You are on page 1of 15

1 ANLISE DO CURRICULO ESCOLAR DE INCLUSO DO DEFICIENTE: RELATO DE EXPERIENCIA

Jussara Beatriz de Souza Pedagoga/Psicopedagoga Mestranda em Educao

1 - INTRODUO

A anlise deste artigo nos mostra que a educao escolar hoje no Brasil vem tendo muitos desafios no momento. Mas com todos os percalos, estamos conseguindo desvencilhar-se deles e obter resultados bastante satisfatrios. Agora com a Incluso Escolar no sistema brasileiro por Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN 9394 (Brasil, 1996), valer-se de que as escolas ficaram organizadas para acolherem a clientela. O currculo a ser estabelecido parece no estar conforme as exigncias at ento. Entretanto h dificuldades nesses estabelecimentos, seja porque as pessoas ponderam tais diferenas como um afastamento do padro, seja pelo peculiar molde do sistema de ensino brasileiro ento organizado, em que, geralmente, tem-se como relao ao ensino seriado. A atribuio de pessoas com necessidades especiais se deu inicialmente com a separao do contexto social. Posteriormente, passou a ser atribudo a evidente integrao, em que o individuo com deficincias era quem se ajustava a escola. Tal aspecto, a duradouro perodo, exige mudanas sociais que elevam a integrao de vrias partes. A definio disso tem a incluso escolar, que a ocupao de indivduos no ensino regular para serem escolarizadas, livre de suas diferenas, no mesmo espao fsico em que se posicionam os demais aprendizes. Contudo, as escolas esto se estruturando para receber essa clientela, o currculo que est sendo introduzido parece no estar condizente a esta demanda. A sociedade no deve restringir os ensejos dos indivduos com deficincia e sim procurar modos de ajustar a escola para proporciona-lhes opes para uma expanso de suas capacidades. Sendo assim elas podem vencer essas dificuldades que lhes so colocadas pelas limitaes fsicas e pelo ambiente.

PALAVRA CHAVE: Anlise, Integrao, Incluso, Deficincia, Curricular

2 2 DESENVOLVIMENTO

O movimento de discusso e elaborao das diretrizes da pedagogia tem um marco importante em 1998, quando a Comisso de Especialistas de pedagogia, estabelecido para elaborar as diretrizes do curso, em nvel nacional, escutando as coordenaes de curso e as entidades ANFOPE, FORUMDIR, ANPAE, ANPED, CEDES, Executiva Nacional dos Estudantes de pedagogia. A ilao desse processo foi elaborao do Documento das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e seu encaminhamento ao CNE, em maio de 1999 aps uma grande presso de todos esses segmentos junto SESU e Secretaria de Ensino Fundamental, do Ministrio da Educao, que resistiam em envi-las ao CNE, na tentativa de construir as diretrizes para o curso normal superior, criado pela LDB e prestes a ser regulamentado. Para a criao dos inmeros cursos hoje existentes, foram elaborados pela Comisso de Ensino de Pedagogia e pela Comisso de Especialistas Formaes de Professores, em 2001, os indicadores para autorizao e reconhecimento. Nessa direo, a ANFOPE, em documento de 1998, reafirma, com clareza, seus princpios ao indicar as diretrizes para a formao dos profissionais da educao.

A ANFOPE reafirma ainda que as Universidades e suas Faculdades/Centros de Educao constituem-se o lcus privilegiado da formao dos profissionais da educao para atuao na educao bsica e superior. Reafirma tambm a necessidade de repensar as estruturas das Faculdades/Centros de Educao e a organizao dos cursos de formao em seu interior, no sentido de superar a fragmentao entre as Habilitaes no curso de pedagogia e a dicotomia entre a formao dos pedagogos e dos demais licenciados, considerando-se a docncia como a base da identidade profissional de todos os profissionais da educao. (ANFOPE, 1998).

A Constituio Federal do Brasil de 1988 nos apia e sugerem uma ascenso expressiva com a educao escolar no Brasil, as pessoas com deficincia. Nossa Constituio designa como uma das convices para o ensino, a igualdade de condies de acesso e permanncia na escola (art. 206, inciso I), dito que o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de acesso aos nveis mais

3 elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um (art. 208, V). No Captulo III, Da Educao, da Cultura e do Desporto, artigo 205 a Constituio prescreve em seu art. 208, que o dever do Estado com a educao ser efetivado mediante a garantia de: [...] atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino. Com as Leis de Diretrizes aplicadas no Brasil, estamos respaldados com relao expressiva educao escolar no Brasil.

