You are on page 1of 2

CESED FACISA CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: Direito Civil V PROFESSOR: Mrio Vincius Carneiro

No. 6

Classificao da posse (Continuao) Posse ad interdicta e ad usucapionem

A posse ad interdicta aquela que pode ser defendida por meio dos interditos possessrios. Pressupe a deteno da coisa e a inteno do sujeito de possu-la para si como dono. Sendo reconhecida a posse ad interdicta, poder o possuidor da coisa de eventual esbulho, turbao ou ameaa de sua ocorrncia, por intermdio das aes espoliativa, turbativa e cominatria. J a posse ad usucapionem aquela que produz efeitos para a aquisio da propriedade. Deve ser ininterrupta e de conhecimento pblico, devendo o possuidor ad usucapionem estar na deteno de adquiri-la para si, de boa-f, durante um perodo mnimo de tempo fixado por lei. Posse de coisa e de direito real Posse de coisa aquela que se d sobre o bem (corpus), com a inteno de possu-la para si (animus). J a posse de direito real aquela que se d mediante o exerccio do direito real incidente sobre a coisa. Posse jurdica, posse natural e posse civil Posse jurdica aquela que concede ao possuidor o direito ao uso de interditos e possibilita o usucapio do bem, transferindo-se o seu domnio ao patrimnio do interessado, em definitivo. Posse natural aquela que somente se fundamenta na deteno material da coisa. Posse civil aquela que se adquire por lei, mesmo que no ocorra a imediata apreenso do bem. Duas hipteses aqui so consideradas: a) Posse sem apreenso: aquela que se transfere por meio de sucesso, pois, com a morte, todos os bens deixados pelo de cujus so transferidos, desde logo, aos seus herdeiros, independentemente da sua apreenso. b) Posse sem inteno: aquela que decorre da determinao legal de colocao da coisa em poder de um sujeito, em face da garantia por ele

recebida, para a satisfao dos seus interesses. Como por exemplo, podemos citar o credor pignoratcio, que adquire a posse da coisa empenhada. Posse improdutiva e posse pro labore Posse improdutiva aquela obtida por uma pessoa sobre determinado bem imvel, sem lhe conferir alguma produtividade. J a posse pro-labore ou produtiva aquela obtida por uma pessoa com a finalidade de efetuar determinada atividade de trabalho no imvel, conferindo-lhe alguma funo social ao imvel, beneficiando-se dela a coletividade em geral.

BIBLIOGRAFIA: FIZA, Csar. Direito civil: curso completo. 8 edio. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. LISBOA, Roberto Senise. Manual Elementar de Direito Civil: direitos reais e direitos intelectuais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. MONTEIRO. Washington de Barros. Curso de Direito Civil. So Paulo: Editora Saraiva, 2003. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil: direitos reais. So Paulo; Atlas, 2003.

You might also like