You are on page 1of 13

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao


INSTRUES
Nome:

Tcnico Administrativo
N de Inscrio:
o

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 3 - DURAO DAS PROVAS: 4h30min, includo o tempo para a elaborao da redao e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 4 - Na prova objetiva, h 50 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e.
5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros.

678-

9-

10 -

Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.10 do edital. Entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio das provas; a noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso.
Disciplinas Lngua Portuguesa Direito Constitucional e Administrativo Raciocnio Lgico-Matemtico Arquivologia Quanto prova de redao: Questes 01 a 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50

11 - A prova objetiva est assim constituda:

1 - Identifique-se apenas na capa da prova (pgina 13); sua prova no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identificadores. 2 - Use as folhas pautadas do caderno desta prova para desenvolver sua redao. 3 - As folhas em branco, no final do caderno, podero ser usadas para rascunho. 4 - No escreva no espao direita "Reservado ao Examinador".

Boa Prova!

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes 01 e 02. As hidreltricas podem ser uma boa opo de energia barata e renovvel, desde que no inundem florestas primrias e naes indgenas nem desalojem compulsoriamente milhares de agricultores. Pequenas e 5 mdias hidreltricas e tambm algumas muito grandes, como a Xing, no Nordeste, tm um impacto socioambiental positivo. A combinao dos princpios de reciclagem, descentralizao e conservao de energia com os mecanismos de democratizao, avaliao dos 10 impactos ambientais e opes energticas menos agressivas promover mudanas substanciais na matriz energtica e na economia global. Em decorrncia, haver amplo acesso de energia s populaes e menor impacto nas florestas e no efeito estufa, bem 15 como maior benefcio na reduo do lixo atmico e na conservao dos recursos hdricos.
(Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120)

03- Assinale a opo que constitui ttulo coerente com a idia conclusiva do texto. Como se sabe, a energia eltrica obtida em nosso Pas principalmente por meio de geradores em hidreltricas. produzida pela fora das guas represadas. Em suma, utiliza-se o potencial hidrulico para fins de gerao de energia eltrica. A gua um bem de uso comum do povo e, conseqentemente, um bem difuso, ou seja, de todos. Ora, se a energia o resultado da utilizao de uma das propriedades de um bem difuso, mais exatamente, no caso, pela sua fora motriz, podemos concluir que, por extenso, a energia eltrica um bem de carter difuso. Refora essa concluso o fato de sua utilizao ter carter universal e, conseqentemente, pblico. Assim, a energia eltrica tem a natureza jurdica de um bem imaterial de carter difuso de uso comum do povo.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

01- Assinale a opo que constitui ttulo coerente com a idia principal do texto. a) b) c) d) e) Matriz energtica ambientalmente positiva Hidreltricas de pequeno porte A economia global e a energia descentralizada A energia renovvel e o lixo atmico A conservao dos recursos hdricos

a) A energia obtida por geradores construdos em hidreltricas. b) A fora das guas represadas em hidreltricas gera energia. c) O potencial hidrulico fonte de energia eltrica. d) A gua um bem difuso e trata-se de um bem imaterial. e) A energia eltrica um bem imaterial, universal e pblico. 04- Em relao ao texto, assinale a opo correta. O gs metano produzido pela decomposio de matria orgnica e normalmente no aproveitado, perdendo-se na atmosfera. Alis, a sua perda na atmosfera colabora para o efeito estufa, pois seu 5 contato com o oxignio do ar produz uma queima incompleta, que gera o monxido de carbono (CO). O gs metano expelido nos aterros sanitrios pode ser usado como fonte energtica alternativa (pelo sistema termeltrico), podendo ser canalizado para 10 pequenas usinas, onde servir para acionar motores de combusto ligados a geradores de energia.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

02- Em relao ao texto, assinale a opo incorreta. a) As grafias hidreltrica e hidroeltrica exemplificam caso em que convivem na lngua culta duas formas igualmente aceitas de escrita. b) O termo desde que( .2) introduz uma idia de c) condio. As usinas pequenas, ao contrrio das mdias e grandes, tm impacto positivo no ambiente.

d) A forma verbal promover( .11) est na terceira pessoa do singular para assegurar a concordncia correta com A combinao( .7). e) A substituio do trecho Em decorrncia, haver ( .12 e 13) por "Haver, conseqentemente," mantm a correo gramatical do perodo.