Como em nossa Constituio consta que educao visa ao pleno desenvolvimento humano e ao seu preparo para o exerccio da cidadania (art. 205), qualquer restrio ao acesso a um ambiente marcado pela diversidade, que reflita a sociedade como ela , seja forma efetiva de preparar as pessoas para a cidadania, seria uma diferenciao ou preferncia que estaria limitando em si mesma o direito igualdade dessas pessoas.

No entanto h certa divergncia entre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB / 1996 a Constituio / 1988. Nossa Constituio reconhece que o sistema educacional mostrou que o currculo pode ser atribudo fora da rede regular de ensino em outra instituio. Desta forma seria apenas um adicional e no uma emenda do ensino aplicado na rede regular para todos os aprendizes. Portanto j na LDB/1996 (art. 58 e seguintes) figura-se que a troca do ensino regular pelo ensino especial aplicvel. Uma escola inclusiva deve ser a porta de entrada para as pessoas com necessidades educativas especiais, visto que a escola responsvel por instruir o cidado e a ele deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nvel aceitvel de conhecimentos (Declarao de Salamanca, 1994). Portanto se faz necessrio que a proposta pedaggica precisa buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade, bem como sua incluso no mercado de trabalho (art. 2 - LDBEN).

2.1 QUESTES DE MUDANA

A sociedade se ajusta para poder abranger indivduos com necessidades especiais e concomitantemente se habilita para revelarem seus papis na sociedade. Portanto abordam uma relao continua e bilateral na qual as pessoas, ainda excludas, buscam equacionar problemas e a igualarem-se seus ensejos para todos. Para envolver todas as pessoas, a comunidade deve ser modificada a partir da percepo de que ela tem exigncia de atender as necessidades de seus membros.

A igualdade no um objetivo a atingir, mas um ponto de partida, uma suposio a ser mantida em qualquer circunstncia [...]. H desigualdade nas manifestaes da inteligncia, segundo a energia mais ou menos que a vontade de comunicar inteligncia para descobrir e combinar relaes novas, mas no h hierarquia de capacidade intelectual.

Muitas escolas esto preparadas para atender somente a alunos modelo e lecionar um currculo escolar elitista e homogeneizado. Desta forma desencadeiam quadros de deficincia no currculo e atrapalham o percurso educacional de muitos estudantes. A circunstncia intensificada pela falta de parecer tcnico especializado e competente e do princpio as quais se podem fundar as queixas escolares. Para obtermos uma noo real da condio escolar do deficiente no Brasil, seria essencial que soubssemos o percentual correto destes indivduos. Podemos dar inicio a comparao entre o nmero de habitantes brasileiros deficientes e o nmero de matrculas dos mesmos em instituies de ensino. Desta forma poderamos ento identificar se estas pessoas estariam sendo assistidas e acolhidas a uma educao de qualidade. No sendo assim se torna complicado saber como a situao dos deficientes, j que nem mesmo sabemos a quantidade de pessoas que estamos falando.

A pesquisadora Maria Teresa Mantoan relata que:

uma escola inclusiva prope um modo de organizao do sistema que considera as necessidades de todos os alunos e que estruturado em funo dessas necessidades. Eugnia Fvero, me de uma criana portadora de necessidades especiais, desabafa: Pude constatar que a maioria das escolas regulares recusa-se a receber crianas que no se encaixam no seu critrio de normalidade.

