You are on page 1of 8

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 1 de 7 todas anteriores

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220) BR0150 PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. Gerncia Industrial GEI. Av. Fabor s/n - Campos Elseos 25225-030 Duque de Caxias (RJ). (0xx21) 2677 3119 / 2677 3189 0800 244433 (0xx21) 2677 3222

Nome do produto: Cdigo interno de identificao: Nome da empresa: Endereo: Telefone: Telefone para emergncias: Fax 2 -

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES leo lubrificante formulado a partir de leos minerais de petrleo do tipo parafnico, devidamente refinados, compostos de hidrocarbonetos dos tipos alcanos e cicloalcanos, com teores menores de hidrocarbonetos aromticos; e com aditivao especfica para atendimento das caractersticas de desempenho. Hidrocarbonetos parafnicos; Hidrocarbonetos naftnicos; Hidrocarbonetos aromticos; Hidrocarbonetos poliaromticos; Aditivos: 0,59 g/mL; Enxofre: mx. 1 % (p/p).

PREPARADO Natureza qumica:

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo:

IDENTIFICAO DE PERIGOS Produto pouco txico. Apresenta baixa toxicidade drmica e oral. Pode causar irritao nos olhos. Sob condies normais de uso no deve apresentar riscos significativos sade. Contato prolongado e repetido com a pele pode causar dermatite.

PERIGOS MAIS IMPORTANTES - Perigos especficos: EFEITOS DO PRODUTO - Efeitos adversos sade humana:

- Principais sintomas: 4 -

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Remover a vtima para local arejado. Se a vtima no estiver respirando, aplicar respirao artificial. Se a vtima estiver respirando, mas com dificuldade, administrar oxignio a uma vazo de 10 a 15 litros / minuto. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Retirar imediatamente roupas e sapatos contaminados. Lavar a pele com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos,

Inalao:

Contato com a pele:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 2 de 7 todas anteriores

preferencialmente sob chuveiro de emergncia. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. Contato com os olhos: Lavar os olhos com gua em abundncia, por pelo menos 20 minutos, mantendo as plpebras separadas. Usar de preferncia um lavador de olhos. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel. No provocar vmito. Se a vtima estiver consciente, lavar a sua boca com gua limpa em abundncia e faz-la beber gua. Procurar assistncia mdica imediatamente, levando o rtulo do produto, sempre que possvel.

Ingesto:

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Espuma para hidrocarbonetos, neblina dgua, p qumico e dixido de carbono (CO2). Jato dgua slido, devido ao risco de espalhamento do material em combusto. Combusto normal gera essencialmente dixido de carbono (CO2) e vapor dgua. Combusto incompleta pode produzir monxido de carbono (CO). Resfriar com neblina d'gua, o ambiente e os recipientes que estiverem expostos ao fogo, podendo-se utilizar areia para controlar pequenos focos. Remover os recipientes da rea de fogo, se isto puder ser feito sem risco. Em incndios envolvendo esse produto, no entrar em espao confinado sem equipamento de proteo individual adequado, incluindo conjunto autnomo de ar. Em caso de incndio, sempre chamar os bombeiros. Os incndios pequenos como aqueles que podem ser controlados com um extintor manual, normalmente podem ser combatidos por uma pessoa instruda quanto aos procedimentos de combate a princpio de incndios conforme sua classe. Os incndios de maiores propores devem ser combatidos por pessoas que tenham recebido uma instruo completa. Assegurar que haja uma rota de evaso disponvel.

Meios de extino apropriados: Meios de extino no apropriados: Perigos especficos:

Mtodos especiais:

Proteo dos bombeiros:

Informaes adicionais:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Eliminar todas as fontes de ignio, impedir centelhas, fagulhas, chamas e no fumar na rea de risco. Isolar o vazamento de todas as fontes de ignio. No se aplica (produto lquido).

Precaues pessoais - Remoo de fontes de ignio:

- Controle de poeira:

- Preveno da inalao e do contato com Usar botas, macaco de algodo, avental e luvas impermeveis, a pele, mucosas e olhos: culos de segurana hermticos para produtos qumicos e proteo respiratria adequada.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 3 de 7 todas anteriores

Precaues ao meio ambiente:

Estancar o vazamento se isso puder ser feito sem risco. No direcionar o material espalhado para quaisquer sistemas de drenagem pblica. Evitar a possibilidade de contaminao de guas superficiais ou mananciais. Restringir o vazamento menor rea possvel. O arraste com gua deve levar em conta o tratamento posterior da gua contaminada. Evitar fazer esse arraste. Recolher o produto bombeando-o para recipiente de emergncia, devidamente etiquetado e bem fechado. Conservar o produto recuperado para posterior eliminao. No utilizar gua para evitar o espalhamento do produto e derrapagens. Absorver com terra ou outro material absorvente. No dispor em lixo comum. No descartar no sistema de esgoto ou em cursos dgua. Confinar se possvel, para posterior recuperao ou descarte. A disposio final desse material dever ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislao ambiental vigente. Contatar o rgo ambiental local, no caso de vazamentos ou contaminao de guas superficiais, mananciais ou solos.

