You are on page 1of 18

CAPTULO 1

Retificadores
Prof. Dr. Rogrio Furlan 1.1 INTRODUO

A energia eltrica, hoje disponvel em grande quantidade graas s extensas redes de distribuio, apresenta-se sob a forma de Corrente Alternada Senoidal, em geral de 220V ou 110V (valores eficazes)* e freqncia de 50 ou 60 Hz. Esta pode ser utilizada diretamente para acionamento de motores, aquecimento resistivo e iluminao. Outras aplicaes requerem corrente contnua como, por exemplo, os processos eletrolticos industriais, o acionamento de motores de alto conjugado de partida (utilizados em trao eltrica e controles industriais), carregadores de bateria e a alimentao de praticamente todos os circuitos eletrnicos. A obteno de corrente contnua, a partir da corrente alternada disponvel, indispensvel nos equipamentos eletrnicos. Estes, invariavelmente, possuem um ou mais circuitos chamados Fontes de Alimentao ou Fontes de Tenso, destinados a fornecer as polarizaes necessrias ao funcionamento dos dispositivos eletrnicos. Aos circuitos ou sistemas destinados a transformar corrente alternada em contnua damos o nome genrico de Conversores C.A. - C.C. (ou em ingls, A.C. D.C, alternate current direct current). Para obteno de corrente contnua em escala industrial (acima de dezenas de quilowatts), utilizam-se conversores constitudos de grupos motor-gerador em que o motor de corrente alternada acionado pela rede e move um gerador de corrente contnua, como mostrado na figura 1.

Figura 1: Conversores C.A. - C.C.

Para obteno de corrente contnua em pequena escala, como na alimentao de equipamentos eletrnicos a converso se faz por meio dos circuitos retificadores, que em muitos casos comeam a substituir os conversores eletromecnicos (motor-gerador) at para elevadas potncias, devido ao alto rendimento que apresentam.

Lembre-se que para uma forma de onda senoidal, o valor eficaz (ou rms - root mean square) de 110V corresponde a um valor de pico de 110 2 155V , ou 310V de pico-a-pico.

1.2

CIRCUITOS RETIFICADORES COM DIODOS

Analisaremos a seguir vrios tipos de circuitos onde a retificao realizada por diodos semicondutores. Como voc j sabe, o diodo semicondutor um componente no linear que permite passagem de corrente num sentido e impede a passagem de corrente no sentido contrrio. Na figura 2 temos o smbolo de um diodo semicondutor bem como as curvas caractersticas de um diodo ideal e de um diodo real.

Figura 2: Diodo semicondutor.

Como vemos, dentro de certas limitaes, as duas curvas so bem semelhantes. Evidentemente, o fator de escala para correntes no sentido negativo est exagerado, e a queda de tenso no sentido direto (da ordem de 1 V) pode ser desprezada em primeira anlise na maioria dos circuitos (como veremos mais adiante a queda de tenso vd no sentido direto no diodo geralmente muito menor que tenso do transformador e a queda de tenso nos demais componentes). J a ruptura da juno do diodo ocorre em tenses reversas elevadas nas quais o diodo no deve ser utilizado para retificar. Por exemplo, para 200 V eficazes (pico de 280 V) devemos utilizar um diodo que tenha tenso de ruptura pelo menos de 300 V (o melhor seria cerca de 500 V para maior margem de segurana) e com isto garantirmos que no ocorrer ruptura. Alm da tenso de ruptura, os diodos reais possuem outras limitaes (geralmente indicadas pelo fabricante nos manuais), que passaremos a enumerar: Tenso de Ruptura: Id mx: Ipico repetitivo: Isurto: J explicada acima, aparece nos manuais como Vreverso. Corrente direta contnua mxima. Mximo valor de pico repetitivo (funo da freqncia). Mximo valor de corrente de pico no repetitivo, funo da freqncia e dos parmetros do circuito e da durao do surto inicial. Tenso direta aplicada no diodo durante a conduo. Mximo valor da corrente Reversa.

vd: Irev mx:

Geralmente, o fabricante fornece mais dados como: capacitncia parasitria do diodo, caractersticas mecnicas e trmicas do componente. No estudo dos circuitos apresentados a seguir vamos considerar um diodo modelado por um diodo ideal em srie com uma fonte de tenso vd.

