You are on page 1of 5

O budismo nem sempre foi zen

RELIGIO Livro do alemo Frank Usarski mostra busca do dilogo inter-religioso pelos budistas e os momentos de conflitos com os cristos AD Luna ad.luna@gmail.com Durante visita a So Paulo, em abril de 2006, Tenzin Gyatso, o Dalai Lama, reuniu no interior e na praa em frente Catedral da S milhares de pessoas vidas por ouvir suas palavras. Sentados ao lado da autoridade maior do budismo tibetano, e Prmio Nobel da Paz de 1989, lderes do catolicismo, protestantismo, judasmo, hindusmo, islamismo, de cultos afro-brasileiros, entre outros. O clima era de muito respeito mtuo e integrao. Escrito pelo alemo Frank Usarski, acadmico do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio da PUC de So Paulo, O budismo e as outras Encontros e desencontros entre as grandes religies mundiais (Ideias & Letras) oferece elementos para compreenso e expanso de dilogos inter-religiosos e culturais como o descrito acima, apesar de o autor reconhecer a dificuldade de um entendimento mais profundo entre adeptos de todas as crenas espirituais institucionalizadas. No livro, Usarski aborda os dilogos estabelecidos, no decorrer da Histria, entre a religio de Siddarta Gautama, Buda que viveu entre 560 a.C. e 480 a.C, na ndia e o hindusmo, islamismo, judasmo e cristianismo. Curiosamente, o livro mostra que os maiores conflitos do budismo em relao a outras crenas se deu justamente com o cristianismo f com a qual, na atualidade, budistas mantm maior grau de proximidade, conversaes e troca de experincias. Em suas primeiras incurses proselitistas China, missionrios jesutas europeus primeiramente utilizavam-se do mtodo da acomodao, ou seja, associar elementos das crenas locais religio estrangeira. Procedimento semelhante ao que fizeram padres catlicos quando chegaram em terras posteriormente colonizadas como Brasil e outros lugares da Amrica, ao se deparar com mitos e lendas dos nativos. A princpio a convivncia era pacfica, mas o bom relacionamento entre adeptos do budismo e do cristianismo comeou a estremecer quando, a partir de 1603, os jesutas deixaram mais claras suas reais intenes (a converso de chineses em cristos) e passaram a atacar por meio de publicaes no s as ideias budistas, como tambm o taosmo e o confucionismo. Inicialmente passivos diante das agresses dos visitantes, budistas comearam a refutar tais ataques lanando cartas e outros escritos. Em um desses, o leigo budista Yu Shun-hsi acusava o jesuta Matteo Ricci de contaminar negativamente a atmosfera pacfica existente entre as religies chinesas. O clima de hostilidade culminou com a deciso do imperador chins Yongzheng (16781735) de proibir os cristos de agir no pas asitico, em 1724. Mais tarde, por volta de meados do sculo dezenove, com o intercmbio comercial entre Oriente e Ocidente, tanto catlicos quanto protestantes voltaram a se instalar na China.

Exemplos de indisposies como a relatada se repetiram em maior ou menor grau na ndia, Sri Lanka e Japo, sendo que neste a violncia se fez mais presente com senhores feudais e regentes ligados aos cristos promovendo a destruio de templos e mosteiros budistas e santurios xintostas e a construo de igrejas no lugar desses. O padre Gaspar Vilela (1526-1572) chegou a sugerir a um aliado japons a queima de livros e imagens budistas. A fim de combater a religio do mal ocidental, japoneses passaram por cima dos ensinamentos de no-violncia pregado por Buda e iniciaram perseguies ao cristos. O clima de guerra entre as duas religies no Japo comeou a se arrefecer na passagem do sculo 19 para o 20. Realizado em 1893, em Chicago, o Parlamento Mundial das Religies contribuiu para o incio do entendimento entre integrantes das duas denominaes. SALVAR AS ALMAS Se filosoficamente a atitude de reao agressiva dos budistas japoneses diante dos cristos locais mostra-se incoerente, analisada pelo lado humano bem compreensiva. Afinal, no fcil ver sua filosofia de vida ser ameaada por crenas estrangeiras. Em entrevista por telefone, Frank Usarski explica que o comportamento agressivamente proselitista dos cristos daqueles tempos pode ser compreendido pela mistura de sua crena numa vida nica (ao contrrio dos budistas que creem na sucesso de nascimentos e mortes neste plano terrestre), na urgncia de se tentar salvar as almas dos orientais aliada ao sentimento de superioridade dos europeus em relao a outros povos e a seus interesses econmicos e expansionistas. De acordo com Usarski, o reconhecimento pela Igreja Catlica da importncia e respeito a outras religies, abriu grande espao para conversas amistosas e auspiciosas entre religiosos cristos e intelectuais no s budistas como de outras denominaes. As constantes viagens de intercmbio e o discurso de estmulo tolerncia do Dalai Lama e os estudos e conversas promovidas pela Escola de Kyoto tambm tm contribudo fortemente para o entendimento inter-religioso. Apesar desse cenrio positivo, Frank Usarski diz existir no senso comum noo bastante inocente de que bem l no fundo, todas as religies tm objetivos semelhantes e se unem no desejo de paz e harmonia no mundo. Afora questes ticas e altrustas (defendidas igualmente por ateus e descrentes humanistas), as divergncias filosficas e metafsicas entre as religies, abstradas de modo ingnuo por idealistas, so fortes impeditivos para a construo de uma atitude mais universalista entre os povos do planeta. Citando os autores John DArcy May e Schmidt-Leukel, Usarski registra em seu livro: cada tradio religiosa tem suas prprias maneiras, s vezes sutis, s vezes mais ofensivas, de afirmar no apenas sua originalidade, mas tambm sua superioridade sobre todas outras. Nos chamados sutras, Buda desestimula a f cega, a crena no raciocinada em livros sagrados, mestres e nele mesmo, que atribui carter relativo a seus ensinamentos.

Para exemplificar isso, Buda utiliza-se de parbola comparando sua doutrina a uma jangada usada por algum para atravessar um rio e que depois dispensada quando o viajante chega ao outro lado. As lies podem servir durante certo tempo por algum, podendo ser descartados mais adiante. k O Budismo e as outras Encontros e desencontros entre as grandes religies mundiais,de Frank Usarski. Editora Ideias & Letras, 304 pginas. Preo mdio: R$ 28

You might also like