You are on page 1of 10

DIA 06 DE AGOSTO DE 2011.

I) PRIMEIRO BIMESTRE TEORIA GERAL PROCESSO DE EXECUO + CUMPRIMENTO DE SENTENA Art. 566 a 645 CPC

Trabalho: comentrios ao fluxograma do cumprimento de sentena; procedimentos e questes controvertidas; entrega no dia da prova valendo 2 pontos , na prova teremos uma questo acerca do tema.

II) SEGUNDO BIMESTRE (EXECECUO ESPECFICA) EXECUO DE QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDRO SOLVENTE EXECUO OBRIGAO DE FAZER E NO FAZER ENTREGA DE COISA CERTA E INCERTA

FASES HISTRICAS DO PROCESSO DE EXECUO

Processo sincrtico =processo misto - v.g. conhecimento e execuo em um mesmo processo

ex proprio marte na antiguidade o ser humano acreditava mais na divindade, era como se fosse um mito, e quando se fala em ex proprio marte diz que somente o divino pode tirar algo do homem. A seguir surge a figura do rei, onde tudo que se pretende tem que ser pedido ao Rei, o chamado PERIODO FORMULARIO, onde o Rei s vezes institua castigos a chamada LEI DAS ORDALIAS onde era atingida a parte fsica do devedor na base do castigo. Com a queda da monarquia tem-se a necessidade de ser criado um poder, por volta do sculo XVIII, a foi criado o poder judicirio actio iudicati.

actio iudicati uma ao para pedir, onde o poder judicirio estava desestruturado, no comeo era necessrio marcar um horrio para audincia com o rei. Mas ainda era o que prevalecia a figura do castigo.

executio parata execuo aparelhada, para cobrar algo do devedor preciso um aparelho, uma qualificao, um titulo, e para cada titulo temos um instrumento.

per officium iudicius e instrumenta guarentigiata ou confessionata o pedido do direito pretendido tem que ser oficial, ou seja, dentro do poder judicirio, e dentro dele deveria se ter uma possibilidade de confisso, surge a figura do TITULO EXTRA JUDICIAL , isso ocorreu no sculo XIX. DIA 08 DE AGOSTO DE 2011. PROCESSO DE EXECUO instrumento de garantia da interveno estatal na esfera patrimonial (individual do devedor) a forma mais explicita de interveno estatal. Devedor: aquele que no paga, porm precede de patrimonialidade (tem bens) est na condio de solvente. - exceo: insolvncia do devedor DOS PRINCIPIOS DA EXECUO - AUTONOMIA DO PROCESSO DE EXECUO: antes da reforma do CPC tnhamos o princpio da autonomia puro, - processo de execuo de titulo judicial - onde tnhamos uma copia da sentena, que geraria oportunidade de gerar uma nova ao de um processo de execuo de um titulo judicial. processo de execuo de titulo extra judicial (cheque, nota promissria, letra de cambio, duplicatas, aes /debntures) depois da reforma do CPC ao invs de termos a formao de um novo processo, temos aqui apenas um instituto chamado do cumprimento da sentena, a autonomia aqui avaliada como mista ou sincrtica, ganhando o nome do processo sincrtico. A concepo do principio da autonomia antes da reforma do CPC denotava aes executivas e procedimentos isolados e distintos. Com a reforma do CPC mantm-se a autonomia, com a existncia do procedimento de execuo de titulo extrajudicial, porm ao tratar do titulo judicial, alterou-se a sistematizao processual com a sequncia de um processo de conhecimento e continuadamente processo de execuo, ou seja, processo misto (sincrtico) na mesma sequencia na mesma base procedimental nos mesmos autos. No havendo necessidade de distribuio autnoma. (para titulo judicial). Conclui-se: - Autonomia para o cumprimento da sentena est nas fases procedimentais. - PRINCIPIO DA PATRIMONIALIDADE Carter real da execuo (bens).

- PRINCIPIO DO RESPEITO DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

- PRINCIPIO DA MENOR HONEROSIDADE DO DEVEDOR

- PRINCIPIO DO EXATO ADIMPLEMENTO nulla executio sine titulo (no h execuo sem o titulo) teoria da aparncia atos e fatos todos os atos jurdicos tem que estar presentes no titulo. o titulo tem que ser o original PRINCPIO DA CARTULARIDADE. - PRINCIPIO DA DISPONIBILIDADE DA EXECUO: quem pode desistir da ao o credor.