a) Substituindo-se o trecho sublinhado( .1) por Produzse o gs metano pela decomposio... provoca-se truncamento sinttico. b) Em perdendo-se( .3), o indeterminao do sujeito. c) -se ndice de

A substituio de a sua( .3) por essa prejudica a coeso textual do perodo. d) No haveria alterao na relao sinttica com a substituio de pois( .4) por qualquer um desses conectivos: j que, porque, visto que, uma vez que, porquanto. e) A substituio de onde( .10) por na qual mantm a correo do perodo.
Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

05- Assinale a opo que no continua de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o fragmento a seguir. O processo de briquetagem o aproveitamento e a compactao de resduos vegetais para uso de produo de energia.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

07- Assinale a opo que provoca erro gramatical ao preencher a lacuna do texto. A energia solar uma fonte complementar fundamental e de importncia crescente. Os sistemas solares mais simples de pr-aquecimento da gua (nofotovoltaicos) podem aliviar os piques de uso de energia. Em So Paulo, ao fim do dia, quando os chuveiros eltricos so ligados, _______________ uma turbina de Itaipu, deixando a Eletrobrs em alerta.
(Carlos Minc, Ecologia e Cidadania, Rio de Janeiro, Editora Moderna, p.120)

a) Como as vantagens da briquetagem so muitas: reduo do desmatamento; produo de energia mais barata; menor poder de poluio e a reutilizao de sobras de materiais. b) Esses resduos vegetais podem ser serragem, bagao de girassol, palha de milho, casca de arroz, casca de uva, restos de madeira etc. c) Alm de resduos vegetais, restos de minerao tambm podem ser utilizados no processo de briquetagem, como restos de metais e produtos qumicos variados. d) Trata-se de importante tcnica para gerao de energia, por meio da qual resduos vegetais so transformados em combustvel para termeltricas. e) A utilizao dessa tcnica deve ser incentivada, porque uma importante fonte alternativa de gerao de energia, que apresenta grandes vantagens ecolgicas. 06- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os e indique a opo que apresenta a seqncia correta. A. ( ) Essas concessionrias representam mais de 90% do mercado consumidor rural brasileiro, em todos os estados do Brasil. Na assinatura dos contratos, foram liberados 10% dos recursos previstos para cada uma delas. Nessa fase foram assinados contratos no valor de R$ 2,5 bilhes para realizao de obras nos prximos 18 meses. Por esses contratos, assinados pela Eletrobrs com 35 concessionrias de energia eltrica e uma cooperativa de eletrificao rural, sero feitas 567 mil novas ligaes, que iro beneficiar 2,8 milhes de pessoas em todo o Pas e gerar 115 mil empregos diretos e indiretos. O "Luz para Todos", programa do Governo Federal que ir universalizar o acesso energia eltrica no Brasil at 2008, entrou em fase de execuo. O restante ser liberado ao longo do perodo, de acordo com o cumprimento dos cronogramas das obras, que sero fiscalizados pela Eletrobrs.

a) b) c) d) e)

o consumo chega a ser equivalente ao que produz consome a produo equivalente a h um consumo equivalente produo de consome-se o correspondente produo de consumida energia equivalente a

08- Entre as diferentes verses do trecho, assinale a gramaticalmente incorreta. a) H milhes de pneus descartados em nosso Pas que podem se tornar uma grande fonte alternativa de combustvel para as cimenteiras. O processo de triturao caro, mas compensa, pois, enquanto o pneu gera 8.200 kcal, o carvo gera 6.280 kcal. b) Podem se tornar uma grande fonte alternativa de combustvel para as cimenteiras os milhes de pneus descartados em nosso Pas. O processo de triturao, embora seja caro, compensa. O pneu gera 8.200 kcal, enquanto o carvo gera 6.280 kcal. c) Em nosso Pas, os milhes de pneus descartados podem se tornarem uma grande fonte alternativa de combustvel para as cimenteiras. O processo de triturao caro, mas compensa, pois, enquanto o pneu gera 8.200 kcal, o carvo gera 6.280 kcal. d) Uma grande fonte alternativa de combustvel para as cimenteiras pode vir dos milhes de pneus descartados em nosso Pas. Embora o processo de triturao seja caro, compensa: o pneu gera 8.200 kcal, enquanto o carvo gera 6.280 kcal. e) H milhes de pneus descartados em nosso Pas. Eles podem se tornar uma grande fonte alternativa de combustvel para as cimenteiras. O processo de triturao compensa, embora seja caro, j que o pneu gera 8.200 kcal, enquanto o carvo gera 6.280 kcal.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

