You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS INTRODUO AOS ESTUDOS LITERRIOS II

Anlise literria do conto O espelho, de Machado de Assis


Barbara Molnar - N.USP: 7192071

O conto O Espelho, de Machado de Assis, traz no bojo de sua narrativa um relato terico que resume a essncia humana atravs da investigao metafsica, j antecipada no subttulo. Aborda, tambm, as relaes do homem consigo mesmo, dentro de uma esfera scio-cultural determinada. Alm disso, apresenta o contraste entre essncia e aparncia, e a maneira como esses dois conceitos andam juntos na relao do homem com ele mesmo. O tempo cronolgico. A narrao se inicia em 3 pessoa, com a descrio do espao em que se passa a histria e a apresentao dos personagens ali presentes. Assim narrado, garante-se um efeito de objetividade e veracidade nas descries. Em determinado momento, a narrao passa a ser em 1 pessoa, ou seja, um dos personagens (que at aquele momento mantivera-se calado e/ou participando minimamente da conversa) toma a palavra e coloca-se na posio de narrador para contar um episdio vivenciado por ele mesmo. O narrador em terceira pessoa descreve, inicialmente, o ambiente como uma sala que fica numa posio intermediria entre a cidade e o cu, que possui um pouco da agitao da cidade e um pouco da calmaria do cu. Essa relao entre o terreno e o divino est relacionada com os assuntos de alta transcendncia discutidos pelos cavalheiros, criando uma atmosfera mgica e um clima de suspense para o desenrolar da narrativa.

QUANDO VOU TE VER ?


O pice das regalias a instalao do espelho em seu quarto. A entrada do espelho no quarto de Jacobina minuciosamente descrita no conto, pois o objeto reproduzir a imagem do novo Jacobina, criada pela sua passagem a alferes. A farda de alferes tornou seus sentimentos irrelevantes, e ele passou a dar a mesma importncia que seus familiares davam sua posio social. Isto , o conceito que os outros tinham dele, passou a determinar o conceito que ele fazia de si prprio.

Aps trs semanas, Dona Marcolina recebe uma m notcia que a obriga a viajar com urgncia, aproveitando-se da ausncia da dona da casa, os escravos fogem. Jacobina fica, ento, sozinho no stio. A solido, a ausncia de companhia e o fato de no haver ningum para bajul-lo fez com que Jacobina sentisse que havia perdido sua alma exterior. Esse sentimento, ento, tornou-se forte a ponto de faz-lo sentir-se encarcerado e dizer que preferia a morte quela existncia sem sentido. Jacobina recupera sua existncia ao se olhar refletido no espelho vestindo a farda de alferes. Ou seja, para que isso acontecesse, foi necessrio que ele se revestisse apenas pela sua essncia exterior, que lhe proporciona prestgio e respeito, e determina sua existncia no mundo. E, ao mesmo tempo, abandonasse sua essncia interior, o Joozinho que fora um dia. Neste momento, h uma fuso entre a alma exterior e a alma interior do indivduo. E fica claro que esta dependente e est submetida s mesmas sujeies que aquela na vida social. Essa fuso foi determinante para que Jacobina superasse a angstia provocada pela solido e passasse a viver plenamente. Ao no reconhecer mais sua imagem no momento de solido, a imagem de Joozinho tem cada vez menos nitidez, e o narrador s se reconhece enquanto alferes. Ou seja, ao procurar a realidade de si, Jacobina s reconhece a imagem criada pelos outros. De modo que no basta vestir a farda; preciso que os outros a vejam e a reconheam como farda. Quando falta o olhar do outro, Jacobina recorre ao espelho, que reflete aquilo que o eu representa para o mundo. O Dicionrio de smbolos apresenta um estudo da origem da palavra espelho e de sua simbologia:
Speculum (espelho) deu nome especulao (...) Vem da que o espelho, enquanto superfcie que reflete, seja o suporte de um simbolismo extremamente rico dentro da ordem do conhecimento. (...) o espelho no tem como nica funo refletir uma imagem. Ele participa da imagem e, atravs dessa participao, passa por uma transformao. Existe, portanto uma configurao entre o sujeito contemplado e o espelho que o contempla. (CHEVALIER, 2000: 393, 396).

