You are on page 1of 4

Educao financeira 12/01/2011 06:30

15 coisas que as crianas devem saber sobre dinheiro


Poupar, investir, evitar emprstimos, empreender - o que os pais devem ensinar a seus filhos antes que eles cresam
Julia Wiltgen, de EXAME.com

So Paulo - Educao financeira deve comear cedo, de preferncia na infncia, a partir do momento em que a criana comea a ganhar sua mesada. Porm, muitos pais ficam perdidos na hora de falar sobre dinheiro com seus filhos, sem saber a hora certa de introduzir a mesada, o carto de crdito, de falar de trabalho ou de abrir mo da corujice para que os jovens conquistem sua independncia. Pensando nisso, a educadora financeira Silvia Alambert, diretora do programa The Money Camp no Brasil, elaborou 15 regras de ouro que pais e filhos devem saber sobre dinheiro. 1) Somente gaste dinheiro depois de pagar a si mesmo. Em outras palavras, antes de gastar, poupe uma parcela do que recebeu e guarde-a no porquinho como forma de remunerao a si mesmo. Para as crianas, o ideal sempre separar 10% da quantia recebida, j que a cifra redonda facilita o clculo dos mais jovens. O percentual pode crescer medida que a renda aumenta e, no futuro, essa poupana pode ser investida. A melhor poca para se poupar bastante a juventude, quando no existem compromissos como filhos e longos financiamentos, arremata Silvia Alambert. 2) O dinheiro apenas uma ferramenta para se alcanar sonhos. Quando as crianas comearem a pedir coisas, hora de considerar a introduo da mesada, pois significa que elas j entenderam a funo social do dinheiro. Para definir o valor ideal, uma dica sondar com outros pais do convvio social quanto seus filhos recebem. O valor no pode ser to alto que sobre muito, nem to baixo que a criana se sinta excluda de seu grupo, diz Silvia Alambert. Seja qual for o valor, o mais importante que ele caiba com folga no oramento da famlia e acompanhe o aumento dos preos e do padro de consumo das crianas ao longo dos anos. Para que a mesada cumpra o objetivo de ensinar as crianas a gerenciar o dinheiro, essencial que os pais nunca faltem com o pagamento. 3) Quem administra bem 1 real saber administrar 1.000.000 de reais. Seja qual for o valor da mesada, ela deve durar por todo o ms ou semana, dependendo da periodicidade adotada pela famlia. Se o dinheiro acabar antes do tempo, os pais no devem ceder. Nada de dar ou emprestar dinheiro. Essa no a realidade da vida adulta. A criana precisa entender que dinheiro um recurso finito. Se voc tem, pode gastar. Se no tem, no pode, aconselha a educadora. Mais do que isso, as crianas no devem se acostumar a recorrer a emprstimos, para no levarem esse mau hbito para a vida adulta. Recorrer aos bancos apenas para quem j entende bem como as coisas funcionam, e deve ser encarado como exceo, ressalva. 4) Seu conhecimento o que o levar a gerar riqueza. Compartilhar as tarefas de casa faz parte do bom convvio familiar.

Ganhar mesada no deve implicar ajudar em casa e vice-versa. Segundo Silvia, a mesada uma ferramenta educacional, e no um salrio. Por outro lado, ajudar nas tarefas de casa deve ser obrigao de todos os membros da famlia, sem necessidade de remunerao. um grande erro associar as tarefas domsticas mesada. Os filhos podem comear a cobrar para fazer as coisas, ou ento deixar de cumprir suas obrigaes quando no estiverem precisando de dinheiro, explica a educadora. Os filhos devem entender que no trabalhar em troca de uma recompensa que faz algum enriquecer, mas sim a forma como a pessoa aplica seu conhecimento sobre finanas e trabalho no seu dia a dia.

5) Se precisar de orientao sobre o bom uso do dinheiro, estou aqui. Os pais no devem impor o que os filhos devem fazer com o dinheiro, nem proibir seus gastos. Uma boa maneira de ensinar sobre o que importante e o que suprfluo fazer com que os filhos paguem da prpria mesada seus gastos extras, como a pizza do meio da semana ou a ida a uma lanchonete na ltima sexta-feira do ms. A ideia no classificar certas despesas como inteis, mas sim incentivar as crianas a pensarem bem antes de gastar o dinheiro com itens que no sejam essenciais. 6) Estude para se tornar um bom empregador. Aos 13 anos de idade, bom que as crianas j comecem a pensar em maneiras de ganhar dinheiro quando tiverem 16, idade mnima para se comear a trabalhar no Brasil. Isso no significa que elas tero, necessariamente, que arrumar um emprego formal, mas devem, pelo menos, buscar fontes de renda alternativas mesada. E a, vale usar a criatividade: criar brechs para vender roupas, livros e outros itens que no sejam mais usados, alugar os prprios games pela internet, fazer bijuteria para vender, e assim por diante. Para Silvia Alambert, os pais devem ensinar a ideia de que o dinheiro vem do trabalho e do empreendedorismo. No mercado, hoje em dia, h muita presso. No se deve mais pensar em ser empregado, mas em se tornar um bom empregador quando adulto, afirma. 7) Aproveite para quebrar enquanto voc ainda jovem. Muita gente quebra quando consegue o primeiro emprego e comea a usar recursos como cheque, carto de crdito e outras formas de endividamento. Mas se a pessoa tiver que quebrar para aprender, o melhor que isso acontea ainda na infncia ou na adolescncia. Os pais devem deixar o filho quebrar e resistir a suas queixas quando ele estiver em casa no fim de semana porque gastou demais. Essa dor ser inesquecvel, e quando chegar o primeiro carto de crdito, ele vai lembrar, diz Silvia. 8) No mate a sua galinha dos ovos de ouro. No se deve gastar mais do que a metade do que foi poupado. A outra metade deve continuar no porquinho. Os pais devem ensinar que essencial sempre deixar um dinheiro de reserva para emergncias e para evitar endividamento em horas de dificuldade. 9) O melhor investimento tambm o de maior risco. A partir dos dez anos de idade, as crianas j tem capacidade de entender como funciona uma empresa, quais so suas estratgias para crescer, o que so aes, quem so os gestores e os clientes. claro que tudo vai depender da maneira como o assunto for abordado, mas essa a fase ideal para ensinar aos filhos sobre o funcionamento, os riscos e os benefcios do mercado de aes. Uma boa ideia usar exemplos reais e em pequena escala: levar os pequenos para visitar uma loja do comrcio local e ouvir a histria de empreendedorismo do comerciante uma alternativa.

