You are on page 1of 27

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Linguagem e Cognio
Lingustica Cognitiva

Organizao da Gramtica em Componentes


Publicado em janeiro 13, 2011 por duqueph

Organizao da Gramtica em Componentes Para a maior parte das teorias lingusticas, o conhecimento gramatical do falante organizado em componentes. Cada um deles descreve determinadas propriedades de uma sentena. O componente fonolgico apresenta regras e restries que regem os padres sonoros de uma lngua. O componente sinttico apresenta regras e restries que regem a sintaxe (combinaes de palavras) de uma sentena. O componente semntico composto por regras e restries que regem questes pertinentes ao significado das sentenas. Em suma, cada componente contempla um tipo especfico de informao lingustica: fonolgica, sinttica ou semntica. Dentro desse contexto, nas verses da gramtica gerativa chomskyana, o componente sinttico foi dividido em componentes ainda mais especficos (nveis ou camadas) por exemplo, a noo de estrutura profunda e estrutura de superfcie, mdulos e teorias (x-barra, papel temtico etc.) Outros linguistas propuseram novos componentes. Alguns defenderam que a estrutura interna das palavras (morfologia), deveria apresentar seu prprio componente (por exemplo, Aronoff, 1993).Outros sugeriram que a estrutura da informao (aspectos do discurso e conhecimento pragmtico) deveria ter seu prprio componente (Vallduv, 1992). Nessa perspectiva, cada componente governa as propriedades lingusticas de um nico tipo: ou o som, ou a estrutura da palavra, ou a sintaxe, ou osignificado, ou o uso. Para alguns linguistas, o nmero de componentes no to relevante quanto o fato de cada tipo de conhecimento lingustico estar bem delimitado em seu prprio componente. Esse modelo horizontal de organizao do conhecimento gramatical pode ser representado da seguinte maneira:

1 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Vale ressaltar que, alm desses componentes, h o lxico, que caracteriza as unidades bsicas de combinao sinttica. O lxico difere dos componentes acima pelo fato de fornecer, para cada item lexical, uma estrutura de som, uma categoria sinttica (que determina o modo como a palavra se comporta em relao organizao do componente sinttico) e um significado. Dessa forma, um item lexical combina as informaes dos trs componentes (e pode incluir informaes de outros componentes como, por exemplo, da estrutura morfolgica e do valor estilstico e pragmtico). O lxico se constitui como um componente vertical, que perpassa os componentes horizontais, como no diagrama a seguir:

Cada componente projetado por meio de regras gerais, que se aplicam a todas as suas estruturas. Dessa forma, as regras do componente fonolgico se aplicam a todas as palavras; as regras do componente sinttico se aplicam a todas as sentenas e sintagmas etc. Alm disso, deve haver formas de projetar as informaes de um componente ao outro. Por exemplo, uma forma de projetar a estrutura sinttica de uma frase na estrutura semntica do seu significado. Essas regras de vinculao devem ser aplicveis a todas as sentenas de uma lngua. Grosso modo, essas regras de vinculao constituem um conjunto de regras para unir os componentes, ao passo que os componentes definem a forma como o conhecimento gramatical dividido na mente do falante. Segundo os gramticos gerativistas, as regras de cada componente esto to bem inter-relacionadas, que chegam a constituir um todo coeso com as regras de vinculao (se no houver essa integrao, os componentes devero ser divididos em novos nveis, novos mdulos etc.) Em geral, o modelo de organizao do conhecimento gramatical das teorias predominantes dos anos 1960 aos 1980 pode ser representado pelo seguinte diagrama:

Uma das caractersticas mais salientes desse modelo que ele no apresenta, nas estruturas gramaticais complexas, as propriedades idiossincrticas que ocorrem com as palavras isoladas. Ou seja, as sentenas (e sintagmas) so regidas pelas regras gerais do componente sinttico, semntico e fonolgico e por regras gerais de vinculao, mas, por outro lado, as palavras representam uma espcie de

2 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

pareamento de forma (aspectos fonolgicos e sintticos) e significado arbitrrio e idiossincrtico. Essa restrio de arbitrariedade na gramtica do lxico um princpio central da gramtica gerativa, que vem sendo reiterada em verses mais recentes da gramtica gerativa. Uma das consequncias dessa diferena de tratamento entre sentenas e palavras foi a rejeio do conceito de construo, no sentido utilizado pelo estruturalismo para caracterizar estruturas de padro recorrente, como em (01), (02) e (03). (01) O animal foi morto pelo caador. (02) O livro foi comprado pelo professor. (03) O caso foi investigado pela polcia. Em (01), (02) e (03), h uma padro recorrente, rotulado como construo passiva. Essa construo passiva era descrita como possuidora da combinao de alguns elementos sintticos: um SN sujeito, um verbo auxiliar SER, um verbo na forma de particpio passado, e (opcionalmente) um sintagma preposicional iniciado pela preposio por. Alm disso, a caracterizao tradicional desse tipo de construo revelava que o agente da ao, expresso por um SPrep, poderia ser expresso na forma de sujeito, como em (04), (05) e (06). (04) O caador matou o animal. (05) O professor comprou o livro. (06) A polcia investigou o caso. No modelo gerativo, muitas propriedades caractersticas da construo passiva seriam descritas atravs das regras gerais dos componentes (por exemplo, o fato de o sujeito preceder o verbo ocorrer numa grande variedade de construes; o fato de existir um auxiliar (ser) seguido de uma forma principal ocorrer em um grande variedade de construes; e o fato de SPrep vir logo aps o particpio do verbo principal tambm ocorrer em uma grande variedade de construes) e as propriedades idiossincrticas seriam alocadas no lxico. A concluso lgica de um processo de anlise como esse que todas as propriedades das construes sintticas - isto , estruturas gramaticais mais amplas que palavras simples podem ser capturadas pelas regras gerais dos componentes gramaticais e suas interfaces. Portanto, torna-se desnecessrio o conceito de construo numa anlise gramatical. A posio de Chomsky sobre o carter gerativo da sintaxe e sobre a irrelevncia das construes para a anlise da gramtica reforam a perspectiva de que todos os aspectos arbitrrios e idiossincrticos de uma gramtica devem ser restritos ao lxico. Esse modelo modular de organizao gramatical, apresentado at aqui, caracterstico da gramtica gerativa e suas ramificaes. Para Chomsky, o componente sinttico complexo internamente, com o estabelecimento de nveis, nas primeiras verses e, posterioremente, com a realizao de uma subdiviso em mdulos na Teoria da

3 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Regncia e Ligao. A mais recente verso, o Programa Minimalista, aparentemente abandona a organizao interna do componente sinttico e redireciona o olhar para o componente fonolgico, enquanto interface articulatrio-perceptual, que vincula a faculdade da linguagem ao sistema motor-perceptual e para o componente semntico, enquanto interface conceptual-intencional, que vincula a faculdade da linguagem a outras atividades humanas conceituais. No entanto, parece que a diviso em trs grandes componentes permanece, mesmo que os dois componentes sejam pensados em termos de sua incorporao no sistema cognitivo como um todo, o terceiro componente, o sinttico, manteve-se como parte essencial do sistema lingustico. Da mesma forma, o lxico manteve-se como um repositrio de informaes idiossincrticas e, como tal, fornecendo as informaes que veiculam os trs componentes conjuntamente. Teorias sintticas que divergem da abordagem gerativista tambm mantm a organizao em componentes, como a Gramtica Relacional (Perlmutter, 1983) e a Gramtica do Par de Arco (Johnson e Correios 1980), que incluram vrios nveis no componente sinttico, mas mantiveram a separao entre os componentes. Modelos posteriores, como a Gramtica Lexico-Funcional (Bresnan 1982), a Gramtica da Estrutura Sintagmtica Generalizada (Gazdar, Klein, Pullum e Sag 1985, ver tambm Pollard e Sag 1993) e Gramtica Categorial (Wood 1993) rejeitaram o conceito de nveis mltiplos, mas ainda mantiveram a separao dos componentes. Em teorias da sintaxe no-chomskianas mais recentes, houve uma mudana na nfase da separao dos componentes, mas o advento e desenvolvimento da Gramtica de Construes vem constituindo uma ruptura radical com a noo de componentes na organizao gramatical. Tal ruptura se justifica, medida que o modelo de componentes no vem conseguindo dar conta de um conjunto de fenmenos lingusticos. Um desses fenmenos sintticos a expresso idiomtica.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Fonologia Cognitiva
Publicado em janeiro 13, 2011 por duqueph

Fonologia Cognitiva A Fonologia Cognitiva normalmente considerada como o estudo dos sistemas de som das lnguas. uma tentativa de classificar correspondncias diversas entre morfemas e sequncias fonticas e parte da gramtica cognitiva. Uma caracterstica atrativa da fonologia cognitiva que os outros aspectos da gramtica so diretamente acessveis devido sua relao de subordinao com a gramtica cognitiva, tornando possveis as relaes entre fonologia e vrios aspectos da sintaxe, da semntica e pragmtica.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Espaos Mentais
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