- PRINCIPIO DA TIPICIDADE DOS TITULOS: os ttulos esto elencados nas legislaes extravagantes especiais.

- FIDELIDADE AO TITULO se a origem do dbito advm de algo lcito.

- PRINCIPIO DA UTILIDADE um processo de execuo serve para o recebimento do dbito.

- PRINCIPIO DA LEALDADE E BOA-F PROCESSUAL

- PRINCIPIO DO CONTRADITRIO

- PRINCIPIO DA PROPORCIONALIDADE ( da menor honerosidade)

- PRINCIPIO DA EFETIVIDADE DO PROCESSO DE EXECUO (resultado do processo pagamento)

DIA 13 DE AGOSTO DE 2011.

CLASSIFICAO DOS TITULOS

JUDICIAL:

EXTRAJUDICIAL:

Existe execuo sem titulo? Pela teoria da aparncia, no, o que pode haver a ao monitoria, ou de cobrana, que uma ao de conhecimento.

Raciocnio jurdico inicia-se pela execuo e tem como ultima opo a cobrana.

Menor pode ser devedor?

Em regra, somente o maior de idade, mas cabem excees quanto aos emancipados e menores assistidos.

Execuo pura: legitimidade prevista no titulo. Cesso de credito: transferncia por endosso, toda vez que envolve terceiros pratica jurdica : legalmente legitimar o devedor principal e demonstrar a sucesso. Na rotina forense os advogados legitimam todos os co-devedores.

CONDIES E PRESSUPOSTOS DA AO

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS: Capacidade civil da parte; representao do advogado;


TTULO DA EXECUO EM GERAL CAPTULO DAS PARTES Art. 566. Podem promover a execuo forada: I - o credor a quem a lei confere ttulo executivo; II - o Ministrio Pblico, nos casos prescritos em lei. Art. 567. Podem tambm promover a execuo, ou nela prosseguir: I - o esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, Ihes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo; II - o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo Ihe foi transferido por ato entre vivos; III - o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional. (cai na prova) v.g. fiana (locao). Direito imobilirio: no caput do art. Concernente a sub rogao, h previso de sub-rogao legal, no pargrafo fala-se da previso de clausula expressa no contrato para responsabilidade solidaria. A legitimidade ser determinada conforme a existncia ou no de clausula expressa. Inexistncia sub-rogao e existncia subsidiariedade na rotina forense na duvida legitimidade solidaria. Art. 568. So sujeitos passivos na execuo: I - o devedor, reconhecido como tal no ttulo executivo; II - o esplio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; I

III - o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigao resultante do ttulo executivo; IV - o fiador judicial; V - o responsvel tributrio, assim definido na legislao prpria. DIA 22 DE AGOSTO DE 2011. Matria de sbado cumulao e unificao de execuo - vai cair uma questo na prova. Art. 573. Art. 573. lcito ao credor, sendo o mesmo o devedor, cumular vrias execues, ainda que fundadas em ttulos diferentes, desde que para todas elas seja competente o juiz e idntica a forma do processo. Matria da aula. Art. 574. O credor ressarcir ao devedor os danos que este sofreu, quando a sentena, passada em julgado, declarar inexistente, no todo ou em parte, a obrigao, que deu lugar execuo. CAPTULO II DA COMPETNCIA Art. 575. A execuo, fundada em ttulo judicial, processar-se- perante: I - os tribunais superiores, nas causas de sua competncia originria; v.g. governadores II - o juzo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdio; A competncia do referido artigo funcional, atrelada ao juiz que prolatou a deciso. III - o juzo que homologou a sentena arbitral; (Revogado pela Lei n 10.358, de 27.12.2001) IV - o juzo cvel competente, quando o ttulo executivo for sentena penal condenatria ou sentena arbitral. (Redao dada pela Lei n 10.358, de 27.12.2001) Art. 576. A execuo, fundada em ttulo extrajudicial, ser processada perante o juzo competente, na conformidade do disposto no Livro I, Ttulo IV, Captulos II e III. Art. 577. No dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinar os atos executivos e os oficiais de justia os cumpriro. Art. 578. A execuo fiscal (art. 585, Vl) ser proposta no foro do domiclio do ru; se no o tiver, no de sua residncia ou no do lugar onde for encontrado. Pargrafo nico. Na execuo fiscal, a Fazenda Pblica poder escolher o foro de qualquer um dos devedores, quando houver mais de um, ou o foro de qualquer dos domiclios do ru; a ao poder ainda ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou ocorreu o fato que deu origem dvida, embora nele no mais resida o ru, ou, ainda, no foro da situao dos bens, quando a dvida deles se originar.

