You are on page 1of 9

SALMO 133 - ANLISE E INTERPRETAO

SALMO 133 Ecce quam bonum et Quam iucundumhabitare fratres in unum Sicut unguentum in capite Quod descendit in barbam barbam Aaron Quod descendit in ora vestimenti eius Sicut rosHermon quod descendit Iin montem Sion quoniam illic mandavit Dominus Benedictionem et vitam usque in saeculum SALMO 133 OH! QUO BOM E SUAVE QUE OS IRMOS VIVAM EM UNIO. COMO O LEO PRECIOSO SOBRE A CABEA. QUE DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARO,E QUE DESCE ORLA DOS SEUS VESTIDOS. COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE SIAO; PORQUE ALI O SENHOR ORDENOU A BNAO E A VIDA PARA SEMPRE.

ABERTURA DA BBLIA: SALMO 133 A abertura do Livro Sagrado marca o incio real dos trabalhos numa loja manica, pois o ato, embora simples, porm solene, de grande importncia, pois que simboliza a presena efetiva da palavra do Grande Arquiteto do Universo. Num artigo publicado pela revista Trolha, de agosto de 1997, l-se que esta prtica de se usar o Livro da Lei foi estabelecida em 1717, a partir da G L da Inglaterra, embora haja referncia ao seu uso a partir de 1670. A leitura do salmo foi usada pela primeira vez,perto da metade do sculo XVIII, por algumas Lojas do Yorkshire, na Inglaterra, quando ainda nem havia um rito plenamente organizado. Em pouco tempo, esse hbito foi abandonado e, j a partir da adoo do rito Ingls de Emulation, (que indevidamente fala se em "de York") abria-se a Bblia em qualquer lugar, sem leitura de versculos. Todavia, esse hbito foi retomado por algumas Grandes Lojas norte-americanas, principalmente a de Nova York. Nos EUA, no simbolismo, s se pratica o rito de York, pois o REAA s praticado nos Altos Graus. Da Grande Loja de Nova York, por cpia, o salmo foi introduzido no Brasil e em algumas outras Obedincias da Amrica do Sul, no REAA. Neste, na verdade, tradicionalmente se abre o Livro em Joo e so lidos os versculos 1 a 5 do captulo 1.

Os SALMOS: classificao D-se o nome de Salmos (do hebraico = psalmus) aos cnticos religiosos e patriticos dos israelitas. Segundo a Bblia , com o movimento de fixao por escrito das tradies israelitas pelo profeta Ezequiel e pelos seus discpulos , e continuado aps a restaurao de Israel por vrias geraes de escribas, foram-se formando diversas colees dos Salmos.Algumas dessas colees podem ser mais antigas e datarem do mesmo tempo de David ou mesmo de Isaas. Os Salmos eram cnticos destinados aos servios corais do Templo ou das Sinagogas e eram entoados sob o acompanhamento de um saltrio (de = psalterium), que poderia ser talvez uma harpa, citara ou lira, como se l em Salmos 108:1-2: Preparado est meu corao, Deus: cantarei e salmodiarei com toda a minha alma. Despertai saltrio e harpas; eu despertarei ao romper da alva.

Os Salmos, ou o Livro dos Salmos, fazem parte dos chamados livros didticos do A.T. e so compostos por 150 salmos e abrangem todo o campo das emoes, desde a alegria at ao dio, do desespero at a esperana. Podemos classific-los em: Laudatrios - louvam a Deus, sua grandeza, magnificncia e misericrdia. Deprecatrios - onde o salmista expe osmales e queixas. Gratulatrios - agradecimento de benefcios ou preces atendidas. Penitenciais - pedem perdo de pecados pessoais ou do povo. Histricos - versam sobre a histria de Israel. Messinicos - referem-se ao futuro Messias p.ex. 2 a 108 Fraternidade - refere-se concrdia entre os irmos p.ex. 133 Os Salmos so atribudos a David. No que David seja o autor de todos eles. Alguns so atribudos pelo prprio texto a Azaph, aos filhos de Core, e outros so simplesmente annimos. Os Salmos, aps minuciosas pesquisas histricas levam a supor que as composies cubram um perodo de tempo de quase mil anos, com o seu pice na poca monrquico posterior a David, antes do exlio da Babilnia (entre 800 a 600 a C).