4 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Espaos Mentais Na semntica tradicional, o significado de uma sentena a situao que ele representa e tal situao pode ser descrita em termos de um mundo possvel que possa ser verdadeiro. Alm disso, os significados da sentena podme ser dependentes da atitude proposicional: os traos que so relativos s crenas, desejos e estados mentais de algum. O papel das atitudes proposicionais em semntica de condies de verdade so controversas. No entanto, pelo menos, a semntica de condies de verdade parece ser capaz de captar o significado de frases de crenas como Joo acredita que o Flamengo vai ganhar o prximo campeonato, apelando para atitudes proposicionais. O significado da proposio geral descrito como um conjunto de condies abstratas, em que Joo tem uma certa atitude proposicional, e a atitude prpria de uma relao entre Joo e uma proposio particular, e essa proposio o mundo possvel, onde o Flamengo ganha o campeonato. Ainda assim, muitos tericos tm ficado insatisfeitos com a deselegncia e a ontologia duvidosa por trs da semntica dos mundos possveis. Uma alternativa pode ser encontrada na obra de Gilles Fauconnier. Para o autor, o significado de uma frase pode ser derivado de espaos mentais. Espaos mentais so estruturas cognitivas inteiramente formadas nas mentes dos interlocutores. Em seu relato, h dois tipos de espaos mentais. Um espao base usado para descrever a realidade (como entendido por ambos os interlocutores). Construtores de espao (ou espao construdo) so os espaos mentais que vo alm da realidade, abordando os mundos possveis, junto com expresses temporais, construes ficcionais, jogos e assim por diante. Alm disso, a semntica de Fauconnier distingue regras e valores. Um papel semntico entendido como a descrio de uma categoria, enquanto os valores so as instncias que compem a categoria (Neste sentido, a distino papel-valor um caso especial da distino do type-token). Fauconnier argumenta que construes semnticas curiosas podem ser explicadas com facilidade pelas ferramentas acima. Observe a seguinte frase: Em 1929, a senhora de cabelos brancos era loira . O semanticista deve construir uma explicao para o fato bvio de que a frase acima no contraditria. Fauconnier constri sua anlise observando que h dois espaos mentais (o espao presente e o espao 1929). Seu princpio de acesso postula que o valor em um espao pode ser descrito pelo papel que a sua contraparte no outro espao apresenta, mesmo que esse papel seja invlido para o valor no primeiro espao. Assim, para usar o exemplo acima, o valor, no espao 1929, loiro , enquanto ela est sendo descrita com o papel de senhora de

5 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

cabelos brancos, no espao presente.

Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

A estrutura dos conceitos


Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

A estrutura dos conceitos A Semntica Cognitiva tem procurado contestar as teorias tradicionais de duas maneiras: 1- atravs de uma abordagem do significado de sentenas, indo alm da abordagem condicional da verdade e, 2 pela tentativa de ir alm da abordagem do significado das palavras (que apelam para condies necessrias e suficientes). Semntica de Frame A Semntica de Frame, desenvolvida por Charles J. Fillmore, tenta explicar o significado em termos da sua relao com a compreenso geral e no apenas nos termos estabelecidos pela semntica das condies de verdade. Fillmore explica o significado em geral (incluindo o significado de lexemas) em termos de frame s. Por frame, entende-se qualquer conceito que s pode ser compreendido se um sistema de conceitos mais amplo for compreendido tambm. Muitas peas de evidncia lingustica motivam o projecto de semntica de frame: Em primeiro lugar, constatou-se que o significado da palavra uma extenso de nossas experincias corporais e culturais. Por exemplo, a noo de restaurante est associada a uma srie de conceitos, como a comida, servio, garons, mesas e comida. Estas associaes ricas, mas contingentes no podem ser capturada por uma anlise em termos de condies necessrias e suficientes, ainda assim elas parecem estar intimamente relacionadas com a nossa compreenso de restaurante. Segundo, e mais srio, que essas condies no so suficientes para dar conta das assimetrias na maneira como as palavras so usadas. De acordo com uma anlise de semntica de traos, no h nada mais para os significados de menino e menina que: MENINO [+ masculino, + jovem] e MENINA [+ feminino, + jovem]. E h certamente alguma verdade nessa proposta. Semanticistas cognitivistas compreendem as instncias do conceito de posse de uma determinada palavra certa pode ser dito para existir em uma relao esquemtica com o conceito em si. E essa considerada uma abordagem legtima de anlise semntica. No entanto, os linguistas descobriram que os usurios da linguagem aplicam regularmente os termos menino e menina de maneiras

6 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

que parecem ir alm do conhecimento de traos semnticos. Isto , por exemplo, as pessoas tendem a ser mais propensas a considerar uma fmea jovem como menina (em oposio a mulher), que considerar um macho jovem como um menino(em oposio ao homem ). Este fato sugere que h um frame latente, composto de atitudes culturais, expectativas e suposies de fundo, que fazem parte do significado das palavras. Esses pressupostos de fundo vo alm das condies necessrias e suficientes que correspondem a uma abordagem de traos semnticos. A Semntica de Frame, ento, tenta explicar essas caractersticas intrigantes de itens lexicais, de uma forma sistemtica. Em terceiro lugar, semanticistas cognitivistas argumentam que a semntica das condies de verdade incapaz de lidar adequadamente com alguns aspectos dos sentidos no nvel da sentena. Tome o seguinte: Voc no me poupou um dia beira mar, voc me privou de um. Nesse caso, as condies de verdade da afirmao expressa pelo antecedente na sentena no esto sendo negadas pela proposio expressa aps a clusula. Em vez disso, o que negado a maneira que o antecedente emoldurado. Finalmente, com ferramentas analticas do modelo da semntica de frame, o linguista capaz de explicar uma gama maior de fenmenos semnticos que com o modelos das condies necessrias e suficientes. Algumas palavras tm as mesmas definies ou intenses e as mesmas extenses, mas sutilmente diferentes domnios. Por exemplo, os lexemas terra e solo so sinnimos, ainda que naturalmente contrastem com coisas diferentes ar e mar, respectivamente. Como vimos, a abordagem da semntica de frame no se limita ao estudo dos lexemas com isso, os pesquisadores podem analisar expresses em nveis mais complexos, incluindo o nvel da frase. A noo de frame considerada como sendo do mesmo elenco que a noo pragmtica de pressuposio. Filsofo da linguagem, John Searle explica isso pedindo aos leitores que considerem frases como O gato est no tapete. Para essa sentena fazer qualquer sentido, o intrprete aciona uma srie de pressupostos, ou seja, que no h gravidade, o gato est paralelo ao tapete e os dois se tocam. Para que a sentena seja inteligvel, o falante pressupe que o intrprete tenha um frame padro (ou mesmo, ideal) em mente.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Semntica Cognitiva
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

A Semntica Cognitiva faz parte dos estudos da Lingustica Cognitiva. Os grandes princpios da semntica cognitiva so: 1 gramtica conceptualizao 2 a estrutura conceitual corporificada e motivada pelo uso e, 3 a capacidade de uso da linguagem baseia-se, em geral, em recursos cognitivos e no em um mdulo de linguagem especial. Ccomo parte do campo da lingustica cognitiva, a abordagem semntica cognitiva rejeita a separao tradicional da lingustica em fonologia, morfologia, lxico, sintagma, sentena e discurso. Em vez disso, divide a semntica (significado) em representao do conhecimento e construo do significado. Portanto, estudos cognitivos de semntica adotam grande parte da rea tradicionalmente dedicada pragmtica e semntica .As tcnicas da semntica cognitiva so normalmente utilizadas em estudos de lexicologia como as apresentadas por Leonard