Cap.1-2 - Retificadores

Eletrnica Experimental

1.2.1 Retificador de Meia Onda, Carga Resistiva No circuito mostrado na figura 3, a corrente na resistncia de carga Rc s circula num sentido, embora a tenso eG(t) aplicada ao circuito seja alternada (senoidal). A corrente s circula quando o potencial do ponto A ( A) for mais elevado que o potencial do ponto B (PB) P acrescido de v , ou seja eG(t) > vd, quando o diodo se acha em plena conduo. Nesta d situao, a tenso (eG(t) vd) fica toda aplicada na resistncia de carga e a corrente dada por (eG(t) vd)/Rc. Quando eG(t) < vd, o diodo bloqueia completamente e no h fluxo de corrente. Como no h queda de potencial atravs da resistncia de carga, toda a tenso fica aplicada no diodo.

PA

PB

Figura 3: Circuito retificador de 1/2 onda com carga resistiva.

A figura 4 mostra as formas de onda que aparecem no circuito. Nota-se que a corrente s passa em um sentido e possui um valor mdio (componente contnua) no nulo e que a tenso reversa mxima no diodo |EG|.

Figura 4: Formas de onda no retificador de 1/2 onda sem filtro

Eletrnica Experimental

Retificadores Cap.1-3

1.2.2 Retificador de Onda Completa, Carga Resistiva 1.2.2.1 Retificador em Ponte

O circuito da figura 5 permite conduo em Rc nos dois semiciclos da senide, o que significa que para uma mesma tenso de entrada eG(t) a corrente mdia o dobro da que tnhamos no circuito anterior. Quando e G(t) > 2vd (pois agora temos dois diodos em srie), os diodos D e D3 1 conduzem (figura 6.a), o que automaticamente bloqueia D e D4 . Ou seja, D cria um 2 1 caminho de corrente entre o terminal superior de Rc e o potencial Pa e D3 cria um caminho de corrente entre Rc e o potencial Pb. Portanto, na resistncia Rc temos uma tenso es(t) = (eg(t) 2vd) e a corrente ser dada por (eG(t) 2vd)/Rc. Quando 2vd < e G(t) < 2vd, nenhum diodo conduz e portanto ic (t)=0. Quando e G(t) < 2vd (figura 6.b), isto , quando Pa < (Pb 2vd), o diodo D2 conduz bloqueando D1 e o diodo D4 conduz tambm, b loqueando D . A corrente passa pelo 3 caminho formado por D , Rc e D4, passando pela resistncia no mesmo sentido que o 2 anterior. Agora vale a relao es(t) = (eG(t) 2vd).

Figura 5: Circuito retificador de onde completa com ponte de diodos.

Figura 6: Sentidos de conduo no retificador de onda completa em ponte: a) eG(t) > 2v d ; b) eG(t) < 2v d.

Cap.1-4 - Retificadores

Eletrnica Experimental

Na figura 7 vemos as formas de onda do circuito retificador em ponte. Nota-se que a corrente do gerador ainda senoidal, embora a corrente em Rc passe sempre num s sentido.

Figura 7: Formas de onda no retificador de onda completa em ponte.

Como normalmente EG >> vd, a tenso reversa mxima em cada diodo aproximadamente |EG|.

Eletrnica Experimental

Retificadores Cap.1-5

1.2.2.2

Retificador de Onda Completa com Transformador de Terminal Central

O circuito da figura 8, que utiliza um transformador com terminal central (center tap), tambm permite a passagem de corrente por Rc nos dois semiciclos da senide.

Figura 8: Retificador de onda completa com transformador de terminal central.

O funcionamento do circuito, de acordo com os semiciclos de eG1(t) e eG 2(t), est ilustrado na figura 9. No primeiro semiciclo (figura 9.a), eG1t) positivo e eG2(t) negativo, e portanto o diodo D1 conduz e o diodo D2 corta assim que eG1(t) > vd. No segundo semiciclo (figura 9.b), eG1(t) negativo e eG2(t) positivo, e portanto o diodo D1 corta e o diodo D2 conduz assim que eG2(t) > vd.

Figura 9: Funcionamento do circuito retificador de onda completa com transformador de terminal central.

Nota-se que a corrente sempre circula em um mesmo sentido sobre a carga. A tenso reversa mxima sobre cada diodo o dobro da tenso de pico que aparece em cada metade do secundrio, |2EG|, se desprezarmos vd.

Cap.1-6 - Retificadores

Eletrnica Experimental

1.2.3 Retificador de Pico (carga capacitiva) No circuito da figura 10 temos o retificador de pico, onde ao invs de uma carga resistiva (item 1.2.1), temos uma carga puramente capacitiva (idealmente).

