You are on page 1of 12

Apresentando o ArcGIS Image Server

O ArcGIS Image Server um produto novo da ESRI, cujo foco apresentar soluo para as questes de gerenciamento, processamento e distribuio de imagens. Ele foi desenhado para proporcionar benefcios de rpido acesso e flexibilidade de manipulao, mesmo para grandes volumes de imagens. O processamento das imagens feito no sistema on-the-fly, e aplicado somente na poro de imagem solicitada pelo cliente, e sempre na resoluo adequada escala solicitada, garantindo o bom desempenho da soluo.

Principais benefcios do ArcGIS Image Server


Pode usar imagens brutas, sem necessidade de converso; Acessa imagens em arquivos ou sistemas de banco de dados1; No requer pr-processamento das imagens para distribuio; Permite rpida atualizao das imagens publicadas; capaz de realizar processamento on-the-fly no lado servidor e no lado cliente. Isto inclui: o Manipulao de caractersticas radiomtricas da imagem: extrao de bandas, lgebra de bandas, diferentes tipos de filtro, fuso de imagens de satlites com mltipla resoluo, o o Manipulao de caractersticas geomtricas: registro, projeo e ortoretificao2. Outras funes: Mosaico, Mosaico com linha de atenuao3, recorte, mscara, etc.

O resultado dos processos no armazenado em disco, portanto possvel obter um nmero intangvel de resultados sem consumo de espao em disco.

capaz de distribuir imagens para vrias aplicaes clientes, e de forma simultnea.

O ArcGIS Image Server e o fluxo convencional de imagens


Dentre as questes problemticas inerentes ao processo convencional de gesto de imagens, e que o ArcGIS Image Server vem enderear, esto a acessibilidade e o volume resultante dos inmeros processos.

Acessibilidade
O volume de imagens tem crescido exponencialmente. Estima-se que o ritmo de crescimento esteja em torno de 30% ao ano. As imagens podem ser adquiridas a preos cada vez mais baixos, ou ainda sem custo algum, e o problema tem sido o acesso a estes acervos cada vez maiores.

1 2

Caracterstica esperada para o primeiro release da ESRI. Hoje, o acesso somente a sistema de arquivo. Processamento no lado servidor. Requer extenso. 3 Processamento no lado servidor. Requer extenso.

O problema da acessibilidade pode ser mapeado no fluxo convencional utilizado na administrao dos acervos de imagem: (1) As imagens so adquiridas de diferentes sensores, e a partir da aplicao de diferentes metodologias, e ento armazenadas. (2) H ento, um estgio de coleta dos parmetros que sero usados no processamento destas imagens, e aps o processamento (3) as imagens so distribudas em CDs, via FTP, servidor de imagens, dentre outras formas. Se h uma correo ou atualizao dos parmetros, todo o contedo gerado novamente, e o ciclo de distribuio recomea. Dentre os problemas que este fluxo acarreta esto: Volume de informao gerada a cada processamento; Distribuio e redistribuio do contedo; No oferece flexibilidade ao usurio final. Ou oferece, mas a um alto custo de processamento e distribuio das imagens, quando o usurio demanda um processamento diferente. De um modo geral, este fluxo resulta em um longo e prejudicial intervalo entre a aquisio e a distribuio das imagens para uso final.

Um novo paradigma
O ArcGIS Image Server prope um novo paradigma, no qual o intervalo entre a aquisio e a distribuio significantemente reduzido. Passando o processamento e a distribuio a ocorrerem em um nico passo. Uma vez que os dados podem ser armazenados em seu formato original e os produtos so criados on-the-fly, no h armazenamento adicional em disco, permitindo ao usurio a criao de diversos produtos a partir de uma mesma imagem, e a atualizao bastante dinmica do contedo publicado.

Formatos de imagem
O ArcGIS Image Server pode ler imagens em diversos formatos de arquivo. Dentre eles:

GeoTIFF de 1 a 32 bits por canal (Arquivos TIFF podem ser do tipo flat, tiled ou striped);

JPEG PackBits Compresso LZW; BIL; BIP; BSQ NITF; HDF; IMG. JPEG2000;

MrSID; ECW

Alm de imagens armazenadas em RDBMS, nos formatos: SDE Raster (Geodatabase); Oracle GeoRaster;

O suporte a novos formatos ou formatos proprietrios pode ser desenvolvido usando um conjunto SDK para programadores.