A educao avalia uma reorganizao e um encaminhamento de planos e normas que condizem em acolher crianas com ateno especial. Com estes mtodos a instituio pode empregar as normas no s com os alunos, mas tambm por toda comunidade escolar. Na realidade vrias instituies escolares esto vivenciando esse estgio de modificao e retirando seus programas excludentes de lecionar. Estabelecendo em foco a aprendizagem e refletindo que cada criana tem suas particularidades, voc evita a preocupao excessiva com os sintomas ou com a adaptao do comportamento dela. Portanto, estudos mostram a exigncia de pesquisar sobre a incluso escolar, em particular sobre o currculo para a escola inclusiva. A escola transmite a sua ideologia atravs de seu currculo, seja diretamente, atravs das matrias ou por seu currculo, de uma forma mais direta ou indireta. Para descobrir o que os alunos com algum tipo de deficincia j conhecem, podemos usar os mesmos planos que utilizamos para preparar os demais, desde que adote diferenciaes adequadas a cada necessidade da criana. O importante colocar todos os estudantes em contato com aquilo que deseja ensinar. Aps esse breve histrico, para que se configure com mais clareza o significado de educao inclusiva, parece-nos interessante estabelecer as diferenas entre alguns conceitos que a ela se relacionam: segregao, integrao, incluso escolar. Lecionar os contedos das disciplinas passa a ser tarefa do ensino regular, e o profissional da Educao Especial fica na sala de recursos para dar apoio com estratgias e

6 recursos que facilitem a aprendizagem. ele quem se certifica, ainda, de que os recursos que preparou esto sendo usados corretamente. Sob a tica de Maria Teresa: Ele informa a escola sobre os materiais a serem adquiridos e busca parcerias externas para concretizar seu trabalho. O conceito de paradigma foi criado originariamente por Thomas S. Kuhn para nomear os processos de evoluo e transformao pelos quais passa a ser chamada Cincia Normal. Segundo Kunc (1992) fala sobre incluso:
"o principio fundamental da educao inclusiva a valorizao da diversidade e da comunidade humana. Quando a educao inclusiva totalmente abraada, ns abandonamos a idia de que as crianas devem se tornar normais para contribuir para o mundo".

Um paradigma uma reproduo mental, uma forma de ver o mundo, um modelo de referncia, purificando outras inteligncias, contedos inflexveis. Ele estabelece uma representao de pensamento atravs do qual o mundo pode ser explicado. Isto quer dizer que, ao obedecermos a um paradigma de nossa escolha deixa de ter como referencial apenas os aspectos cognitivos. Ela causa tambm componentes emocionais, que por sua vez podem fazer com que as idias daquele paradigma ou dos paradigmas oponentes a ele, sejam realmente aceitas ou rejeitadas.

2.2 Adaptaes Curriculares

Foi na necessidade de um currculo para escolas inclusivas que o Brasil tornou-se oficial a partir das normas criadas junto Secretaria de Educao Especial do Ministrio da Educao com o desenvolvimento dos Parmetros Curriculares Nacionais. Neste documento explicita-se o conceito de adaptaes curriculares, ditas como:

[...] estratgias e critrios de situao docente, admitindo decises que oportunizam adequar a ao educativa escolar s maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensinoaprendizagem pressupe atender diversificao de necessidades dos alunos na escola (MEC/SEESP/SEB,

7 1998, p.15).

De acordo com o MEC/SEESP/SEP 919980, essas adaptaes curriculares ocorrem-se em trs nveis:

ADAPTAES Nvel do projeto pedaggico (currculo escolar) Relativas ao currculo da classe

DEFINIES Devem focar principalmente, a organizao escolar e os servios de apoio, propiciando condies estruturais que possam ocorrer no nvel de sala de aula e no nvel individual. Referem-se principalmente programao das atividades elaboradas para sala de aula.

Individualizadas do currculo

Focam a atuao do professor na avaliao e no atendimento a cada aluno.

Atualmente, no Brasil, temos vrios programas oferecidos pelo MEC, que fornecem recursos para aos professores se qualificarem, facilitar a educao de pessoas com necessidades de aprendizado especiais como: Programa Educao Inclusiva Direito Diversidade - Formao de professores para divulgar a poltica de educao inclusiva. Profissionais dos chamados municpios-plo comunicam o treinamento e atuam como multiplicadores, falando as discusses para os colegas de cada cidade. Programa de Formao Continuada de Professores na Educao Especial modalidade distncia: Especializao, extenso ou aperfeioamento para professores da rede pblica, oferecidos por uma rede nacional de instituies pblicas de educao superior. Programa de Implantao de Salas de Recursos Multifuncionais - Fornecem materiais pedaggicos, equipamentos e mveis para o atendimento educacional especializado.