Figura 10: Retificador de pico.

O capacitor s pode se carregar positivamente, pois o diodo no permite a circulao de corrente no semiciclo negativo. Durante o primeiro semiciclo positivo de eG(t) o diodo conduz totalmente e carrega o capacitor com a tenso (EG - vd). Quando eG(t) comea a cair, o capacitor tenderia a se descarregar, o que bloqueia D imediatamente, impedindo que o capacitor se descarregue. Portanto, o capacitor mantm a carga correspondente a (eG(t) vd), e a tenso es(t) entre suas extremidades ter o valor (EG vd). No caso da figura citada, vamos supor que ao ser aplicada a tenso eG(t) ao circuito, o capacitor j possusse uma carga inicial Q0, o que manteria a tenso nos seus terminais no valor V0 = Q0/C. Ento, o diodo s comearia a conduzir quando eG(t) atingisse a tenso (V0 + vd). Isto verdade mesmo que a tenso de entrada tenha uma outra forma da onda.

Eletrnica Experimental

Retificadores Cap.1-7

1.2.4 Retificador de Meia Onda com Filtro Capacitivo O circuito mostrado na figura 11 apresenta o que chamamos de filtragem que, no caso, consiste na eliminao de variaes bruscas na tenso es(t) sobre a carga resistiva Rc graas presena do capacitor C que age como amortecedor.

Figura 11: Retificador de meia onda com filtro capacitivo.

Suponhamos que o capacitor esteja inicialmente descarregado. Ao chegar o primeiro semiciclo positivo de eG(t), o diodo D conduz colocando C e R diretamente em contato com a tenso eG(t), a menos de vd. Enquanto eG(t) estiver aumentando, o diodo estar conduzindo, a corrente na resistncia ser (eG(t) vd) / R e o capacitor vai se carregando at atingir a tenso mxima (EG vd). Quando eG(t) atinge o mximo e comea a cair, a carga em C tenta voltar, o que impedido pelo imediato bloqueio do diodo. A carga do capacitor no tem alternativa seno escapar suave e exponencialmente atravs de R (figura 12), enquanto a tenso no outro lado do diodo vai caindo at atingir o pico negativo de eG(t). Nesse instante, a tenso inversa sobre o diodo mxima, sendo igual a aproximadamente |2EG|.
Cap.1-8 - Retificadores Eletrnica Experimental

O diodo s volta a conduzir quando eG(t) iguala es(t) (ngulo 1) e o capacitor ento se carrega novamente ao mximo, at que ocorra novo bloqueio (ngulo 2). Conforme observamos na figura 11, a corrente no diodo inicialmente atinge um valor bastante elevado (surto inicial), uma vez que ao o ligarmos o circuito, o capacitor encontra-se descarregado e na sada do circuito produz-se em conseqncia, um curto-circuito se desprezarmos a resistncia srie equivalente do capacitor (ESR). A corrente fica limitada apenas pela resistncia da fonte de alimentao, Rs. Por isso, a citada resistncia deve assumir um valor de compromisso entre um mnimo, que mantm este pico de corrente abaixo do nvel mximo permitido, e um mximo que ainda satisfaa s exigncias de regulao e rendimento do circuito. Para o pior caso, teremos:
I surto =

(1) A corrente no diodo em regime permanente, chamada de corrente de pico repetitivo, dada por: iD(t) = ic(t) + iR(t) (2)

EG E G R s + ESR R s

Esta expresso vlida no intervalo [1, 2], denominado ngulo de conduo, 2-1. No intervalo [1, 2], a corrente no capacitor dada por :
ic (t ) = C d[e g ( t ) v d ] dt onde e g ( t ) = EG sen t

(3)

A corrente na carga ser:


i R (t ) =

(e g ( t ) v d ) R

(4)

Portanto, temos:
i D (t ) = EG R

(RCcos t + sen t)

vd R

(para 2 t 1)

(5)

A expresso acima mostra que o valor da corrente atravs do diodo aumenta com a diminuio do ngulo de conduo, podendo assumir nveis elevados. A corrente mdia que flui durante todo o ciclo obtida do gerador durante o intervalo 1 at 2. Devido a este motivo recomenda-se no utilizar a capacidade mxima de corrente dos diodos, quando forem trabalhar com carga capacitiva. Quanto menor for a descarga do capacitor durante o bloqueio do diodo, menor ser a queda de tenso nos seus terminais e tanto mais demoradamente ocorrer 1, o ngulo de incio de conduo.O ngulo de conduo ser, portanto, menor. O tempo com que C se descarrega atravs de R depende tanto de R como de C. Quanto maior for R menor ser a corrente e mais lenta ser a descarga. Por outro lado, quanto maior for C, para um mesmo R, mais carga ter que ser eliminada para obter um determinado decrscimo de tenso, o que levar mais tempo. O tempo de descarga de um circuito constitudo por uma resistncia e uma capacitncia pode ser expresso pela constante de tempo do circuito, que nada mais seno o
Eletrnica Experimental Retificadores Cap.1-9

produto RC. Este valor mostrado na figura 12 sobre a curva de descarga de um circuito RC.

