You are on page 1of 28

quebrando o silncio

um debate sobre o infanticdio nas comunidades indgenas do brasil

Organizado por Mrcia Suzuki

sumrio

quebrando o silncio

um debate sobre o infanticdio nas comunidades indgenas do brasil


2. PREFCIO 3. INTRODUO 4. O que infanticdio 5. Um panorama mundial 6. Nas comunidades indgenas do Brasil 8. Duas histrias 10. Com a palavra, os indgenas 13. Um olhar biotico sobre o infanticdio Multiculturalismo, vulnerabilidade e autonomia 15. Antropologia Comunicativa e Relativismo Cultural Radical 16. Diversidade Cultural e Direitos Humanos Universais 18. O dilema tico de quem trabalha nas reas indgenas 19. Perguntas e respostas 22. ATINI, uma voz pela vida

pg.7 Quando Niawi foi enterrado vivo,

eu fiquei paralisada do lado do tmulo. Fiquei ali por muito tempo, ouvindo ele chorar dentro do buraco - eu senti muita raiva.
Muwaji Suruwaha

pg.12
A me mesmo falou pra mim outro dia Poxa! O pessoal enterrou nosso filho, agora ns s estamos com um. muito triste, a gente no consegue esquecer.
Paltu Kamayura

pg.16 A prtica do infanticdio

pode ser tolerada com base no direito diversidade cultural? O que a ONU diz a esse respeito?

A, a me morreu, a gente teve que enterrar o menino junto. Ele j tinha 3 anos e ningum assumia a paternidade. O que eu podia fazer? Mandei enterrar.
Homem Amondawa

prefcio

u j vi enterrar muita criana no Xingu. J vi isso acontecer muitas vezes. Eu acho isso errado porque eu gosto de criana. Eu, por exemplo, preciso de mais crianas, pois eu s tenho dois filhos. Ao invs de enterrar, elas poderiam dar para mim. s vezes eu tento tirar do buraco, mas difcil. s vezes a me quer a criana, mas a famlia dela no deixa. muito difcil. At hoje eu s consegui desenterrar um com vida, o Amal. A me dele era solteira, ela chorou muito, mas o pai dela enterrou ele. Ele estava chorando dentro do buraco, a minhas parentes foram me chamar. Eu entrei na casa, perguntei onde ele estava enterrado e tirei ele do buraco. Saiu sangue da boca e do nariz dele, mas ele viveu. Ele est doente, mas eu decidi cri-lo. Agora ele meu filho. um menino bonito, no cachorro. errado enterrar.Teve trs crianas que eu tentei salvar, mas no deu tempo. Uma nasceu de noite e eu no vi. A minha tia tambm queria essa criana, gostava dela, mas quando chegou l a me dela j tinha quebrado o pescoo do beb. Quebraram o pescoo depois enterraram. A outra eu ia tirar do buraco, no deu tempo porque eu estava do outro lado, tirando mandioca. Eu estava trabalhando e no vi. Disseram que ele tambm estava chorando dentro do buraco. Minha outra prima, a me do Mahuri, enterrou as cinco crianas que nasceram antes dele. Ela era solteira, por isso tinha que enterrar. O funcionrio salvou o Mahuri porque ficou com pena, um menino muito bonito, j est grande. A me dele viu ele em dezembro e achou ele bonito. Eu mesma no gosto que enterre, acho errado. Criana no cachorro. Ns temos medo de nascer gmeos, trigmeos. Dizem que quando um paj faz feitio, podem nascer at sete crianas. Por isso as mes tm medo. Mas eu acho errado matar. Eu j falei isso para as mulheres de l. A criana fica chorando dentro do buraco, criana pequena custa muito a morrer. Se eu ver no buraco eu tiro.

andre luiz barbosa

Kamiru Kamayur Braslia, Agosto de 2007.

Kamiru Kamayur, me adotiva de Amal, enterrado pela me biolgica logo aps o nascimento, vem lutando para convencer mulheres de sua aldeia a abandonar essa prtica.

introduo

tasha bathes

em assuntos que ningum gosta de falar. Quando uma mulher indgena do grupo araw sai para dar luz, por exemplo, ningum vai junto. Esse um momento s dela. Ela sai sozinha, mesmo que seja muito jovem e aquele seja seu primeiro beb. Ela procura uma rvore ou arbusto onde possa se apoiar, se agacha, e ali enfrenta suas dores. ali, na hora do parto, que essa jovem me tem a grande responsabilidade de decidir o futuro da criana. Ela s poder ficar com o beb se ele for perfeito.

Se por alguma razo ela volta para a casa sem o beb nos braos, o silncio geral. Ningum pergunta o que houve. Nem o pai da criana, nem os avs, nem a amiga mais prxima. A jovem se afunda em sua rede, muitas vezes sem coragem ou foras nem para chorar. O assunto morre ali mesmo. Ningum pergunta por que ela voltou sem o beb. A me ter que carregar sozinha, em silncio, pelo resto da vida, a lembrana dessa maldio, dessa m sorte, dessa infelicidade. s vezes ouve-se ao longe o choro abafado da criana, abandonada para morrer na mata. O choro s cessa quando a criana desfalece, ou quando devorada por algum animal. Ou quando algum parente, irritado com a insistncia daquele choro, resolve silenci-lo com uma flecha ou um porrete. Depois disso o silncio absoluto. O infanticdio um tabu. Da mesma maneira que o assunto evitado nas sociedades indgenas, evitado tambm na nossa sociedade. Ningum fala, ningum enfrenta, ningum toma posio. A posio mais cmoda continua sendo a da omisso - omisso muitas vezes maquiada de respeito s diferenas culturais. Estamos vivendo um momento de mudana de atitudes. Algumas mulheres indgenas resolveram abrir a boca sobre esse assunto, to polmico e ao mesmo tempo to doloroso para elas. A partir da iniciativa dessas mulheres, o tabu comeou a ser quebrado e a mdia nacional vem veiculando diversas matrias sobre o assunto (Revistas Consulex outubro 2005, Problemas Brasileiros, do SESC/SP de maio-junho 2007; Cludia, julho de 2007; Veja, agosto 2007, dentre outras). Nossa sociedade precisa parar de falar por um momento e ouvir essas vozes. Os nmeros so alarmantes. QUEBRANDO O SILNCIO aborda o infanticdio a partir do depoimento dos prprios indgenas. Rene relatos de parentes de vtimas, de agressores e de sobreviventes. So ouvidos, ainda, antroplogos, advogados, religiosos, indigenistas e educadores. Esperamos que este material oferea dados suficientes para que se possa pelo menos tomar uma deciso importante. A deciso de levar essa discusso adiante - ouvir, discutir, refletir, com imparcialidade, e criar condies para que as comunidades indgenas possam resolver os conflitos que causam o infanticdio. Que, pelo menos por um momento, possamos silenciar ideologias e paixes e ouvir com empatia a voz de mulheres que se cansaram de enfrentar sozinhas essa dor. Que possamos tomar a deciso responsvel de quebrar o silncio sobre o infanticdio.
Mrcia Suzuki Braslia, Agosto de 2007.