7 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Talmy, George Lakoff ,Dirk Geeraerts e Bruce Wayne Hawkins. Algumas estruturas cognitivas semnticas, como a desenvolvida por Talmy, levam em conta, estruturas sintticas tambm. Enquanto um campo, a semntica est interessada em trs grandes questes: o que significa para as unidades de linguagem, denominadas lexemas, terem sentido? O que significa para a sentena ter significado? Finalmente, como que as unidades significativas se encaixam para compor frases completas? Esses so os principais pontos de investigao por trs dos estudos sobre semntica lexical semntica estrutural e teorias da composicionalidade (respectivamente). Em cada categoria, as teorias tradicionais parecem estar em desacordo com as abordagens apresentadas pela semanticistas cognitivistas. As teorias clssicas na semntica (na tradio de Alfred Tarski e Donald Davidson) tendem a explicar o significado das partes da sentena em termos de condies necessrias e suficientes; em termos de condies de verdade e; em termos de composio (nos moldes de funes proposicionais). De acordo com essas concepes tradicionais, o significado de uma sentena particular deve ser compreendido como o conjunto de condies em que a proposta veiculada pela referida sentena verdadeira. Por exemplo, a expresso a noite escura verdadeira se, e somente se, a noite for, de fato, escura. Unidades lexicais podem, nessa concepo, ser compreendidas como possuidoras de significado, por fora de extenso semntica ou em termos da intenso semntica entre as unidades. A unidade lexical cachorro pode ser descrita em sua intenso quando dela se diz que designa um animal mamfero domstico de estatura mediana, de quatro patas, focinho e rabo; e, em extenso, quando se diz que h vrias raas de cachorro: Boxer, Bulldog, Cairn Terrier, Dlmata, Dorbeman etc. A intenso fornece um argumento oracional com condies necessrias e suficientes, permitindo que uma coisa seja qualificada como membro de alguma extenso de unidades lexicais. Grosso modo, as funes proposicionais so as instrues abstratas que norteiam o intrprete em assumir as variveis livres de uma sentena aberta, preenchendo-as, o que resulta na compreenso correta da frase. Por seu turno, as teorias semnticas cognitivas so normalmente construdas sob a noo de que o significado lexical conceitual. Ou seja, o que significa no necessariamente referncia para a entidade ou relao em um mundo real ou possvel. Em vez disso, o significado corresponde a um conceito realizado na mente, baseado na compreenso pessoal. Como resultado, fatos semnticos como Todos os homens solteiros so no-casados no so tratados como fatos especiais sobre as nossas prticas de linguagem. Ao contrrio, esses fatos no so separados do conhecimento enciclopdico. Ao tratar dos conhecimentos lingusticos como sendo uma parte do conhecimento cotidiano, a questo levantada: como pode a semntica cognitiva explicar paradigmaticamente fenmenos semnticos, como a estrutura da categoria? Preparados para o desafio, os pesquisadores tm atrado teorias de outros campos, como psicologia cognitiva e antropologia cognitiva. Uma proposta explicar a estrutura da categoria em termos de ns de uma rede de conhecimento. Um exemplo de uma teoria da cincia cognitiva, que ajudou a projetar o caminho da semntica cognitiva a teoria dos prottipos que semanticistas cognitivistas geralmente defendem que a causa da polissemia. Semanticistas Cognitivistas argumentam que a semntica das condies de verdade muito limitada para dar conta do significado de sentenas inteiras. Apesar de no se mostrarem hostis a toda semntica de condies de verdade, acusam-na de ter um poder explicativo muito limitado. Ou seja, seu pode explicativo reduz-se ao de sentenas indicativas e no parecem oferecer qualquer forma direta ou intuitiva de tratar (por

8 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

exemplo) comandos ou expresses. Por outro lado, a semntica cognitiva procura captar toda a gama de disposio gramatical fazendo uso, inclusive, das noes de frame e espaos mentais. Outra caracterstica da semntica cognitiva o reconhecimento de que o significado no fixo, mas uma questo de constructo e convencionalizao. Os processos lingusticos de construo, argumenta-se, so os mesmos processos psicolgicos envolvidos na processamento do conhecimento enciclopdico e na percepo. Essa perspectiva tem implicaes para o problema da composicionalidade. Uma abordagem em semntica cognitiva chamada de Teoria da Semntica Dinmica faz a alegao de que as palavras em si no tm sentido: tm, na melhor das hipteses, interpretaes padro, que so apenas maneiras de usar palavras. Ao longo destas linhas, a semntica cognitiva defende que a composicionalidade s pode ser inteligvel se elementos pragmticos, como contexto e inteno, forem levados em considerao.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Concepo de Discurso
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

Anlise Construcional do Discurso A noo de construo Uma construo um pareamento de forma/sentido, incluindo morfemas, palavras, expresses idiomticas e padres lingusticos gerais. Qualquer padro lingustico reconhecido como uma construo desde que alguns aspectos da sua forma ou sentido no seja previsvel exclusivamente das partes.

Adaptado de GOLDBERG (2007, p. 590)

O modelo construcional enfatiza a semntica e a distribuio de palavras particulares, morfemas gramaticais e padres frasais linguisticamente incomuns. A hiptese por trs dessa metodologia que uma explicao rica de

9 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

aspectos semnticos, pragmticos e formais complexos sobre esses padres facilmente se estende a padres mais gerais, simples ou regulares. Como exemplo de um padro incomum, consideremos Jogador do Flamengo se envolve em confuso na sada de boate
(extrado do Portal Terra, em 30/01/2011)

Apesar de recorrente no portugus, esse tipo de construo s pode ser compreendido caso seja ampliado o escopo para alm da sentena, uma vez que esse tipo de frase, livre de determinantes, caracterstico das manchetes de jornais. Situaes como essa, nos habilita a considerar no apenas os aspectos gramaticais da sentena. Padres Discursivos Ao fazemos referncia ao processo de compreenso e de construo do contexto situacional, somos levados a considerar tambm uma multiplicidade de aspectos lingusticos que, segundo stman (2005), dependem de restries impostas pela funcionalidade da linguagem ao comportamento lingustico. Nesse sentido, o formalismo da Gramtica de Construes apresenta os elementos necessrios para se transformar em uma teoria de linguagem que possa explicar aspectos do discurso, reconhecendo-o como parte responsvel pela construo do significado no apenas no nvel da sentena, mas para alm dela. O autor afirma que desde os primrdios da elaborao do modelo de Gramtica de Construes, tem havido um movimento para alm da frase, como ficou claro j nos primeiros trabalhos de Fillmore sobre o assunto. De acordo com stman (2005), o autor realizou pesquisas sobre dixis, pressuposio, texto, discurso e pragmtica. Outros pesquisadores investigaram fenmenos relacionados ao status informacional, mas no se falou muito sobre o discurso propriamente dito. Apesar de noes como a de tpico e foco instigarem a um tratamento para alm da sentena, o ponto de vista permaneceu sendo o da sentena (ou enunciado). Na verdade, muito pouco tem sido realizado no que concerne a propriedades pragmticas e discursivas de uma abordagem construcional. Um analista que vise a lidar com enunciados como corpo roubado da sepultura por amante deve, portanto, no mnimo, admitir que os padres para alm da sentena so to importantes como os aspectos gramaticais de uma lngua. Nas palavras de Fillmore, Como atualmente concebidos, os padres que podem existir para a combinao de sentenas em estruturas maiores (pargrafos ou quaisquer outras) no esto sendo includas no conjunto de construes gramaticais. (Fillmore & Kay, 1993, p. 1.10)[1] A esses padres que podem existir para a combinao de sentenas em estruturas maiores, stman (2005, p. 121) denomina de Padres Discursivos (Discourse Patterns) e prope que tais constructos sejam compreendidos em consonncia com a abordagem da Gramtica de Construes, uma vez que representam propriedades lingusticas especficas que os coloca em p de igualdade (p. 121) com os padres convencionalizados conhecidos como gramtica. Acreditamos, portanto, que a metodologia fornecida pela Gramtica de Construes, de base corporificada, possa

10 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

ser ampliada para explicar fenmenos discursivos e, com isso, melhorar a nossa compreenso de como funciona o discurso e nos permitir explicar as estruturas e processos do discurso de uma forma mais sistemtica. A esse tipo de anlise, chamaremos de Anlise Construcional do Discurso. A Anlise Construcional do Discurso O Padro Discursivo, de stman Como vimos, a abordagem construcional da linguagem, atravs da Gramtica de Construes, a princpio, no est em desacordo com o que conhecemos acerca do discurso. Dessa forma, totalmente possvel integrar os fenmenos pragmticos e discursivos com o que sabemos sobre a gramtica. Por outro lado, como sugere stman (2005, p. 126), tambm importante que a abordagem detalhada da arquitetura e dos atributos da gramtica esteja em sintonia com o que sabemos sobre discurso[2]. Uma anlise construcional do discurso parece estar de acordo com as tentativas de alcance de uma viso global de como a lngua funciona. stman (2005) apresenta quatro argumentos a partir dos quais resolvemos propor tal perspectiva alternativa de anlise do discurso, a saber: (I) grande parte do discurso convencionalizada; (II) o discurso no est em oposio sintaxe os dois se complementam; (III) aceitabilidade e convencionalidade so relativas ao contexto; e (IV) A Gramtica de Construes precisa reconhecer a utilidade de frames holsticos, que so parentes dos gneros[3]. Quanto ao primeiro argumento, o autor admite que o principal fator que mantm a Gramtica de Construes nos limites da sentena tem sido a tradio, visto que a convencionalidade e a aceitabilidade dos falantes nativos a mesma para uma sentena, para um pargrafo ou para um texto. Assim, a admisso dos fenmenos discursivos na Gramtica de Construes garantida pelos prprios requerimentos de economia cognitiva geral no processo de conceptualizao, concretizados na proposta de dar conta dos diversos nveis da linguagem, de forma transversal. Vimos que, para a abordagem da Gramtica de Construes, uma construo definida como um pareamento convencional de forma e significado (cf.: Goldberg, 1995). Cumpre explicar que a conveno deve ser percebida como uma questo de grau. Ir para alm da sentena, portanto, um dos desafios principais de uma proposta de abordagem como a apresentada aqui. No que diz respeito ao segundo argumento, em relao Gramtica de Construes h uma viso deturpada de que apenas a constituio de pareamentos de forma-significado deve ser tarefa do gramtico construcional, ou seja, o pesquisador deve ocupar-se principalmente da fonologia, morfologia e/ou sintaxe, sem considerar outros componentes como pragmtica e discurso. No entanto, para dar conta de construes como manchetes, receitas, contos, charges etc, uma metodologia completamente diferente precisa ser adotada. Quanto ao terceiro argumento, basta reforar que um dos princpios mais bsicos da Gramtica de Construes que seu objetivo dar cobertura total os dados lingusticos de uma determinada lngua, uma vez que, conhecer uma lngua significa precisamente ter acesso ao repertrio de suas construes, ou seja, at mesmo os dados perifricos, incluindo provrbios, ditados, piadas, expresses idiomticas so centrais para a lngua e para a gramtica, da mesma forma que os objetos tradicionais de estudo da sintaxe. Em relao ao quarto argumento, ou seja, o fato de a noo de frame ser central para a Gramtica de