Figura 12: Transitrio da descarga de um capacitor atravs de uma resistncia.

A tenso mdia na carga pode ser calculada considerando-se a aproximao da figura 13, isto , supondo que o capacitor se carrega instantaneamente e que a descarga linear.

Figura 13: Aproximao usada no clculo da tenso mdia de sada do circuito retificador de meia onda com filtro capacitivo.

Neste caso, a corrente mdia no capacitor dada por:


I DC = Q onde Q = C V t

(6)

Ento: V I DC = C = C V f T (7)

VDC = R C V f

(8)

Da figura 13 observamos que:


VDC = (E G v d )

V 2

(9)

Das equaes de VDC acima, obtemos:

Cap.1-10 - Retificadores

Eletrnica Experimental

VDC =

2 R C f (E G v d ) 1 + 2 R C f

(10)

Eletrnica Experimental

Retificadores Cap.1-11

1.2.5 Retificador de Onda Completa em Ponte com Filtro Capacitivo O valor mdio da tenso de sada, calculado de forma anloga ao caso de retificador de meia onda com filtro capacitivo, :

VDC =

4 R C f (EG 2v d ) 1+ 4 R C f

(11)

V = [(E G 2 v d ) VDC ] 2

(12)

Note que eG(t) a tenso de sada em aberto do secundrio do transformador (VPsec).

Figura 14: Retificador de onda completa em ponte com filtro capacitivo.

Cap.1-12 - Retificadores

Eletrnica Experimental

1.2.6 Retificador de Onda Completa com Filtro de Indutor Entrada Este circuito, mostrado na figura 15, por apresentar V pequeno face a VDC (diz-se que o circuito tem boa regulao), utilizado com freqncia em aplicaes onde a impedncia de carga sofre grandes variaes. Em relao ao circuito anterior a filtragem mais eficiente graas presena da indutncia L em srie com o circuito RC de sada. A indutncia apresenta inrcia s variaes bruscas de corrente, mesmo que entre seus terminais apaream tenses variveis de grande amplitude. Analisaremos a seguir em maior detalhe o funcionamento deste circuito.

Figura 15: Retificador de onda completa com filtro indutivo.

Suponhamos inicialmente que a resistncia de carga RC esteja ausente. Como devido disposio dos diodos, a corrente i (t) s pode passar no sentido indicado na figura 15, o L capacitor se carrega continuamente at atingir o regime estacionrio, onde a tenso fica igual ao valor de pico (EG 2vd). Uma vez alcanado esse valor a corrente deixar de fluir. Compreende-se, por extrapolao, que se ligarmos ao circuito resistncias de carga muito elevadas a tenso de sada ser aproximadamente igual a (EG 2vd). Se agora reduzirmos a resistncia de carga, a corrente fluindo pela indutncia no ser mais nula no regime estacionrio, e chegaremos logo a uma condio tal que, devido inrcia apresentada pela indutncia, essa corrente na verdade nunca se anula, de maneira que sempre haver diodos conduzindo. Quando eG(t) > 2vd isto , quando Pa > Pb + 2vd, os diodos em conduo so D1 e D3 e quando eG(t) < 2vd, ou seja, quando Pa < Pb 2vd, os diodos em conduo so D2 e D4. Portanto, a tenso ed entrada do filtro tem o aspecto que se v na figura 16, e para a parte do circuito constituda de L, Rx (resistncia srie do indutor L), C e RC tudo se passa como se na entrada tivssemos aplicado um gerador de tenso ed, como mostrado na figura 16.

Figura16: a) Formas de onda de eG(t) e de ed(t) ; b) Circuito com filtro LC.