Art. 579. Sempre que, para efetivar a execuo, for necessrio o emprego da fora policial, o juiz a requisitar.

CAPTULO III DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA REALIZAR QUALQUER EXECUO Seo I Do Inadimplemento do Devedor Art. 580. A execuo pode ser instaurada caso o devedor no satisfaa a obrigao certa, lquida e exigvel, consubstanciada em ttulo executivo. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). Todo titulo executivo deve ser certo, exigvel e liquido, com a exceo das sentenas que podem ser iliquidas A liquidao utilizada para o cumprimento da sentena. Nos procedimentos executivos extrajudiciais se fazem obrigatrios os trs requisitos, sob pena de descaracterizao do titulo resultando em ao monitoria ou cobrana. Art. 581. O credor no poder iniciar a execuo, ou nela prosseguir, se o devedor cumprir a obrigao; mas poder recusar o recebimento da prestao, estabelecida no ttulo executivo, se ela no corresponder ao direito ou obrigao; caso em que requerer ao juiz a execuo, ressalvado ao devedor o direito de embarg-la. Art. 582. Em todos os casos em que defeso a um contraente, antes de cumprida a sua obrigao, exigir o implemento da do outro, no se proceder execuo, se o devedor se prope satisfazer a prestao, com meios considerados idneos pelo juiz, mediante a execuo da contraprestao pelo credor, e este, sem justo motivo, recusar a oferta. Quem se manifesta sobre a idoneidade do objeto do pagamento em primeiro momento o credor, em caso de discordncia o juiz ser o prximo. Pargrafo nico. O devedor poder, entretanto, exonerar-se da obrigao, depositando em juzo a prestao ou a coisa; caso em que o juiz suspender a execuo, no permitindo que o credor a receba, sem cumprir a contraprestao, que Ihe tocar. Nesta situao trata-se de um deposito judicial. 585 rol exemplificativos dos ttulos judiciais. HOMOLOGADO PELO STJ. DIA 27 DE AGOSTO DE 2011. Requisitos do titulo executivo: art. 586 CPC Art. 586. A execuo para cobrana de crdito fundar-se- sempre em ttulo de obrigao certa, lquida e exigvel. FORMAS DE EXECUO TITULO JUDICIAL DEVE SER

I.

Provisria Somente vai at a fase da avaliao, no chegando a fase da arrematao.

II.

Definitiva Titulo extrajudicial com requisitos do 586 regra: no se altera exceo: embargos ao devedor (esse instituto no mais deve ser utilizado para debater o mrito) CAPTULO IV DA RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL

Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Art. 592. Ficam sujeitos execuo os bens: I - do sucessor a ttulo singular, tratando-se de execuo fundada em direito real ou obrigao reipersecutria; II - do scio, nos termos da lei; Para cada scio h uma parte de responsabilidade. III - do devedor, quando em poder de terceiros; A penhora recai sim sobre o terceiro de boa-f, e tambm sobre conta salrio. IV - do cnjuge, nos casos em que os seus bens prprios, reservados ou de sua meao respondem pela dvida; V - alienados ou gravados com nus real em fraude de execuo. Art. 593. Considera-se em fraude de execuo a alienao ou onerao de bens: I - quando sobre eles pender ao fundada em direito real; II - quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia; III - nos demais casos expressos em lei. Art. 594. O credor, que estiver, por direito de reteno, na posse de coisa pertencente ao devedor, no poder promover a execuo sobre outros bens seno depois de excutida(excluda) a coisa que se achar em seu poder. Principio do nus menos gravoso para o devedor. Art. 595. O fiador, quando executado, poder nomear penhora bens livres e desembargados do devedor. Os bens do fiador ficaro, porm, sujeitos execuo, se os do devedor forem insuficientes satisfao do direito do credor. Pargrafo nico. O fiador, que pagar a dvida, poder executar o afianado nos autos do mesmo processo.