11 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Construes, de acordo com Minsky (1974), esse padro cognitivo uma estrutura de dados ativada para representar algum tipo de ambiente ou uma situao estereotipada, tal como estar em uma cozinha, ou ir a um restaurante. O esquema CONTINER, por exemplo, associado compreenso de que uma coisa pode estar dentro da outra, mas a noo de frames que nos direciona a procurar uma caixa de leite na geladeira e nos impede de procur-la dentro do guarda-roupa, por exemplo. Em se tratando de discurso, o termo diz respeito ao que convencionalmente chamamos gneros (cf.: Bakhtin 1997, p. 290), para indicar de que maneira sabemos que o que dizemos apropriado numa determinada cena. Assim, esses frames restringem as possibilidades de interpretao e desenham as fronteiras em torno da esfera de compreenso em forma de tpicos discursivos, esquemas ou conhecimento do gnero particular do discurso. Os quatro argumentos de stman reforam a ideia de que a Gramtica de Construes necessita de incluir outras especificaes para explicar fenmenos discursivos e seus efeitos sobre a gramaticalidade e a interpretao. Na concepo de Fillmore (1983, p. 117), saber que um texto , digamos, um obiturio, uma proposta de casamento, um contrato de negcios ou um conto popular, fornece o conhecimento sobre como interpretar algumas passagens especficas nesses textos, como esperar que o texto se desenvolva e como saber quando termina. frequentemente o caso de tais expectativas combinarem com o material efetivo do texto para levar a interpretao correta do texto. E mais uma vez isso feito tendo em mente uma estrutura abstrata de expectativas que trazem consigo os papis, propsitos, sequncias naturais ou convencionadas de tipos de eventos e todo o resto do aparelho que deseja associar a noo de frame (Fillmore, 1982b, p. 117)[4]. Em outras palavras, durante o uso lingustico, h uma associao entre um frame a uma dada situao de duas maneiras diferentes: a) o material lexical e gramatical observvel no texto aciona os frames relevantes na mente do intrprete em virtude do fato de essas estruturas gramaticais existirem como ndices desses frames; e b) o compreendedor atribui coerncia a um texto ao indexar um frame interpretativo particular. A partir do que se entende por construes, na dimenso da frase, torna-se vivel, de forma icnica, caracterizar, nesses termos, os constructos discursivos. Cumpre, claro, esclarecer de forma precisa o tipo de pareamento entre forma e significado de um padro de discurso, uma vez que o discurso mais do que a combinao de peas definidas sintaticamente. Poderamos at definir uma construo discursiva atravs da investigao da combinao de frases e, a partir dessa perspectiva, verificar os processos lingusticos responsveis por efeitos de co-referenciao, repeties, substituies e mecanismos lingusticos de sequenciao. Esse importante empreendimento tem sido levado a cabo por diversas abordagens que tomam o discurso como seu foco de investigao. Mas, em se tratando de uma Gramtica de Construes, que concebe construes como gestalts, seria mais sensato comearmos de noes mais amplas como a de tipo e gnero discursivo. Para fazermos isso, teramos de abrir uma agenda de investigao de como o conhecimento dessas estruturas interage com o nosso conhecimento gramatical. Para stman (2005), se uma construo discursiva uma noo referente dimenso discursiva, comparvel de construo na dimenso da sentena, um padro discursivo

12 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

deve, pois, combinar as caractersticas da forma e significado de um discurso num mesmo padro. No se trata simplesmente de usar noes como gnero e tipo para essa finalidade. De acordo com stman (1999) h razes para haver uma noo apropriada dimenso do discurso a fim de captar suas peculiaridades: 1- Padres Discursivos, da mesma forma que construes gramaticais, so entidades abstratas resultantes do pareamento de formas e significados. No caso do Padro Discursivo, o polo da forma estaria associado s relaes internas e o polo do sentido, s relaes externas que um discurso exibe em relao aos contextos sociais e comunicativos. Essa definio de forma e sentido parece se harmonizar com as noes tipos e gneros discursivos, respectivamente. Os primeiros, definidos em funo da maneira pela qual as sentenas so organizadas como partes de uma pea de discurso em relao umas com as outras. Normalmente, fala-se de tipos de textos argumentativos, narrativos, injuntivos, expositivos e descritivos (cf., por exemplo, Marcuschi, 2002). Num tipo narrativo, por exemplo, encontramos enunciados ordenados sequencialmente em causa/efeito, a partir do esquema ORIGEM/CAMINHO/META, de modo a corresponder ordem em que os eventos tm lugar no mundo real. Quanto aos diferentes gneros, percebemo-los como configuraes contextuais sugeridas a partir de diferentes atividades em que as pessoas se envolvem para determinados fins: as conversas telfonicas, contos de fadas, aulas, cartas etc. (Marcuschi, 2002). possvel que um conto fantstico (ou seja, uma instncia do gnero conto) possa ser produzido sob a forma de um tipo narrativo, o que no impede que aparea sob a forma de um tipo argumentativo ou expositivo, por exemplo. Por outro lado, os tipos de texto narrativo no se restringem aos contos e relatos de experincia. Um manual de instrues pode ser elaborado de forma narrativa. O que ocorre que certos pareamentos tipo/gnero so muito recorrentes, como o caso de injuno/receita, e, portanto, acabam se tornando prottipos de um determinado padro discursivo. 2 Vimos que as noes de tipo e gnero discursivo tem um sentido parecido com, respectivamente, forma e funo na gramtica de construes. Mas, como verificamos anteriormente, numa perspectiva corporificada de Gramtica de Construes, no suficiente reconhecer que um dado constructo seja equivalente a um pareamento de forma e funo. O que importa saber como esses dois polos so mediados. Em outras palavras, da mesma forma que usamos um filtro para colocar funo e forma em conjunto, precisamos tambm de um filtro para relacionar tipo e gnero de texto. Para stman (2005), este o lugar da noo de Padro de Discurso. Padro Discursivo, assim, seria a associao convencionalizada do pareamento tipo e gnero discursivo. 3 De acordo com stman (2005), a Anlise do Discurso tradicional no faz referncia aos aspectos cognitivos das noes de gnero e tipo discursivo, o que deixa de fora processos de compreenso do discurso envolvendo Centros Diticos (cf.: Rapaport et al., 1994), por exemplo. O analista construcional do discurso deve considerar a forma como os falantes/ escritores e compreendedores conceituam seus prprios discursos. Essa conceptualizao se d principalmente em termos de padres de discurso, em vez de ocorrer em termos de gneros e tipos de texto, independentemente. Nesse sentido, a coerncia discursiva melhor visualizada em termos da compreenso que mantm os discursos mais ou menos estabilizados em categorias facilitando o acesso dos diversos membros de uma comunidade de fala. Quanto a isso, stman apresenta o seguinte exemplo: imagine que o tpico de uma conversa seja receita culinria. Nesse caso, que vem mente do compreendedor (em um grande subconjunto de culturas) no o fato de as receitas serem normalmente expressas em um tipo de texto procedimental, nem que as atividades relacionadas a uma receita aconteam em uma cozinha. Esses aspectos at desempenham o seu papel no processo de conceituao, mas nenhum deles por si s, nem em conjunto, fornece um relato completo e satisfatrio acerca do padro discursivo receita culinria. Para compreender e classificar a receita enquanto tal, devemos ter em mente vrias propriedades que vo alm da sua

