You are on page 1of 7

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

O CLIMATRIO E SUAS CONSEQNCIAS NA VIDA DA MULHER

PEROSA, C.T.

RESUMO

O presente artigo o resultado de uma pesquisa realizada como parte dos requisitos para a obteno do grau de especialista em Psicologia, Sade e Trabalho, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC Campus Chapec-SC, no ano de 1999, tendo como objetivo estudar as alteraes que acontecem no organismo feminino diante do climatrio e verificar quais as informaes que as mulheres que esto passando por esta fase possuem.

Palavras - Chave: Climatrio, mulher, informao.

1 INTRODUO No passado, poucas mulheres chegavam at os cinqenta anos, sendo dizimadas por epidemias e inanies. Segundo Ferrari, as que ultrapassavam esta idade, ficavam em casa, vestiam-se de preto e saiam somente para ir igreja ou ao mdico. A vida sexual no mais contava. Como ao social, reuniam-se com amigas ou contribuam para trabalhos beneficentes. Poucas trabalhavam, vivendo na rotina ou pobreza, se no tinham um marido ou herana que as sustentassem (1996 p. 19).
Diante deste contexto, realizamos a presente pesquisa, entendendo que o conhecimento sobre esta fase da vida faz-se importante, porque, alm de ser um fenmeno natural na vida de cada mulher, o climatrio pode acontecer de formas diferentes, o incio ser varivel, desencadeando uma srie de sintomas indesejados, necessitando que as mesmas estejam preparadas para enfrentar esta fase to importante. Defendemos a proposta de que a informao tem que chegar at elas e sua famlia antes de comearem os primeiros sintomas, possveis de serem vividos no climatrio.

O climatrio pode ser dividido em trs fases segundo Gutierrez: A pr-menopausa, momento em que observamos os transtornos da menstruao e hemorragias disfuncionais; a menopausa propriamente dita, que o acontecimento principal do climatrio, que a ltima menstruao, marcando o final da vida reprodutiva da mulher e a ps-menopausa, que apresenta principalmente os distrbios neurovegetativos, psquicos e orgnicos (1992 p. 16).

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

Neste sentido, o referido estudo se propem a obter dados sobre as alteraes do organismo feminino no climatrio e as informaes que as mulheres dispem frente a este tema, para que possam ser desenvolvidos trabalhos educativos e preventivos, assegurando s mulheres, informaes necessrias para se preparar em relao a esta fase.

2 METODOLOGIA rea de estudo Frederico Westphalen, situada na regio norte do Rio Grande do Sul, conta com uma populao de cerca 27.300 habitantes. Sendo, desta populao 7.406 pertencentes a rea rural e 19.894 rea urbana. A populao de mulheres na rea rural 3.523 e na urbana 10.251. A populao de mulheres entre 40 e 59 soma um total de 2.724, (rural e urbana), conforme dados do IBGE (1996). Existem no municpio um posto de atendimento geral na rea urbana, contando com vrios profissionais da rea da sade, quais sejam, mdicos, enfermeiros, nutricionista, odontlogos, atendendo vrias especialidades, dentre elas a ginecologia e obstetrcia e um mini-posto na rea rural com atendimento ambulatorial. Tambm realizado atendimento em unidade mvel, pelos enfermeiros, no qual feita a coleta de material crvico-uterino (Papanicolau), realizado o exame de palpao de mamas em mulheres em comunidades da rea rural e bairros da cidade, sendo tal atividade previamente agendada pelos Agentes Comunitrios de Sade. Instrumentos e mtodos de coleta e anlise dos dados Pesquisa Bibliogrfica: Atravs de livros, revistas, jornais, informativos mdicos, PAISM, buscamos informaes sobre os aspectos relevantes sobre o climatrio. Coleta e anlise dos dados Neste estudo utilizamos o mtodo de Pesquisa Descritivo a partir de entrevista fechada, a 10 mulheres no climatrio, aplicadas no perodo de outubro, novembro e dezembro de 1999. Das mulheres entrevistadas 5 so da rea rural e 5 da rea urbana, sendo que as mesmas esto vivenciando o climatrio. As entrevistadas responderam a questes centrais referentes ao objeto da pesquisa, bem como a um formulrio, contando informaes sobre as variveis consideradas necessrias para o estudo, conforme Anexo I. Em relao s consideraes tica, ressaltamos que os sujeitos eleitos foram previamente visitados, informados sobre o objetivo da pesquisa e indagados sobre a