B. ( )

C. ( )

D. ( )

E. ( )

(Adaptado de http://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

a) b) c) d) e)

A-C-B-E-B C-A-E-B-D D-B-C-A-E E-D-A-B-C D-C-B-E-A


3
Prova Objetiva e Prova de Redao

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

09- Assinale a opo em que uma das verses do trecho est gramaticalmente incorreta. a) O acesso energia eltrica tambm contribuir para a integrao das polticas sociais do Governo Federal, ao possibilitar que as regies atendidas se beneficiem de servios bsicos de sade, educao, abastecimento de gua e comunicao. / Ao possibilitar que as regies atendidas se beneficiem de servios bsicos de sade, educao, abastecimento de gua e comunicao, o acesso energia eltrica tambm contribuir para a integrao das polticas sociais do Governo Federal. b) A comunidade de Nazar, em Novo Santo Antnio (PI), foi a primeira localidade atendida pelo projeto "Luz para Todos" por estar localizada no municpio com menor ndice de atendimento no Pas (8%). / A primeira localidade atendida pelo projeto "Luz para Todos" foi a comunidade de Nazar, por estar localizada no municpio com menor ndice de atendimento no pas (8%): Novo Santo Antnio (PI). c) O acesso energia eltrica permitiu a instalao de um centro comunitrio para produo de farinha, bombeamento de gua para abastecimento da localidade, instalao de computadores na escola e de antena parablica para transmisso de programas educativos. / A instalao de um centro comunitrio para produo de farinha, bombeamento de gua para abastecimento da localidade, instalao de computadores na escola e de antena parablica para transmisso de programas educativos foi possvel pelo acesso energia eltrica. d) Com a universalizao do acesso energia eltrica, o Governo Federal pode utilizar-lhe como instrumento para o desenvolvimento econmico das comunidades e para a reduo da pobreza e da fome. / O Governo Federal pode utilizar a universalizao do acesso energia eltrica como instrumento para o desenvolvimento econmico das comunidades e para a reduo da pobreza e da fome. e) O uso de recursos pblicos reduzir significativamente os impactos tarifrios nas contas de luz, j que a implantao do programa resulta de uma parceria com as concessionrias de energia eltrica e os governos estaduais. / A implantao do programa resulta de uma parceria entre as concessionrias de energia eltrica e os governos estaduais, de modo que o uso de recursos pblicos reduzir significativamente os impactos tarifrios nas contas de luz.
(Adaptado de https://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

10- Assinale a opo gramaticalmente correta. a) A liberao dos recursos abre uma nova fase do programa "Luz para Todos", que coordenado pelo Ministrio de Minas e Energia e foi lanado em novembro de 2003. b) Durante esse perodo, foram instalados comits gestores estaduais, assinados os termos de compromisso com os estados e finalizados as negociaes com as concessionrias para definio das condies contratuais e do valor das obras. c) A prxima etapa ser a assinatura dos contratos entre as concessionrias e os governos estaduais, tambm parceiro do programa. d) O acesso energia eltrica ser gratuita para todos os consumidores. As famlias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do Governo Federal recebero gratuitamente as ligaes internas de suas residncias. e) Hoje, mais de 12 milhes de brasileiros no tem acesso energia eltrica, o equivalente soma da populao dos Estados do Piau, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Distrito Federal.
(Adaptado de https://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