A definio apresentada condiz com o que acontece na histria contada pelo narrador, que especula, reflete, e esboa sua teoria sobre a alma humana. Alm disso, Jacobina interage com o espelho, utilizando-o de suporte para encontrar seu verdadeiro eu. E dessa forma, o espelho deixa de ser apenas um objeto de decorao no quarto, e torna-se personagem fundamental na transformao sofrida pelo narrador. A importncia do espelho est na reproduo do olhar do outro. A imagem de Jacobina que o espelho reflete, e a mesma imagem que os outros formaram sobre ele, ou seja, o reflexo do que ele representa para a sua famlia e para a sociedade. Para Alfredo Bosi, o primeiro espelho corresponderia aos olhos dos outros:
O olhar dos outros: primeiro espelho. Quando esse olhar faltou a Jacobina, quando se viu s na fazenda da tia de onde at os escravos desertaram, ele procurou seu prprio olhar. (BOSI, 2003: 99)

O provrbio Os olhos so o espelho da alma ilustra a participao extremamente importante que o gradiente sensorial da viso tem no conto. Jacobina muda, pois passa a se ver com os olhos dos outros, ou seja, ele se enxerga do mesmo modo como os outros o vem. Aps de terminada histria de Jacobina, o conto volta a ser narrado em 3 pessoa, e o leitor novamente conduzido sala pequena e iluminada a velas, onde quatro cavalheiros ouviam interessados a experincia narrada por Jacobina. O narrador diz que Jacobina, depois de dizer o que tinha pra dizer, desceu as escadas (Quando os outros voltaram a si, o narrador tinha descido as escadas), e isso confirma a descrio inicial do personagem, como algum que no gosta de discutir. Ao descer as escadas, ele demonstra no querer conversar ou ser questionado sobre a experincia que viveu, e tampouco est interessado na opinio dos quatro cavalheiros sobre o que lhes foi revelado. Pouco a pouco, nota-se que, no decorrer do texto, o adjetivo 'exterior' vai significando cada vez mais o que interiorizado, e este ser o aparente paradoxo do conto, que narra a formao da auto-imagem e da autoconscincia de Jacobina, no de dentro para fora, mas de fora para dentro, a partir do olhar do outro. Deixando evidente

o quanto se faz real a fixao de uma imagem construda socialmente, representada pela farda. Joozinho apaga-se perante o alferes que todos ajudaram a construir. Fixa-se de vez a unilateralidade da personagem; desaparece o Jacobina alferes, fica o Alferes jacobina. Sua afirmao, "era eu mesmo, o alferes", no deixa dvidas da troca definitiva da sua individualidade pelo papel desempenhado socialmente: alferes. Como anuncia o subttulo do conto Esboo de uma nova teoria da alma humana , a narrativa que se apresenta como um esboo, uma primeira tentativa, no esgota a discusso sobre o vasto tema da alma humana. Todas as questes discutidas e narradas podem, pois, tomar a pauta dos debates atuais, pois so atemporais. Neste rol, incluem-se a confuso, a dependncia do indivduo diante da sociedade, a ambigidade das reflexes, a eterna procura do eu.

Referncias Bibliogrficas

ASSIS, Machado de. Os melhores contos de Machado de Assis. So Paulo: Global, 2002. BOSI, Alfredo. Machado de Assis e o enigma do olhar. So Paulo: tica, 2003

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2000. FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na fico: o desenvolvimento de um conceito crtico. Trad. de Fbio Fonseca de Melo. In: Revista USP. So Paulo: USP, maro/abril/maio 2002. TOLEDO, Paulo de. O espelho desmascarador de Machado. Disponvel em: <http://www.revista.agulha.nom.br/paulodetoledo2.html>. Acesso em: 22/11/2010.

You might also like