AARO A genealogia de Aaro nos mostra que ele era bisneto de Levi, da dizer-se que ele era da casa de Levi. Era irmo mais velho de Moiss e filho primognito de Amrao e Jacobed. Ajudou Moiss a libertar o povo hebreu do cativeiro egpcio. Foi seu intrprete junto ao fara do Egito e os ancios de Israel. Foi o fundador do sacerdcio hebraico e por isso passou a ser o patriarca da classe sacerdotal. Seu nome significa iluminado, elevado, ou sublime. Aps a libertao dos israelitas do jugo egpcio, (Ex.13,1-2) os primognitos foram eleitos para o sacerdcio do senhor, tornando-se uma instituio definitiva que vai ser ratificada com a construo do Templo. (Ex.28.1-43).

Tabernculo, precursor do Templo. Segundo as instrues que Moiss recebeu no Monte Sinai, a Lei, (Tbua das Leis ou Declogo) contendo os fundamentos doutrinrios deveria acompanhar o povo hebreu durante todo o tempo que durasse o xodo. Assim Moiss mandou construir o Tabernculo ou Tenda (do hebraico = suk), que seria o santurio (em hebraico = mishkan) para guarda do Torah e para os ofcios religiosos, durante a longa viagem em direo Palestina.(Castelani, 1993.p.61). A Bblia nos diz que o Tabernculo foi montado em um terreno de formato quadrilongo de cem cvados de comprimento por cinqenta de largura, (45 por 27,5 metros). A tenda, que era a

parte mais importante do conjunto era formada por quatro tendas sobrepostas. A mais interna era de linho e as demais de peles tingidas de prpura. A tenda maior era o Kodesh (Santo) e continha: entrada, o Altar dos Perfumes; ao norte o Altar dos Pes Propiciais; ao sul, o candelabro de sete velas (Menor). A tenda menor era o Kodesh. H Kodoshim (Santos dos Santos) e era considerado o local mais ntimo e sagrado de todo o conjunto, pois representava a habitao terrena de Deus. Na tenda s tinha ingresso sacerdote mais graduado e apenas num dia do ano, no dia da expiao (Yom Kippur). Coube a Salomo, filho de David a tarefa de construir o Templo.

AS VESTES DE AARO Os sacerdotes, pela sua posio de interlocutores da palavra de Deus, deveriam se distinguir dos demais israelitas. Alis, Aaro e seus irmos j eram distinguidos, pois pertenciam casa de Levi, a quem fora outorgada pelo Senhor a misso de da sarem os seus sacerdotes. As vestes sacerdotais deveriam refletir a dignidade da funo. Em Ex: 28-4, o Senhor disse a Moiss: Fars a teu irmo Aaro vestes sagradas em sinal de dignidade, de ornato... de sorte que ele seja consagrado ao meu sacerdcio. Eis as vestes que devero fazer: um peitoral, um efod, um manto, uma tnica bordada, uma mitra, um cinto devero usar fios de l azul prpura e vermelha, fios de ouro de linho puro... fars tambm o peitoral... e encheras de pedras de engate... e sero aquelas pedras os nomes das doze tribos de Israel.. Na seqncia dos versculos, at o nmero 29 temos todo o detalhamento destas vestes, no s de Aaro, mas tambm dos seus irmos. Deve-se ressaltar que estas vestes deveriam ser usadas todas as vezes que chegassem perto do altar para servirem como sacerdotes, a fim de no incorrerem em falta e de no morrerem.

O LEO DA UNO A Bblia sempre fala do leo da uno usado nas cerimnias de consagrao dos sacerdotes. o que encontramos em Ex: 28.14 e 29: ... e os ungirs, investindo-os e consagrando-os para que me sirvam como sacerdotes....tomars o leo da uno e o ungirs derramando sobre sua cabea.. O Salmo 133, ora analisado temos: ... como o leo precioso sobre a cabea ,que desce orla dos seus vestidos. Surge ento a pergunta: que leo era este? Qual sua composio? A prpria Bblia nos explica inclusive com a sua quantidade, em Ex: 30.22-33 : O senhor disse a Moiss, escolhe os mais preciosos aromas : 500 ciclos de mirra...250 ciclos de junco odorfero ,500 ciclos de cssia e um hin de azeite de oliveira. Ser este o leo para a sagrada uno.este ser para mim, o leo da uno sagrada, de gerao emgerao. Fazendo a converso das quantidades para as medidas atuais: Um ciclo =12 gramas;

500 ciclos x 12 gramas = 6 quilos de mirra 250 ciclos x 12 gramas = 3 quilos de junco odorfero. 500 ciclos x 12 gramas = 6 quilos de cssia. Um hin = 6 litros de azeite puro

OS MONTES HERMON Ao norte de Israel (Palestina) existe a cordilheira antilibana (de Antilbano, uma das suas montanhas) em contraposio a Libana no territrio do Lbano. Nesta cordilheira se encontra o Monte Lbano, famoso por seus cedros, nas suas encostas. Esta cadeia se desenvolve do nordeste ao sudeste por vrios quilmetros e suas extenses e alturas so vistas a partir do mar Mediterrneo. Dentro desta cordilheira, fazendo divisa entre Israel, Lbano e a Sria encontram-se o Monte Hermon com seus 2814 metros de altura e seu cume sempre nevado.