11- Assinale a opo que continua de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho abaixo. A reestruturao do setor eltrico de um pas uma tarefa difcil. Existem inmeras dificuldades tcnicas, alm das naturais dificuldades polticas. Vrios pases tm tentado quebrar o monoplio das empresas produtoras de energia eltrica implementando algum tipo de competio. As possibilidades e alternativas de organizao do sistema eltrico so ilimitadas e dependem da criatividade do grupo tcnico de planto.
(Adaptado de Ivan Camargo, O certo e o incerto do setor eltrico,06/08/2003. http://www.unb.br/acs/artigos/at0803-01.htm)

a) Era preciso entender a peculiaridade do que ocorreu no Brasil para no cometermos esses mesmos erros. b) No existe, no entanto, nenhum sistema que no tenha apresentado algum tipo de problema na sua implementao. c) certo, por exemplo, que tal reestruturao no Brasil foi completamente diferente dessa que ocorreu na Califrnia. d) Devemos abandonar, conquanto, tal idia de que o sistema eltrico brasileiro, por ter predominncia hidrulica, completamente diferente do resto do mundo. e) A causa principal dessa falta de investimento foi a demora na definio das regras e dos marcos legais.

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

12- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. A energia eltrica tem importncia fundamental ___1____ desenvolvimento, principalmente quando se trata de desenvolvimento sustentvel, ___2____ possibilita a elaborao e acompanhamento de projetos biotecnolgicos que dependem de sua existncia para efetiva realizao. A grande maioria dos instrumentos de medio, de estudos cientficos e de suportes tcnicos para testes dependem da fora da energia eltrica. ____3____, a energia eltrica auxilia muito os trabalhos relacionados ______4______ preservao ambiental.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

14- Assinale o trecho que apresenta erro gramatical. a) A energia eltrica pode ser obtida de vrias maneiras, mas aquela obtida por meio da usina hidreltrica a mais conhecida e explorada no Brasil. b) Pode-se obter energia das mars: constri-se uma barragem para represar a gua das mars quando essas estiverem altas; ao entrarem em queda geram energia, como nas usinas hidreltricas. c) A energia elica proveniente dos ventos, que possibilitam a movimentao de uma turbina ligada a um gerador que produz energia eltrica. O grande potencial elico brasileiro encontra-se no Norte e Nordeste, parte da Bahia e de Minas Gerais e no Sul. d) A energia nuclear gerada pela radiao do elemento urnio, que colocado em um recipiente prprio para gerar calor, que por sua vez aquecer uma serpentina com gua, produzindo vapor. As turbinas, ligadas a um gerador eltrico, produzem eletricidade por meio do vapor. e) As usinas de biomassa utilizam resduos orgnicos como carburantes. H dois tipos: por vapor dgua e por gaseificao. As usinas por vapor dgua, que mais utilizada e mais baratas, queimam material carburante em uma caldeira.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

1 a) b) c) d) e) com o para o no pelo sobre o

2 por que pois j que e vez que

3 Assim Portanto Ademais Desta forma Nesse sentido

4 na em com pela

13- Assinale a opo que provoca erro gramatical ao se substituir o termo destacado e numerado no texto por um correspondente. O que diferencia o Setor Eltrico Brasileiro dos de outros pases a sua enorme necessidade de expanso(1). A taxa de crescimento do consumo de energia eltrica no Brasil tem sido muito instvel(2). Uma das conseqncias da crise de 2001 foi a reduo(3) do consumo. Se o objetivo do Pas crescer, melhorar a qualidade de vida do cidado, universalizar os servios de eletricidade, ento, razovel supor(4) uma taxa futura de crescimento da ordem de(5) 5% ao ano. No Brasil, isto representa investimentos anuais no menores que R$ 10 bilhes.
(Adaptado de Ivan Camargo, O certo e o incerto do setor eltrico,06/08/2003. http://www.unb.br/acs/artigos/at0803-01.htm)

Nas questes 15 a 17, assinale a opo que corresponde a erro gramatical. 15- Em 1934, foi promulgado(1) o Cdigo das guas, que atribuiu(2) Unio o poder de autorizar ou conceder o aproveitamento de energia hidrulica e estabeleceu a distino entre a propriedade do solo e a propriedade das quedas dgua e outras fontes de energia hidrulica para o efeito de(3) aproveitamento industrial. Todos os recursos hdricos foram incorporados ao patrimnio da Unio. Asseguravam-se(4) ao Estado Novo o direito de intervir(5) nas atividades produtivas para suprir as deficincias da iniciativa privada e negava-se aumento da participao de estrangeiros no setor eltrico, bem como em outros setores econmicos.
(Adaptado de www.energiabrasil.gov.br/energiabrasil_historico)

a) b) c) d) e)

