You are on page 1of 4

FERROGRAFIA ANALTICA EM MOTORES DE COMBUSTO INTERNA DIESEL.

ANALYTICAL FERROGRAPHY IN INTERNAL COMBUSTION ENGINES DIESEL


Maicon Vinicius Perussi dos Santos, Aparecido Carlos Gonalves, Emiliana Borsanelli Silva, Eduardo Zampar Campus de Ilha Solteira Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Engenharia Mecnica
maicon_perussi@hotmail.com PET. Palavras chaves: motores diesel; manuteno preditiva; ferrografia analtica. Keywords: diesel engine, predictive maintenance, analytical ferrography. .

1. INTRODUO Este projeto visa ao desenvolvimento da Manuteno Preditiva em motores de combusto interna diesel e biodiesel. Neste trabalho avaliado o desgaste de um motor da marca Toyama, A avaliao do desgaste feita utilizando a tcnica da ferrografia analtica no lubrificante Lubrax MD400 utilizado por 40 horas no motor. Sero utilizados 5 combustveis diferentes, sendo posteriormente repetidos os ensaios com 1, 2 e 3 % de contaminante. Com os leos usados ento realizada a ferrografia analtica utilizando um depositador rotativo de partculas (RPD), sendo atravs deste produzidos os ferrogramas que so analisados em um microscpio tico modelo Neophot21. Com a anlise microscpica possvel ento a visualizao das partculas de desgaste do motor. Aps uma apurada inspeo nos ferrogramas possvel verificar se o motor esta funcionando normalmente como era previsto ou se existe algum problema. A deteco de falhas precocemente pode evitar uma falha catastrfica do equipamento e de outros elementos que estejam associados ao mesmo, Gonalves (2006). Assim a manuteno preditiva permite um controle da vida til do seu equipamento e fornece informaes precisas de quando realmente necessrio realizar a manuteno do equipamento. 2. OBJETIVOS Este trabalho objetiva o desenvolvimento da manuteno preditiva em motores de combusto interna diesel e biodiesel usando a tcnica da ferrografia analtica para estudar o desgaste sofrido pelo motor devido ao seu funcionamento sem carga adicional. 3. FUNDAMENTAO TERICA Gonalves (2007) estudou tcnicas de manuteno preditiva em redutores de velocidade, utilizando para isso a integrao das tcnicas de anlises de vibraes e anlise de leo lubrificante, utilizando tanto ferrografia analtica quanto ferrografia quantitativa. Por uma simples anlise de leo, possvel determinar a vida residual de um lubrificante e a falha de uma mquina, foi o que comprovou Yan (1994), em sua tese de mestrado. Em um motor de combusto interna todas as peas possuem uma vida til prevista, sendo essa durao maior ou menor, de acordo com a funo especfica a elas atribuda foi o que estudou Malpica (2007) em sua tese de mestrado. Os estudos realizados permitem inferir que a substituio do diesel pelo biodiesel resultaria em diminuio das emisses de poluentes, gerao de novos postos de empregos a partir de atividades agrcolas e industriais, e a diminuio na importao de petrleo o que afirma Kozerski (2006). Como se pode ver as diferentes tcnicas de manuteno preditiva so muito estudadas e permite a comprovao real da viabilidade e da economia possvel de ser obtida com este tipo de manuteno em relao aos outros tipo de manuteno como a corretiva e a preventiva. 4. MATERIAIS E MTODOS

04576

Para que se pudesse ser realizado os ensaios foi necessrio a montagem de uma bancada composta por um motor T100 FE, da marca Toyama, Diesel, 10HP e 406cc, monocilndrico, com reservatrio de combustvel de 1650ml, eixo horizontal, 4 tempos e com sistema de injeo direta de combustvel, por enquanto sem carga, como ilustra a Fig. 1 a seguir.

Figura 1 Motor utilizado na bancada de ensaios.

Os cinco ensaios a serem realizados incluem os seguintes combustveis: 1. 2. 3. 4. 5. diesel comercial (B3); biodiesel de origem animal (B100); biodiesel de origem vegetal (B100); diesel e biodiesel animal (B50); diesel e biodiesel vegetal (B50).