13 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

forma ou do seu significado, isoladamente considerados, como a necessidade de haver ingredientes, que combinados de alguma maneira, constituem um prato. Defendemos aqui, com stman (2005), que os padres discursivos constituem uma ferramenta adicional na compreenso e uso de textos, basta dizer que, quando as instrues de cozimento so apresentadas de um modo diferente do da receita prototpica, um esforo maior de processamento cognitivo ser exigido do compreendedor. Portanto, os padres discursivos no so a mesma coisa que tipos ou gneros de texto, ou seja, a categorizao que os padres realizam no pode ser redutvel a qualquer um dos dois polos. Por exemplo, apesar de todos os contos tomarem a forma de um tipo de texto narrativo, o fazem de diferentes maneiras em diferentes momentos, com diferentes propsitos e em diferentes culturas: h contos de amor, contos fantsticos, contos folclricos, contos de fadas etc., cada qual constituindo um padro discursivo especfico. Halmari e stman (2001) discutem a execuo de uma histria no prototpica e, com isso, evidenciam o quanto os padres discursivos tendem a ser fortemente respeitados. Padres de discurso pertencem a percepo holstica do discurso, no so simplesmente formas, mas eles funcionam como frames para o entendimento. E se os padres de discurso esto diretamente relacionados com a coerncia em termos de compreenso, o padro discursivo de similaridade implica semelhana na forma de compreenso cognitiva, e semelhana na maneira como percebemos e processamos textos. Assim, a receita, o livro-guia, e texto de orientao como interao tm uma estrutura muito semelhante: uma primeira apresentao dos ingredientes (Receita), os lugares a serem visitados (livro guia), e da definio conjunta de pontos tursticos conhecidos e meios de transporte (texto de orientao); em seguida, um passo-a-passo d conta do processo pelo qual se obtm a partir de ingredientes ao produto acabado, ou a partir do ponto A ao ponto B. Como nas discusses sobre o grau de abstrao que gostaramos de imputar construo, e de quo longe ns queremos basear a nossa representao da gramtica de construes sobre o funcionamento dos mecanismos elaborados de herana, um conjunto similar de questes diz respeito s relaes de herana entre os padres discursos. Devemos, por exemplo, estabelecer que um padro abstrato de instruo herdado por padres mais especficos da receita, o livro Guia, e texto de orientao? O estabelecimento de tal relao de herana entre os padres que poderiam realar a sua semelhana, e semelhana na conceituao. A fora do mecanismo de herana pode ser visto na anlise de padres de discurso que esto relacionados apenas at certo ponto de um padro de instruo geral. Por exemplo, horscopos tm algumas coisas em comum com outras instrues: um padro Horscopo precisar especificar ingredientes como dinheiro, amor e trabalho e alguns horscopos fazem isso em forma de lista e haver tambm uma explicao do quanto pode ser esperado (naquele dia, semana, ms, ano) em cada categoria. Horscopo tambm do instrues, mas instrues em relao a um futuro no to imediato, nem de concreto. De fato, o padro de Horscopo no s ter de herdar o modelo de instruo, mas tambm ter que herdar o padro geral das perspectivas de futuro, que herdada mais diretamente pelo discurso sobre o desenvolvimento da economia e o mercado de especulaes. O nico ponto que temos considerado justamente essa compreenso que o nvel de discurso pode ser melhor compreendido em relao ao conceito de padro de discurso. Parte do que concebemos como a coerncia do texto / discurso est ancorado no tipo de holstica, cognitiva, parte da compreenso que ns temos de codificar, temos de categorizar o texto / discurso em questo e conectar este texto / discurso estrutura cognitiva de entender que eu chamo de um padro de discurso.

14 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Processamento Discursivo Durante o processo de compreenso do discurso, ns construmos e simulamos diferentes cenrios que envolvem vrias pessoas, lugares, tempos e outros fatores mencionados na histria (Feldman, 2009:223). De acordo com Salomo (2003, p. 75) a teoria dos espaos mentais bastante relevante para a interpretao do processamento do discurso na mente humana, bem como, de sua projeo na linguagem. Almeida (1998, p. 254) define os Espaos Mentais como ligaes entre formas lingusticas e o universo de mundos mentais possveis que surgem a partir de processos cognitivos de experincias e crenas. Nesse sentido, a compreenso de textos operaria com redes de espaos mentais formadas por meio do acionamento e combinao de frames e esquemas, suscitados por itens lexicais, ou seja, por trs de simples construes lingusticas existem vastas redes conceptuais manipuladas inconscientemente atravs da ativao de poderosos circuitos neurais. A linguagem apenas a ponta do iceberg da construo de significados. A construo do significado opera em muitas reas da atividade humana: arte, matemtica, religio, tecnologia, poesia etc. A peculiaridade dos espaos mentais est no fato de que eles so simulaes de realidades em vez de espelhos perfeitos do mundo. nesse sentido que Faucconier & Sweetser ( 1996 , 8-9 ) afirmam que a linguagem nos permite falar no s sobre o que , mas tambm sobre o que poderia ser, o que ser, o que se espera, o que se acredita, de hipteses, o que visualmente esperado, o que aconteceu, o que deveria ter acontecido, dentre outros. Os EM seriam criados na mente dos falantes atravs de construtores de espaos mentais (space builders) que, de acordo com Chiavegatto (1998), so representados gramaticalmente por: [...] expresses adverbiais de lugar e de tempo; combinaes sujeito+verbo que expressam proposies, crenas, desejos ou expectativas; alguns conectivos subordinativos ou desinncias modo-temporais que servem expresso de condies, hipteses ou comparaes. (CHIAVEGATTO 1998, p. 313) Dessa forma, os construtores de espao (space builders) podem ser entendidos como formas lingusticas e contextuais que favorecem aos indivduos a compreenso de informaes, de mesma natureza ou no, em contextos diversos, j que fazem a conexo entre EM diferentes por meio de uma funo pragmtica, permitindo aos falantes a compreenso dos enunciados que estruturam o discurso. Gramaticalmente, os space builders podem apresentar-se na forma de opinies (eu acho); de crenas (eu acredito); de desejos (eu quero); de expectativas (espero que) e outros. Fauconnier e Turner (2002) explicam que esses construtores apresentam formas variadas. Esses mecanismos criam e resgatam espaos, como em Para lhes mostrar a excentricidade do Dr. Belm basta contar-lhes a histria do esqueleto. Nesse enunciado, o narrador fornece a base de entendimento acerca do que vem pela frente: os acontecimentos seguintes estariam forjados pelo Espao Mental histria. J em No tempo em que me ensinou alemo, usava duma grande casaca que lhe chegava quase aos tornozelos e trazia na cabea um chapu-de-chile de abas extremamente largas o Espao Mental (em que a descrio deve ser compreendida) diz respeito a um tempo anterior, tempo em que o personagem retratado havia ensinado alemo ao narrador. Note-se que, ao criar um determinado Espao

15 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Mental, algumas expectativas so criadas e outras so eliminadas. No exemplo, por se referir a um tempo anterior, bem especfico, no se deve esperar, da personagem, necessariamente, as mesmas caractersticas em relao ao modo de se vestir nos dias atuais. Espaos so ligados, ou podem ser ligados, uns aos outros por conectores. Um conector estabelece relaes de contraparte: ele mapeia um elemento de um espao para um ou mais elementos de outro. Um simples caso de conexo o elo entre atores (indivduos do mundo real) e o papel que eles desempenham no filme. Quando falamos dessas situaes, ns montamos dois domnios (no mnimo), um corresponde realidade (tal como a aprendemos cognitivamente), e outro corresponde ao filme (tambm como o aprendemos cognitivamente). Um elemento em um espao pode ter 0, 1 ou mais contrapartes no outro um ator pode desempenhar vrios papis. por isso que, por exemplo, um mesmo evento pode ser contado de duas maneiras. Na novela Vale Tudo, Leila matou Odete Roitman Na novela Vale Tudo, Kassia Kiss matou Odete Roitman No segundo exemplo, a contraparte do nome Leila (a atriz Cssia Kiss) usada para identificar o papel na Fico (F).

No diagrama, verificamos as contrapartes dos espaos mentais B e F esto conectadas (a (Cassia Kiss), em B, conectado a a(Leila), em F) por meio de um conector. Uma importante propriedade dos conectores expressa pelo princpio da identificao, isto , os espaos mentais so construdos por expresses lingusticas ligadas por conexes que cruzam domnios conceptuais para especificar contrapartes ou estruturas projetadas de um espao para outro. A teoria dos Espaos Mentais interessa aos estudiosos do processamento discursivo, uma vez que pode facilmente dar conta de realidades contrafactuais. Tomemos por exemplo o caso de identidades fictcias. Dr. Belm quer se casar com a viva. Em termos de espao mental diremos que referente a viva no exemplo anterior, no compreendida em um espao de realidade, mas sim no espao do desejo de Dr. Belm. Consideremos as seguintes variaes desse exemplo: Dr. Belm sonhou que tinha se casado com a viva.

16 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Dr. Belm pensa que se casou com uma viva.

Dr. Belm espera que vai se casar com uma viva.

