You are on page 1of 3

RESUMO DE XODO 20 A SEGUIR

O TABERNCULO
Algumas coisas me chamaram ateno: A ARCA O PROPICIATRIO A Arca tinha por cobertura uma tampa chamada propiciatrio. A Arca foi posta no Lugar Santssimo do Tabernculo e representava o Trono de Deus. Diante dela o sumo sacerdote se colocava uma vez por ano, no Dia da Expiao para aspergir sangue sobre o propiciatrio, como expiao pelos pecados involuntrios do povo, cometidos durante o ano anterior. Assim, o propiciatrio e o sangue sobre ele prefiguravam o perdo divino, acessvel aos pecadores. A MESA DE MADEIRA DE CETIM E O CASTIAL 29 Tambm fars os seus pratos, e as suas colheres, e as suas cobertas, e as suas tigelas com que se ho de oferecer libaes; de ouro puro os fars. 30 E sobre a mesa pors o po da proposio perante a minha face perpetuamente. O po colocado nessa mesa representava A Presena do Senhor como Sustentador de Israel na sua vida em geral ( Veja: Levticos 24.5-9 e Isaas 63.9 ). Castial: Um candelabro com sete lmpadas a leo para deixar claro o Tabernculo se olharmos num contexto de importncia desse artefato ns diramos que representava a Presena de Deus traz luz para o homem. O VU DO TABERNCULO 31 Depois fars um vu de azul, e prpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se far. 33 Pendurars o vu debaixo dos colchetes, e pors a arca do testemunho ali dentro do vu; e este vu vos far separao entre o santurio e o lugar santssimo, Naquele tempo Jesus ainda no tinha rasgado o vu e para entrar na Presena de Deus era muito difcil. Leia Hb 9.6-28:

ARTIGO DE: Andr Duarte da Silva

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernculo, cumprindo os servios; 7 Mas, no segundo, s o sumo sacerdote, uma vez no ano, no sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; 8 Dando nisto a entender o Esprito Santo que ainda o caminho do santurio no estava descoberto enquanto se conservava em p o primeiro tabernculo, 9 Que uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifcios que, quanto conscincia, no podem aperfeioar aquele que faz o servio; 10 Consistindo somente em comidas, e bebidas, e vrias ablues e justificaes da carne, impostas at ao tempo da correo. 11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernculo, no feito por mos, isto , no desta criao, 12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu prprio sangue, entrou uma vez no santurio, havendo efetuado uma eterna redeno. 13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto purificao da carne, 14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificar as vossas conscincias das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 E por isso Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remisso das transgresses que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herana eterna. 16 Porque onde h testamento, necessrio que intervenha a morte do testador. 17 Porque um testamento tem fora onde houve morte; ou ter ele algum valor enquanto o testador vive? 18 Por isso tambm o primeiro no foi consagrado sem sangue; 19 Porque, havendo Moiss anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com gua, l purprea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, 20 Dizendo: Este o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.

ARTIGO DE: Andr Duarte da Silva

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

21 E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernculo e todos os vasos do ministrio. 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue no h remisso. 23 De sorte que era bem necessrio que as figuras das coisas que esto no cu assim se purificassem; mas as prprias coisas celestiais com sacrifcios melhores do que estes. 24 Porque Cristo no entrou num santurio feito por mos, figura do verdadeiro, porm no mesmo cu, para agora comparecer por ns perante a face de Deus; 25 Nem tambm para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santurio com sangue alheio; 26 De outra maneira, necessrio lhe fora padecer muitas vezes desde a fundao do mundo. Mas agora na consumao dos sculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifcio de si mesmo. 27 E, como aos homens est ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juzo, 28 Assim tambm Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecer segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvao. ...No d para ter DVIDAS. O ALTAR DOS HOLOCUSTOS Esse ato expiador salientava que o PECADO digno de morte, mas que Deus aceitava o sangue inocente em lugar do CULPADO. Da para no matar crianas ou outras pessoas inocentes Javh pediu os bois, touros, bezerros, novilhos etc. RESUMO GERAL Como se pode ver o resumo do meu trabalho consiste no Captulo 9 de Hebreus. De um conceito geral, querendo agradar algum, ns diramos que esse trabalho O Tabernculo, nos serviu para que ns tivssemos uma noo de como deveramos agradar a Deus nos cultos das igrejas ou como deveria ser os cultos dentro das igrejas nos dias de hoje. Mas, os atos que esses indivduos fizeram no passado, se tornam quase que impossvel e possvel porm, no mais aceitos por Deus, nos nossos dias, falo dos sacrifcios dos animais e do lugar santssimo.

ARTIGO DE: Andr Duarte da Silva

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

You might also like