Os ensaios sero realizados sem contaminao e com 1, 2 e 3% de contaminao do lubrificante com os respectivos combustveis utilizados, conforme est descrito acima. Em todos os ensaios ser utilizado o mesmo lubrificante, Lubrax MD 400 SAE 40. As amostras dos leos que j foram ensaiados no motor so ento armazenadas para que posteriormente possam ser utilizadas na elaborao dos ferrogramas. Antes de serem depositados sobre as plaquetas de vidro que daro origem ao ferrograma o leo necessita ser agitado e aquecido at a temperatura de 60C para que haja uma homogeneizao da amostra. Aps terminada a elaborao do ferrograma ento iniciado a analise microscpica das partculas metlicas depositadas no ferrograma. Durante a visualizao so utilizados aumentos de 500 e 1000 vezes e as partculas so fotografadas para que se possa ento realizar uma comparao entre a intensidade do desgaste ocorrido com cada combustvel diferente.

04577

5. RESULTADOS Aps a realizao dos ensaios com diesel puro, com biodiesel animal e vegetal puros, os resultados obtidos utilizando o microscpio Neophot21 apresentaram partculas de desgaste por atrito de tamanho normal, as quais j eram esperadas no indicando nenhuma preocupao ou alerta em relao ao funcionamento do motor como ilustrado na Fig. 2. Estas partculas visualizadas so caractersticas do uso normal do lubrificante, no sendo encontrado nenhum tipo de partcula que indicasse desgaste intenso ou grave (anormal) do motor. Os ensaios com mistura de combustveis ainda esto sendo realizados e os resultados ainda no puderam ser concludos.

Figura 1 Partculas do anel interno com aumento de 500x utilizando biodiesel de origem (a) vegetal sem contaminante e (b) animal com 2% de contaminante.

6. CONCLUSES A manuteno preditiva permite o acompanhamento do desempenho do equipamento, ou seja, permite saber o momento ideal para ser realizada a manuteno, evitando manutenes antecipadas que causam desperdcios e avarias que podem ser causadas pela falta de manuteno. Assim, a manuteno preditiva pode ser considerada como ponto de equilbrio entre os diversos tipos de manuteno. A ferrografia analtica com a ajuda do microscpio tico permite a visualizao das partculas decorrentes do desgaste, permitindo o uso adequado do equipamento apenas enquanto o motor possui plenas condies de funcionamento. Porm, com o aparecimento de grande quantidade de partculas faz-se ento necessrio a interveno tcnica. Aps a realizao da ferrografia analtica do leo lubrificante MD400 (recomendado pelo fabricante do motor), o desgaste verificado na anlise do experimento pode ser considerado normal, apresentando concentrao normal de partculas como ilustradas anteriormente e nenhuma partcula fora dos tamanhos padres.

04578

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Gonalves, A. C.; Lago, D. F.; Cunha, R. C., Maintenance of a reducer by vibration and wear particles analysis. Journal of Quality in Maintenance Engineering, England, v. 12, n. 2, (2006) Gonalves, A. C.; Lago, D. F.; Cunha, R. C., Vibration and wear particles analysis in a test stand. Industrial Lubrication and Tribology, England, v. 59, (2007). Kozerski, G. R., Hess S. C., Estimativa dos poluentes emitidos pelos nibus e micronibus de Campo Grande/MS, empregando como combustvel diesel, biodiesel ou gs natural. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), (2006). Malpica, L. G. T., Manuteno preditiva de motores de combusto interna gasolina atravs da anlise de leo, Tese de Mestrado, UNESP, Ilha Solteira, Maro (2007). Yan, X. P. Oil monitoring based condition maintenance management. In: Rao BKN et al, editor. Proceedings of COMADEM94, Delhi, India, pginas 15461, (1994).

8. AGRADECIMENTOS UNESP (campus ilha solteira) pela disponibilizao de laboratrios e ao grupo PETEngenharia Mecnica.

04579

You might also like