FUNES DE PROCESSAMENTO
Manipulao de bandas
A Extrao de bandas, por exemplo, permite o arranjo das imagens em variadas composies. Por exemplo, Falsa cor com Infra-Vermelho, Falsa com Infra-vermelho prximo, ou Cores Naturais. possvel realizar operaes algbricas com as bandas e aplicar, por exemplo, um NDVI.

321 Cores Naturais

742 IR Falsa cor

432 Near IR False color

NDVI

Enhancement (Filtros)
Filtros para realce de feies, funes para distribuio de histogramas (Ex.: Gamma), brilho e contraste, podem ser aplicados dinamicamente s imagens originais.

Original

Enhanced

Shadow Enhanced

Enhanced + Sharpened

Pan-Sharpening (Fusionamento de bandas)


Pan-sharpening ou merge o processo de fuso entre imagens pancromticas de alta
resoluo com imagens coloridas de menor resoluo especial. Os algoritmos usados pelo ArcGIS Image Server so muito precisos e rpidos. Isto proporciona grande flexibilidade, alm de economizar muito espao em disco para que outras imagens possam ser armazenadas. Ex.: Uma cena Quick Bird com imagens pancromticas de 0,62 m e imagens coloridas de 2,5 m, juntas soma aproximadamente 800 Mbytes. Se fusionadas por meio de um processo convencional, resultariam em uma imagem de aproximadamente 3 Gbytes. Se fosse necessrio alterar a composio da fuso, seriam necessrios outros 3 Gbytes. Com o ArcGIS Image Server, no h necessidade de se consumir tal espao em disco, e se o usurio final quiser o merge com outra composio, s criar um novo servio.

Color 240 cm

Pan 60 cm

Pan-sharpened

FC Infrared 60 cm

Projeo
Projees so muito bem trabalhadas dentro do sistema. O ArcGIS Image Server utiliza o mesmo mecanismo de projeo de outras ferramentas ESRI, portanto h uma grande variedade de projees e datum para transformao que so suportados. O sistema de referncia espacial (SRS) pode ser definido para cada imagem em separado. Um SRS padro pode ser definido para o servio e outro pode ser definido pelo cliente quando acessar o mesmo servio.

U TM

Local Projection

View Points
Uma opo para o usurio, sobretudo de aerofotogrametria, apresentar as reas de sobreposio das imagens, por meio da funo View Points. Ao preservar as sobreposies contidas nas cenas originais, o ArcGIS Image Server permite que as sobreposies sejam exibidas em funo do ngulo de visada solicitado pelo cliente. No exemplo abaixo, o cliente pode observar o prdio no centro do frame, a partir de ngulos diferentes, e ainda assim, com a impresso de estar vendo um mosaico.

Mosaico
O ArcGIS Image Server oferece diversas opes para o mosaico das imagens. Usando a opo de colagem, as imagens so apresentadas em uma ordem pr-definida, e com a alternativa de aplicar linhas de suavizao nas reas de transio entre as imagens. A extenso Seamline Mosaic permite que esta suavizao seja feita a partir de uma linha irregular, conferindo um aspecto muito mais natural ao resultado que apresentado ao usurio. Em ambos os casos, o usurio pode aplicar a funo feather que ir promover uma mistura dos pixels na rea de sobreposio das cenas. O mosaico pode ser aplicado entre imagens de projeo e resoluo diferentes.

Processamento de sada
Uma vez que a imagem mosaicada, por exemplo, outros processos podem ser aplicados para resultar no produto que ser visualizado pelo cliente. Isto inclui diferentes tipos de realce, visualizao de terreno e fuso de imagens. Abaixo esto exemplos de um modelo digital de elevao, combinado com um mapa de aspecto, e outro de mapa de sombra. Os outros dois exemplos mostram uma imagem Landsat com o mesmo acabamento usando modelo digital de elevao.