8 Programa Escola Acessvel - Alugar recursos para a adequao de prdios escolares para a acessibilidade. Programa BPC na Escola - Monitoramento do acesso e da permanncia na escola dos alunos com deficincia na faixa etria de 0 a 18 anos que so beneficiados pelo programa Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social (BPC). As modificaes de acessibilidade ao currculo so importantes especialmente no caso dos alunos com deficincias fsicas e /ou sensoriais. Elas falam da absoro dos feitos realizados pela escola para o desaparecimento de barreiras arquitetnicas, materiais e de comunicao, valendo-se de que o aluno especial tenha meios de frequentar escola com autonomia, participando das atividades acadmicas e extracurriculares propostas para os demais. Esta acessibilidade pode ser exemplificada com: rampas de acesso e banheiros adaptados; apoio de intrpretes de LIBRAS e/ou capacitao do professor e demais colegas; transcrio de textos para Braile ou utilizao de outros recursos pedaggicos adaptados para alunos com deficincia visual; uso de comunicao alternativa e ampliada (CAA) com alunos com paralisia cerebral ou dificuldades de expresso oral, entre outras As escolas, em conjunto com os pais, deveriam formar uma unio de apoio para que se faa o melhor por estes alunos, desenvolvendo suas potencialidades e cidadania. A escola pode proporcionar situaes para pratica de sua identidade sociocultural e circunstancia favorvel de ser e viver adequadamente. Para uma instituio ser Inclusiva primeiramente devemos confiar na origem de que todas as crianas podem compreender o que est sendo ensinado. Alm disso, o educador dever proporcionar a todas as crianas acessos de igualdade absoluta a um currculo bsico, rico e uma instruo de qualidade. Abaixo exemplificamos algumas estratgias para promover prticas mais colaborativas e menos disputadas nas salas de aulas e na escola:

ESTRATGIAS DE ADAPTAES Estabelecer uma rotina em sala de aula e na instituio, bem como receber apoio para participar de forma igual e plena. Garantir que todas as atividades da sala de aula tenham acomodaes.

9 Participao de todos ativamente, inclusive daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.

Colocarmos valores positivos no sistema escolar de respeito, solidariedade, cooperao etc. Desenvolver rede de apoio, sendo um grupo de pessoas que se renem para debater, podendo ser constituda por alunos, diretores, pais, professores, psiclogos, terapeutas e supervisores para resolverem problemas, trocarem idias, mtodos, tcnicas e atividades, com a finalidade de ajudar no somente aos alunos, mas aos professores para que possam ser bem sucedidos em seus papis. Desenvolver uma assistncia tcnica organizada e contnua que deve incluir os funcionrios especializados para atuarem como consultores e facilitadores. Construir uma biblioteca prontamente acessvel com materiais atualizados, recursos em vdeo e udio que enfoquem a reforma da escola e as prticas educativas inclusivas.

Um plano abrangente, condizente e contnuo de formao em servio dando oportunidades para educadores que apie os alunos a reunirem-se para tratarem de questes comuns e assim ajudarem-se mutuamente no desenvolvimento criativo de novas formas de aprendizagens oportunas para os professores aumentarem e aperfeioarem suas habilidades, observando, conversando e moldando suas prticas com colegas com mais experincia no apoio aos alunos no regular. Novas prticas inclusivas de visitarem outras escolas e distritos, que tenham experincias e por em execuo as novas prticas na educao inclusiva em conjunto com esforos de reformas da escola. Os educadores devem desenvolver a dimenso da flexibilidade para responderem aos desafios de apoiarem os alunos com dificuldades para aprender na participao das atividades da escola, com o compromisso de fazer o ensino inclusivo acontecer, com espontaneidade e a coragem de assumirem os riscos, trabalhando em equipes, desenvolvendo novas habilidades e promovendo uma educao de qualidade a todos os alunos. Examinar e adotar vrias abordagens de ensino, para trabalhar com alunos com diferentes nveis de desempenho, reavaliando as prticas e determinando as melhores maneiras possveis de promover a aprendizagem ativa para os resultados educacionais desejveis. Comemorar os sucessos e aprender com os desafios, sendo importante que os sistemas escolares cultivem a capacidade dos membros do seu pessoal de pensar criativamente, pois assim respondem aos desafios que inevitavelmente surgem quando as novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento apresentam-se.

10 Os educadores devem estar dispostos a romper paradigmas e manterem-se em constantes mudanas educacionais progressivas criando escolas inclusivas e com qualidades.

2.3 - Relato do Caso M.A.J.