1. ampliao 2. flutuante 3. diminuio 4. pressupor 5. a cerca de

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

16- H(1) no mundo 438 reatores de energia atmica, distribudos em 31 pases. Os EUA possuem 104 delas(2), a Frana 59, o Japo 53, a Alemanha 19, a Rssia 29. O Brasil est em 21 lugar, com(3) duas usinas atmicas. Os problemas desse tipo de energia so(4) o risco de um acidente e o problema relacionado ao armazenamento dos dejetos(5) radioativos. Muitos pases esto desativando suas unidades nucleares, como a Sucia, a ustria, a Itlia e a Alemanha.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

19- Assinale a opo que apresenta erro de concordncia. a) Com o programa "Luz para Todos", o Governo Federal vai antecipar a universalizao do acesso energia eltrica no Pas, que estava prevista para 2016. b) No Brasil, a excluso eltrica predomina em reas com menor ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e entre famlias de baixa renda. c) Cerca de 90% das famlias sem acesso energia eltrica tm renda inferior a trs salrios mnimos e 84% vivem em municpios com IDH abaixo da mdia nacional (0,766). d) No Nordeste, o ndice chega a 39,3% (cerca de 5,8 milhes de pessoas); no Centro-Oeste, a 27,6% (cerca de 367 mil pessoas); no Sudeste, a 11,9% (cerca de 807 mil pessoas); e no Sul, a 8,2% (cerca de 484 mil pessoas). e) Percentualmente, o maior nmero de pessoas que no tm acesso energia eltrica no meio rural residem na regio Norte. So cerca de 2,5 milhes de pessoas, o que correspondem a 62,5% da populao rural.
(Adaptado de https://www.presidencia.gov.br/casacivil, 9 de Junho de 2004)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

17- Uma das formas de combustvel renovvel a utilizao do biodiesel, que produzido com o leo vegetal e at(1) com o(2) animal. Mais comumente(3) o biodiesel vem sendo feito partir de(4) leos vegetais, utilizando-se a mamona, a soja e o feijo. Nessa poca de racionamento de energia, nada mais importante do que(5) encontrar combustveis renovveis para a gerao de energia, principalmente para o pequeno e mdio consumidor.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com/energia.htm)

20- Assinale o trecho que apresenta erro de pontuao. a) A eletricidade comeou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, em 1879, logo aps o invento do Dnamo e da Lmpada Eltrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminao da estrada de ferro. b) A primeira iluminao externa pblica do Pas foi inaugurada na atual Praa da Repblica, em So Paulo, em 1881. c) Em 1883 entrou em operao a primeira usina hidreltrica do Pas, instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. D. Pedro II inaugurou nesse mesmo ano, na cidade de Campos o primeiro servio pblico municipal de iluminao eltrica do Brasil e da Amrica do Sul. d) Comeou a funcionar, em 1889, a primeira hidreltrica de grande porte no Pas: a MarmelosZero, da Companhia Mineira de Eletricidade. e) Em 1892, os bondes movidos energia eltrica foram instalados de forma permanente no Rio de Janeiro.
(Adaptado de http://www.celg.com.br/Pesquisa_EletricidadeNoBrasil.jsp)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

18- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas do texto. Co-gerao o processo de produo combinada de energia eltrica. Por meio dela __1__ empresas podem tornar-se auto-suficientes nesse aspecto, colaborando na gerao global de energia, o que constitui um eficiente processo para ajudar __2__ minimizar __3__ crise energtica. Ademais, o produtor poder auferir ganhos pela venda da energia excedente. Evidentemente __4__ toda uma gama de exigncias legais para que se processe __5__ co-gerao.
(Adaptado de http://www.aultimaarcadenoe.com)