Segundo o site www.execulink.com/~wblank/index.htm l-se: Mount Hermon, from the Hebrew word pronounced ker-mone, meaning abrupt, is the eastern extension of the AntiLebanon mountain range. Consisting of a ridge about 20 miles (32 kilometers) long with three peaks rising up to 9,200 feet (2,800 meters) above The Mediterranean Sea, it marked the northern boundary of Israel (Deuteronomy 3:8, 4:48, Joshua 11:3, 11:17, 12:1, 13:11) .
Traduo: Monte Hermon, a partir da palavra hebraica pronunciada ker-mone, ou seja, abrupta, a extenso para leste da cordilheira Anti-Lbano. Consistindo de um cume de cerca de 20 milhas (32 km) de comprimento, com trs picos que se elevam at 9.200 ps (2.800 metros) acima do mar Mediterrneo, que marcava a fronteira norte de Israel (Deuteronmio 03:08, 04:48, Josu 11:03 , 11:17, 00:01, 13:11).

Hermon, para os Sidonianos (povo que habitava o vale do Sidon), era Sarion e para ao Amorreus (outro povo) era Sanir, significando sagrado. Por ser considerado sagrado, existiam em suas encostas e at no seu cume pequenos templos religiosos, cujas runas foram descobertas pelos arquelogos. O Monte Hermon, pelo seu fornecimento de madeira para a construo de navios, pelo seu carter sagrado, pelo seu orvalho que descia sobre toda a Palestina irrigando suas terras, era, sem dvida na antiguidade, a mais famosa e importante montanha da regio. Devido altura, as correntes de ar procedentes da sua cordilheira levam a nvoa para toda a regio (inclusive Sio), condensando-se ali, sob a forma de orvalho. Por outro lado, o degelo da sua neve a principal fonte alimentadora do rio Jordo e, por extenso, do lago da Galileia e de toda a regio da Palestina.

SIO A enciclopdia Delta Larousse define Sio, em rabe Djabal Sahyun, como uma das colinas sobre as quais Jerusalm foi construda. Geograficamente o monte Sio uma elevao, de cerca de 800 metros, entre os vales de Cedron e de Tyropocon a qual segundo a Bblia, David tomou dos Jebuseus, mais ou menos em 1000 a.C. Aps a vitria passou a ser chamada de Cidade de David, porque para ali David se mudou saindo da cidade de Hebron levando consigo a Arca da Aliana. Sio ou Jerusalm, na Bblia, chamada por outros nomes, a saber: Sio, Cidade de Jud, Cidade Santa, Cidade de Deus, Cidade da Justia, Cidade do Grande Rei, Aelia Capitolina (no tempo do Imperador Adriano) e El-Kuds (a santa) dado pelos rabes. Posteriormente quando a Arca foi transferida para o Templo que Salomo havia construdo no Monte Mori, o nome Sio compreendia tambm toda a cidade de Jerusalm. Sio ou Sion passou a ser o nome simblico de Jerusalm, da Terra prometida, da cidade de Davi. Deriva de Sion a palavra Sionismo.

ANLISE INTERPRETATIVA A forma geralmente usada na poesia dos salmos se chama paralelismo, que a repetio de uma idia, com outras palavras na linha ou nas linhas seguintes. a repetio de idias de estrofe a estrofe. Este paralelismo, nas suas vrias formas, e a riqueza de comparaes, que do graa e beleza poesia hebraica. Ser dentro desta tica que iremos tratar da anlise do Salmo 133, denominado o Salmo da Concrdia ou da Fraternidade: "OH! QUAO BOM E SUAVE QUE OS IRMAOS VIVAM EM UNIO COMO O LEO PRECIOSO SOBRE A CABEA. O QUAL DESCE SOBRE A BARBA, A BARBA DE AARO. E QUE DESCE ORLA DOS SEUS VESTIDOS COMO O ORVALHO DE HERMON QUE DESCE SOBRE SIO PORQUE ALI O SENHOR ORDENA A BENAO E A VIDA PARA SEMPRE