M.A.J. matriculou-se no primeiro semestre do ano 1999, em uma instituio escolar denominada por NAERA, localizada na cidade de Belo Horizonte MG. Apresentava diagnostico de paralisia cerebral leve, tendo como sequela uma hemiplegia do lado direito, causando comprometimento na parte motora. A me relatou que na infncia a criana apresentou crises convulsivas. Andou e falou aos trs anos de idade. Gradativamente seu comportamento mudava e uma autoconfiana tomava conta dele. Aps um perodo, a equipe da instituio o colocou para fazer pequenas tarefas, tais como: fazer pequenas compras e algumas atividades externas, o que fez com que ele se sentisse til. No incio ele demonstrava-se muito inseguro, ansioso, imaturo, impaciente com os colegas, professores e demais profissionais da instituio. Imaginava situaes de risco. Por exemplo: fechava as janelas de sua casa para a bomba no estourar (isso em virtude das noticias que ouvia na televiso). Apresentava muita dificuldade na leitura e na matemtica, principalmente quando tinha que lidar com o concreto - dar troco, pagar algum produto, etc. Aps todas essas observaes, comeamos a fazer um trabalho com ele no ncleo, por ter como objetivo a melhoria de sua maturidade, ansiedade, interao com os colegas, professores, aceitao de regras, preparao para o trabalho e integrao social. Aps seis anos de tratamento (2005) houve uma melhora significativa em seu aprendizado e comportamento e decidimos explorar suas habilidades para o trabalho. Comeamos, ento, a fazer um trabalho entre ESCOLA, FAMLIA E ALUNO e propomos que ele estudasse no perodo matutino e trabalhasse com servios externos para a escola (compras para cantina, servio bancrio, compras para oficinas e etc.). Durante o perodo houve momentos em que pensamos em desistir, pois levamos muito prejuzo em relao parte financeira - troco errado e tambm um desgaste muito grande porque o aluno no entendia, brigava, ficava com raiva, ligava a cobrar para a escola a todo o momento porque no tinha segurana para fazer os servios pedidos. Era muito cansativo, mas no desistimos do nosso objetivo que era trabalhar sua independncia, autoestima, insero social, concretizao da matemtica na sua vida e preparao para o trabalho. Com muitas conversas e explicaes de como comportar-se diante do mercado

11 de trabalho e relacionamento com as pessoas, finalmente conseguimos atingir nossos objetivos. Em meados de 2007, esse aluno demonstrava mais atencioso com os colegas, professores e demais profissionais. Sua autoestima melhorou, apresentava melhora em relao matemtica do dia-a-dia e conseguia fazer os servios externos com bastante segurana. O pai nos relatou tambm que ele, antes de estudar no NAERA, ficava sempre em seu mundo observando as pessoas e manifestando o desejo de trabalhar e se afirmar como homem. Muito observador, sempre se espelhava em seu pai e no irmo para criar um mundo prprio e fantasiava estar trabalhando e produzindo, o que, s vezes, o levava a perodos de depresso por no se sentir til ou no poder realizar os seus intentos e sua independncia. Muito ligado a famlia e aos amigos, sempre solcito, participava de tudo com alegria, o que percebamos que era uma alegria contida. Mas, aps ingressar nesta instituio, comeamos a perceber que gradativamente seu comportamento mudava e uma autoconfiana tomava conta dele, o que fez com que ele se sentisse cada vez mais til e animado. Com isso, foi criando nele uma expectativa de vida maior e ele melhorou seu comportamento, muitas vezes arredio e triste. No incio de 2008, a famlia procurou a escola agradecendo e disse que o aluno j estava preparado para sua insero no mercado de trabalho. O NAERA a famlia do M.A.J., agradeo a vocs. Hoje ele est preparado e tem emprego h um ano como auxiliar de arquivo por meio de uma empresa terceirizada e, acima de tudo, adquiriu uma confiana em si e uma alegria que nos surpreende e est mais maduro e muito feliz. Complementando que ele hoje continua ainda sendo muito curioso e adorando novos desafios. Lembramos que nas aulas de computao, mostrava muito interesse, descobria sites de relacionamentos e entretenimento com jogos de desafio. Foi em um desses sites de relacionamento que no final do ano de 2009 conheceu C.S. (atualmente sua esposa). Durante conversas pelo site a mesma no percebeu que ele tinha dficit cognitivo. Conversaram mais ou menos 01 ms pela internet. Depois de algum tempo comearam a se relacionar. Os pais dele ficaram extremamente apreensivos e preocupados chamando a moa para uma conversa. Ela relatou que havia percebido que o mesmo era imaturo (idade mental atrasada), mas mesmo sabendo de suas limitaes achava que isso no atrapalharia em nada. Alm disso, no se importou tambm com a deficincia fsica, deixando claro que gostou dele mesmo assim. Aps 04 meses de namoro C.S. engravidou. Os pais de M.A.J. ficaram preocupados com medo da criana nascer com problema, do relacionamento no dar certo e de como ele reagiria com a gravidez. Procuraram a instituio e contaram a histria. Confesso que ficamos surpresos, mas ao mesmo tempo muito felizes, pois o mesmo havia dito que tinha alguns sonhos na vida (trabalhar, tirar carteira de motorista, casar e ter filhos). Pensamos, esse