1 a) b) c) d) e) as algumas tais as aquelas

2 em por a e

3 uma tal a essa

4 a houve h havia

5 uma essa tal a aquela

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

DIREITO: CONSTITUCIONAL Nas questes 21 e 22, assinale a opo correta. 21a) A Constituio enumera exaustivamente os direitos e garantias dos indivduos, sendo inconstitucional o tratado que institua outros, no previstos pelo constituinte. b) A Constituio em vigor admite que um brasileiro disponha de dupla nacionalidade. c) O estrangeiro naturalizado brasileiro pode exercer todos os direitos previstos constitucionalmente para os brasileiros natos. d) A liberdade de manifestao de pensamento pode ser exercida de modo annimo, se assim o preferir o indivduo. e) Pela ofensa sua honra, a vtima pode receber indenizao por dano moral, mas no por danos materiais. a) A ordem constitucional probe toda priso civil. b) Todo brasileiro parte legtima para propor ao popular. c) O princpio da irredutibilidade do salrio no impede que, em acordo coletivo, o valor da remunerao do empregado sofra decrscimo. d) A categoria dos trabalhadores domsticos no faz jus a receber salrio-mnimo. e) Somente em casos de guerra declarada pelo Congresso Nacional a Constituio admite a tortura, como meio de obteno de informaes relevantes. Assinale a opo para a qual no conste conseqncia expressamente prevista pelo constituinte para atos de improbidade administrativa. a) b) c) d) e) Eventual ao penal contra o mprobo. Suspenso dos direitos polticos do mprobo. Perda da funo pblica do mprobo. Ressarcimento ao errio. Confisco dos bens do mprobo.

Nas questes 24 e 25, assinale a opo correta. 24a) Somente brasileiros podem ocupar cargos pblicos da Administrao Pblica direta. b) A Constituio probe o direito de greve dos servidores pblicos civis e militares. c) A responsabilidade civil objetiva somente se aplica a atos praticados por agentes pblicos, jamais a atos praticados por agente de pessoa jurdica de direito privado. d) inconstitucional a lei que estabelea que todos os aumentos recebidos por membros de certa carreira do Executivo sero automaticamente estendidos a integrantes de outra carreira do mesmo Poder. e) A lei pode transformar qualquer cargo pblico de provimento efetivo em cargo em comisso, sempre que a realizao de concurso pblico seja onerosa e demorada. a) Pelos discursos que profere no Plenrio da Cmara dos Deputados, em assuntos relacionados com a competncia do Legislativo, o deputado no pode ser punido criminalmente, mesmo que o discurso agrida a imagem de outro deputado. b) O nmero de representantes por Estado no Senado Federal estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao de cada unidade da Federao. c) A elaborao do Regimento Interno da Cmara dos Deputados e do Senado Federal depende da sano do presidente da Repblica para entrar em vigor. d) Somente o Poder Judicirio tem competncia constitucional para julgar autoridades da Repblica por crimes de responsabilidade. e) A Constituio probe expressamente que as Comisses Parlamentares de Inqurito exeram os poderes de investigao prprios das autoridades judiciais. ADMINISTRATIVO 26- No constitui requisito ou elemento essencial de validade, dos atos administrativos em geral, o de a) b) c) d) e) agente capaz. autoridade competente. finalidade de interesse pblico. forma prpria. objeto lcito.

25-

22-

23-

27- Os atos administrativos no so dotados do atributo de a) b) c) d) e)


Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

auto-executoriedade. imperatividade. irrevogabilidade. presuno de legitimidade. presuno de verdade.


Prova Objetiva e Prova de Redao

28- No atinente formalizao dos contratos administrativos, pode-se afirmar que, conforme previsto na Lei n 8.666/93, eles 31a) devem ser lavrados em livro prprio. b) dependem de sua publicao integral no Dirio Oficial, como condio de eficcia. c) no precisam mencionar o ato que autorizou a sua lavratura. d) quando forem de locao em que o poder pblico seja locatrio, no se lhes aplicam as normas gerais da Lei n 8.666/93. e) podem ser verbais, sendo para compras, de pequeno valor. 29- A modalidade de licitao apropriada, para contratar trabalho cientfico, cuja remunerao se far por determinado valor pr-fixado, a) b) c) d) e) o convite. a tomada de preo. a concorrncia. o concurso. o leilo.

RACIOCNIO LGICO-MATEMTICO Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) b) c) d) e) estudo e fumo. no fumo e surfo. no velejo e no fumo. estudo e no fumo. fumo e surfo.

32- Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) b) c) d) e) se jogo, no feriado. se no jogo, feriado. se feriado, no leio. se no feriado, leio. se feriado, jogo.