O que torna os exemplos compreensveis so os domnios cognitivos em que a entidade viva est configurada. Em a, domnio do sonho. Em b, domnio da crena. Em c, domnio da esperana. Em nenhum dos casos h um homlogo entre a viva dos sonhos, da crena e da esperana e uma viva em algum espao de realidade objetiva, o que configura um tipo de referncia atributiva. Nos trs exemplos acima os elementos referidos so os mesmos: o individuo Dr. Belm e o papel de viva. Os espaos so preenchidos por elementos que representam entidades conceptuais. Nas lnguas faladas, elementos nos espaos so genericamente introduzidos ou apontados por seus nomes (Dr. Belm) ou descries (uma viva). Espaos mentais so ou introduzidos por expresses gramaticais ou por meio de informao pragmtica projetada no input livre. Os primeiros constituem os chamados Construtores de Espaos Mentais, que representam indicadores livres por abrirem novos espaos ou mudarem o foco para espaos j existentes, indexando-os. Esses construtores podem abarcar uma variedade de formas gramaticais, tais como: complexos sujeito-verbo (Dr. Belm quer), sintagmas adverbiais ou preposicionais (talvez, na realidade, teoricamente), conjunes (se, quando, porque). Isso implica que os elementos conceptuais no apresentam propriedades fixas. Em vez disso, tais elementos so sempre interpretados em funo do domnio dentro do qual so construdos. Uma propriedade fundamental dos espaos mentais sua funo de modelagem. Tal funo herdada dos frames e modelos culturais que estruturam espaos. Essa funo de modelagem que licencia a estrutura referencial dos espaos mentais. Se diferentes espaos modelam seus elementos diferentemente, de se esperar que um elemento sofra restries de diferentes maneiras dependendo do domnio que habita. A partir do momento que o que muda o espao, no importa os efeitos que a mudana possa ter sobre seus elementos, uma expresso introduzindo um elemento dado para dentro de um espao dado pode ser usada para se referir aos seus equivalentes em um espao diferente. A funo de modelagem e de referncia de espaos mentais ordinrios so especialmente claros em casos onde

17 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

caractersticas distintas de seres vivos aparentemente fixas, como sexo natural, por exemplo, depende da realidade conceptual em que esses seres (enquanto elementos do espao) so construdos. Um elemento do espao de sexo masculino ou feminino pode ento servir para apontar sua contraparte do sexo oposto em um domnio cognitivo diferente. Isso obviamente possibilitado pelo fato que nesses casos a diferena de sexo relacionada aos dois espaos mentais diferentes, que estruturam os seus elementos de forma diferente em relao ao sexo natural. A funo referencial pode ser estabelecida, ao se estabelecerem relaes de identificao entre os elementos de contrapartida, nos dois diferentes espaos. O exemplo a seguir, adaptado de Fauconnier (1994: 35), ilustra esse fenmeno: Joo pensa que (ele prprio) uma mulher. O nome de homem Joo serve para se referir a um indivduo que habita (por padro) um espao de REALIDADE. Dentro desse espao, esse indivduo um macho (da o nome Joo e a forma pronominal masculina ele). Tambm, dentro desse espao Joo tem certas crenas. dentro do espao modelado da crena, que ele aparece como uma mulher. O espao da CRENA de Joo e o espao da REALIDADE onde o Joo real concebido so domnios cognitivos diferentes com diferentes propriedades ontolgicas. Nenhuma incoerncia ocorre, entretanto, entre a diferena no sexo natural atribudo s duas contrapartes do mesmo indivduo. Consequentemente, o gnero discordante entre os elementos referidos pelo mesmo referente no leva agramaticalidade. Como Fauconnier (1994: 35) explica, isso licenciado pelo princpio segundo o qual um pronome com um antecedente em um espao pode livremente identificar sua contraparte em outro espao conectado[5]. Fauconnier (1994) discute exemplos de espao mental em que um dado referente pode ser compreendido dentro de um espao de FICO como um personagem e dentro do espao da REALIDADE como um ator (p.ex. em Vale Tudo, Cassia Kiss Leila). Ele tambm examina casos de mltiplos conectores, como em Hitchcock se viu naquele filme[6] com as leituras alternativas: a) o diretor e ator do filme na realidade viram-se (como um ator) desempenhando o papel do homem na parada de nibus[7], e b) o diretor e ator do filme na verdade se viram (como um diretor de filme) sendo desempenhado pelo ator Orson wells[8]. Nesse exemplo, dois conectores so ajustados, nomeadamente, o conector do drama de atores a personagens e o conector imagem da vida real das pessoas para suas contrapartes no filme. Isso envolve uma referncia split. O mesmo individuo na realidade, Alfred Hichcock, referido para ambos como uma pessoa na realidade e como um ator; ou alternativamente, como uma pessoa na realidade ou como sua contraparte na fico. Tomemos agora os trs exemplos de McCawley (analisados em Lakoff, 1996: 92): a) b) Eu sonhei que era Brigitte Bardot e que eu me beijava[9] (dito por McCawley). Se Wood Alen tivesse nascido gmeos, eles poderiam ter lamentado um pelo outro, mas ele no nasceu e

ento s pode lamentar por si mesmo.[10] c) Se eu fosse voc, eu me odiaria[11].

No famoso exemplo de Brigitte Bardot, dois espaos mentais so configurados, nomeadamente um espao da REALIDADE em que Jim McCawley Jim McCawley, e um espao de SONHO em que aquele elemento na

18 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

realidade se projeta atravs de dois elementos diferentes, isto , Jim McCawley como Jim McCawley e Jim McCawley como Brigitte Bardot. O elemento McCawley na verdade um homem com um corpo humano e certos pensamentos, sentimentos e crenas que reportam a evento de sonho do passado. No sonho, Jim McCawley mantm seu corpo, pensamentos, sentimentos e crenas quando sendo beijado por Brigitte Bardot. Ao mesmo tempo, sua conscincia est tambm no corpo de Brigitte Bardot, enquanto a vontade e o julgamento de Brigitte Bardot substitudo pela vontade e julgamento dele. Considere agora o exemplo de Wood Alen. Nele, um indivduo no espao da REALIDADE, o ator e diretor Wood Alen, tem duas contrapartes idnticas no outro espao, um espao de CONTRAFACTUALIDADE em que ele nasceu gmeos. Um referente se divide em dois, o que resulta numa diviso co-referencial dentro do ele singular e do eles plural, uma vez que a palavra gmeos usada aqui como um predicado nominal no referencial. O antecedente, portanto, tem referncia dividida. O exemplo Se eu fosse voc, me odiaria um caso semelhante de diviso de si mesmo. Os pronomes de primeira pessoa nas duas instncias de eu e me se referem a elementos conceptuais diferentes em diferentes espaos mentais. O pronome de primeira pessoa eu se refere ao falante no espao da interao, que por padro o prprio espao da REALIDADE. Dentro desse espao, o falante ajusta um espao CONTRAFACTUAL corporificado em que o ouvinte toma a identidade do falante. No cenrio eu me odiaria, o eu se refere ao falante enquanto ouvinte, tomando a perspectiva do ouvinte. O referente de me, no entanto, diferente apesar do fato de ser um pronome de primeira pessoa e o futuro do pretrito se refere igualmente ao falante. Uma vez que esses cenrios nos trs exemplos so todos no-verdicos (nenhum deles se refere a uma diviso individual real), eles servem para ilustrar a habilidade mental humana de construir elementos em diferentes domnios e estabelecer projees entre eles. Ao mesmo tempo, eles tambm mostram o papel da linguagem em ajustar esses domnios e conexes assim como sua flexibilidade restrita. Interao fictcia de diviso do eu - o fenmeno de diviso conceptual do eu, como analizado na literatura da lingustica cognitiva, pode dar conta de alguns casos de interao fictcia. Se possvel conceptualizar algum como tendo simultaneamente mais que uma identidade em diferentes domnios cognitivos, ento esses eus separados cognitivamente devem tambm ser hbeis a interagir com outros enquanto participantes de comunicao independente. Vamos ver trs exemplos de interao fictcia: a) b) c) viu? Uma criana conversando com um animal empalhado. O turista perdido que l mensagens nas nuvens e comea a falar consigo mesmo. O anncio de animais de estimao perdidos mostrando uma foto de um gato e a mensagem voc j me

Embora esses exemplos possam parecer completamente diferentes, eles apresentam a mesma configurao subjacente bsica de interao fictcia atravs de uma diviso do eu. O caso da criana que cria um parceiro fictcio de comunicao assemelha-se ao exemplo de Brigitte Bardot de McCawley discutido na sesso prvia. A criana na verdade dividida em dois indivduos em um espao mental de JOGO ou FANTASIA. Naquele espao, a criana simultaneamente ele (talvez como um guerreiro, uma princesa ou um bombeiro), e o animal