Mrcia Suzuki, casada com Edson Suzuki, me de Hakani e presidente do Conselho Deliberativo da Atini - VOZ PELA VIDA vozpelavida@gmail.com

As crianas indgenas fazem parte dos grupos mais vulnerveis e marginalizados do mundo, por isso urgente agir a nvel mundial para proteger sua sobrevivncia e direitos (...)
Relatrio do Centro de Investigao da UNICEF, em Florena, Madrid, fevereiro de 200
carmen vaught

infanticdio
Popularmente usado para se referir ao assassinato de crianas indesejadas, o termo infanticdio nos remete a um problema to antigo quanto a humanidade, registrado em todo o mundo atravs da histria.

o que

violncia contra as crianas uma marca triste da sociedade brasileira, registrada em todas as camadas sociais e em todas as regies do pas. No caso das crianas indgenas, o agravante que elas no podem contar com a mesma proteo com que contam as outras crianas, pois a cultura colocada acima da vida e suas vozes so abafadas pelo manto da crena em culturas imutveis e estticas (ver box ao lado). A cada ano, centenas de crianas indgenas so enterradas vivas, sufocadas com folhas, envenenadas ou abandonadas para morrer na floresta. Mes dedicadas so muitas vezes foradas pela tradio cultural a desistir de suas crianas. Algumas preferem o suicdio a isso. Muitas so as razes que levam essas crianas morte. Portadores de deficincia fsica ou mental so mortas, bem como gmeos, crianas nascidas de relaes extra-conjugais, ou consideradas portadoras de m-sorte para a comunidade. Em algumas comunidades, a me pode matar um recm-nascido, caso ainda esteja amamentando outro, ou se o sexo do beb no for o esperado. Para os mehinaco (Xingu) o nascimento de gmeos ou crianas anmalas indica promiscuidade da mulher durante a gestao. Ela punida e os filhos, enterrados vivos. importante ressaltar que no so apenas recm-nascidos as vtimas de infanticdio. H registros de crianas de , , 11 e at 15 anos mortas pelas mais diversas causas. Em certas comunidades, aumentam os casos entre mes mais jovens. Falta de informao, falta de acesso s polticas pblicas de educao e de sade, associadas absoluta falta de esperana no futuro, perpetuam essa prtica.

panorama mundial
Estudo coordenado pelo cientista poltico brasileiro Paulo Srgio Pinheiros, apresentado ONU em 2006, mapeia a violncia contra crianas em 130 pases do mundo.

O machismo, na Amrica Latina, embora seja cultural, atacado e limitado por polticas pblicas que vem neste elemento cultural um dano ao prprio homem e sociedade. O jeitinho brasileiro, que patrocina a corrupo e tolerncia de pequenos delitos, apesar de ser resultante de elementos tambm culturais no deixa de ser compreendido como nocivo ao homem. Como tal no aceito pela sociedade como desculpa para a continuidade de prticas danosas vida. O mesmo poderamos falar a respeito do racismo. Nestes trs casos a universalidade tica evocada e aceita de forma geral pela sociedade e os direitos humanos so reconhecidos. Porque que no no caso de elementos culturais nocivos vida, em contexto indgena? Isto me leva a aceitar a especulao de Maquiavel de que a guerra do vizinho nos incomoda menos do que nosso pequeno conflito familiar.
Trecho de No h morte sem dor, de Dr. Ronaldo Lidrio, antroplogo

uma coisa horrvel se derramar sangue de bebs em nome da tradio, diz Boni Goura, antroplogo social da etnia Baatonou, que trabalha junto a outros ativistas sociais com o objetivo de abolir o infanticdio em Benin. Recm-nascidos com alguma deficincia fsica viram um fardo na frica Central e Ocidental. Nesses casos a famlia reduz os cuidados e o beb morre para alvio geral. Na ndia, a predileo por filhos homens leva a grvida a abortar se descobre que gerou uma mulher. As meninas comem o que sobra dos pratos dos irmos. Menos nutridas, adoecem mais e so as ltimas a serem atendidas no sistema de sade. Crianas sensveis ou sonhadoras correm risco em lugares como Camares, Gabo, Nigria e Libria. Identificadas como detentoras de poderes diablicos, culpadas por acidentes e infortnios, so levadas para centros de reabilitao.

Em Benin, no precisa muito para uma criana ser sentenciada morte. Basta que na hora do parto, saiam primeiro os ps, os ombros ou as ndegas. Se a cabea sair primeiro, mas com o rosto virado para baixo, se a me morrer no parto, se os dentes inferiores nascerem primeiro, ou se no nascerem dentes antes dos 8 meses, a criana tambm ser executada.Isso na frente dos pais, que ainda tm que pagar pelo servio. H registro de casos de mes que fogem e se isolam com seus bebs, com medo da execuo.

Fonte: O Mapa da Violncia Contra Criana no Mundo, Revista Cludia, Ed. Abril, outubro/2006; Fears of Witchcraft fuel infanticide in Benin, Mail & Guardina online, July 2005, Benin

divulgao

nas comunidades

indgenas do brasil
Enquanto faltam dados confiveis, muitas das mortes por infanticdio so mascaradas nos dados estatsticos como morte por desnutrio ou causas inespecficas.

No existem dados precisos... O pouco que se sabe sobre esse assunto provm de fontes como misses religiosas, estudos antropolgicos ou algum coordenador de posto de Distrito Sanitrio Especial Indgena (DSEI) que repassa as informaes para a imprensa, antes que elas sejam enviadas ao Ministrio da Sade e l se transformem em mortes por causas mal definidas ou externas.
Marcelo Santos, em Bebs Indgenas Marcados para Morrer (Revista Problemas Brasileiros, SESC-SP, maio-junho/2007)

m dos primeiros desafios na erradicao do infanticdio o levantamento de dados confiveis. A tendncia do governo tentar minimizar o problema. Para o coordenador de assuntos externos da FUNAI, Michel Blanco Maia e Souza, os casos de infanticdio no merecem maior ateno do governo. No temos esses nmeros, mas acredito que sejam casos isolados. Com base no Censo Demogrfico de 2000, pesquisadores do IBGE constataram que para cada mil crianas indgenas nascidas vivas, 51, morreram antes de completar um ano de vida, enquanto no mesmo perodo, a populao no-indgena apresentou taxa
fotos carmen vaught

de mortalidade de 22,9 crianas por cada mil. A taxa de mortalidade infantil entre ndios e no-ndios registrou diferena de 12%. O Ministrio da Sade informou, tambm em 2000, que a mortalidade infantil indgena chegou a 7,6 mortes nos primeiros 12 meses de vida. Curiosamente, nas notcias do IBGE e do Ministrio da Sade no h qualquer explicao da causa mortis. Muitas das mortes por infanticdio vm mascaradas nos dados oficiais como morte por desnutrio ou por outras causas misteriosas (causas mal definidas - 12,5%, causas externas - 2,%, outras causas - 2,%).

