You are on page 1of 2

Abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes

Carlos Jos e Silva Fortes

27 de outubro de 2009, 21 horas e 30 minutos, auditrio FUNDINOPI

CPI da pedofilia Artigo 227 da Constituio Federal de 1988 trata dos direitos da criana e do adolescente. nica vez que se usa o termo "absoluta prioridade" Criana a que mais sofre com a violncia, de todos os tipos. Abuso: utilizar o corpo da criana para satisfazer sua lascvia (ex: estupro). Explorao: utilizar o corpo da criana para obter lucro (ex: aliciar crianas para a prostituio). Hospital Prola Byington: em So Paulo; o que mais cuida de vtimas de abuso sexual, especialmente crianas e adolescentes. Inicialmente era focado no abuso sexual de mulheres, mas pela gravidade passou a se dedicar a crianas. Em 2008, o atendimento de crianas (< 12 anos) chegou a 47,3%. Estima-se que apenas 10% dos casos sejam levados a apurao. No aumentaram os casos, mas a coragem de denunciar. Internet faz crescer o nmero: pedfilo acha que uma forma de chegar vtima anonimamente. Campanhas de esclarecimento ajudam. CPI trabalha em trs frentes: Produo legislativa Conscientizao da populao Estudo e apurao de casos especficos

Estudo e apurao de casos especficos


Boa Vista (RR): empresrio, policiais e procurador aliciavam crianas de 5 e 6 anos para abuso. J processados e condenados. Ilha de Maraj (PA): bispo denunciou turismo sexual e sofria ameaas. Leilo de virgindade de garotas de 10 a 11 anos. Vitria (ES): menina de dois anos e meio morta pelo pai, que abusava dela desde o nascimento. Mordia a menina durante o ato. Me no tinha coragem de denunciar. Foi para o abrigo e comeou a se recuperar, mas foi liberada para passar o final de ano em casa. Na vspera de Natal de 2007, o pai foragido apareceu na casa, agrediu a me e o irmo da garota, abusou dela e matou-a com um cabo de vassoura (empalamento). Catanduva (?): senhor abusava de mais de 50 crianas e tirava fotos; virou aliciador para outros. Erro: delegada avisou a um dos clientes (autoridade local) que o computador ia ser apreendido. Falta de provas. Manaus e Tef (AM): juiz abusava no gabinete, filmava e guardava os arquivos dentro do frum. Coari (AM): prefeito abusava de crianas. Segunda cidade mais rica do Amazonas, por causa dos royalties do petrleo. Investigao comeou com desvio de dinheiro; quando se descobriu para que era usado, comearam a investigao de pedofilia. Corrente (PI): ex-prefeito abusava de menina com leucemia em troca de tratamento. Uberlndia (MG): professor universitrio abusava da filha da namorada, sua aluna. Menina tinha 6 anos; professor e me tiravam fotos. Divinpolis (MG): pai abusava das filhas (8 e 11 anos), mandando as filhas fazerem sexo oral sob ameaa de matar a me. Falou que estava possudo e no se lembrava do feito. Confessou ao final.

Dados
Exemplos: Turismo sexual infantil no Brasil e na Tailndia. Partido Pedfilo da Holanda. Sites especializados em pedofilia. Internet um instrumento til, que pode ser usada para o bem e para o mal. 1 em cada 5 crianas so vtimas da pedofilia na internet (ainda que do modo mais leve possvel). 3 em cada 4 crianas so suscetveis a isso. Pela primeira vez o Google entregou dados de suspeitos. Em 2008 foram movimentados mais de 2 bilhes de solares com pornografia infantil. Internet grooming: assdio de criana pela internet. Pedofilia no torna a pessoa inimputvel (no considerada patologia). No existe o crime de pedofilia, mas correlatos. Denncia melhor se identificada, pois serve como prova no processo.

Carlos Jos e Silva Fortes promoter de Justia em Divinpolis (MG),Curador da Infncia e Juventude, tambm em Divinpolis, alm de integrar a CPI da Pedofilia como assessor tcnico.

You might also like