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

disponibilidade da sua participao, bem como foi lhes assegurado o anonimato durante e aps a pesquisa no revelando a sua identidade em momento algum. Os resultados foram analisados e discutidos com auxlio dos princpios da estatstica bsica. No aplicamos nenhum programa estatstico elaborado sobre os dados.

3 RESULTADOS E DISCUSSES

De acordo com as entrevistadas da rea rural, 20% tm idade entre 45 a 50 anos, 40% entre 51 a 55 anos e 40% de 56 a 60 anos. J na rea urbana, 40% das entrevistadas tm idade entre 46 a 50 anos e 60% entre 55 a 60 anos.

Com relao a escolaridade, 20% das entrevistadas da rea rural so analfabetas, 60% possuem 1 grau incompleto e 20% 1 grau completo. Na rea urbana, observou-se que 60% das entrevistadas possuem 1 grau incompleto, 20% 1 grau completo e 20% curso superior. Observou-se, atravs das entrevistas, que, independente do grau de escolaridade, tanto na rea rural quanto na urbana, as entrevistadas esto sempre abertas s informaes e orientaes, desde que sejam oportunizadas. Segundo Ferrari, o climatrio um perodo de limites pouco definidos. O mesmo se estende desde os 35 ou 40 anos aos 55 ou 66 anos ( 1996 p. 26). A idade com que as mudanas comeam a acontecer no organismo feminino bastante varivel. Na rea rural, em 20% das entrevistadas, o acontecimento dos sintomas ocorreu aos 47 anos, aos 48 anos para 40% das entrevistadas e nas demais aos 50 anos. Na rea urbana, em 60% das entrevistadas os sintomas apareceram aos 50 anos, 20% aos 47 anos e 20% aos 50 anos. Verificamos durante as entrevistas que os principais sintomas percebidos durante o climatrio foram: dores de cabea, calores (que indicaram ser da cintura em direo cabea), dor durante a relao sexual, hipertenso entre outros relatados em menor freqncia. Alm disso, observou-se que 4 entrevistadas relataram no ter sintomatologia durante esta fase. Entre as entrevistadas, 6 mulheres salientaram a continuidade dos sintomas, mesmo aps dois ou trs anos dos primeiros indcios do climatrio. Dentre elas, apenas 2 demonstraram conhecimento acerca do tema, referindo-se apenas irregularidade com a terminologia idade crtica. Quando questionadas se houve mudanas em sua vida quando comeou o perodo do climatrio, 80% das entrevistadas relataram estar vivendo da mesma maneira, sendo que os sintomas que acompanham o climatrio pouco mudaram sua rotina, pois continuam menstrual e no relacionando outros sintomas como sugestivos do climatrio, caracterizando a menopausa

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

trabalhando e executando suas tarefas dirias, tanto de casa como do trabalho. Apenas 2 relataram estarem mais explosivas, irritadas, mas, mesmo assim, isso no estava atrapalhando o seu cotidiano.
Considerando a questo: Sente dor na relao sexual? Tem prazer nas relaes? Mudou alguma coisa do que era antes do climatrio? D para fazer alguma coisa para melhorar? O qu?, obtivemos os seguintes dados: na rea rural, 30% das entrevistadas nos colocaram ter dor durante a relao sexual. Aps o climatrio, diminuiu muito o prazer nas relaes ou nem sentem. Tambm nos relataram que pouco fala com os maridos sobre este assunto e os mesmos no demonstram interesse sexual. As outras 20% relataram ter prazer nas relaes, nada tendo mudado em relao ao climatrio. H dilogo com o marido com relao ao assunto e o mesmo interessa-se pela mulher e por esta questo. Na rea urbana, 2 entrevistadas so vivas e 1 solteira. As demais informaram no ter dor durante a relao, sentem prazer quando o marido tambm consegue acompanhar o ato sexual e costumam dialogar sobre o assunto.