19 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

empalhado. Nessa conversa imaginada, h dois interactantes diferentes, a criana e o brinquedo personificado. Os corpos desses interactantes correspondem aos corpos reais da criana e do animal de brinquedo. No entanto, sua fala e tpicos de conversa quando dialogando apenas vem da criana, que precisa mudar vozes (no sentido de Bakhtin, 1981) com cada turno conversacional (Sinha 2002). O caso do turista perdido que l a palavra relaxe nas nuvens passa por um processo semelhante. Se algum aceita que a mensagem era na realidade uma projeo inconsciente do turista e no uma comunicao divina, por exemplo, ento precisa dividir o turista em dois. A um ponto quando o turista comea a se sentir desesperado, ele tomou a perspectiva das nuvens e teve o conforto das nuvens para si verbalmente, como uma criana tendo uma companhia imaginria cantando uma cano de ninar para ela. Completamente inconsciente do que estava fazendo, o turista fala para si atravs da boca imaginria das nuvens. Quando ele comeou falando para si mesmo e planejou sua estratgia em voz alta dizendo ns, uma configurao superficialmente diferente estava sendo criada, que se aproxima do exemplo de Wood allen. O turista perdido no espao da REALIDADE dividido em dois indivduos idnticos em seu espao de ALUCINAO, e vira simultaneamente seu prprio remetente e destinatrio. O mesmo indivduo, na verdade, se transforma em dois participantes comunicativos em uma conversao imaginria. Considere agora o caso do animal de estimao perdido. Conexes de diferentes espaos mentais acontecem a. Primeiro, a foto do gato falando impressa no anncio tem uma contraparte em um espao de REALIDADE PASSADA em que o animal no estava perdido e podia assim ter sua foto tirada. Esse elemento no intervalo de tempo anterior ao desaparecimento est ainda projetado num elemento no espao conceitual apresentado pelo desejo do dono de que o gato esteja vivo em um lugar desconhecido, onde ele possa vir a ser encontrado. O espao de REALIDADE a que o espao de DESEJO PRESENTE do proprietrio est conectado representa o domnio no qual o ultimo referente do pronome me reside na questo do gato para potenciais leitores: voc me viu? O que o anncio tem por objetivo, naturalmente, no saber se os potenciais leitores viram a representao fotogrfica do gato, que vem junto com o anncio, ou se eles j viram o gato real. Alm disso, o enunciador da pergunta, que deve ter sido pensada e escrita por um ser humano, no pode ser o gato real perdido. Assim, no h co-referncia entre o pronome de primeira pessoa eu e o falante, como no exemplo (3c), Se eu fosse voc, eu me odiaria, na seo anterior. As configuraes cognitivas criadas por esses exemplos so esquematicamente representados nas figuras abaixo.
Criana conversando com companhia imaginria

Alucinaes do Turista

Animal de estimao perdido: Voc me viu?

20 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

DUQUE, P.H. e COSTA, M.A. Lingustica Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatvel com modelos de armazenamento e categorizao de experincias. Natal: EdUFRN (no prelo). FAUCONNIER, G. Mappings in Thought and Language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. ______. Mental spaces. Cambrigde: Cambridge Univerty Press, l994. FAUCONNIER, G.; TURNER, M. Conceptual projection and middle spaces. Report 9401. San Diego: university of California, April 1994. ______. Conceptual Integration. A Lecture Series in Cognitive Science. Trento: Instituto Trentino di Cultura; Instituto perla Ricerca Scientifica e Tecnologica, 1997. ______. The Way We Think. New York: Basic Books, 2002. FELDMAN, J A. From Molecules to Metaphors: a neural theory of language. Cambridge, Ma: Bradford; MIT Press, 2006. FILLMORE, C. J. The mechanisms of construction grammar. In: FOURTEENTH ANNUAL MEETING OF THE BERKELEY LINGUISTICS SOCIETY. Proceedings Berkeley: University of California, Berkeley, 1988. FILLMORE. C.; KAY, P.; OCONNOR, M. C. Regularity and Idiomaticity in Grammatical Constructions: the case of let alone. Language, 63 (3), p. 501-38, 1988. STMAN, J e FRIED, M. (eds.), Construction Grammars: cognitive grounding and theoretical extensions. Amsterdam: John Benjamins 2005.

[1] as presently conceived, the patterns that may exist for combining sentences into larger structures (paragraphs or whatever) are not being included in the set of grammatical constructions. (Fillmore & Kay, 1993, p. 1.10) [2] detailed accounts of the architecture and atributes of gramar be attuned to what we know about discourse. (stman, 2005, p. 126) [3] (i) much of discourse ins conventionalized; (ii) discourse is not in opposition to syntax the two complement each other; (iii) acceptability and conventionality are relative to context; and (iv) Constructions Grammar needs to recognize the usefulness of holistic frames, which are akin to genres (stman, 2005, p. 126). [4] . . . knowing that a text is, say, an obituary, a proposal of marriage, a business contract, or a folktale, provides knowledge about how to interpret particular passages in it, how to expect the text to develop, and how to know when it is finished. It is frequently the case that such expectations combine with the actual material of the text to lead to the texts correct interpretation. And once again this is accomplished by having in mind an abstract structure of expectations which brings with it roles, purposes, natural or conventionalized sequences of event types, and all the rest of the apparatus that we wish to associate with the notion of frame. [5] a pronoun with an antecedent in one space can freely identify its counterpart in another, connected space. [6] Hitchcock saw himself in that movie (pg. 23) [7] the film director and actor in reality saw himself (as an actor) playing the character of the man at the bus stop [8] the film director and actor in reality saw himself (as a film director) being played by actor Orson Wells [9] I dreamed that I was Brigitte Bardot and that I kissed me. [10] If Woody Allen had been born twins, they would have been sorry for each other, but he wasnt and so hes only sorry for himself [11] If I were you, Id hate me. [vs. If I were you Id hate myself]
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Concepo de Gramtica
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

A Gramtica Cognitiva de Langacker

21 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

A Gramtica Cognitiva uma abordagem cognitiva da linguagem desenvolvida por Ronald Langacker, que considera as unidades bsicas da linguagem como pareamentos de uma estrutura semntica com uma etiqueta fonolgica. A gramtica constituda de restries sobre a forma como essas unidades podem ser combinadas para gerar frases de maior dimenso, que tambm so um pareamento entre semntica e fonologia. Os aspectos semnticos so modelados como esquemas imagticos ao invs de proposies, e, por causa da ligao estreita com o rtulo, um pode evocar o outro. Langacker desenvolveu as idias centrais da gramtica cognitiva em Foundations of cognitive grammar, em dois volumes, que se tornou um ponto de partida importante para o emergente campo da Lingstica Cognitiva como a gramtica de construes (desenvolvida pela aluna de Langacker, Adele Goldberg) e, ao contrrio de muitas teorias lingusticas principais, a gramtica cognitiva ampliou o conceito de unidades simblicas para a gramtica das lnguas. Langacker assumiu ainda que as estruturas lingusticas so motivadas por processos cognitivos em geral. Ao formular sua teoria, ele fez uso extensivo de princpios da psicologia da gestalt e desenhou analogias entre a estrutura lingustica e aspectos da percepo visual. A Gramtica de Construes O termo Gramtica de Construes (CG) abrange uma famlia de teorias ou modelos de gramtica que se baseiam na idia de que a unidade bsica da gramtica a construo gramatical em vez da unidade sinttica e da regra que combina unidades isoladas. Na perspectiva da GC, a gramtica de uma lngua composta de taxonomias de famlias de construes. A GC normalmente associada lingustica cognitiva, em parte, porque muitos dos linguistas que esto envolvidos com a GC tambm esto envolvidos com a Lingustica Cognitiva e, em parte, porque a GC e a Lingustica Cognitiva compartilham muitos fundamentos tericos e filosficos. Historicamente, a noo de GC se desenvolveu a partir das idias de regras universais e regras transderivaricionais da Semntica Gerativa, juntamente com a idia da gramtica gerativa, um sistema de restries satisfatrio. Com a publicao do artigo Syntactic Amalgams, de George Lakoff, em 1974 (Chicago Linguistic Society, 1974), a idia de derivao transformacional tornou-se insustentvel. A GC foi estimulada pelo desenvolvimento da Semntica Cognitiva, com incio em 1975, e se estendeu pela dcada de 1980. O artigo de Lakoff (1977), Gestalts Linguisticos (Chicago Linguistic Society, 1977) foi uma verso inicial da GC, postulando que o sentido do todo no era uma funo da composio do significado das partes juntas localmente. Em vez disso, ele sugeriu que as construes devem ter significados prprios. A GC foi desenvolvida na dcada de 1980 por linguistas tais como Charles J. Fillmore, Kay Paul e George Lakoff, para tratar de casos que, intrinsecamente, ultrapassassem a capacidade da gramtica gerativa. O primeiro trabalho foi There-Constructions, que apareceu como estudo de caso em Women, Fire, and Dangerous Things, de George Lakoff. No estudo, o autor demonstrou que o significado do todo no era uma funo dos significados das partes, que propriedades gramaticais especficas das construes diticas thereseguiam do significado pragmtico da construo e que as variaes na construo central poderiam ser vistas como simples extenses

