You are on page 1of 17

Areias Monazticas do Esprito Santo

Jorge Denis Costa Medeiros 2009105682 Victor Bicalho da Silva - 2009100406

Alegre 2010

Monazita
O estudo de minerais pesados em ambientes de praia contribui com a determinao da origem, dos ciclos de eroso e retrabalhamento alm das trajetrias de transporte dos sedimentos, o que est diretamente relacionado com sua granulomtrica e densidade. Os gros minerlicos provenientes de rochas gneas, metamrficas e sedimentares cuja densidade superior a 2.9 g/cm3, ou seja, superior densidade do quartzo e dos feldspatos so conhecidos como minerais pesados, estando a monazita includa nesse grupo.

Fonte: http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf

Distribuio

Figura: Distribuio da monazita no mundo


Fonte: http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF

Monazita
Algumas areias de praia do estado do Esprito Santo so escuras e comumente classificadas como monazticas. A Praia da Areia Preta se destaca pela alta concentrao de minerais pesados em suas areias, sendo sua assemblia mineralgica constituda principalmente por quartzo, granada, monazita, ilmenita, zircnio e carbonatos.
A Monazita um fosfato de metais de terras raras e de trio, essencialmente (Ce, La, Y, Th)PO4, que se concentra nas areias, em razo de sua resistncia ao intemperismo qumico e alta densidade relativa, estando, assim, associada com outros minerais resistentes e pesados, como a magnetita (frmula ideal, Fe3O4), a ilmenita(FeTiO3), o rutilo (TiO2) e o zirco (ZrSiO4).

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010040422005000200013&script=sci_arttext&tlng=pt

Monazita

As oscilaes do nvel do mar durante o perodo Quaternrio permitiu condies propcias para o retrabalhamento dos sedimentos da Formao Barreiras nas zonas de praia.

Figura: Foto area da Praia da Areia Preta - Guarapari (Google Earth, 2006).
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422005000200013&script=sci_arttext&tlng=en

Mineralogia
Cor: Amarelo marrom ou laranja-amarronzado Brilho: Vitreo, resinoso ou adamantino. Transparncia: Translcido opaco, mas pequenos cristais podem ser transparentes. Sistema Cristalino: Monoclnico; 2/m Clivagem: Perfeita em apenas uma direo. Fratura: desigual, porm graduativamente se converte conchoidal por metamorfismo. Dureza: 5-5,5
Fonte: http://www.galleries.com/minerals/phosphat/monazite/monazite.htm; foto: http://www.sibusca.com.br/minerais/images/monazita004.jpg

Monazita

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422005000200013&script=sci_arttext&tlng=en

Monazita
Esses minerais foram acumulados em pocas geolgicas, pela decomposio lenta dos atuais arqueognaisses, das montanhas prCambrianas paralelas costa Atlntica. Na evoluo geolgica, ocorreu separao e concentrao natural de minerais, como xidos de ferro, monazita, ilmenita e zirco. Associa-se os depsitos de areia monaztica s rochas de embasamento, que sofreram uma primeira concentrao de sedimentos da Formao Barreiras.

Os depsitos de minerais radiativos nas praias do Esprito Santo atingem mais de 500 km de extenso.

Fonte: http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf

Monazita

O que faz com que os minerais pesados sejam evidenciados na faixa praial o fato de a onda incidente na face praial ter parte de sua gua infiltrada. A poro restante volta para o mar em superfcie, porm com menos capacidade de transporte dos sedimentos, ou seja, os minerais leves (de granulometria mais grossa) e os minerais pesados menos densos so transportados com maior sucesso do que os pesados de maior densidade (de granulometria mais fina).

Fonte: http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf

Fonte: http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf

Economia
Um grande nmero de espcies de minerais pesados de considerado valor econmico podem concentrar-se em determinados locais, formando plceres (territrios que j foram praias - paleopraias) utilizados na explorao. Apesar do expressivo potencial econmico, ainda no existem programas visando a explorao das areias monazticas no Esprito Santo, porm estes plceres j foram explorados na dcada de 30 pela extinta empresa sovitica MIBRA para retirada de Trio.

Devido diferena de cores entre esses depsitos de minerais pesados e os minerais leves, os plceres podem ser facilmente visveis no ambiente praial.

Fonte: http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf

Extrao
Esprito Santo

No Esprito Santo no existe nenhuma unidade de prospeco de monazita. Mas existe uma prxima. A unidade de Buena, localizada no Municpio de So Francisco de Itabapoana (ao norte do estado do Rio de Janeiro), a encarregada da prospeco e pesquisa, lavra, industrializao e comercializao da monazita.

Rio de Janeiro

Fonte: http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF

Extrao

Figura: Buena - Frente da lavra


Fonte: http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF

Extrao

Figura: Unidade de Buena


Fonte: http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF

Aplicaes
Industrialmente a monazita utilizada como fonte de terras raras, que so os elementos IIIA da Tabela Peridica e os lantandeos. Como compostos de terras raras ou em formas isoladas, tm aplicaes:

-Fertilizantes para agricultura;


-Indstria eletrnica; -Indstria automotiva; -Fabricao de lentes e cermicas especiais; -Fabricao de ligas metlicas;

-Fabricao de pedras de isqueiro; -Medicina ex.: Fosrenol- Carbonato de Lantnio


Fonte: http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF

Turismo
Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graas s suas belezas naturais e s areias monazticas (radioativas). Estas areias so indicadas para os casos de reumatismo articular e muscular, de artrite deformante e de diferentes etiologias, de nevralgias, mialgias e enfermidades muscular, alergias, sistema nervoso, gota, anemia, nervosismo de insnia, inapetncia e perturbao digestiva, apesar de no terem comprovao cientfica.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/viagem-eturismo/news/357831/?noticia=GUARAPARI+POSSUI+AREIAS+MONAZITICAS +MEDICINAIS

Referncias Bibliogrficas
COELHO, F. dos Santos et al; xidos de ferro e monazita de areias de praias do Esprito Santo. Disponvel em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010040422005000200013&script=sci_arttext&tlng=pt > Acesso em: 10 de maio de 2010.
MAIA, M. E. Franklin; Variao do espao-temporal da distribuio dos minerais pesados na praia da areia preta Guarapar ES. Disponvem em < http://www.dern.ufes.br/oceano/link/monografias/2006/mono23_2006.pdf > Acesso em 10 de maio de 2010.

< http://www.galleries.com/minerals/phosphat/monazite/monazite.htm > Acesso em 10 de maio de 2010.


<http://www.cremerj.com.br/palestras/575.PDF> Acesso em 10 de maio de 2010.

You might also like