Segundo a pesquisa de Rachel Alcntara, da UNB, s no Parque Xingu so assassinadas cerca de 0 crianas todos os anos. E de acordo com o levantamento feito pelo mdico sanitarista Marcos Pellegrini, que at 2006 coordenava as aes do DSEI-Yanomami, em Roraima, 98 crianas indgenas foram assassinadas pelas mes em 200. Em 200 foram 68, fazendo dessa prtica cultural a principal causa de mortalidade entre os yanomami. A prtica do infanticdio tem sido registrada em diversas etnias, entre elas esto os uaiuai, bororo, mehinaco, tapirap, ticuna, amondaua, uru-eu-uauuau, suruwaha, deni, jarawara, jaminawa, waur, kuikuro, kamayur, parintintin, yanomami, paracan e kajabi.

arquivo pessoal

Vrias equipes mdicas estiveram na aldeia e viram o estado da criana, mas acharam que nada podia ser feito - afinal, os suruwaha eram ndios semi-isolados e os rgos oficiais achavam que deveria ser evitada qualquer interferncia. E retir-lo da tribo seria considerado uma grave interferncia cultural.

O infanticdio no se resume a um nmero obscuro nos dados estatsticos, a um problema de sade pblica administrado pelos especialistas da rea, ou a uma questo cultural debatida por antroplogos.

duas histrias reais


Quando Niawi foi enterrado vivo, eu fiquei paralisada do lado do tmulo. Fiquei ali por muito tempo, ouvindo ele chorar dentro do buraco - eu senti muita raiva.
Muwaji Suruwaha

iawi era filho de um dos maiores caadores da aldeia e irmo de trs lindos meninos. Ele era o quarto. Isso fazia da famlia dele uma famlia muito especial quatro filhos homens, que cresceriam e viriam a matar muitas antas para alimentar o povo, assim como fazia seu pai. Mas, para a tristeza da famlia, ele no se desenvolvia como um menino normal. Aos trs anos, ainda no conseguia andar nem falar. Apesar de ser um menino gordinho e bonito, todos percebiam que tinha alguma coisa errada. A famlia se sentia cada vez mais envergonhada e infeliz.

A situao de presso aumentava e o desgosto dos pais se tornou to insuportvel que eles acabaram se suicidando quando Niawi tinha 5 anos. Toda a comunidade chorou muito a perda do grande caador e de sua esposa. Foram longos dias de luto e de canto ritual. Quando terminaram os rituais fnebres, o irmo mais velho de Niawi lhe deu vrios golpes na cabea at que ele desmaiasse. Depois disso, segundo relatos dos familiares, Niawi foi enterrado ainda vivo numa cova rasa perto da maloca. Algumas mulheres jovens da tribo, chocadas mas incapazes de reagir, ficaram paradas ao redor da cova improvisada. Ficaram ali ouvindo o choro abafado do menino at que esse choro se transformasse em um profundo silncio. Um silncio que continua at hoje. Quem vai ter coragem de quebr-lo? Quem vai comear a enxergar essas crianas como seres humanos que so, portadores de direitos universais e inalienveis? Quem vai ouvir o choro abafado das crianas enterradas vivas nessas matas? Quem vai levantar a voz e reagir?

eu nome Edson Bakairi, e eu sou um sobrevivente. Quando chegou o momento de dar luz, minha me sentiu as dores e foi sozinha para um lugar afastado no mato com a inteno de me matar. To logo eu sa de suas entranhas ela tentou me sufocar, mas como estava muito fraca no conseguiu. Ela tentou ento me pendurar com cip mas tambm no conseguiu, e acabou me abandonando no mato. Chegando em casa, ela disse para minhas irms mais velhas, que na poca teriam entre 9 e 11 anos, para enterrar a criana que estava no mato. Disse que se estivesse vivo era para matar e enterrar para que meu pai no soubesse do nascimento. Elas saram na direo que minha me tinha apontado. Quando chegaram no local me encontraram coberto de sangue, todo sujo de terra e insetos sobrevoando. J havia at insetos na boca e nariz, mas eu estava me mexendo. Minhas irms estavam apavoradas e confusas. Lcia, a mais velha, estava decidida a me matar e enterrar por temor da reao do pai, mas a Maria, minha outra irm, compadecida, no permitiu e a convenceu com o argumento de que sendo um menino eu poderia ser til. Ento pegaramme e levaram-me para casa, l cortaram o cordo umbilical com tesoura de costura, limparamme, cortaram suas saias e me enrolaram, socaram arroz no pilo

Nenhuma criana tem culpa de nascer, todas as crianas tm o direito de viver. A cada criana que morre, morrem com ela o sonho e a esperana de algum que poderia ser importante para sua comunidade, capaz de produzir mudanas, e reconstruir a histria de seu povo.

para fazer leite de arroz e me alimentaram. Depois levaram-me para a minha me e disseram-lhe que quando fui encontrado ainda estava me mexendo, sentiram d, no tiveram coragem de me matar e ento decidiram me esconder no mato e cuidar de mim, mesmo colocando suas prprias vidas em risco. Elas enfrentaram a loucura de meu pai e lutaram para que ele no tirasse minha vida. Bem mais tarde minha me se apegou a mim. Aquele filho que ela tentou matar tornou-se o predileto e dono de sua maior afeio.
Edson Bakairi, lder indgena do Mato Grosso

arquivo pessoal

carmen vaught

Faz-se necessrio valorizar a pessoa do indgena, acima da cultura.


