You are on page 1of 4

Nossa idia : Deixar tudo mais claro.

Energia eltrica: como usar e economizar

Como fazer uso eficiente de Energia Quanto maior o desperdcio de energia, maior o preo que voc e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia eltrica de maneira correta, voc economiza na conta de luz e ainda ajuda o Pas a preservar suas reservas ecolgicas e, conseqentemente, a vida do planeta. Existem 3 maneiras de usar a energia eficientemente: Hbitos Inteligentes use os equipamentos eltricos de maneira correta, como est indicado neste manual. Equipamentos Eficientes na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficincia INMETRO/PROCEL. este selo que certifica que o aparelho consome menos energia. Projetos Inteligentes ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas solues criativas que podem ajudar na reduo do seu consumo de energia. Projete os ambientes utilizando o mximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento trmico, ventilao adequada, circuitos eltricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de gua mais adequada sua necessidade. Como Economizar Energia Eltrica Cada aparelho eltrico contribui com uma parte do valor da sua conta de luz. Veja agora quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que voc pode ter para combater o desperdcio de energia e economizar.

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Nossa idia : Deixar tudo mais claro.

Chuveiro Eltrico : um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horrio de pico (18 s 21h). Nos dias quentes, deixe a chave na posio vero. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifcios de sada de gua. Use somente resistncias originais. Evite adaptaes. Geladeira / Freezer : Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mnimo 15 cm), longe do fogo, aquecedores ou reas expostas ao sol. Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma s vez. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais. Arrume os alimentos de forma que voc possa encontr-los rapidamente. No forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plsticos. Isto dificulta a circulao interna de ar. No guarde alimentos ou lquidos quentes. Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centmetro. Conserve limpas as serpentinas (grades) de trs do aparelho e no as use para secar panos ou roupas. Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada. Mantenha as borrachas de vedao da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio. Durante o inverno, regule o termostato para uma posio mnima. *Cuidado com geladeiras velhas pois o gs CFC pode vazar ameaando a camada de oznio. Lmpadas : Evite acender lmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do sol iluminar a casa. Na hora de comprar, d preferncia s lmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia. Apague sempre as luzes ao sair de um cmodo. Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial. Utilize iluminao dirigida para leitura e trabalhos manuais. Tire o p das lmpadas eltricas. Televiso : Desligue a TV se no tiver ningum assistindo. Evite dormir com a televiso ligada. Uma opo programar o aparelho para desligar sozinho (timer).

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Nossa idia : Deixar tudo mais claro.

Ferro Eltrico : Acumule sempre a maior quantidade de peas de roupa possvel, para ligar o ferro o mnimo de vezes. Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peas que no precisam ser passadas, como tecidos que no amassam. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves. Evite utilizar o ferro eltrico quando vrios aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede eltrica fique sobrecarregada. No deixe o ferro ligado sem necessidade. Mquina de Lavar Roupa : S ligue a mquina com a capacidade mxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize gua e energia. Mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabo, para no repetir o enxgue. Secar as roupas no varal e no na secadora. Ar Condicionado : Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidncia do sol, sem bloquear as grades de ventilao. Instale-o em local com boa circulao de ar. Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. No tape a sada de ar do aparelho. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Limpe sempre os filtros para no prejudicar a circulao de ar. Antes de comprar, avalie a opo do ventilador de teto para atender sua necessidade. Computador No deixe impressoras e outros acessrios ligados sem necessidade. Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Pea ajuda a um tcnico de informtica. Aquecedor Solar Uma excelente alternativa para economizar energia o coletor solar utilizado para o aquecimento de gua, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifcios. A longo prazo, voc poupar energia e dinheiro. No ato da compra : Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria como : geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lmpada fluorescente compacta e circular. O PROCEL - Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica, tambm objetiva estimular a fabricao de produtos mais eficientes, contribuindo para a reduo de impactos ambientais. J o Selo CONPET de Eficincia Energtica, destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petrleo ou de gs natural como foges, fornos e aquecedores de gua a gs.

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Nossa idia : Deixar tudo mais claro.

Lar ecolgico Edificaes Sustentveis - Arquitetos podem projetar construes ecolgicas utilizando : madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da gua (principalmente para descargas no vaso sanitrio), tecnologia para captao de chuva, camada de terra com vegetao para diminuir o aquecimento interno, sensores de presena para iluminao, ampla ventilao (janelas), tijolos de vidro e telhas translcidas para aproveitar a luz natural, etc. rvores do sombra e ajudam a refrescar a casa. Retire os eletrodomsticos da tomada quando no estiverem sendo usados. Dica de Segurana para evitar acidentes domsticos Lembre-se : mantenha os aparelhos eltricos longe de reas como pias, banheiras, superfcies molhadas ou midas, para evitar choques.

Energia dinheiro. No desperdice.

No site do Inmetro veja tabela de consumo e eficincia energtica de vrios produtos e marcas.

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

You might also like