Eletrnica Experimental

Retificadores Cap.1-13

O circuito da figura 16b linear e pode ser facilmente resolvido decompondo-se a tenso ed(t) em srie de Fourier e utilizando-se mtodos de anlise da teoria de redes eltricas (vide referncia 1 ou 2 da bibliografia). A tenso ed(t), pode ser escrita, portanto, como:
e d (t) = 2(E G 2 v d ) 4(E G 2v d ) + cos (2t ) +... 3

(13)

Forneceremos a seguir apenas os resultados desta anlise: 1) Tenso contnua sada da fonte: VDC = Rc 2 2 ( E G 2v d ) ( E G 2 v d ) Rx + Rc

(14)

Podemos notar que se a resistncia prpria do indutor, R , for desprezvel em relao x resistncia de carga, a componente contnua sada aproximadamente 0,64(EG 2vd). 2) Amplitude de pico da componente alternada na sada: Para 2L >> Rx e1/2C << Rc , teremos:
E ca = 4( E G 2v d ) 1 2 3 4 LC 1

(15)

Esta componente tem o dobro da freqncia da rede e aproximadamente senoidal. 3) Valor da carga mnima (resistncia mxima) necessria: Vimos que se a resistncia de carga for muito elevada, a tenso na sada do circuito se aproxima do valor (EG 2vd), devido s interrupes de corrente na indutncia. Para se garantir a continuidade de corrente pela indutncia, que por sua vez garante a validade das expresses 14 e 15, necessrio colocar sada uma carga Bleeder (resistncia fixa ligada na sada, R ). O valor desta resistncia obtido fazendo-se com que o mdulo do valor B mximo negativo da corrente devida componente alternada na sada seja menor que a corrente devida a componente contnua, no permitindo portanto que a corrente no indutor se anule. Desta forma, considerando 2L >> 1/(2C) e RB >> Rx, teremos:
4 (E G 2 v d ) 1 2 1 < ( E G 2v d ) 3 2L RB

(16)

Portanto, RB < 3 L. Somente para resistncias de carga menores que esse valor so vlidas as expresses acima.

Cap.1-14 - Retificadores

Eletrnica Experimental

1.3

ALGUMAS DEFINIES RELATIVAS A FONTES DE TENSO

Em geral, desejvel que uma fonte de tenso fornea uma tenso contnua rigorosamente constante. Isto, porm, impossvel de se obter na prtica. A tenso fornecida pode variar com a corrente solicitada pela carga e com as flutuaes da rede, conforme mostrado pela figura 17. Alm disso, a tenso sempre contm componentes alternadas provenientes de filtragem, como indicado pela figura 18.

Figura 17: Variao da tenso de sada com a corrente solicitada pela carga (curva de regulao)

Figura 18: Ilustrao da presena de componentes alternadas na tenso de sada.

A queda de tenso devido corrente de carga expressa pela curva V (componente DC contnua da tenso de sada) versus IDC (componente contnua da corrente de carga), chamada curva de regulao, de onde obtemos a regulao (para uma dada carga): Tenso em Vazio Tenso com Carga Tenso em Vazio (17)
mantendo-se a tenso de entrada constante

Regulao de Carga =

Em geral, a regulao definida para a condio de plena carga, isto , para a mxima corrente permitida. Esta definio pode ser usada tambm para geradores senoidais desde que se tomem valores eficazes de tenso.

O contedo de componentes alternadas na tenso de sada expresso pelo fator de ondulao: f.o. = Valor Eficaz da Componente Alternada da Tenso de Sada Tenso em Contnua de Sada x 100% (18)

Uma boa fonte de alimentao deve ter baixa regulao e baixo fator de ondulao. Note que para: ondas senoidais, Vpico = 2 Veficaz, ondas triangulares, Vpico =
3 Veficaz.
Retificadores Cap.1-15

Eletrnica Experimental

1.4

CURVAS DE SCHADE

Para circuitos retificadores monofsicos de alta potncia, onde os componentes so bastante onerosos e cujos projetos devem ser bem dimensionados, podemos calcular o valor de tenso mdia de sada (VDC ), corrente de pico repetitivo (Ip), corrente eficaz nos diodos (Ief) e valor eficaz das componentes alternadas da tenso de sada (Vef), utilizando as curvas de Schade (V. referncia 5 da bibliografia), mostradas no apndice. Vejamos um exemplo, para o caso de um retificador de onda completa em ponte:

Figura 19: Retificador em ponte considerando-se as perdas no transformador.