Eli Ticuna

com a palavra, os indgenas


As vozes que se levantam para defender o infanticdio como prtica cultural aceitvel geralmente no so vozes indgenas.

s lderes indgenas de hoje tm conscincia do carter dinmico das culturas. Eles no esto interessados em ficar parados no tempo nem confundem respeito diversidade com tolerncia universal. Eles esto preocupados em garantir a sobrevivncia fsica e cultural de suas comunidades, enquanto querem, ao mesmo tempo, o dilogo inter-tnico. Esto abertos para implementar mudanas em suas comunidades, sempre que essas signifiquem melhorias na qualidade de vida e na dignidade dos povos indgenas. Muitos esto cansados de ouvir um discurso hipcrita de preservao cultural. Eles no querem essa preservao folclrica, feita a todo custo. o que pensa, por exemplo, o lder indgena Eli Ticuna. Prefiro morrer do que me vender a ideologias de fora que prejudicam o bem-estar do meu povo. O ndio um ser pensante, no est morto ou esttico no tempo. ele o sujeito, arquiteto e responsvel construtor de sua cultura. Toda cultura dinmica e est sujeita a constantes mudanas, como resposta s situaes do presente. Pregar a importncia da cultura indgena, somente na perspectiva esttica, em desequilbrio

10

Se o mdico operar a minha filha, meu corao vai ser s sorriso. Se o mdico no operar, eu vou ter que dar veneno para ela, ela vai morrer. Meu corao vai ser s tristeza. Eu tambm acabaria tomando veneno, eu iria me matar.
Naru Suruwah, em entrevista ao programa Fantstico, Rede Globo, outubro/2005. Sua filha, pseudo-hermafrodita, precisava de uma cirurgia corretiva do rgo genital.

CASA DO KUNUMIM XINGUANO O projeto Casa do Kunumim Xinguano um exemplo do protagonismo dos povos indgenas na busca de transformaes sociais que promovam melhorias na qualidade de vida e dignidade de suas comunidades. Idealizado por Divanete Kajabi (esposa de Paj Kajabi, ex-coordenador do Parque), o projeto est sendo coordenado por seis indgenas de trs diferentes etnias xinguanas, e tem como objetivo receber as crianas recm-nascidas em situao de risco, rejeitadas por famlias indgenas, bem como providenciar o gradativo retorno dessas crianas ao convvio com sua comunidade de origem. O projeto uma solicitao de lideranas indgenas do Xingu com vistas a ser a ponte entre o mundo indgena e a sociedade nacional. A Sede do projeto ser a cidade de CanaranaMT, receber apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, da Unesco e contar com a voluntariedade de profissionais das reas da Educao, Psicologia e Sade.
arquivo pessoal

com a realidade dinmica prejudicial para a sobrevivncia das sociedades indgenas. Faz-se necessrio valorizar a pessoa do indgena, acima da cultura. Enilton Andr da Silva, professor da etnia Wapixana, deixa clara a opinio de que h certos valores em uma comunidade que devem ser reforados, mas que h outros que devem ser substitudos. Ele acredita que a escola o espao ideal para esse dilogo. Nossa tica nunca ser ensinada, mas sim construda atravs de lutas e do convvio nas comunidades. Na escola, os valores tradicionais recebem tratamento pedaggico, reforando ou substituindo os valores de uma comunidade (...) (RCNEI, 1998:101,10)

11

A me mesmo falou pra mim outro dia Poxa! O pessoal enterrou nosso filho, agora ns s estamos com um. muito triste, a gente no consegue esquecer.

sse meu filho era gmeo, tinha dois. Eles enterraram o

outro. A enfermeira no me avisou que ela tinha gmeos. S na hora que nasceram as crianas, s duas horas da madrugada. Eu estava na minha casa e a minha esposa estava na casa da me dela. A, depois que nasceu, a pessoa veio falar pr mim que eram duas crianas. Eu levei um susto, n? Eles me avisaram que iam enterrar as duas. A eu falei que no, que eu precisava pegar pelo menos uma delas. Mas a famlia no queria que eu pegasse nem uma das crianas. Eu insisti e a meu pai foi l para segurar uma das crianas. Eles pegaram uma e enterraram a outra. Hoje a criana est aqui comigo, j tem sete meses, t gordinho. Quando eles enterram criana, o pai e a me sentem falta. Como meu caso mesmo. At hoje eu no esqueo ainda. Porque eu estou vendo o menino, o crescimento dele, a eu penso no outro tambm, poxa!

Se eu tivesse algum que me ajudasse, eu poderia criar as duas crianas... eu falo isso. A me mesmo falou pr mim outro dia Poxa! O pessoal enterrou nosso filho, agora ns s estamos com um. muito triste, a gente no consegue esquecer. As pessoas que estudam sobre a cultura do ndio, como antroplogos e indigenistas, eles pensam que os ndios vo viver assim pr sempre, como era antes. Mas hoje j est mudando. Cada vez mais o pensamento dos jovens, da gerao de hoje, vai mudando. O meu pensamento mesmo, no como antes. No como o pensamento dos antroplogos que estudaram a cultura, que dizem deixa ele viver assim, isso a cultura deles. No, porque a cultura no pra, ela anda. O pensamento tambm anda, igualzinho a cultura. Por isso que hoje a gente est querendo pegar todas essas crianas, at as que tm defeito. Elas so gente, no so animal, no so

filho de porco ou de tatu. So gente mesmo, saram de uma pessoa. Esse o meu pensamento. Isso quem vai decidir a gente mesmo. Somos ns que estamos procurando ajuda para criar essas crianas. Ns estamos procurando apoio, ns temos que conversar entre ns mesmos, a, atravs dessa conversa, o governo tem que nos atender. Muita gente j t procurando ajuda para resolver esse problema. Meu sobrinho mesmo, o Marcelo, ele trabalha na rea de sade. Ele auxiliar de enfermagem e est indo de aldeia em aldeia, conversando com os caciques. Ele est conversando, falando para no enterrar mais criana que nasce com deficincia, gmeos, criana que no tem pai. No para enterrar mais. Gmeos, para pegar, para criar, porque se a gente ficar enterrando as crianas, nossa populao nunca vai aumentar. Essa a nossa preocupao hoje.
Depoimento de Paltu Kamayura

12

carmen vaught

A importncia da diversidade cultural e do pluralismo deve receber a devida considerao. Todavia, tais consideraes no devem ser invocadas para violar a dignidade humana, os direitos humanos e as liberdades fundamentais nem os princpios dispostos nesta Declarao, ou para limitar seu escopo.
Declarao Universal sobre Biotica e Direitos Humanos Art.12 Respeito pela Divesidade Cultural e pelo Pluralismo. Paris, Frana, junho/2005

Um olhar biotico sobre o infanticdio


multiculturalismo,vulnerabilidade e autonomia
Trechos de artigo da Professora Valria Trigueiro, Filsofa e Mestre em Educao

carmen vaught

Biotica nasceu como resposta a diversas situaes de desrespeito aos seres humanos, como: torturas, experimentos cientficos, prticas compulsrias de esterilizao, infanticdio, eutansia, negao de acesso sade, entre outras. A divulgao dessas prticas levou Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 198. Essa mesma preocupao com os direitos humanos bsicos norteou o surgimento da Biotica, nos anos setenta, que nos anos oitenta se estabeleceu no Brasil. A Biotica, hoje, muito se preocupa com a questo cultural. Afinal, deve-se distinguir o respeito diferena da tolerncia universal, pois esta ltima, muitas vezes, encobre prticas perversas, justificadas pelo apelo diferena cultural que encontra suporte na idia de que a cultura se autojustifica (1) Nem todas as prticas so vlidas em nome da cultura, sobretudo se afetam os mais vulnerveis: aqueles que no podem decidir por si e necessitam de proteo, como crianas indgenas que, em suas culturas, so submetidas a prticas infanticidas.

