You are on page 1of 4

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITCNICO Centro Universitrio UNA

NOVAS TECNOLOGIAS SERVIO DA SUSTENTABILIDADE: APROVEITAMENTO DE GUA DE CHUVA E A UTILIZAO DE ENERGIA SOLAR.
CURSO: Engenharia Civil Professor TIDIR: Breno Augusto Ardes Daniele Nunes, Douglas Augusto, Glauco Albino, Mateus Santos, Srgio Cruz e Tlio Csar

Introduo
Segundo a referncia [4] a construo civil tem vivido recentemente uma poca frutfera, cujo aumentos nos ganhos, valorizao de seus profissionais e expanso do mercado so s algumas das causas e conseqncias dessa realidade, entretanto como todo setor, deve estar atento s demandas da sociedade na qual est inserido.

Novas tecnologias com ideias sustentveis so cada vez mais utilizadas na construo civil. Criar sistemas que permitam reduo no consumo de gua potvel e o aproveitamento de energia solar em residncias, so exemplos dessas ideias. Ento, como utilizar as novas tecnologias aplicadas construo civil a servio da sustentabilidade? Solues tecnolgicas inteligentes como a construo de residncias com sistemas de aproveitamento, interno e externo, de gua de chuva e o uso de aquecedores solares de gua promovem respectivamente economia de gua potvel e de energia eltrica.

Justificativa
O crescimento populacional, os grandes aglomerados urbanos, a industrializao, a falta de conscincia ambiental, atravs da poluio de potenciais mananciais de captao superficial, faz com que a gua torne-se cada dia um bem mais escasso e conseqentemente mais precioso [3]. No mundo, 97,5% da gua salgada. A gua doce corresponde aos 2,5% restantes. Porm 68,9% da gua doce esto congeladas nas calotas polares do rtico, Antrtida e nas regies montanhosas [11]. Portanto cresce a necessidade de buscar meios de economizar a gua potvel. Para a referncia [7] o sol, alm de fonte de vida, pode ser a resposta para a questo do abastecimento energtico no futuro, uma vez que aprendamos a aproveitar de maneira racional a luz, que esta estrela constantemente derrama sobre nosso planeta. Um dos grandes atributos da energia solar que ela pode ser gerada praticamente em qualquer lugar, e em qualquer escala. Alm de ser limpa, renovvel (diferentemente de gs, leo e carvo) e sustentvel, promove a economia da energia eltrica.

Objetivos:
a) Utilizar a gua de chuva para fins domsticos; b) Criar um sistema que promova a economia de gua potvel; c) Aproveitar a energia solar; d) Promover a economia de energia eltrica.

Interdisciplinaridade:
a) Eletrotcnica utilizao de bomba para o bombeamento de gua do reservatrio para uma caixa elevada; b) Clculo Dimensionamento de reservatrios de armazenamento de gua;

c) Desenho Tcnico e Arquitetnico Desenho dos sistemas na forma de croqui e um projeto residencial para os sistemas criados.

Cronograma
Fevereir Atividades o Definir tema e Sub-tema x Reviso Bibliogrfica x Pr-projeto x Definir prottipo ATC Construo prottipo Teste prottipo Melhorias no Prottipo caso seja necessrio Desenvolvimento Banners Apresentao Prvia na aula Simpsio de Interdisciplinaridade Mar o x x x x x Abril x x x x x x x x x x Maio Junho

Referncia Bibliogrfica
[1] AITA, Fernando. Estudo do Desempenho de um Sistema de Aquecimento de gua por Energia e Gs. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2006. [2] ANTUNES, L. M. A Energia Solar. Ed. Artes Mdicas, Porto Alegre, 1999. [3] MALQUI, Fbio A. dos S. M. Captao da gua da Chuva para Utilizao Residencial. Trabalho de Concluso de Curso. Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande Do Sul, 2008. [4] MAY, S. Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de gua de Chuva para Consumo No Potvel em Edificaes. Dissertao Mestrado em Engenharia Civil. Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. [5] NETO, Francisco Maia, A Sustentabilidade na Construo Civil, Disponvel em: hptt://www.forumdaconstrucao.com.br, Acesso em: 26 fev. 2011. 3

[6] PAIM, M.V. A Energia Solar: Alternativas, Ed. Scipione, So Paulo, 1994. [7] PALZ, Wolfgang. Energia Solar e Fontes Alternativas, Ed. Hemus, Curitiba, 2002. [8] PETERS, M. R. Potencialidade de Uso de Fontes Alternativas de gua para Fins No potveis em uma Unidade Residencial. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2004. [9] SPRENGER , Roberto L. Aplicao do Sistema Fechado no Aquecedor Solar de gua de Baixo Custo para Reservatrios Residenciais Isolados Termicamente: Concepo e Comissionamento de Um Sistema-Piloto De Testes. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2007. [10] TIRADENTES, talo A. R. Uso da Energia Solar para Gerao de Eletricidade e para Aquecimento de gua. Monografia. Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006. [11] TOMAZ, P. Aproveitamento de gua de Chuva. 2 ed. Ed. Navegar. So Paulo, 2005.

You might also like