Elevation Coded

Elevation Coded + Hill Shade

Landsat Image

Landsat Image + Hill Shade

Compactao
O ArcGIS Image Server trabalha com formatos compactados para leitura e distribuio de uma forma independente, ou seja, a imagem pode ser armazenada sem nenhum tipo de compactao e servida em formato compactado.

Sem compactao

Compactado

Mais compactado

Novos Processos ou Processos especficos


Muitos outros processos pored ser definidos dentro do ArcGIS Image Server, por meio do Kit para desenvolvedores (SDK). Isto inclui a adio de algoritmos prprios para processamento de imagens, filtros, assinatura digital de propriedade, interface de acesso pago, dentre outros.

Extenses
A grande maioria das funes de processamento do ArcGIS Image Server est no core produto. Duas extenses sero incorporadas ao ArcGIS Image Server. So elas: Orthorectification Adiciona a habilidade de realizar transformaes 3D, nas quais as

imagens so corrigidas tambm em relao ao terreno, com base no modelo digital de terreno ou outro servio de imagem. A orientao pode ser definida por parmetros padres das cmeras, ou por funes polinomiais disponveis com os parmetros das imagens orbitais; Seamline Mosaic Permite que o mosaico das imagens seja feito com o auxlio de

linhas irregulares. Estas linhas podem contornar feies existentes nas reas de sobreposio entre as imagens, conferindo um aspecto mais natural ao resultado final do mosaico.

Aplicaes-Cliente
O ArcGIS Image Server pode ser acessado por um diversificado conjunto de aplicaes clientes. Isto inclui todo o set de ferramentas ESRI Desktop, alm de ferramentas. ESRI ArcGIS Desktop ArcReader ArcView, ArcEditor e ArcInfo ArcGlobe e ArcMap ArcGIS Engine ArcGIS Server ArcExplorer ArcIMS ArcView 3.x, MapObjects Console Client (linha de comando) Outros Clientes Leica: ERDAS IMAGINE Bentley: MicroStation Autodesk: AutoCAD MapInfo: MapInfo Pro OGC WMS Open API

Por meio do padro OGC e da API de programao (SDK) possvel alcanar uma outra variedade de interfaces clientes.

Segurana dos Dados


O ArcGIS Image Server proporciona vrios recursos de segurana de dados. O sistema utiliza arquitetura cliente-servidor e, portanto no h acesso direto do cliente imagem, logo as imagens no podem ser copiadas diretamente. O controle baseado no servidor permite o gerenciamento dos nveis de acesso. O ArcGIS Image Server permite ainda a configurao de servios com resoluo degradada em reas confidenciais, como ilustra o exemplo abaixo.

Imagem conforme armazenada

Imagem com rea definida para degradao ao ser distribuda

Integrao com outros sistemas


A integrao com outros sistemas uma das premissas do desenvolvimento do ArcGIS Image Server, portanto h muitas formas de promov-lo. A habilidade de ler imagens em seu formato nativo proporciona ao ArcGIS Image

Server acessar imagens sem a necessidade de converso. Isto tem implicaes significantes, no apenas no tempo que seria gasto na converso, mas tambm no espao adicional que seria necessrio e nos problemas adicionais no gerenciamento destas novas imagens; O ArcGIS Image Server pode, portanto trabalhar em paralelo com outras aplicaes

legadas. Outras aplicaes tais como, softwares especializados em aero-triangulao e softwares para anlise de imagens j adquiridos pela organizao podem consumir as mesmas imagens; As imagens servidas pelo ArcGIS Image Server podem ser usadas diretamente de

vrias aplicaes, e podem ainda ser transferidas por download para a aplicao cliente, em formatos flexveis GeoTIFF ou JPEG; Parmetros de processos e metadados de diferentes sistemas podem ser adicionados

por diversos meios ao ArcGIS Image Server; A maioria dos parmetros de processos definida em tabelas ou em formato XML que

pode ser utilizado diretamente por programadores; O ArcGIS Image Server pode consumir imagens armazenadas em RDBMS (servidores

de banco de dados) em formato SDE Raster ou Oracle GeoRaster;

You might also like