1. (Sherwin, 1992, em citao das bioeticistas Dbora Diniz e Ana Cristina Velez no artigo Biotica Feminista: a Emergncia da Diferena. Em: Srie Anis, no. 1, junho/2000).

1

Crianas so, por definio, vulnerveis, e necessitam de proteo especial. Crianas sob situao de risco, ou com problemas de sade, so ainda mais vulnerveis. E, no Brasil, crianas indgenas so tambm submetidas vulnerabilidade social, tnica e econmica, dado o processo histrico de opresso dos grupos indgenas.

arquivo pessoal

Vulnerveis somos todos, em algum nvel. Se, por sua vulnerabilidade essas mulheres no podem decidir, quem pode? Ns? No essa uma forma de racismo e de imperialismo? Mulheres indgenas que optem por no cometer o infanticdio esto, na verdade, desenvolvendo sua autonomia enquanto sujeitos de sua histria. Afinal, o pluralismo cultural e o relativismo tico no devem servir para justificar prticas culturais perversas e aqueles que, pertencentes a essas culturas, lutam por mudanas mesmo quando tambm vulnerveis exercitam sua autonomia e protagonizam a histria de seus grupos. Como Muwaji.
Vulnerabilidade ... o estado de pessoas ou grupos que, por quaisquer razes ou motivos, tenham a sua capacidade de autodeterminao reduzida, sobretudo no que se refere ao consentimento livre e esclarecido, de acordo com a Resoluo n 196/96, seo II.15 do Conselho Nacional de Sade, Vulnerabilidade tambm pode ser o resultado de relaes sociais, polticas e econmicas desiguais, manifestando-se na relao entre indivduos e entre grupos, culturas e etnias, de acordo com Maria Carolina S. Guimares e Sylvia Caiuby Novaes, (2).

Nem todas as prticas so vlidas em nome da cultura, sobretudo se afetam os mais vulnerveis: aqueles que no podem decidir por si e necessitam de proteo, como crianas indgenas que, em suas culturas, so submetidas a prticas infanticidas.

Extremamente vulnerveis, essas crianas so submetidas sistemtica violao de seus direitos bsicos, muitas vezes sob o consentimento daqueles que tm condies de proteg-las, sob o argumento de que so prticas culturais que no devem sofrer interferncia. Aqueles dentre suas prprias aldeias que se levantam para defender as vidas dessas crianas, como Muwaji, no so ouvidos sob o argumento de que tambm so vulnerveis e portanto tm reduzida capacidade de autodeterminao. Reconhecemos a vulnerabilidade de Muwaji e suas companheiras. E reconhecemos, tambm que, ao lutar por mudanas nessa situao, pelo direito de preservar a vida de seus filhos e de outras crianas indgenas, pelo acesso a tratamentos de sade para essas crianas, Muwaji exercita sua autonomia enquanto sujeito histrico, protagonizando mudanas em seu grupo cultural apesar de sua vulnerabilidade.

2. No artigo Autonomia reduzida e vulnerabilidade: liberdade de deciso, diferena e desigualdade/Reduced autonomy and vulneribility: freedom of decision, and differentiated and unequal treatment. Em: Biotica;7(1):21-2,1999).

1

antropologia comunicativa x
P
recisamos abordar o infanticdio a partir da antropologia comunicativa, que prope uma relao dialgica entre culturas distintas. No podemos ignorar a existncia do dinamismo cultural. Mudanas so necessrias e ocorrem tanto internamente quanto como resultado do contato inter-tnico. Sim, a mudana necessria, desde que se observe a autonomia dos interessados.(1) O encontro cultural pode promover mudanas sociais. A perspectiva comunicativa, em oposio relativista, nos leva a partilharmos os sofrimentos e dialogarmos por solues. As etnias indgenas so racionais e dinmicas, capazes do dilogo e argumento. Suas prticas aceitas hoje foram resultado de opes, escolhas e iniciativas no passado. O homem percebe de forma inerente que nem tudo o que cultural bom, o que o faz aberto a alternativas e mudanas. Para preservar a pureza dessas culturas, o relativista se ope mudana social, muitas vezes contra o desejo expresso dos seus membros, que desejam, precisamente, aquelas inovaes detestadas pelos relativistas.

relativismo cultural radical

Considerar igualmente vlidos o parricdio e a benevolncia com os mais velhos, a mutilao clitoridiana e a emancipao da mulher, o sacrifcio ritual e o respeito aos direitos humanos, no suspender o julgamento Rouanet aprovar a prtica injusta.
Em nome da tolerncia, estes acabam propondo, autoritariamente, um modelo que no desejado pelos prprios interessados, e em nome do respeito dignidade de todas as culturas, recomendam sua prpria verso do apartheid: guetos e reservas, longe da infeco civilizada. (Rouanet) As culturas no podem ser pensadas e/ou mantidas estanques umas das outras. importante essa aproximao porque produz a reconstruo constante da identidade e conduz ao verdadeiro exerccio do respeito diferena. Os suruwah, por exemplo, praticam o infanticdio, mas tm mostrado o desejo de mudana. Barrar esse processso de transformao, em nome de uma suposta pureza cultural, significa entender esses indgenas como pessoas de frgil argumentao e sem capacidade para optar por mudanas no seu repertrio cultural.

