You are on page 1of 4

A Protena - Maria Gligor

A Protena
Por Maria Gligor

At pouco tempo atrs, a protena no recebia a merecida ateno. Foi muitas vezes omitida pela gordura, os carboidrato e as vitaminas. Mas atualmente, tem ocorrido uma exploso de interesse pela protena devido s dietas ricas nesse nutriente que visam perda de peso.

Lembro-me que h onze anos, ocasio em que decidi tornar-me vegetariana, minha irm gmea costumava falar: Mas voc no ter protena suficiente para o seu corpo se no consumir carne.

O Que Protena?
A protena um dos blocos construtores fundamentais do corpo humano. Compe cerca de 16% do peso total de nosso organismo. Msculos, cabelos, pele e tecido conjuntivo so principalmente feitos de protena. O corpo humano contm estimadamente 10.000 a 50.000 tipos diferentes de protenas. Dentre essas, cerca de 1.000 tm sido estudadas. Uma protena feita de aproximadamente vinte aminocidos diferentes, cada um com um grupo lateral diferente. Desses vinte aminocidos, nove so essenciais (aqueles que o corpo no pode produzir e que devem ser providos pela dieta) e onze so aminocidos no essenciais (aqueles que o corpo pode produzir). Costumamos dizer que o alimento que contm todos os vinte aminocidos possui uma protena completa.

Onde Encontramos as Protenas?


verdade que a carne e seus subprodutos possuem protena completa, mas juntamente com ela esto tambm os efeitos negativos desses alimentos, como o alto teor de gordura e de colesterol, as doenas, os antibiticos, os hormnios e o vrus elementos totalmente desnecessrios ao nosso corpo.

1/4

A Protena - Maria Gligor

A boa notcia que os vegetarianos podem obter protenas completas sem fazer uso de produtos crneos. As estatsticas mostram que o feijo soja e o fagpiro (trigo-mouro) contm protenas completas.

Os vegetarianos podem suprir o organismo de todos os aminocidos necessrios no decorrer do dia, se sua alimentao consistir de gros, legumes, sementes, nozes e vegetais variados.

Riqueza de Aminocidos em Cereais e Legumes Aminocido Cereais Legumes Lisina + Treonina + Metionina +

Os cereais so deficitrios em alguns tipos de aminocidos (assinalados por -) e ao mesmo tempo apresentam excesso de outros (+). Com os legumes acontece o mesmo. Ao combinar cereais e legumes obtm-se uma protena completa, pois as carncias suprem-se mutuamente.

Aminocidos Essenciais nas Nozes e nos Cereais Aminocido Noz Cereais Lisina + Treonina + Metionina +

As protenas da noz so deficitrias no aminocido metionina, mas apresentam excesso de

2/4

A Protena - Maria Gligor

outros tipos de aminocidos. por isso que as nozes suplementam-se bem com os cereais e, juntamente com eles, proporcionam uma protena completa.

Quanto de protena precisamos?


Em geral, uma pessoa adulta precisa de 30 gramas de protena por dia. Homens e mulheres podem viver sem sofrer efeitos prejudicais da falta ou excesso de protena ingerindo de 25 a 40 gramas desse nutriente proveniente de alimentos vegetais.

Confira a quantidade de protena presente nos seguintes alimentos:

1 xcara de feijo cozido = 16 gramas de protena 1 xcara de leite de soja = 6 gramas de protena 100 gramas de tof = 10 gramas de protena 1 fatia de po integral = 3 gramas de protenas 1 xcara de arroz integral cozido = 5 gramas de protena 30 gramas de castanha de caj = 5 gramas protena

As Funes da Protena
A funo principal das protenas est relacionada a todas as clulas e maioria dos lquidos corporais. Alm disso, muitos elementos qumicos do nosso organismo como as enzimas, os hormnios, os neurotransmissores e at mesmo o DNA so pelo menos em parte feitos de protenas.

A protena hemoglobina, por exemplo, carrega oxignio dos pulmes s clulas. J as lipoprotenas transportam lipdios pelo corpo e as protenas especiais carregam vitaminas e minerais. Outro exemplo muito interessante so os anticorpos, protenas grandes do sangue e dos fludos corporais produzidas pelo sistema imunolgico em resposta invaso de molculas

3/4

A Protena - Maria Gligor

intrusas (geralmente protenas chamadas antgenos). Os anticorpos unem-se aos invasores, desativando-os e, assim, protegendo o corpo. Cada anticorpo designado a destruir apenas um invasor.

O nosso corpo capaz de reciclar as protenas, mas por fazermos uso constante desse nutriente precisamos repor continuamente as nossas reservas atravs da alimentao.

E no se esquea, nos cereais, nas frutas, nas verduras e nas nozes, encontram-se todos os elementos alimentares de que necessitamos. Esses alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possvel, so os mais saudveis e nutritivos. Proporcionam uma fora, uma resistncia e vigor intelectual que no so promovidos por uma alimentao mais complexa e estimulante. (A Cincia do Bom Viver, p. 296).

4/4

You might also like