30- A autoridade, que tiver conhecimento de alguma irregularidade no servio pblico, obrigada a promover sua apurao, podendo faz-lo mediante sindicncia, a qual necessariamente dever a) b) c) d) e) acarretar o afastamento do servidor envolvido. assegurar ao acusado ampla defesa. resultar em aplicao de penalidade. resultar na instaurao de processo disciplinar. ser processada por comisso composta de trs servidores.

33- Ftima, Beatriz, Gina, Slvia e Carla so atrizes de teatro infantil, e vo participar de uma pea em que representaro, no necessariamente nesta ordem, os papis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta. Como todas so atrizes versteis, o diretor da pea realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio. Disse Ftima: Acho que eu sou a Governanta, Beatriz a Fada, Slvia a Bruxa e Carla a Princesa. Disse Beatriz: Acho que Ftima a Princesa ou a Bruxa. Disse Gina: Acho que Silvia a Governanta ou a Rainha. Disse Slvia: Acho que eu sou a Princesa. Disse Carla: Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz. Neste ponto, o diretor falou: Todos os palpites esto completamente errados; nenhuma de vocs acertou sequer um dos resultados do sorteio ! Um estudante de Lgica, que a tudo assistia, concluiu ento, corretamente, que os papis sorteados para Ftima, Beatriz, Gina e Slvia foram, respectivamente, a) b) c) d) e) rainha, bruxa, princesa, fada. rainha, princesa, governanta, fada. fada, bruxa, governanta, princesa. rainha, princesa, bruxa, fada. fada, bruxa, rainha, princesa.

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

34- Todos os alunos de uma escola esto matriculados no curso de Matemtica e no curso de Histria. Do total dos alunos da escola, 6% tm srias dificuldades em Matemtica e 4% tm srias dificuldades em Histria. Ainda com referncia ao total dos alunos da escola, 1% tem srias dificuldades em Matemtica e em Histria. Voc conhece, ao acaso, um dos alunos desta escola, que lhe diz estar tendo srias dificuldades em Histria. Ento, a probabilidade de que este aluno esteja tendo srias dificuldades tambm em Matemtica , em termos percentuais, igual a a) b) c) d) e) 50%. 25%. 1%. 33%. 20%.

rea para rascunho

35- Quer-se formar um grupo de danas com 6 bailarinas, de modo que trs delas tenham menos de 18 anos, que uma delas tenha exatamente 18 anos, e que as demais tenham idade superior a 18 anos. Apresentaram-se, para a seleo, doze candidatas, com idades de 11 a 22 anos, sendo a idade, em anos, de cada candidata, diferente das demais. O nmero de diferentes grupos de dana que podem ser selecionados a partir deste conjunto de candidatas igual a a) b) c) d) e) 85. 220. 210. 120. 150.

36- Em um grupo de 30 crianas, 16 tm olhos azuis e 20 estudam canto. O nmero de crianas deste grupo que tm olhos azuis e estudam canto a) b) c) d) e) exatamente 16. no mnimo 6. exatamente 10. no mximo 6. exatamente 6.

37- A soluo da inequao, 2 x 7 + x + 1 0, em R, onde R o conjunto dos nmeros reais, dada por a) S = {x b) S = {x c) d) e)

R x 1} R x 0} S = {x R x 2} S = {x R x 0 } S = {x R x 2}

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

38- Para x 5, a simplificao da expresso dada por a) b) c) d) e) -2. 2. -5. 5. 25.

10 x 50 25 5 x

rea para rascunho

39- Dez amigos, entre eles Mrio e Jos, devem formar uma fila para comprar as entradas para um jogo de futebol. O nmero de diferentes formas que esta fila de amigos pode ser formada, de modo que Mrio e Jos fiquem sempre juntos igual a a) b) c) d) e) 2! 8! 0! 18! 2! 9! 1! 9! 1! 8!

40- Ana enfermeira de um grande hospital e aguarda com ansiedade o nascimento de trs bebs. Ela sabe que a probabilidade de nascer um menino igual probabilidade de nascer uma menina. Alm disso, Ana sabe que os eventos nascimento de menino e nascimento de menina so eventos independentes. Deste modo, a probabilidade de que os trs bebs sejam do mesmo sexo igual a a) b) c) d) e) 2/3. 1/8. 1/2. 1/4. 3/4.