Adaptado de palestra da Prof. Dra. Keila Pinezi, antroploga 1. Rouanet, 1990 Antropologia e tica.

carmen vaught

15

diversidade cultural e direitos humanos universais

A prtica do infanticdio nas comunidades indgenas deve ser tolerada com base no direito diversidade cultural? O que a ONU diz a respeito?

lguns indigenistas gostariam de evocar a noo de Relativismo Cultural para defender a posio de que a aplicao dos direitos humanos estaria subordinada diversidade cultural. Com base no Relativismo Cultural eles afirmam que os valores humanos no so universais, mas variam de acordo com a perspectiva cultural de cada povo. Em outras palavras, de acordo com essa viso, direitos humanos seriam culturalmente relativos, e no universais. A posio da ONU com relao universalidade dos direitos humanos bem clara. Direitos humanos so para todos, sem distino. So direitos inatos, inerentes a todos os seres humanos, universalmente. Eles no so privilgios de alguns.

independente da cultura do violador. Os direitos humanos estabelecem um padro legal de proteo mnima dignidade humana. Eles representam uma conquista do consenso da comunidade internacional, no um imperialismo cultural de uma viso de mundo especfica. Mesmo sendo universais, os direitos humanos apresentam flexibilidade suficiente para respeitar e proteger a diversidade e a integridade cultural. Os estados so dotados de espao para a diversidade cultural, sem que isso comprometa os padres mnimos de dignidade estabelecidos por lei.

Direitos culturais so legtimos, mas no so ilimitados. O direito diversidade cultural limitado at o ponto em que infringe qualquer outro direito humano. Isso significa que o direito diversidade cultural no pode ser O governo deveria ter coerncia, ou seja, se quer evocado para justificar a violao de um defender o relativismo cultural no Brasil, que denuncie direito humano. Assim, o uso do Relativismo Cultural como justificativa para a violao os tratados de Direitos Humanos, o que significa de um direito humano fundamental, como o retirar sua assinatura dos documentos da ONU. direito vida, constitui um abuso do direito Prof. Doutoranda Mara de Paula Barreto, Direitos Humanos diversidade cultural. Um exemplo disso que Estado nenhum pode evocar sua tradio A Declarao de Viena (199) deixa cultural para justificar o direito de praticar a claro, no seu primeiro pargrafo, que a escravido. natureza universal dos direitos humanos inquestionvel. Todos os Estados Membros Da mesma forma, direitos culturais no podem tm a obrigao de implementar a observncia ser usados para legitimar tortura, assassinato, desses direitos, independente de suas genocdio ou discriminao. Qualquer tentativa perspectivas culturais. de justificar a tolerncia ao infanticdio com base em direito diversidade cultural no Negar um direito humano com base numa tem validade nem respaldo na legislao tradio cultural discriminatrio. A violao internacional. de um direito humano sempre condenvel,
Adaptado de The Challenge of Human Rights and Cultural Diversity,by Diana Ayton-Shenker, Published by UN Department of Public Information DPI/1627/HR-March 1995

16

carmen vaught

Direito diversidade cultural nunca poder ser evocado como justificativa para se tolerar prticas como a escravido, tortura, genocdio. Por que razo esse direito seria evocado como justificativa para que se tolere o infanticdio?

17

Essas mulheres no so assassinas vulgares. Acho que esto sofrendo tambm.


Carlos Everaldo Alvares Coimbra, Doutor em Antropologia pela Universidade de Indiana (EUA), sobre as taxas elevadas de infanticdio entre os ianommis.

... as ndias se alimentam, do comida para as crianas saudveis e deixam que a natureza se encarregue daquelas que no tm chances de vingar.
Dra. Dinaci Hanzi, Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados, em entrevista a Revista Cludia, julho/2007.

carmen vaught

Eu tinha acabado de fazer o parto de gmeos, no Xingu. Foi um parto difcil, mas as crianas nasceram saudveis. Foi s eu virar as costas e sair que as crianas foram enterradas vivas. Terrvel.
Dr. Piva Albuquerque, Clnico Geral, que trabalhou no Parque Xingu.

Cansei de ver criana morrendo nas aldeias. A maioria dessas mortes poderia ter sido evitada, mas a gente no pode interferir (...) Eu j sofri muito com isso, e no tenho mais esperana que algum possa ajudar. Eu no acredito mais. Eu no quero mais nem falar sobre isso, tenho medo, sofro ameaas (...) me desculpe.
Tcnica de enfermagem de um DSEI em Roraima, que preferiu no se identificar.

o dilema tico de quem

trabalha nas reas indgenas

aber como lidar com a questo do infanticdio crucial para quem trabalha na rea indgena, mas o despreparo e a falta de orientao desses profissionais geral. Ningum sabe o que fazer ou como lidar com esse problema. Na falta de diretrizes claras, funcionrios da FUNAI, profissionais de sade da FUNASA e educadores acabam entrando em um profundo conflito tico e psicolgico. Muitas vezes, por interpretar de maneira ingnua o respeito diferena cultural, eles se omitem quando confrontados com casos de infanticdio. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundao Nacional de Sade (Funasa), cabe Fundao Nacional do ndio (Funai) identificar esses casos, uma vez que se trata de um trao cultural. J a Funai alega que os dados devem ser obtidos na Funasa, que gerencia as atividades dos distritos sanitrios nas aldeias.(1) Como ningum assume a responsabilidade, o peso de lidar com a morte e a violncia contra essas crianas acaba ficando nas mos do pessoal de campo.
1. Marcelo Santos, em Bebs Indgenas Marcados para Morrer (Revista Problemas Brasileiros, SESC-SP, maio-junho/2007)

18

perguntas
1.

e respostas

Porque alguns antroplogos se opem ao dilogo entre as culturas e a todo tipo de interferncia? Muitos antroplogos esto presos ao Relativismo Cultural radical e a uma viso romantizada de pureza cultural. Segundo a antroploga professora e doutora Ana Keila Mosca Pinezi, da Universidade Federal do ABC Paulista, o relativismo cultural representou, durante algum tempo, uma teoria antropolgica que gozava de certa hegemonia e respondia a toda e qualquer questo relacionada a padres culturais. O relativismo se ops ao etnocentrismo extremado, explica, referindo-se corrente que classificava os valores da chamada civilizao branca superiores a quaisquer outros - um evidente equvoco. No entanto, sabe-se hoje, que o relativismo mais uma teoria, entre outras, e que no pode ser tomada como uma verdade absoluta capaz de fechar a questo sobre valores culturais distintos.

2.

As sociedades indgenas tm o direito de mudar alguns aspectos de sua cultura? A cultura dinmica e toda sociedade est em constante processo de mudana. Segundo Eli Ticuna, o ndio o sujeito, arquiteto, e responsvel construtor de sua cultura. Segundo a Dra. Keila Pinezi, Mudanas culturais, no seio de uma sociedade, so inevitveis. Mais do que isso, so uma forma saudvel de a sociedade sobreviver e continuar seu processo de construo contnua da identidade. () O contato inter-tnico pode propiciar avanos e abrir horizontes das sociedades para repensarem seus valores e prticas.

3.