Mtodos para limpeza - Recuperao:

- Neutralizao: - Disposio:

Nota:

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO Medidas tcnicas - Preveno da exposio do trabalhador: - Preveno de incndio e exploso: Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) para evitar o contato direto com o produto. A embalagem vazia no deve ser soldada, aquecida ou perfurada, sob o risco de haver exploso. O uso de presso para esvaziar o tambor tambm poder resultar em exploso. Providenciar ventilao local exaustora onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas antifaiscantes. Manipular respeitando as regras gerais de segurana e higiene industrial. O local de armazenamento deve ter o piso impermevel, isento de materiais combustveis e com dique de conteno para reter o produto em caso de vazamento. Armazenar em ambiente fresco, ventilado, longe de fontes de ignio e presso atmosfrica em local adequado com bacia de conteno para reter o produto, em caso de vazamento, com permeabilidade permitida pela norma ABNT-NBR-7505-1. Temperaturas elevadas podem degradar o produto. As embalagens devem ser mantidas

Precaues para manuseio seguro:

Orientaes para manuseio seguro: ARMAZENAMENTO Medidas tcnicas:

Condies de armazenamento - Adequadas:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 4 de 7 todas anteriores

fechadas quando no estiverem em uso. - A evitar: Produtos e materiais incompatveis: Materiais seguros para embalagem - Recomendados: Polietileno de alta densidade (PDEAD) e ao carbono revestido com verniz sanitrio. No armazenar perto de agentes oxidantes fortes, calor ou chama. Materiais fortemente oxidantes.

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Manipular o produto em local com boa ventilao natural ou mecnica, de forma a manter a concentrao de vapores inferior ao Limite de Tolerncia.

Medidas de controle de engenharia:

Parmetros de controle - Limites de exposio ocupacional - Valor limite (Brasil, Portaria MTb 3214/78, NR 15 - Anexo 11): - Valor limite (EUA, ACGIH): Equipamento de Proteo Individual - Proteo respiratria: Tendo em vista que o produto no emite vapores temperatura ambiente, no necessrio o uso de proteo especial em condies normais de trabalho. Porm como pode emitir vapores ou nvoas quando aquecido, recomenda-se usar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos em baixas concentraes e equipamento de respirao autnomo ou conjunto de ar mandado em altas concentraes. Luvas impermeveis (PVC, polietileno ou neoprene) em atividades de contato direto com o produto. Nas operaes onde possam ocorrer projees ou respingos, recomenda-se o uso de culos de segurana ou protetor facial. Macaco de algodo, e se necessrio avental impermevel (PVC, polietileno ou neoprene). Manter chuveiros de emergncia e lavador de olhos disponveis nos locais onde haja manipulao do produto. Evitar o contato prolongado ou freqente com o produto. Higienizar roupas e sapatos aps o uso. Mtodos gerais de controle utilizados em Higiene Industrial devem minimizar a exposio ao produto. No comer, beber ou fumar ao manusear produtos qumicos. Separar as roupas de trabalho das roupas comuns. No estabelecido. Nvoa de leo: TLV/TWA: 5 mg/m .
3

- Proteo das mos: - Proteo dos olhos: - Proteo da pele e do corpo: Precaues especiais:

Medidas de higiene:

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Lquido lmpido e brilhante. Incolor a amarelado (graus 32, 46 e 50), amarelo a castanho claro (graus 68, 77, 86, 100 e 150) e castanho (grau 220).

Aspecto - Estado fsico: - Cor:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 5 de 7 todas anteriores

- Odor: pH: Temperaturas especficas - Ponto de ebulio: - Ponto de fuso: Ponto de fulgor (vaso aberto):

Caracterstico de leo lubrificante. No se aplica (produto no dissocivel). No se aplica. No se aplica. 32 240 C 77 262 C 86 276 C 46 244 C 100 278 C 50 246 C 150 284 C 68 258 C 220 290 C

Ponto de combusto: Limites de explosividade no ar: Presso de vapor: Densidade @ 20/4 C:

> 260 C. No se aplica (produto no inflamvel). < 5 mmHg @ 20 C. 32 0,8629 77 0,8751 86 0,8817 46 0,8685 100 0,8826 50 0,8711 150 0,8857 68 0,8732 220 0,8911

Solubilidade - Na gua: - Em solventes orgnicos: Ponto de fluidez: Insolvel. Miscvel em solventes de hidrocarbonetos. 32 -18 C 77 -15 C Viscosidade (cSt): @ 40 C: 32 31,8 77 74,9 @ 100 C: 32 5,54 77 9,51 10 ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estvel temperatura ambiente e sob condies normais de uso. Pode reagir exotermicamente quando em contato com oxidantes fortes. 86 10,16 86 83,0 46 7,02 100 11,66 86 -15 C 46 46,0 100 102,8 50 7,82 150 14,36 46 -18 C 100 -15 C 50 54,8 150 140,5 50 -18 C 150 -15 C 68 -15 C 220 -12 C 68 63,9 220 211 68 8,64 220 18,52

Condies especficas Instabilidade: Reaes perigosas:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 6 de 7 todas anteriores

Materiais / substncias incompatveis: Produtos perigosos de decomposio:

gua, oxidantes fortes (perxidos, cloratos, cido crmico. etc). Combusto normal gera essencialmente dixido de carbono (CO2) e vapor dgua. Combusto incompleta pode produzir monxido de carbono (CO).