Seja:

Vent = 115Vef, Rfio=0,8, Rprim=50,

(VPICOent=163V), Rcarga=250, Rsec=2,

Rg=0, C = 200F relao de transformao 6:1,

Sabe-se ainda que: = 2f = 260Hz = 377 s1 (freqncia da rede eltrica no Brasil: 60Hz) RST
= Resistncia total equivalente do secundrio =

= (Rg+ Rprim)refletidas no secundrio+ Rsec + todas resistncias de fiao, etc.


(Rg + Rprim) refletidas no secundrio = ( Tenso no Secundrio Tenso no Primrio

)2.(Rg + Rprim)

Assim, neste exemplo, RST = 4,17. Com estes dados podemos calcular: RcargaC = 377 x 2 104x 250 = 18,85 RST/Rcarga = 0,017 = 1,7% VPICOsec = 163 x 1/6 = 27,17 V VPICO = tenso de pico no secundrio aps os diodos = VPICOsec 2 x 0,7= 25,77V

Cap.1-16 - Retificadores

Eletrnica Experimental

Utilizando o grfico 2 temos:


VDC 100% 91% VP

VDC 0,91 x 25,77 V 23,45 V

Utilizando o grfico 5 e calculando os parmetros correspondentes, pode-se obter a corrente de pico repetitiva: n = 2 (monofsico de onda completa) nRcargaC = 37,7 RST/nRcarga = 0,008 = 0,8% Icarga = corrente mdia na carga = 23,45V/250 94 mA IM = corrente mdia nos diodos = Icarga/2 = 94mA/2 = 47mA e portanto, sendo: Ip/IM= 11 Ip = 11 x 47mA = 0,52A

Utilizando o grfico 4 pode-se determinar a corrente eficaz no diodo: Ief/IM = 2,9 Ief = 2,9 x 47mA 136mA

O valor eficaz da componente alternada determinado utilizando-se o grfico 3: Vef / VDC x 100% = 3,3% Vef 0,033x 23,45 = 0,77V

Se alterarmos o valor do capacitor para C = 1000F, obtemos: RcargaC = 377 x 103 x 250 = 94,25 Neste caso, utilizando o grfico 2, temos: VDC VP .100% 92% VDC 0,92 x 25,77 V 23,71 V

e consequentemente: Icarga 95 mA e IM 47,5 mA Do grfico 5, temos: Ip/IM= 11 Ip = 11 x 47,5 mA = 0,53 A

Do grfico 4, utilizando agora: nRC = 188,5 e RST/nRcarga = 0,8%, temos: Ief/IM = 3,2 Ief = 3,2 x 47,5mA 150mA Do grfico 3: Vef / VDC = 0,7% Vef 0,007 x 23,71 = 166mV

Visto que a utilizao de um capacitor de 1000F, ao invs de 200F, melhora em cinco vezes a tenso de ondulao sem exigir muito mais dos diodos, esta opo mais interessante.
Eletrnica Experimental Retificadores Cap.1-17

Como vemos, as curvas de Schade nos permitem dimensionar com bastante preciso os componentes que pretendemos utilizar, bem como analisar rapidamente o que ocorrer no circuito quando modificarmos os componentes. 1.5 PROBLEMAS RELACIONADOS COM A REALIZAO PRTICA DE CIRCUITOS RETIFICADORES

A tenso obtida de transformadores de potncia sempre sofre uma queda de ~5% quando em plena carga em relao tenso em vazio devido s resistncias internas desses transformadores. Nunca se esquea tambm que quando se trata de fontes de baixa tenso devemos considerar o efeito de vd, devido ao fato que um diodo para retificao (diodo retificador) em conduo apresenta uma queda de tenso da ordem de 0,8V ou superior se fabricado de silcio e se polarizado na metade de sua corrente mxima. Em especial, nos circuitos retificadores possuindo filtro com capacitor entrada, as quedas nos diodos e nos enrolamentos do transformador podem ser mais elevadas nos instantes em que h conduo de picos de corrente. 1.6 1. 2. 3. 4. 5. 6. BIBLIOGRAFIA

L.Q. Orsini, Eletrnica, Cap. 7, 1982. Malmstadt, Enkeand Toren Jr., Electronics for Scientists, pg. 47-96. John D. Ryder, Eng. Eletronics, pg. 505 a 520. Landee Davis Albrecht, Eletronic Designers Handbook, pg. 15-9 e 15-10. O. H. Schade, Proc. of the IRE, vol. 31, p.356, 1943. A.M.V. Cipelli e W.J. Sandrini, Teoria e Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrnicos, Ed. rica, pg. 46 a 130, 13a. Ed., 1986.

Cap.1-18 - Retificadores

Eletrnica Experimental

You might also like