As sociedades indgenas se preocupam com a questo do infanticdio? Sempre existiram, dentro das sociedades indgenas, pessoas que discordaram do sacrifcio de crianas. Isso pode ser facilmente constatado em registros histricos e pesquisas etnogrficas. Sempre houve mulheres, mes, que preferiram se opor tradio e decidiram criar seus filhos. Algumas pagaram caro pela deciso que fizeram, mas mesmo assim lutaram para exercer sua autonomia.

19

montserrat

Nossa cultura no estvel nem violncia corrigir o que ruim. Violncia continuar permitindo que crianas sejam mortas.
Dbora Tan Huare, Wapixana, representante do Departamento de Mulheres da Coiab

Nos ltimos anos, vrias iniciativas, partidas de indgenas de diversas etnias, confirmam o desejo das sociedades indgenas de abandonar a prtica do infanticdio. Podemos citar o projeto Casa do Kunumim Xinguano, coordenado por seis lderes do parque Xingu, que pretende acolher crianas rejeitadas nas suas aldeias. H os casos das mulheres suruwah, que se tornaram nacionalmente conhecidas pela luta que travaram pela vida de seus bebs. Um caso interessante o da indgena Kamiru Kamayur, que resgatou um beb enterrado pela prpria me, e que vem lutando para convencer mulheres de sua aldeia a abandonar essa prtica. Por suas atitudes, Kamiru foi homenageada publicamente em cerimnia oficial no Congresso Nacional em maio de 2007. Outro exemplo recente o de Marit Txico, da etnia Ikpeng e agente de sade. Ele, juntamente com sua esposa Tximagu, pediu ajuda organizao Atini - Voz pela vida, para que seus filhos trigmeos no fossem sacrificados.

da lei e dos mecanismos de proteo legalmente disponveis, estabelecessem esse dilogo com as comunidades indgenas.

5.

Toda criana brasileira tem o direito de contar com a proteo da lei. Com as crianas indgenas diferente? O direito de proteo vida um direito fundamental e independe da etnia da criana. O direito vida das crianas indgenas j garantido por lei, tanto pela legislao internacional (Conveno dos Direitos da Criana, da ONU, da qual o Brasil signatrio), quanto pela Constituio Brasileira e pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). At mesmo a questo do conflito entre o direito diversidade cultural e os direitos humanos fundamentais j foi resolvido atravs da promulgao do Decreto 5051, assinado pelo Presidente Lula em 19 de abril de 200. Esse decreto esclarece que as prticas tradicionais indgenas devem ser preservadas at o ponto onde essas no violem direitos humanos fundamentais, como o direito vida.

4.

Que tipo de aes poderiam ser adotadas na erradicao do infanticdio? O dilogo respeitoso entre as sociedades um poderoso agente de mudana. Qualquer ao que venha a ser tomada no sentido de erradicar o infanticdio deve partir, preferencialmente, do dilogo inter-tnico e das prprias comunidades indgenas. Indgenas como Eli Ticuna, Paj Kajabi, Ir Kajabi, Kamiru Kamayur, Mateus Terena, Otaclia Lemos e outros deveriam ser empoderados para que pudessem atuar como agentes legtimos de mudana e transformao social. Os Conselhos Tutelares poderiam realizar seminrios e formar agentes indgenas de defesa de direitos das crianas, para que estes, munidos de conhecimento

6.

Mas ser que o Estatuto da Criana e do Adolescente se aplica s crianas indgenas? A posio de Vilmar Guarani, advogado indgena e Diretor-Geral de Defesa dos Direitos Indgenas da FUNAI clara. Na palestra Aspectos Jurdicos para a aplicao do Estatuto da Criana e do Adolescente aos Povos Indgenas do Brasil sua posio foi contundente com relao aplicao do ECA. Segundo documento da oficina O Estatuto da Criana e do Adolescente e as Populaes InfantoJuvenis Indgenas, realizada pelo CONANDA em Braslia, nos dias 22 e 2 de novembro de 200, Vilmar Guarani manifestou entendimento de que o Estatuto da Criana e do Adolescente aplicvel aos povos indgenas, ressalvados os usos, costumes

20

e tradies em conformidade com a Constituio Federal e a legislao internacional.

7.

De que maneira a Lei Muwaji, como ficou conhecido o Projeto de Lei 1057/2007, pode ajudar na erradicao do infanticdio? Est claro que o problema da perpetuao da prtica do infanticdio no basicamente um problema jurdico, mas sim uma questo biotica. Mesmo assim, iniciativas como a do Deputado Henrique Afonso, do PT, que vem do Acre e j tem uma trajetria de apoio causa indgena, podem ajudar. A Lei Muwaji prope a obrigatoriedade da notificao nos casos de crianas em risco de infanticdio. A falta de dados confiveis sem dvida um dos maiores entraves erradicao dessa prtica. A Lei Muwaji prope tambm a implementao de programas de educao em direitos humanos nas sociedades indgenas e o aprofundamento do dilogo inter-tnico com vistas garantia da qualidade de vida e dignidade de crianas que so vulnerveis em suas comunidades. Alm disso, a Lei Muwaji, mesmo antes de ser aprovada, j vem despertando o interesse da sociedade e da mdia nacional e internacional para o assunto, como o noticirio ingls Telegraph, a revista inglesa Reveals, a BBC de Londres, o documentrio da tev holandesa EO, as revistas Veja, Isto e outras. O aprofundamento desse debate, em si, j produz frutos na conscientizao da sociedade para a importncia da aplicao do princpio da prioridade absoluta, preconizado pela Constituio Federal e pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, na defesa das crianas brasileiras, independente de etnia.

montserrat

A lei no uma varinha de condo. Mas sem ela fica difcil animar as vontades.
Paulo Srgio Pinheiros, cientista poltico

21

Atini,
fotos carmen vaught

uma voz pela vida

ATINI - VOZ PELA VIDA uma organizao sem fins lucrativos, sediada em Braslia - DF, que atua na defesa do direito das crianas indgenas. formada por lderes indgenas, antroplogos, lingistas, advogados, religiosos, polticos e educadores. Atini significa voz na lngua suruwah. Nosso movimento se inspirou na luta de uma mulher indgena, Muwaji Suruwah, que levantou sua voz com coragem a favor de sua filha Iganani. A menina tem paralisia cerebral, e por isso estava condenada morte por envenenamento em sua prpria comunidade. Muwaji desafiou a tradio de seu povo e ainda a burocracia do mundo de fora para manter sua filha viva e garantir seu tratamento mdico. O caso de Muwaji alcanou repercusso nacional quando ela foi entrevistada pelo programa Fantstico, da Rede Globo, em outubro de 2005 - comovendo o pas quando afirmou, em rede nacional, que seria capaz at de abandonar a convivncia com seu povo para garantir o tratamento mdico de sua filha. Felizmente isso no foi necessrio e hoje Iganani paciente da Rede Sarah de Hospitais, em Braslia. Ela e sua me alternam perodos na aldeia suruwah com perodos de reabilitao no Sarah, em Braslia.

