You are on page 1of 30

Energia

O conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ao".
O termo energia tambm pode designar as reaes de uma determinada condio de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecnico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os msculos, energia biolgica).

A energia e os seres vivos

A energia solar e as plantas (Fotossntese)


As plantas fixam a energia luminosa e transformam em energia qumica, que usado por elas no seu crescimento e reproduo e serve de alimentos para outros seres vivos.

A energia dos alimentos

Energia Eltrica
Energia eltrica uma forma de energia baseada na gerao de diferenas de potencial eltrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente eltrica entre ambos. Mediante a transformao adequada possvel obter que tal energia mostre-se em outras formas finais de uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservao da energia. uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graas a sua facilidade de transporte, baixo ndice de perda energtica durante converses. A energia eltrica obtida principalmente atravs de termoeltricas, usinas hidroeltricas, usinas elicas e usinas termonucleares.

Histria da eletricidade
Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um mbar a um pedao de pele de carneiro, observou que pedaos de palhas e fragmentos de madeira comearam a ser atradas pelo prprio mbar.

ELETRICIDADE ESTATICA
1660

Otto Von Guericke inventa a mquina eletrosttica que era capaz de gerar cargas eltricas por frico.
1729

Stephen Gray fez a distino entre materiais condutores e no condutores.


1730

Charles Francis Dufay descobriu que a eletricidade produzida por frico podia ser de duas classes positiva ou negativa

PARA RAIOS

1744 Universidade de Leyden Holanda foi inventado um dispositivo chamado garrafa de Leyden Benjamin Franklin Estados Unidos carregou uma garrafa de Leyden utilizando pipas durante tempestades e constatou que os raios so uma forma de eletricidade. Esta descoberta de Franklin possibilitou a inveno dos primeiros para raios. 1780 Itlia Luigi Galvani, professor de Anatomia, descobre que as pernas de um sapo morto, que estava sobre uma placa metlica, sofriam uma contrao quando tocadas com um bisturi. Galvani atribui este fenmeno descarga eltrica; mas a explicao iria demorar mais alguns anos.

A PRIMEIRA PILHA
Volta Itlia descobre que ocorre uma reao qumica quando dois metais diferentes ficam em contato com uma soluo acida. Devido esta reao surge uma corrente eltrica. Volta construiu a primeira pilha utilizando discos de cobre e zinco, separados por um material que continha uma soluo acida.
1796 Alessandro

As fontes de Energia
As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas. Energia convencional caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. J a energia alternativa aquela originada como soluo para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem tambm duas distines: renovveis e norenovveis. Renovvel: a energia que extrada de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotvel. Ex: energia solar, energia elica, etc. No-renovvel: a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilizao se extingue. Ex: petrleo, carvo mineral, etc.

A energia hidrulica

A fora da gua movimenta mecanismos que facilitam o trabalho do homem.

As mquinas a vapor

Seu funcionamento se d pelo aquecimento da gua no interior de uma caldeira produzindo vapor, esse vapor lanado com alta presso em um sistema de ps conectado a engrenagens, gerando movimento.

Teares a vapor

A energia hidrulica (hidreltricas)

A energia gerada pela movimentao de turbinas pela fora da gua

Como funciona?

Energia trmica:
Combustveis fsseis(petrleo, carvo, gs natural)

Como funciona?

Energia Nuclear
A energia nuclear, tambm chamada atmica, obtida a partir da fisso do ncleo do tomo de urnio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantm unida as partculas do ncleo de um tomo. A diviso desse ncleo em duas partes provoca a liberao de grande quantidade de energia.

Usinas Nucleares

Como funciona?

Energia elica

A energia elica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas ps. Nos moinhos de vento a energia elica era transformada em energia mecnica, utilizada na moagem de gros ou para bombear gua. Os moinhos foram usados para fabricao de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Pases Baixos. Na atualidade utiliza-se a energia elica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia eltrica

Como funciona?

Energia solar

Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia trmica) proveniente do Sol, e posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo homem, seja diretamente para aquecimento de gua ou ainda como energia eltrica ou mecnica.

Como funciona?

Energia geotrmica

A energia geotrmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, a energia calorfera gerada a menos de 64 quilmetros da superfcie terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir at 6.000C. Geo significa terra e trmica corresponde a calor, portanto, geotrmica a energia calorfica oriunda da terra.

Como funciona?

Viso noturna do planeta

You might also like