12 menino realmente muito perseverante e determinado. Tranqilizamos os pais e chamemos para uma conversa. Ele estava radiante, mas no tinha noo da responsabilidade e de tempo. Achava que o beb ia nascer logo. O mesmo no tem muita noo de tempo. Esperou por esses 09 meses como se fosse uma eternidade. C.S vivia com a tia em Contagem - MG e ele com os pais em Belo Horizonte MG. Isso para ele era difcil, pois queria acompanhar a gravidez. O beb nasceu em junho de 2010 e quando o beb completou 04 meses eles se casaram (outubro 2010). Fomos ao casamento e ficamos emocionados. Os familiares tambm M.A.J. e sua nova famlia moram atualmente com seus pais, que os ajudam financeiramente e do suporte para os desafios da vida. Sentimos que C.S. muito carinhosa com M.A.J. e com a famlia. Parece que eles tm um bom relacionamento. Atualmente M.A.J. 33 anos, continua trabalhando como auxiliar administrativo no setor de arquivo na Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG. No momento ele no estuda na instituio, mas sempre que possvel fazemos acompanhamento distncia, ou seja, nos comunicamos ora com ele e s vezes com a famlia. Temos uma relao de amizade e confiana. Em situaes de insegurana ele nos procura para aconselhamentos. Recentemente estivemos no aniversrio do primeiro ano de seu filho, nesta ocasio observamos o comportamento e relacionamento do casal e famlia. Percebemos que sua limitao fsica dificulta para carregar o filho. Sentimos que existe uma harmonia e uma boa estrutura familiar. Em uma conversa rpida com o pai do mesmo, fizemos uma observao sobre uma possvel perda auditiva, uma vez que em nossas ltimas conversas notamos que o mesmo falava muito alto. O pai tambm havia percebido e esta providenciando encaminhamento mdico. Com relao me percebemos que a mesma continua sendo muito protetora.

13

3 - CONCLUSO

As indiferenas frente s diferenas esto acabando, passando de moda. Nada mais desfocado da realidade atual do que ignor-las. Nada mais regressivo do que discriminlas e isol-las em categorias genricas, tpicas da necessidade moderna de agrupar os iguais, de organizar pela abstrao de uma caracterstica qualquer, inventada e atribuda de fora. Contudo apesar das decises retradas da comunidade escolar e da sociedade, possvel ajustarmos a escola para um novo tempo. Precisamos estar empenhado de boa vontade e compromisso, defrontar com segurana e otimismo este desafio, percebemos com clareza a evidencia tica da proposta inclusiva, e colaborarmos para desaparec-lo desta escola que esta perdendo sua qualidade. Compreendemos que as relaes entre o discurso regulador e o discurso instrucional, convergem para uma reintegrao do contexto pedaggico infesto do discurso instrucional lembrado pelos textos curriculares oficiais. Lembra-se ento, que o aparente discurso pedaggico oficial relacionado numa lgica de ateno da variedade, alimenta e comprova no espao escolar, prticas curriculares cada vez mais uniformes. Esta finalizao importante porque consegue tornar-se claro as relaes entre os currculos prescritos e o currculo em ao na sala de aula: havia uma conexo, alimentada por aparentes falta de entrosamento e o prolongamento de algo, na qual o discurso regulador um recurso importante. E se usssemos de toda essa metodologia curricular com a mxima certeza conseguiremos atingir um resultado satisfatrio no final.