22

NOSSA MISSO
Erradicar o infanticdio nas comunidades indgenas, promovendo a conscientizao, fomentando a educao e providenciando apoio assistencial s crianas em situao de risco.

NOSSOS VALORES
Priorizao da criana e defesa do seu direito inalienvel vida. Respeito e valorizao da cultura e das prticas tradicionais indgenas, desde que em conformidade com os direitos humanos reconhecidos no mbito nacional e internacional. Participao de indgenas em todas as etapas de planejamento e execuo dos objetivos. Respeito e valorizao da dignidade do indivduo, sem discriminao de natureza alguma. Prestao de conta em todas as reas.
susie childers

REAS DE ATUAO
Produo de material educativo e de conscientizao em direitos humanos para ser usado dentro e fora das comunidades indgenas. Produo e distribuio da cartilha O Direito de Viver. Mais de 50 etnias j possuem cpias desse material. Palestras e participao em seminrios e eventos culturais em universidades, igrejas, escolas, empresas etc. Apoio assistencial a crianas em risco de infanticdio das seguintes etnias: kamayura, kajabi, suruwah, kuikuro, ikpeng e yanomami. Fomento produo acadmica de material referente ao infanticdio.

importante enfatizar que a causa da Atini est totalmente de acordo com a legislao internacional e os princpios da ONU. Est tambm de acordo com a lei brasileira, j que o Brasil signatrio de todos os principais acordos internacionais de Direitos Humanos e tem uma lista completa de direitos humanos em sua constituio. Prof. Dra. Mara Barreto

arquivo pessoal

2

quem somos

ANA KEILA M. PINEZI (keipinezi@hotmail.com), conselheira, licenciada em Histria e Bacharel em Cincias Sociais (UnB), com habilitao em Antropologia, mestre e doutora em Cincias pela Universidade de So Paulo (USP). Desenvolve estudos na rea de cibercultura, ciberespao e cultura contempornea, antropologia da religio e Direitos Humanos. , atualmente, docente da Universidade Federal do ABC (UFABC).

EDSON SUZUKI (edsonmassamiti@gmail.com), diretor-executivo, mestre em lingstica pela UNICAMP, atua h cerca de 20 anos junto ao povo indgena suruwah no Amazonas, desenvolvendo pesquisa lingstica e atuando nas reas de etnoeducao e sade. Profundo conhecedor da cultura e da lngua indgena, tem apoiado membros dessa etnia em sua luta pela vida de crianas com deficincias fsicas ou mentais. O trabalho de Suzuki tem se tornado internacionalmente conhecido e ele tem denunciado o problema do infanticdio na Inglaterra, na Holanda e na Noruega. ELI TICUNA (eliticuna@yahoo.com), membro-fundador, um lder indgena que se tornou nacionalmente conhecido pelo seu trabalho no CONPLEI. Alm disso, tem atuado em projetos de educao junto aos povos indgenas da Amaznia, viabilizando a educao secundria e superior de indgenas Ticuna e Matis. No momento, Eli est cursando administrao de empresas em Braslia e dirigindo um projeto de apoio a universitrios indgenas nessa cidade. HENRIQUE TERENA (hterena@yahoo.com.br), conselheiro, lder indgena amplamente conhecido e respeitado, professor com nfase em Histria e Geografia, com vasto conhecimento das questes indgenas. Henrique rduo defensor dos direitos e liberdades dos povos indgenas. Casado com Corina, tem 2 filhos, Elianai e Eliel Terena. LIZ ABAD MAXIMIANO (lizbamax@gmail.com), conselheira, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Professora e consultora de planejamento e meio ambiente, tambm aquarelista de temas e paisagens brasileiras. Suas reas de interesse so Geografia, Meio Ambiente, Geopoltica, desenvolvimento nacional, problemas brasileiros, cidadania, justia, educao e artes.

MARA BARRETO (mairabarreto@gmail.com), conselheira, uma das maiores autoridades brasileiras na questo do infanticdio nas tribos indgenas. Mara Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maring e doutoranda em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca (tema: Culturalismo y Derechos Humanos en Brasil: la posicin del gobierno frente al homicidio de neonatos indgenas), e mestranda em Direitos da Personalidade pelo Centro Universitrio de Maring e membro do International Law Association. MRCIA SUZUKI (marciassuzuki@gmail.com), presidente do Conselho Deliberativo, etno-lingsta e mestre em Lingstica Indgena, autora, dentre outros, do artigo Esboo Fonolgico Preliminar da Lngua Suruwah e Interao entre Regras Segmentais e Prosdicas em Suruwah, de 1995. Com cerca de 25 anos de experincia nas tribos da Amaznia, fala fluentemente duas lnguas indgenas, Sater-Mawe e Suruwah, e trabalha em projetos de educao, sade e desenvolvimento sustentvel. Sua luta, juntamente com seu esposo Edson Suzuki, em defesa dos direitos das crianas indgenas tem despertado interesse da mdia nacional e internacional, atravs de artigos, entrevistas e documentrios. Em 2007, Mrcia representou a ATINI como delegada em uma conferncia da ONU em Nova York. REGINA SARTI (paolinha_sm5@hotmail.com), conselheira, uma conhecida ativista e defensora dos direitos humanos em Rio Claro -SP, sendo componente da ONG Parc Programa de Assistncia Ressocilializao Carcerria e voluntria no C.R.F. Centro de Ressocializao Feminino de Rio Claro. Preocupada e envolvida com a causa indgena nos ltimos vinte anos, atualmente tem trabalhado na divulgao e viabilizao do movimento pelo direito vida das crianas indgenas.

Abre a tua boca a favor dos que no tm voz, e pela causa de todas as crianas destinadas morte.
Provrbios 1.8 (Douay-Rheims Version, 1899)
montserrat

2

Organizado por Mrcia Suzuki fotografia Andr Luiz Barbosa Carmen Vaught Montserrat Susie Childers reviso Dra. Maria Jos Valrio C. Teixeira projeto grfico Maryangela Alves

25

Atini - Voz pela vida SCRN 71/715, Bloco F, Loja 18 70.761-660 Braslia - DF Fone 0 xx 61 272 05 Fax 0 xx 61 272 9591 vozpelavida@gmail.com www.vozpelavida.blogspot.com

26

You might also like