You are on page 1of 3

Perguntas e Respostas de Entrevista de Emprego

O que voc sabe sobre a nossa empresa? Essa pergunta para ver o quanto voc se preocupou em conhecer sua futura empregadora e, principalmente, quais aspectos da empresa voc valoriza. Aqui, vale o tema de casa em conhecer a empresa, sua misso, o que ela valoriza nos seus funcionrios e quais as caractersticas da vaga. A resposta deve ser de acordo com o que voc descobriu sobre a empresa e a vaga. Por que voc quer trabalhar conosco? A inteno dessa pergunta a mesma da anterior e a sua resposta deve seguir a mesma linha da resposta anterior. Por que voc quer trocar de emprego? Normalmente, as respostas incluem: novos desafios, novas oportunidades e crescimento profissional. Se voc estiver mudando para uma empresa maior, fale que tem vontade de trabalhar em uma empresa estruturada e com possibilidade de crescimento profissional. Se estiver trocando para uma menor, diga que em uma empresa menor a possibilidade de autonomia maior. Aqui, conhecer a empresa tambm ajuda na resposta. Por que voc foi demitido do ltimo emprego? (se for o caso) A melhor resposta dizer que houve uma reestruturao (em funo de custos ou formato de trabalho). Para todos os efeitos, voc no sabe quais os critrios que foram utilizados para escolher um ou outro funcionrio para demitir. Fale sobre voc. Essa questo para ver seu poder de sntese e quais aspectos da sua personalidade voc valoriza. Fale da sua educao, vida profissional e de seus pontos fortes. Treine antes para no falar mais de dois minutos. Tente abordar os principais aspectos, dando apenas uma idia geral, sem entrar em detalhes. Voc tem algum hobby? Essa pergunta para saber se voc organiza e ocupa o seu tempo livre, se essa ocupao envolve relacionamentos com outras pessoas e se ela vai concorrer com o seu trabalho. importante ter uma vida organizada com outras atividades e pessoas fora da empresa, mas desde que essas atividades no interfiram no seu trabalho. Se voc tem alguma atividade que ocupa muito seu tempo e que pode interferir no

seu trabalho, no fale sobre ela na entrevista e esteja disposto a abrir mo dessa atividade, pelo menos parcialmente, se conseguir o emprego. Quais os seus pontos fortes? Essa pergunta para saber como voc se v. Entusiasmo, bom humor, persistncia, dedicao, responsabilidade e competncia so sempre caractersticas apreciveis. Alis, entusiasmo e bom humor devem ser demonstrados durante toda a entrevista. Quais seus pontos fracos? A inteno dessa pergunta a mesma da anterior. Ser exigente, ansioso e perfeccionista so pontos fracos, mas que transmitem a ideia de querer fazer bem feito. Escolha apenas um e mencione que est atento e trabalhando sua personalidade para se tornar uma pessoa mais equilibrada nesse ponto. Fale sobre algum livro que tenha lido ultimamente. Essa questo para ver se voc est preocupado com o seu desenvolvimento e em quais aspectos. Leia, por exemplo, algum livro sobre algum que tenha conseguido sucesso no mundo dos negcios ou qualquer outro livro que possa trazer algum tipo de conhecimento para voc. Se essa questo for abordada, fale sobre o que esse livro acrescentou na sua vida. Procure manter-se a par das notcias sobre poltica, economia e os ltimos acontecimentos no mundo. Se a oportunidade surgir, mostre que voc se mantm atualizado, fazendo referncia a alguma dessas notcias.

Fale de alguma situao difcil que voc tenha vivido e o que fez para superla. A inteno dessa questo ver sua capacidade de iniciativa, criatividade e superao. Pense em alguma situao, mesmo quando voc era criana, que tenha exigido as capacitaes mencionadas acima. Fale sobre algo que voc tenha feito no seu ltimo emprego e que tenha trazido algum benefcio para a empresa. A inteno dessa questo ver sua capacidade de iniciativa, criatividade e vontade de crescer profissionalmente. Pense em alguma situao em que a empresa que voc trabalhava necessitava de algo urgente e voc tomou a iniciativa de fazer, trazendo benefcios para a empresa. Ou algum projeto de sua responsabilidade que tenha trazido algum tipo de retorno para a empresa.

Voc trabalha bem em equipe? Hoje em dia, ningum mais trabalha sozinho. Assim, se sua resposta for no, pode ir dando adeus ao emprego. Diga que nunca teve problemas em trabalhar com outras pessoas e fale da maneira que trabalhava em algum emprego anterior, onde o trabalho em equipe tenha sido marcante. Se voc no trabalha bem em equipe, trate de aprender. Voc trabalha bem sob presso? A mesma coisa da pergunta anterior. Diga que no tem problemas em trabalhar sob presso e fale de alguma experincia anterior que comprove isso. Se voc no trabalha bem sob presso, trate de aprender. Voc tem algo a perguntar? Essa a chance de demonstrar que voc uma pessoa esclarecida e que sabe o que est procurando. Pergunte sobre as caractersticas do seu futuro cargo: como a estrutura da equipe que voc vai trabalhar; qual a metodologia de trabalho; qual o nvel de autonomia do seu cargo; a quem vai responder. Pergunte sobre o plano de carreira da empresa: como so feitas as avaliaes dos funcionrios; como acontecem as promoes. Quais os benefcios oferecidos pela empresa. Pergunte se a empresa j tem em mente o salrio que pretende pagar. Esse assunto pode ser para a prxima etapa da seleo, mas a o entrevistador vai lhe avisar. Se a entrevista estiver terminando e voc ainda no tenha tido chance de fazer as perguntas acima, pea licena e pergunte.
Fonte: http://empregoenegocio.com.br/entrevista-de-emprego-perguntas-e-respostas/ Acessado em: 26/07/2011

You might also like