quando, como e onde efectuar a interrupo de gravidez. Existem diferenas entre estes 3 conceitos: despenalizar, legalizar e liberalizar. Estes tm diferentes

Porteflio reflexivo de Aprendizagens


Mafalda Sofia Silva Ano Lectivo 2010/2011

Curso EFA Escolar Secundrio Tipo B

Formador: Jos Fernandes

Sociedade, Tecnologia e Cincia

limites e diferentes implicaes em termos legais. Quando a lei considera, como acontece actualmente, a interrupo da gravidez a pedido da mulher at s 10 semanas de gestao, est a despenalizar esta interrupo anteriormente penalizavel caso este pedido no fosse justificvel atravs das 3 clusulas da lei 90/97 e dentro dos prazos nela englobados. A despenalizao da I.V.G. at s 10 semanas no traduz a sua completa descriminalizao, pois engloba limites, e muito menos traduz a liberalizao. Despenaliza, quando respeitados todos os parmetros descritos na lei.

Bibliografia: Fontes: http://www.aborto.com/legislaao.htm http://www.slideshare.net/stcesfd/ng7-aborto http://diariodetreinante.com.br/site/desenvolvimento-de-embriao/gravidez-ectopica-outubaria/ Imagens Google

Reflexo critica: Sou contra o aborto, mas flexvel. Acho que a legalizao do aborto, s veio fazer com que, por exemplo, as jovens recorram cada vez mais frequentemente a isso, como soluo dos problemas. Com este Trabalho visualizei imagens horrveis, dolorosas de ver, fiquei a saber mais sobre o assunto. Quando engravidei em Novembro do ano passado, a tive a verdadeira conscincia de que ao fim de 9 semanas j um ser vivo, pois j tem vescula, como podem dizer que no sente nada

Porteflio reflexivo de Aprendizagens


Mafalda Sofia Silva Ano Lectivo 2010/2011

You might also like