22 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

utilizando pareamentos forma/ significado da construo central. O artigo Fillmore et al (1988) sobre a construo let alone, do ingls, foi o segundo clssico. Estes dois trabalhos moveram a Lingstica Cognitiva para o estudo da GC. Em GC, como em semitica geral, a construo gramatical um pareamento de forma e contedo. O aspecto formal da construo tipicamente descrita como um modelo de sintaxe, mas a forma no abrange apenas a sintaxe. Envolve, alm disso, aspectos da fonologia, como a prosdia (lingustica) e a entonao (lingustica), bem como o significado semntico e pragmtico. O significado semntico de uma construo gramatical composto por estruturas conceituais postuladas pela semntica cognitiva: esquemas-imagticos, frames, metforas conceituais, metonmias conceituais, prottipos de vrios tipos, espaos mentais, e as mesclagens entre esses espaos. A Pragmtica se tornou a semntica cognitiva da comunicao a verso moderna da velha hiptese performativa, de John R. Ross e Lakoff, de 1960. A forma e o contedo so relaes simblicas, no sentido defendido por Ronald Langacker. Assim, a construo gramatical tratada como um signo (semitica), no qual todos os aspectos estruturais so partes integrantes e no distribudos por diferentes mdulos como no modelo componencial. Consequentemente, no apenas as construes gramaticais, que so lexicalmente fixas, como muitas expresses idiomticas, mas tambm as mais abstratas, como esquemas da estrutura argumental, so pareamentos convencionalizados de forma/significado. Por exemplo, o esquema bitransitivo [SV OD OI] usado para expressar o contedo semntico X causa Y RECEBER Z, assim como X tem formigas no corpo de X significa X est inquieto, e matar significa X causa Y MORRER. Em GC, uma construo gramatical, independentemente da sua complexidade formal e semntica e composio, um emparelhamento de forma e significado. Assim, as palavras so instncias da construo gramatical. Na verdade, os gramticos de construo argumentam que todos os pares de forma e significado so construes gramaticais, incluindo padres discursivos, as estruturas frasais, expresses, palavras e at mesmo morfemas. Ao contrrio do modelo componencial, a GC nega qualquer distino rigorosa entre lxico e sintaxe e prope um continuum. O argumento que tanto a palavra quanto a construo gramatical complexa so pareamentos forma/ significado e diferem apenas em complexidade simblica interna. Em vez de serem mdulos discretos e, portanto, sujeitas a processos, formam os extremos de um continuum. Na GC, a gramtica de uma lngua composta de redes de taxonomia de famlias de construes que so baseadas nos mesmos princpios que os das categorias conceituais da lingustica cognitiva conhecida como herana, prototipicidade, extenses e heranas mltiplas. Quatro diferentes modelos so propostos em relao forma como a informao armazenada na taxonomia: Modelo de entrada completa: Na entrada completa, informaes do modelo so armazenadas redundantemente em todos os nveis na taxonomia. Modelo baseado no uso: O modelo baseado no uso parte do raciocnio indutivo, o que significa que o conhecimento lingustico adquirido de forma bottom-up atravs do uso. Ele permite a redundncia e

23 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

generalizaes, porque o usurio da lngua generaliza mais experincias repetidas de uso. Modelo de herana padro: De acordo com o modelo de herana padro, cada rede tem uma forma padro de pareamento forma/sentido da qual todas as instncias herdam suas caractersticas. Opera, portanto, com um nvel bastante elevado de generalizao, mas no permite redundncia na medida em que reconhece as extenses de tipos diferentes. Modelo de herana completa: No modelo de herana completa, a informao armazenada uma nica vez no nvel mais superordenado da rede. Instncias de todos os outros nveis herdam caractersticas do item superordenado. A herana completa no permite a redundncia nas redes.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Concepo de Linguagem
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

A frequncia
Publicado em Fundamentos | 1 comentrio

Lingustica Cognitiva
Publicado em janeiro 12, 2011 por duqueph

De que Lingustica Cognitiva estamos falando? A Lingustica Cognitiva (LC) uma abordagem que concebe a linguagem como parte integrante do sistema cognitivo geral do ser humano. Nesse sentido, a linguagem se relaciona com as outras capacidades cognitivas humanas: ateno/foco, percepo e memria, capacidades responsveis pelo planejamento e execuo de tarefas (raciocnio, lgica, estratgias, tomada de decises e resoluo de problemas).

24 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

A abordagem cognitivista da linguagem diferente de outras abordagens, no que concerne principalmente concepo de lngua/ linguagem e tarefa da lingustica:

Na percpectiva cognitivista, a linguagem no pode ser estudada a partir de indivduos isolados, mas sim focalizando a interao lingustica em contextos socialmente concretos. Acreditamos que a experincia humana mais bsica, a que se estabelece a partir do corpo, fornece as bases de nossos sistemas conceptuais. Em suma, a lingustica cognitiva pode ser caracterizada pela adeso a trs posies centrais: 1 nega que haja uma faculdade lingustica autnoma da mente Os linguistas cognitivistas rejeitam a hiptese de que a mente tenha um mdulo para a aquisio da linguagem e que, portanto, esta seja autnoma. O papel dos processos sensoriais e motores na construo de conceitos um tema central de estudo das cincias cognitivas. A viso de cognio tem sido apoiada por argumentos tericos e resultados experimentais que indicam que a simulao pode ser um mecanismo bsico atravs do qual o sistema nervoso processa informaes. Quando vemos as aes de outros indivduos, reas cerebrais no crtex frontal, que esto envolvidas no planejamento e execuo de nossos prprios movimentos so ativadas e inversamente, os danos nessas reas podem causar deficincias na percepo dos movimentos corporais do outro. A hiptese de que o crebro pode realizar simulaes ainda apoiada por experimentos que manipulam a experincia visual e motora com os movimentos percebidos.

25 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

Nos ltimos anos, numerosos estudos tm sugerido que princpios semelhantes se aplicam ao tratamento de informao conceitual e lingustica. A maioria dos experimentos tm sido, mais uma vez, focados no domnio motor. Por exemplo, o processamento semntico de verbos de ao relativos a diferentes partes do corpo evocam atividades especficas nas regies motoras. Esses estudos so complementados por dados adicionais que sugerem que o processamento da linguagem baseia-se em representaes motoras que so congruentes com a semntica dos estmulos. Achados semelhantes so cada vez mais relatados fora do sistema motor por exemplo, no paladar, olfato e viso. Com base nos resultados desses e de outros experimentos, no h como dizer que a linguagem seja isolada do resto da cognio. Defendem, portanto, a no-modularidade da linguagem e argumentam que o conhecimento dos fenmenos lingusticos fonemas, morfemas e setenas essencialmente de base conceptual. 2 entende a gramtica em termos de conceptualizao 3 afirma que o conhecimento da linguagem construdo no/pelo uso lingustico A lingustica cognitiva sustenta que a linguagem corporificada e situada em um contexto situacional especfico. Ela pode ser considerada em termos da relatividade lingustica, de acordo com a qual, linguagem e cognio se influenciam reciprocamente e so corporificadas nas experincias e ambientes de seus usurios. A Lingustica Cognitiva dividida em trs reas principais de estudo: Semntica Cognitiva, que trata principalmente da semntica lexical. Gramtica Cognitiva, que lida principalmente com a sintaxe, morfologia e outras reas tradicionalmente tratadas pela gramtica. Fonologia Cognitiva. Os aspectos da cognio de interesse da Lingustica Cognitiva incluem: Gramtica de construes Metfora conceptual Mesclagem conceptual Esquemas imagticos e esquemas de ao Organizao conceptual Categorizao Metonmia Frame semntico Iconicidade Linguagem no verbal Relatividade Lingustica Modelos computacionais de metfora e aquisio da linguagem Os tericos da lingustica cognitiva vm se preocupando em organizar os seus achados em um todo coerente. No entanto, essa tarefa tem se mostrado bastante complexa, uma vez que a terminologia da lingustica cognitiva no

26 de 27

18/06/2011 10:10

Linguagem e Cognio | Lingustica Cognitiva | Pgina 3

http://cognicaoelinguagem.wordpress.com/page/3/

totalmente estvel, no s porque um campo relativamente novo, mas porque se relaciona com vrias outras disciplinas. No h consenso, por exemplo, na definio de termos fundamentais como esquema e frames. No entanto, apesar dos problemas, alguns insights e desdobramentos da lingustica cognitiva vm introduzindo novas maneiras de se investigar novos temas, como mecanismos cognitivos de compreenso de textos, processamento discursivo, centros diticos etc.
Publicado em Fundamentos | Deixar um comentrio

Linguagem e Cognio
Theme: Twenty Ten Orgulhosamente criado com WordPress.

27 de 27

18/06/2011 10:10

You might also like