You are on page 1of 2

Para mais especialidades acesse: caminhododesbravador.webnode.com.

br

Arbustos -

1. Anotar trs caractersticas dos arbustos, que os distinguem das rvores e ervas. Por que uma parreira s vezes considerada arbusto?

Diferem-se principalmente pela condio e o modo de crescer do talo. Geralmente, rvores tm um s tronco de madeira at a altura onde comeam os galhos, as plantas tem talos fracos que no suportam muita altura de planta, e os arbustos so intermedirios, tem talo mais como madeira e suporta maior crescimento, mas de base mltipla. Tambm plantas geralmente crescem at uns 2 metros, arbustos at uns 4 metros e rvores de 4 pra cima. A parreira uma trepadeira, mas cultivada a formam como arbusto.
2. Dar o nome de trs importantes alimentos silvestres ou cultivados encontrados em arbustos de sua localidade. Dar o nome de um arbusto que produz castanhas comestveis.

Aceroleiro, Cajueiro e Gengibre (Zingiber officinale). A castanha de caju muito difundida no Brasil e exterior.
3. Mencionar dois arbustos cultivados e dois silvestres de sua localidade, que produzam flores vistosas. Hibisco, Caliandra, Flor Abacaxi e Primavera. 4. Em que poca floresce a maioria dos arbustos: na primavera, vero ou outono? Dar o nome de um arbusto que floresce antes das folhas aparecerem. Assim como as outras plantas, os arbustos florescem na primavera, estao caracterizada pela diversidade de cores proveniente das flores. Um arbusto que floresce antes das folhas aparecerem o Abotilum laranja. 5. Que arbusto parasita, muito usado para decorao de interiores, cresce nos galhos mais altos de diferentes tipos de rvores? DICA Arbusto parasita aquele que se prende a alguma rvore, mas voc percebe pelas folhas distintas. A trepadeira no um arbusto. 6. Dar o exemplo de um arbusto cujas folhas mudam de cor no outono, passando de verde a amarelo, alaranjado ou vermelho. DICA Este item deve ser realizado segundo a regio em que voc mora. Pesquise qual o arbusto.

Use as respostas desta especialidade com responsabilidade. Utilize-o somente como meio de tira-dvidas. Pgina 1

Para mais especialidades acesse: caminhododesbravador.webnode.com.br


7. Observe algum arbusto que esteja florido e relacionar a maior quantidade de insetos possvel (pelo menos trs) que venham buscar plen ou nctar nas suas flores. Item prtico. DICA - O arbusto bico-de-papagaio alvo de aranhas-de-jardim e cochonilhas. 8. De que arbusto os pssaros preferem comer as frutas ou sementes? Mencione um arbusto cuja flor atraia os pssaros. Os arbustos com flores de cores vibrantes chamam a ateno dos pssaros. A camlia bem atrativa a eles. 9. Em que arbustos os pssaros preferem construir seus ninhos? Nos arbustos mais densos, de difcil acesso a predadores, de preferncia os mais altos. 10. Reunir, preservar e identificar corretamente as flores, folhas, sementes, vagem de sementes ou ramos com botes de dez arbustos silvestres. Item prtico. DICA - Alpina Purpurata - Basto do Imperador - Bella Emilia - Bicode-papagaio - Cana-do-brejo - Costela de Ado - Dombeya - Heliconia - Heliconia psittacorum - Heliconia rostrata - Malvaviscos - Pitsporo

Use as respostas desta especialidade com responsabilidade. Utilize-o somente como meio de tira-dvidas. Pgina 2

You might also like