14

4 - BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Ministrio da Educao. Diretrizes nacionais para a educao especial na educao bsica. Secretria de Educao Especial. Braslia: MEC, 2001. (www.mec.gov.br), (Acessado 09/06/2011). BRASIL, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial. Braslia, 1996. (www.iof.mg.gov.br) (Acessado09/06/2011). BRASIL, Ministrio da Educao. Poltica Nacional de Educao Especial. Srie Livro 1. Braslia: MEC/SEESP, 1994. (www.mec.gov.br), (Acessado 10/06/2011). BRASIL, Estatuto da Criana e do Adolescente. Braslia: Ministrio da Sade, 1990. BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO-CMARA DE EDUCAO BSICA. Resoluo CNE/CEB. 2/2001. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 14/set. 2001. Seo 1E, P. 39-40. BRASIL, Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (www.planalto.gov.br) (Acessado 10/06/2011). CORRA, Rosa Maria. Educao inclusiva: Um outro modo de olhar a escola. Frum Sociedade Inclusiva, Frum Mineiro de Educao Especial Inclusiva. Belo Horizonte: Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, 2004. DOLL Jr., William E. Currculo: uma perspectiva ps-moderna. 2 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2002. FERREIRA, Maria Elisa Caputo e GUIMARES, Marly. Educao Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HADDAD, JANE PATRCIA: Relato do Caso M.A.J - Cedido pelo NAERA e publicado no livro: O que quer a escola? WAK Editora. p.113 a 117, 2009. KUHN S. THOMAS: A Estrutura das Revolues Cientficas, 1962, 7. ed. So Paulo: Perspectiva, 2003 MANTOAN, Maria Tereza Eglr. Incluso Escolar: o que ? Por qu? Como fazer? So Paulo: Moderna, 2003.

15 MANTOAN, Maria Tereza Eglr. Igualdade e diferenas na escola como andar no fio da navalha - Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 1 (58), p. 55 64, Jan./Abr. 2006, (www.revistaseletronicas.pucrs.br), (Acesso 14/06/2011). MAZZOTTA, Marcos Jos da Silveira. Educao Especial no Brasil: histria e polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 1996. MEC; SEESP, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao 79 p 2001, (www.portal.mec.gov.br) - (Acessado 13/06/2011). MITTLER, Peter. Educao inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. NAES UNIDAS. Normas sobre a equiparao de oportunidades para pessoas com deficincia. So Paulo: (s.N.), 1996.9(www.un-brasil.org.br), (Acessado 11/06/2011). NOVA, REVISTA. Incluso Grupo Abril, Ed. (www.revistaescola.abril.com.br) (Acessado 14/06/2011). PEREIRA MOURO MARIL. Incluso Escolar: Um Desafio Entre o Ideal e o Real (www.profala.com), (Acessado 14/06/2011) SASSAKI, Romeu K. Incluso: construindo uma sociedade para todos. 4. Ed Rio de Janeiro: WVA, 1995. SEMINRIO NACIONAL SOBRE A FORMAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAO., 7., 2005, Braslia, DF. Documento final. Braslia, DF: ANFOPE, 2005. (impresso por meios eletrnicos). (Acessado 13/06/2011). SITE EDUCAO ON-LINE. Subsdios Para Ao Pedaggica No Cotidiano Escolar Inclusivo - Educao On-Line, (www.educacaoonline.pro.br), (Acessado15/06/2011). STAINBACK, Susan e STAINBACK, William, Incluso: uma guia para educadores. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. TYLER, Ralph W. Princpios bsicos de currculo e ensino. Porto Alegre: Globo Edio, 1978. UNESCO, The Salamanca Statement and Framework for action on special need education (Adotada pela Conferncia Mundial sobre Educao para Necessidades Especiais: Acesso e Qualidade, realizada em Salamanca, Espanha, em 7-10 de junho de 1994) Genebra: UNESCO, 1994 (www.unesco.org.br), (Acessado10/06/2011). VERSSIMO H Incluso: a educao da pessoa com necessidades especiais: velhos e novos paradigmas - Re. Benjamin Constant, 2001 (www.ibc.gov.br) (Acessado 12/06/2011). WERNECK, Cludia. Ningum mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva. 2 ed. So Paulo: WVA, 2000.

You might also like