You are on page 1of 4

Psicologia da Aprendizagem I - Prof Karen Eidelwein

TEORIAS DA EDUCAO
SAVIANI,Dermeval, Escola e democracia.

TEORIAS NO CRTICAS Educao como instrumento de equalizao social, superao da

marginalidade. Sociedade concebida como harmoniosa. A marginalidade um fenmeno acidental que afeta individualmente um nmero maior ou menor de membros da sociedade.

1. Pedagogia Tradicional marginalizado quem no esclarecido; O papel da escola difundir a instruo, transmitir conhecimentos e sistematiz-los; A escola se organiza centrando-se no professor bem preparado.

2. Pedagogia Nova Marginalizado no o ignorante mas o rejeitado. So os anormais, desajustados, desadaptados. No algo em si negativo, simplesmente uma diferena. Estudo de cs. anormais. Pretendeu-se generalizar procedimentos pedaggicos; Biopsicologizao da sociedade, educao e escola; Os homens so essencialmente diferentes; Educao como instrumento de correo da marginalidade, ajustando e adaptando o indivduo sociedade, incutindo o sentimento de aceitao dos demais pelos demais;

Psicologia da Aprendizagem I - Prof Karen Eidelwein

Aprender a aprender; Agrupar os alunos por reas de interesse; Professor como estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos prprios alunos; Ambiente estimulante, trabalhos em pequenos grupos, materiais didticos ricos; Conseqncias: afrouxamento da disciplina; despreocupao com a transmisso de conhecimentos acabou por rebaixar o nvel do ensino para as camadas populares e aprimorou a qualidade do destinado s elites; Freinet, Paulo Freire, dentre outros.

3. Pedagogia Tecnicista Reordenao do processo educativo buscando torn-lo objetivo e operacional; Planejar a educao a partir de uma organizao racional capaz de minimizar as interferncias subjetivas que pudessem ameaar sua eficincia; Propostas pedaggicas: enfoque sistmico, microensino, teleensino, instruo programada, mquinas de ensinar; Parcelamento do trabalho pedaggico atravs da introduo de tcnicas dos mais diferentes matizes; Elemento principal: organizao racional dos meios, ocupando professor e aluno posio secundria; Marginalizado o incompetente, ineficiente e improdutivo;

O importante aprender a fazer.

Psicologia da Aprendizagem I - Prof Karen Eidelwein

TEORIAS CRTICO-REPRODUTIVISTAS Educao como instrumento de discriminao social, fator de

marginalizao. A sociedade marcada pela diviso entre grupos, classes antagnicas que se relacionam base da fora que se manifesta nas condies de produo da vida material.

1. Teoria do sistema de ensino enquanto violncia simblica Refora, por dissimulao, as relaes de fora material; Dominao cultural; Explicitar a ao pedaggica como imposio arbitrria da cultura dos grupos dominantes aos dominados; Marginalizados so os grupos dominados: socialmente porque no possuem fora material; culturalmente porque no possuem fora simblica.

2. Teoria da escola enquanto aparelho ideolgico do Estado A escola se constitui no instrumento mais acabado de reproduo das relaes de produo de tipo capitalista.

Psicologia da Aprendizagem I - Prof Karen Eidelwein

3. Teoria da escola dualista Escola dividida em duas grandes redes: a burguesia e o proletariado; Contribui para a formao da fora de trabalho e inculcao da ideologia burguesa; Qualifica o trabalho intelectual e desqualifica o manual.

TEORIA CRTICA Retomar a luta contra a seletividade, a discriminao e o rebaixamento do

ensino das classes populares. Proporcionar substncia concreta a essa bandeira de luta de modo a evitar que seja apropriada e articulada com os interesses dominantes.

You might also like