Atribui-se a David a autoria deste salmo no qual ele exalta a beleza do fato dos irmos estarem juntos, em harmonia. Deve ter sido escrito e cantado, ao som de um saltrio, por ocasio da festa do Tabernculo quando os israelitas subiam at Sio = Jerusalm para orarem no Templo. David ao levar para as sua cidade a Arca da Aliana, ali organizou o servio religioso. Com isso no tardou que para ali aflussem os israelitas para adorar JAVE, o Senhor. importante registrar que antes da construo do Templo de Salomo, que iria abrigar a Arca da Aliana, a

mesma ficava no Tabernculo, na cidade de David, ou seja, Sio. O Tabernculo era o Templo dos israelitas e o centro religioso da nao hebraica. Atribui-se a David a autoria deste salmo no qual ele exalta a beleza do fato dos irmos estarem juntos, em harmonia. Deve ter sido escrito e cantado, ao som de um saltrio, por ocasio da festa do Tabernculo quando os israelitas subiam at Sio = Jerusalm para orarem no Templo. David ao levar para as sua cidade a Arca da Aliana, ali organizou o servio religioso. Com isso no tardou que para ali aflussem os israelitas para adorar JAVE, o Senhor. importante registrar que antes da construo do Templo de Salomo, que iria abrigar a Arca da Aliana, a mesma ficava no Tabernculo, na cidade de David, ou seja, Sio. O Tabernculo era o Templo dos israelitas e o centro religioso da nao hebraica.

OH! QUO BOM E SUAVE QUE OS IRMOS VIVAM EM UNIO Esta primeira frase o canto de David pela confraternizao dos romeiros, que passam o dia reunido na grande esplanada do Templo. Gente de toda Israel, que mal se conhece, vinda de todas as regies, ali se congregam como irmos e irms, como membros de uma grande famlia, de uma mesma nao, que vive sob a alegria profunda de adorarem um s Deus, Jav = Jeov (IEOVAH).

COMO O LEO PRECIOSO SOBRE A CABEA ... Encontramos na Bblia, em Lev: 8.12, aluso a esta passagem que diz: ... derramou do azeite da uno sobre a cabea de Aaro e ungiu-o para santific-lo. Este leo era um perfume base de mirra e oliva usado unicamente para ungir os reis e sacerdotes, pelo que se depreende da leitura de Ex.28.15. O verbo derramar, a conjugado no passado derramou significa que o mesmo jorrou, isto , sem parcimnia, sem reservas o leo sobre a cabea e to abundante foi que desceu pela sua barba, da a aluso: e que desce sobre a barba, a barba de Aaro. Na traduo da Bblia vulgata, entende-se por cabea, o ouvido, a viso, o paladar, o olfato, as mos, ou seja, o tato. Logo a fronte, a cabea, tambm significa os cinco sentidos, e o leo derramado, a purificao dos mesmos. A cena apresentada pelo salmista na uno de AARO, encerra uma simbologia majestosa. A cabea o emblema, o centro vital da existncia; a barba o emblema da honra, pois na antiguidade, sempre expressou honradez e probidade, principalmente no Oriente, por razes das velhas tradies; as vestes so o emblema da honestidade e pudor e de especial significado litrgico e ritualstico.

E QUE DESCE ORLA DOS SEUS VESTIDOS Analisando este salmo, d uma interpretao bem interessante, onde diz que num sentido mais mstico e esotrico, nosso prprio corpo fsico convive com vrios outros corpos de natureza

sutil, atravs dos quais nossa partcula divina, nosso Deus interior, se manifesta em suas mltiplas personalidades para poder difundir em ns sua fora e sua vontade. Que nos trabalhos em Loja Manica, quando todos esto unidos, harmonizados e concentrados esse leo precioso vem at nossas cabeas, e nos infunde gradativamente a Energia Divina. As vestes representam o nosso corpo fsico, a nossa parte externa. Concluindo o raciocnio pose-se dizer que o leo precioso (Energia Divina), antes de encharcar nossas vestes (nosso corpo), derrama-se sobre sua cabea e barba (receptor das manifestaes vindas da presena de Deus), at orla dos seus vestidos (so as emanaes que se distribuem por todo o nosso corpo).