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

10

Prova Objetiva e Prova de Redao

ARQUIVOLOGIA 41- Assinale a opo que no implica em restrio de acesso. a) b) c) d) e) Documento secreto Documento ostensivo Documento confidencial Documento reservado Documento sigiloso

45- Constituem atividades de protocolo, exceto, a) receber a correspondncia e separar a correspondncia oficial da particular. b) eliminar a correspondncia destituda de valor secundrio. c) controlar o trmite dos documentos na organizao. d) receber a correspondncia para expedio. e) ler a correspondncia e verificar a existncia de antecedentes. 46- O instrumento de destinao que determina prazos para transferncia, recolhimento, eliminao e mudana de suporte de documentos chama-se: a) b) c) d) e) plano de classificao. inventrio. listagem de eliminao. tabela de temporalidade. termo de recolhimento.

42- De acordo com o conhecimento arquivstico sistematizado, nas organizaes, os documentos mais recentes e freqentemente consultados localizam-se nos a) b) c) d) e) arquivos permanentes. arquivos histricos. arquivos correntes. arquivos intermedirios. arquivos de segurana.

43- Analise os conceitos a seguir: I. Documento oficial aquele emitido ou reconhecido por instituio do poder pblico. II. A duplicata consiste em dois ou mais exemplares de um mesmo documento. III. O emissor a pessoa ou entidade responsvel pela produo de um documento, independente de conter assinatura. IV. A guia-fora um indicador colocado no lugar de um documento para assinalar sua remoo temporria. Assinale a quantidade de itens corretos. a) b) c) d) e) 0 1 2 3 4

47- Com relao classificao de documentos de arquivo, analise as assertivas a seguir: I. O mtodo geogrfico utilizado preferencialmente quando o principal elemento a ser considerado a procedncia. II. No Sistema Decimal de Melvil Dewey a diviso dos assuntos parte sempre do geral para o particular. III. O mtodo variadex utiliza as cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localizao dos documentos. IV. No mtodo numrico cronolgico, alm da ordem numrica, tem-se que observar, tambm, a data dos documentos. Assinale a quantidade de itens corretos. a) b) c) d) e) 0 1 2 3 4

44- A atividade de avaliao documental tem por finalidade:

orientar o usurio sobre o acesso aos documentos de seu interesse. II. permitir a eliminao de documentos destitudos de valor primrio e secundrio. III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificao. IV. otimizar recursos humanos e materiais.
A quantidade dos itens corretos igual a a) b) c) d) e) 0. 1. 2. 3. 4.
11

I.

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

Prova Objetiva e Prova de Redao

48- Conforme a Lei n 8.159, de 08 de janeiro de 1991, assinale a opo incorreta. a) A administrao da documentao pblica ou de carter pblico compete s instituies federais, estaduais, do Distrito Federal e municipal. b) Os documentos de valor intermedirio so inalienveis e imprescritveis. c) Os arquivos privados podem ser identificados pelo Poder Pblico como de interesse pblico e social. d) Compete ao Arquivo Nacional a gesto e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal. e) A cessao de atividade de instituies pblicas e de carter pblico implica no recolhimento de sua documentao instituio arquivstica pblica ou a sua transferncia instituio sucessora. 49- Assinale a opo que no se refere a uma operao de conservao. a) b) c) d) e) Varredura Alisamento Desinfestao Laminao Limpeza

50- Com relao ao bom acondicionamento dos documentos, analise as seguintes rotinas: Ao fazer anotaes nos documentos deve-se fazlo com lpis preto (grafite) macio, em local predeterminado. II. No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas hidrogrficas e esferogrficas. III. Deve-se utilizar, nas caixas, etiquetas que colam quando umedecidas, ao invs das auto-adesivas. IV. Deve-se preencher os espaos vazios dentro das caixas com calos, evitando que os documentos se dobrem dentro delas. Assinale a quantidade de itens corretos. a) b) c) d) e) 0 1 2 3 4 I.

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

12

Prova Objetiva e Prova de Redao

ESAF

Tcnico Administrativo - ANEEL - 2004

24

Prova Objetiva e Prova de Redao

You might also like