11

INFORMAES TOXICOLGICAS No deve causar efeitos txicos agudos. Nvoa de leo: Nvoa de leo: DL50 (coelho) > 5 g/kg (literatura). DL50 (rato) > 25 g/kg (literatura).

Toxicidade aguda - Inalao: - Contato com a pele: - Ingesto: Efeitos locais - Inalao: Se o produto formar nvoa ou gerar vapores por aquecimento, a exposio pode provocar irritao das mucosas e da parte superior das vias respiratrias. Devido presena de aditivos potencialmente pode causar tosse, dor no peito, dor de cabea, vertigem e fraqueza. No deve causar leses permanentes, podendo causar leve irritao. Irritante para os olhos. No deve causar toxidez aguda por ingesto. Entretanto, se ocorrer aspirao para os pulmes, pode causar irritao local ou, em casos mais graves, pneumonia de origem qumica. O contato prolongado ou repetido pode causar dermatite. Os sintomas podem incluir vermelhido, edema, secura, desengorduramento e rachaduras na pele.

- Contato com a pele: - Contato com os olhos: - Ingesto:

Toxicidade crnica - Contato com a pele:

12

INFORMAES ECOLGICAS O produto apresenta uma solubilidade em gua muito baixa. Se ocorrer vazamento para um corpo dgua, o produto flutuar e se espalhar principalmente pelo movimento da gua podendo adsorver-se em sedimentos. No solo, os lubrificantes apresentam menor mobilidade, sendo a adsoro o principal processo fsico. No existem dados que indiquem que estes produtos sejam significativamente bioacumulados por organismos aquticos. O derramamento de grandes volumes de leos lubrificantes na gua resultar em filmes de leo no dissolvido na superfcie, interferindo na troca de ar atravs da superfcie, o que resultar em diminuio do nvel de oxignio dissolvido. Dados disponveis de estudos em algas indicam que leos bsicos lubrificantes no causam toxicidade aguda. Produtos de petrleo tm sido associados com infeces em peixes, mesmo quando pescados em ambientes levemente contaminados.

Mobilidade:

Bioacumulao Impacto ambiental:

Ecotoxicidade - Efeitos sobre organismos aquticos:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 7 de 7 todas anteriores

- Efeitos sobre organismos do solo:

Estudos do efeito do leo bsico incorporado ao solo na germinao de sementes e no desenvolvimento de plantas mostraram que a contaminao na taxa de at 4 %, causa pouco ou nenhum efeito adverso. As informaes apresentadas so majoritrio do produto em questo. relativas ao componente

Informaes adicionais:

13

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO O tratamento e a disposio do produto devem ser avaliados tecnicamente, caso a caso. O produto reciclvel. Descartar em instalaes autorizadas dos postos de servio segundo as leis e as regras locais quanto ao descarte de resduos de produtos petrolferos. No despejar em esgotos, guas superficiais ou no solo. As embalagens originais so reclicveis. Descart-las em instalao autorizada. No descartar em esgotos, guas superficiais ou no solo.

Mtodos de tratamento e disposio - Produto: - Resduos:

- Embalagens usadas:

14

INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Produto no classificado como perigoso para transporte.

Regulamentaes nacionais Vias terrestres (Resoluo 420/04 ANTT): 15 REGULAMENTAES Dados no disponveis.

Etiquetagem 16 OUTRAS INFORMAES

Referncias bibliogrficas:

Instruo de aviao civil 153 NORMAS PARA O TRANSPORTE DE ARTIGOS PERIGOSOS EM AREONAVES CIVIS do Departamento de Aviao Civil (DAC) e ao DOC-9584 Technical Instructions for the Safe Transport of Dangerous Goods by Air da International Civil Aviation Organization (ICAO). Seo 14: Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos da Agncia Nacional de Transporte Terrestre (Resoluo N 420 de 31 de maio de 2004) e Relao de Produtos Perigosos no mbito Mercosul (Decreto 1797 de 25 de janeiro de 1996). As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las, sendo os limites de sua aplicao os mesmos das respectivas fontes. Os dados dessa ficha de informaes referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos onde este produto estiver sendo usado em combinao com outros. A Petrobras Distribuidora S.A. esclarece que os dados por ela coletados so transferidos sem alterar seu contedo ou significado.

Nota: Segue a pgina do ICAO onde pode-se verificar o Doc-9584 citado: (http://www.icao.int/icao/en/download. htm#docs).

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LUBRAX TURBINA PLUS (32, 46, 50, 68, 77, 86, 100, 150, 200 e 220)
31/01/2011 N FISPQ: BR0150_P Verso: 0.3P Anula e substitui verso:

Pgina 8 de 7 todas anteriores

You might also like