COMO O ORVALHO DE HERMON... Israel faz divisa pelo norte com o Lbano e a oeste com a Sria; o Monte Hermon assinala as divisas entre estes pases. Pela sua altura, de 2814 metros, seus picos esto permanentemente cobertos de neve (imagem ao lado). Nas regies desrticas, a evaporao da umidade concentra-se nas montanhas e retorna durante a noite sob a forma de orvalho, suprimindo assim a falta de chuvas e propiciando as condies para uma boa colheita e dando com isto, as condies para a fixao do homem a regio. Por outro ladoo degelo da neve do Monte Hermon fonte alimentadora do rio Jordo que abastece toda a regio, irrigando o solo palestino,trazendo com o alimento(beno) para o povo,po para comer. O Monte Hermon, na viso de David, atravs do seu orvalho, sinal de vida.

QUE DESCE SOBRE SIAO... O Monte Sio tem aproximadamente 800 metros de altitude da, portanto a expresso ... descer sobre Sio querendo dizer sobre as colinas de Sio, porque nos salmos 87:2 e 51:18 e mais 179 vezes Jerusalm chamada de Sio. respeito: Os que confiam no Senhor so como o Monte de Sio que no se abala, mas permanece para sempre. Como esto os montes volta de Jerusalm, assim o Senhor est em volta do seu povo desde agora e para sempre. No Salmo 125:1-2 h uma bela referncia a este

PORQUE ALI O SENHOR ORDENOU A BENO E A VIDA PARA SEMPRE David, ao conquistar a fortaleza de Sio, transportou para ali a Arca da aliana e construiu para ela um Tabernculo. Com isso Sio tornou-se a cidade do Senhor, local da Sua morada, local do seu repouso: ... este o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei. (Salmo 132;13-14) Com a presena da Arca da Aliana, Sio tornou-se a capital religiosa dos Israelitas, um lugar santo, sagrado, conforme se depreende da leitura do Salmo 154.21 que nos diz: "... bendito seja

o Senhor desde Sio que habita em Jerusalm. David compara o leo descendo sobre a cabea de Aaro com o orvalho descendo sobre Sio. Aaro sumo sacerdote, o chefe religioso da nao israelita, a cabea espiritual do povo hebreu, da mesma forma que Sio a capital espiritual de Israel. O primeiro purifica, consagra um sacerdote para o servio do Senhor, tornando Aaro um homem puro, justo e perfeito para as funes sacerdotais. Na segunda imagem o orvalho sobre Sio a gua que, alm de purificar, torna possvel a vida ao redor de Jerusalm. como o leo (gua) caindo sobre Aaro (Jerusalm) porque ali em Sio, (Jav), o Senhor (representado pela a Arca da Aliana) havia ordenado a Sua beno para sempre. O fato dos romeiros estarem ali reunidos fazia com que a beno descesse para todos. Isto para David algo concreto. Manifesta-se na natureza, no leo, no orvalho, nas chuvas, nas guas do Rio Jordo que irriga a terra e a torna frtil tornando possvel a posse da Terra Prometida. David emprega uma linguagem prtica para mostrar que Sio o centro religioso de Israel, pois ali o Senhor havia escolhido para Sua morada.

CONCLUSO O Salmo 133 conhecido como o Salmo da Fraternidade. A vivncia desta belssima exortao deve ser a base da nossa conduta, o sustentculo da sociedade, no s manica, mas profana. A palavra divina, os ensinamentos do G A D U que devemos seguir para realizar com perfeio, chega-nos como o leo, como o orvalho chega at Sio, pois ele mesmo nos disse para amarmos ao prximo como Eu vos amei.

Para David a unio entre os irmos deve ser o penhor de prosperidade, de satisfao. O Salmo, que alusivo concrdia, nos ensina que bom, suave, que os irmos vivam em unio, como agradvel sentir a sensao do santo leo escorrer pela fronte. Tanto o leo, como o orvalho tm o mesmo sentido: ambos vm do alto, do cu, do Senhor. Cair se entende, como se no houvesse obstculo, pois a amizade, a fraternidade deve imperar entre todos, sem reservas, barreiras ou sofismas. A nossa fraternidade ou aquela que entendemos como tal, no deve ter o mesmo conceito do mundo profano. Pelo prprio fato de pertencermos a uma ordem qual juramos fidelidade, j o bastante para torn-la diferente. Aqui o meu vizinho meu irmo (frater) e como o orvalho que cai sem obstculo, assim deve ser tambm a amizade: sem sofismas, reservas. Pois s assim fazendo, teremos a certeza de que o Senhor far derramar a vida e a Sua beno entre ns, para todo o sempre.

www.salmos133.Org www.bibareh.com/glosary/m.html www.proveg.com/igrehjabatista/ www.us.israel.org

www.bibareh.com www.themasonictrowel.com/freemasonry/Organization/freemasonry_organization.htm

You might also like