You are on page 1of 3

Poder poltico

Poder poltico a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou no fazer algo, tendo como objetivo o bem pblico. O poder poltico nas democracias essencialmente a vontade da maioria atravs do governante. No existe poder poltico nas ditaduras, visto que a fora em si apenas uma das condies e no a causa essencial, portanto num governo totalitrio o ato de coao aplicado sem visar o bem pblico. Antes de impor a ordem, o poder poltico tem como razo principal, formular essa ordem.
o

dentro do mbito da cincia, o poder poltico tem causas sociais e psicolgicas, que no necessariamente esto isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.

ndice
[esconder]

1 Formao social do poder 2 Poder difuso 3 O poder personalizado 4 Causas sociais e psicolgicas do poder 5 Condies do poder 6 A linguagem do poder 7 Referncias

[editar] Formao social do poder


o

o o

Na frente de uma sociedade, para algumas pessoas, o poder poltico ocasionaria atravs da fora, mas vale ressaltar que a fora apenas uma das condies. O poder pode ser portanto considerado o que dele os homens interpretam como aceitvel ou desejvel. 3 fases progressivas: poder difuso, poder pessoal e poder institucionalizado. essas fases, no necessariamente se extinguem, podendo retroagirem.

[editar] Poder difuso

Nessa fase, no h rgo especializado para emanar o poder, portanto o poder est relacionado presses externas como a tradio, o costume e os cultos ou religio. Diz-se que o poder exercido por "ningum", impondo-se a todos, mas vale ressaltar, que a mulher, o idoso e a criana, muitas vezes esteve numa situao de subordinao ao homem, por ser esse o caador ou o guerreiro.

[editar] O poder personalizado


o

aquele conquistado por um rgo especfico, quer seja uma pessoa ou um grupo destas. Nesta fase, o poder tido como propriedade do governante e este impe sua vontade at onde lhe possvel. Em um determinado momento da vida em sociedade a qual o homem est sujeito, surjiria naturalmente uma autoridade, j que o homem perceberia os seus benefcios. Um exemplo de poder personalizado pode ser: Em um perodo de conflitos, ainda no poder difuso, o guerreiro mais hbil iria virar um lder, assim transcorrendo para o poder personalizado. Nesse caso, os outros ao saberem de sua coragem iriam segulo. Muitas vezes esse guerreiro iria perpetuar o seu poder para os perodos de paz, mas para isso ele teria que ter apoio de um determinado nmero de indivduos.

Poder institucionalizado existe quando h uma estrutura organizada para cumprir a funo social do poder, sendo essa obedecendo regras preestabelecidas e independentes exclusivamente da vontade do governante. A partir desse ponto que h uma criao do direito e se conclui que o poder de todo o povo, mas com uma pessoa representando-o. Esse poder pode ser substitudo pelo poder personalizado ou jurdico. O poder institucionalizado preenche os fins do poder poltico, fins que no qual pertencem s a ele e no se confundem com os objetos das diversas associaes que os homens formam. Assim, na fase institucional, o poder volta massa dos indivduos e so as normas por eles editadas ou aprovadas que regulam a ao dos governantes e as relaes dos indivduos entre si. O conjunto dessas normas, costumeiras ou escritas, o Direito, e a organizao da decorrente o Estado moderno. Para elaborar uma constituio, somente o poder institucionalizado dispe de fora, deixando de obedecer as pessoas para obedecer as normas que regem governantes e governados. A ideia de institucionalizao do poder traduz essa forma de organizao de poder nascida do facto de os homens quererem deixar de obedecer a outro homem, passando a obedecer a uma instituio ou a uma abstrao. Uma operao jurdica de transferncia do suporte do poder da pessoa dos governantes para uma entidade abstrata e ideal, independente das pessoas dos governantes. Para uma entidade dotada de unidade, de continuidade, de poder fundado e limitado pelo direito. De acordo com as palavras de Georges Burdeau: a institucionalizao do Poder a operao jurdica pela qual o Poder poltico se transfere da pessoa dos governantes para uma entidade abstrata - o Estado. O efeito jurdico desta operao a criao do Estado como suporte do poder independente da pessoa dos governantes. Neste sentido, refere que o Estado no justaposio de um grupo, de um territrio, de um chefe, mas antes uma certa maneira de ser do Poder, pelo que no h Estado em todos os grupos humanos que vivem num territrio prprio sob a

coero de um chefe, exigindo-se unidade, continuidade, poderio e limitao pelo direito.

[editar] Causas sociais e psicolgicas do poder


o

O fato do homem viver em sociedade e exposto a sentimentos como amor e dio, geram a necessidade da ordem por meio de uma autoridade coercitiva, de outro modo haveria sempre a justia individual. Mesmo atividades lcitas podem gerar ocasies ilcitas. No momento em que um sujeito sai com o seu carro e passa do limite de velocidade, ele estaria criando uma ocasio ilcita, ao colocar a si e a outros em perigo. Todo homem apresenta em si as tendncias de mandar e de obedecer, sendo que a primeira e menos constante a presente nos chefes e a segunda mais aparente na maior parte da populao esta para os comandados, ou seja o desejo de mandar est explicito nos chefes e implicito nos comandados.

[editar] Condies do poder


o o o o

Fora: Veculo de coao. Consentimento da maioria do grupo social, por plena convico, hbito, comodidade ou resignao. Persuaso: Propaganda. Prestgio: Decorre da inteligncia, carter e cultura dos indivduos, mas em poltica o prestgio advm do xito.

[editar] A linguagem do poder


o

o o

O poder expresso por meio de palavras, estas so necessrias para a compreenso e obedincia das normas de atividade social editadas pelo poder. Quando o poder visa realmente o bem pblico, a sua linguagem elegante, clara e sbria. A linguagem do poder deve ser objetiva e persuasiva.

You might also like