10) Usar carto de crdito o mesmo que usar dinheiro que no seu. Se o pagamento atrasar, ser preciso dar ainda mais dinheiro a quem lhe emprestou. Em tempos de comrcio virtual, o carto de crdito se tornou um item quase essencial. O problema que muitos pais concedem essa facilidade aos filhos sem que eles tenham idade ou informao suficiente para us-lo com responsabilidade. Para Silvia Alambert, a melhor idade para se introduzir o carto de crdito aos 14 anos. Antes disso, a mesada deve ser concedida sempre em espcie, para que a criana aprenda a manusear o dinheiro. O grande problema das pessoas com o carto de crdito o fato de elas no verem o dinheiro, o que torna mais fcil passar dos limites, explica a educadora. O mais importante, porm, explicar que o carto de crdito uma forma de emprstimo, e que atrasar o pagamento implica pagar juros. Se mesmo assim o adolescente extrapolar os limites, deve haver uma punio. Por exemplo, se o saldo for excedido uma vez, o jovem perde o carto por uma semana. Se o excesso acontecer de novo, perde o carto at que a dvida seja totalmente quitada. E assim por diante.

11) Investir em coisas que perdem o valor no inteligente. Inteligente investir em coisas que fazem mais dinheiro por voc. Investimentos so mais inteligentes que longos financiamentos para comprar bens que perdem valor ao longo do tempo. Em vez de parcelar em dezenas de vezes um celular de ltima gerao, ou mesmo um carro, o melhor poupar, aplicar o dinheiro e fazer a compra vista ou em um menor nmero de parcelas, pagando menos juros. 12) Fazer o bem faz bem. Os pais devem ensinar aos filhos a se sentirem bem ao doar para os mais necessitados, desde que tambm se planejem para isso. Quem se sente bem doando dinheiro pode separar uma parcela de seus rendimentos digamos, 5% - especialmente para essa finalidade. Quem prefere doar seu tempo e sua ateno pode tambm reservar seu horrio semanal ou mensal para um trabalho voluntrio, por exemplo. Para Silvia Alambert, a doao deve estar incorporada rotina de quem tem uma vida confortvel. Se eu tenho dinheiro, por que no fazer bem ao prximo? Educao financeira no s para o nosso prprio bem, mas para o bem de todos nossa volta, acredita. 13) No h mgica. A vida financeira futura feita das escolhas no presente. Para realizar nossos sonhos no futuro, precisamos fazer sacrifcios no presente. E alguns sonhos devem ser encarados como objetivos coletivos, pelos quais a famlia inteira deve batalhar unida. Mandar os filhos para a faculdade, comprar uma casa prpria ou at mesmo um carro para a famlia so sonhos de maior porte e que precisam de mais planejamento. Por eles, toda a famlia deve estar disposta a se sacrificar e cortar despesas. 14) Riqueza no uma questo de status e vai alm das coisas materiais que podemos conquistar. Os conceitos de pobreza e riqueza variam de acordo com o ponto de vista e a capacidade de cada um de realizar seus sonhos. Essas definies devem ser trabalhadas de maneira a no tornar as crianas escravas de bens materiais, evitando que elas associem o sucesso a ter dinheiro. 15) Em algum momento seu filho dever ser avisado que o Banco do Papai e da Mame

encerrou as atividades. Muitos pais reclamam que seus filhos esto adultos e nem pensam em sair de casa, mas incentiv-los nesse sentido tambm sua responsabilidade. Um jovem de vinte e poucos anos que ganha seu salrio, mas no ajuda nas despesas da casa dificilmente vai querer morar sozinho. E se os pais no disserem nada, ele certamente no ir entender que j hora de sair. Os pais devem despertar na criana o desejo de criar asas para voar quando estiverem adultas. Assim que o jovem comea a ganhar um salrio, mesmo que em um estgio, ele j pode comear a ajudar em casa. S assim ele ter, no futuro, desejo de buscar sua independncia, finaliza Silvia Alambert.

You might also like