O fiador em regra tem responsabilidade subsidiaria art. 818 C.C., exceo clausula expressa do 828, I C.C. responsabilidade solidaria. Art. 596. Os bens particulares dos scios no respondem pelas dvidas da sociedade seno nos casos previstos em lei; o scio, demandado pelo pagamento da dvida, tem direito a exigir que sejam primeiro excutidos os bens da sociedade. 1 Cumpre ao scio, que alegar o benefcio deste artigo, nomear bens da sociedade, sitos na mesma comarca, livres e desembargados, quantos bastem para pagar o dbito. 2 Aplica-se aos casos deste artigo o disposto no pargrafo nico do artigo anterior. Art. 597. O esplio responde pelas dvidas do falecido; mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas na proporo da parte que na herana Ihe coube. DIA 29 DE AGOSTO DE 2011. DA LIQUIDAO (SENTENA) Tem por objetivo valorar uma sentena ilquida, e aplicada somente no cumprimento da sentena, ou seja, na hiptese de ttulos judiciais. Liquidez quantum debeatur por regra o juiz deve apresentar o valor da sentena - exceo iliquidez. 1. Espcies: 2. Calculo ao contador ocorria antes da reforma 3. Arbitramento 4. Artigos 5. Sentenas genricas DO PROCEDIMENTO Antes da reforma era adotado um procedimento autnomo, um processo de conhecimento, antes de 2006 na hiptese de conseguir o cumprimento do processo. *******1 processo, conhecimento; 2 processo liquidao da sentena ; 3 processo execuo Com a reforma o processo passa a ser sincrtico : neste todos os procedimentos que antes eram separados agora passam a ser em um nico processo, desta forma se tem apenas uma citao. Porem com o advento da reforma o problema ainda no foi resolvido, pois o desvio de patrimnio ainda segue, com fraudes, h um grande conflito na doutrina acerca do momento em que comea a ocorrer a fraude. 1 corrente: Cognitiva (integrativa) essa corrente prega que a liquidao serve para integrar pedido e valor, ou seja, acrescentar algo isso no a liquidao serve somente para valorar o quanto se deve pagar. 2 corrente:
o o

Constitutiva (complementar) s da o valor mas dentro do mesmo pedido. Legitimidade Ativa ou passiva - art. 475 A 1 CPC Obs: Embargos de declarao ou apelao pergunta de concurso (embargos de declarao tem carter integrativo?) no s esclarece o O.C.O. Autos apartados em apenso Sentena liquida (segue com execuo definitiva) e iliquida (segue com execuo provisria) Espcies: 1. Calculo memorial discriminativo extinguiu o calculo ao contador. 2. Arbitramento so aquela liquidaes que dependem de tcnico especializado pode ser perito judicial (nomeado pelo juiz) ou assistente tcnico (nomeado pelas partes). 3. Artigos Artigos Fatos que no foram apurados na sentena condenatria Altera a causa de pedir Contraditrio Meios de prova Procedncia / arquivo / segue cumprimento de sentena Deciso final Deciso interlocutria DIA 05 DE SETEMBRO DE 2011. A penhora recai sobre o valor atualizado e no sobre o valor da causa. 475 A D. QUANTUM DEBEATUR toda sentena deve ser liquida, e a sentena iliquida a exceo. Desta forma o procedimento de liquidao uma mera fase procedimental, tendo em vista que o processo sincrtico. LIQUIDAO POR ARTIGOS ART. 475 E

Quais so os limites da sentena? (partes causa de pedir pedido= elementos da ao) o que determina os elementos da ao determina os limites da sentena, ou seja, o retrospectivo da petio inicial. Os casos de citra extra ultra petita, no configura fato novo, pois no esto ligados a alterao de pedido. Desta forma se considera um fato novo quando da possibilidade de qualificar o pedido, Vg. De que espcie ser o bem da vida pretendido na ao. ENUNCIADO OU TPICO: ARTIGO EXEMPLO: O fato novo qualifica e aprofunda o valor da liquidao e no altera a natureza e pedido da sentena. O juiz surpreendido por uma alterao no plano ftico, interferindo na valorao da sentena . No modifica o pedido e a condenao, s altera o valor. Ex. clausula genrica de plano de sade (medicamentos e procedimentos diversos). Ex2. Despejo por falta de pagamento, com posterior danificao do imvel. Ex3. Falecimento da vitima ps sentena. DO CUMPRIMENTO DE SENTENA Histrico processo autnomo bilateral Para processo sincrtico Art. 475, I DA INTIMAO DA MULTA DO PROCEDIMENTO DO CUMPRIMENTO DA SETENA O procedimento do cumprimento de sentena trata-se de um processo de execuo.

You might also like