Das entrevistadas 40% colocaram que os maridos aceitam essas transformaes, entendendo as mudanas, mas no gostam de conversar sobre o assunto. 20% nunca conversaram com o marido sobre o assunto e 10% j conversaram com os maridos, que as ajudam e entendem os sintomas e as modificaes no seu organismo. Com isso, elas se sentem muito melhor e at parece que os sintomas diminuem. 30% das entrevistadas no tm marido, mas consideram que o dilogo e a confiana entre os casais a coisa mais importante e que esse dilogo pode amenizar os sintomas. Quando indagadas sobre a alimentao na rea rural, 3 mulheres informaram alimentar-se normalmente, realizando as trs refeies com todos os tipos de alimentos. As outras 2, disseram que comem quando tm alimento disponvel. Na rea urbana, 3 entrevistadas informaram que buscam uma alimentao balanceada e saudvel. As demais (2), alimentam-se com o que possuem em casa. Nenhuma das entrevistadas informou ter mudado a alimentao em funo do climatrio e no foram orientadas para mudanas no hbito alimentar. Em relao ao exerccio fsico, nos relataram o que segue: na rea rural, 3 mulheres, ou seja, 60% que seu exerccio fsico consiste em fazer o trabalho na roa e caseiro. 40% realizam trabalhos diferentes, tambm utilizando estes como exerccio fsico, juntamente com os afazeres domsticos. J na rea urbana, 40% das entrevistadas realizam exerccios fsicos como a caminhada, alm dos trabalhos caseiros e 60% apenas realizam seus trabalhos e afazeres domsticos. 90% dentre as mulheres da rea rural e urbana relataram que no foram orientadas para a realizao de exerccios fsicos por nenhum profissional da rea da sade. As que realizam exerccios fazem por conta prpria e gostam de realiz-los, dizendo que no deixaro de pratic-los, pois se sentem renovadas: Faz muito bem para a sade.
Quando questionadas sobre quais eram as informaes recebidas sobre o climatrio, responderam o seguinte: na rea rural, 60% das mulheres relataram

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

no ter quaisquer informaes sobre o climatrio. Colocaram que agora esto conversando com o ACS Agente Comunitrio de Sade, que passa uma vez por ms, fornecendo um pouco de informao. 40% receberam informaes atravs de revistas, da televiso e do mdico. Na rea urbana, 60% responderam que conversaram com o mdico no momento em que comearam as irregularidades menstruais. 20% receberam informaes no momento em que foi tratado da cirurgia (histerectomia) e 20% aps ter tido o ltimo filho, quando o mdico comentou que, dependendo da sintomatologia, talvez teria que usar medicamentos.

.Outro dado que achamos interessante foi que a maioria das mulheres s recebe as informaes no momento em que comeam as suas irregularidades menstruais. Antes disso, no h esclarecimentos sobre o climatrio e sintomas que possam acompanhar esta fase. Verificamos durante as entrevistas que, na rea rural, 10% das mulheres no usam a Terapia de Reposio Hormonal, apenas 20% usam algum tipo de medicamento receitado pelo mdico. Na rea urbana, 60% das entrevistadas usam a Terapia da Reposio Hormonal receitada pelo mdico. As mesmas usam outro tipo de medicamento, mas 40% no usam nenhum medicamento. Frente a este estudo, nos perguntamos: ser que o tema tem to pouca relevncia, que no h interesse em divulg-lo e, ao mesmo tempo, incentivar e, muitas vezes, treinar os profissionais envolvidos para uma melhor assistncia sade integral da mulher? Ser que o climatrio menos importante que as outras fases da vida da mulher? Ser que a mulher no precisa ser informada e atualizada a esse respeito?

4 CONCLUSO O climatrio sempre existiu e vai continuar existindo at o fim dos nossos dias, mas o que poder mudar a possibilidade de todas as mulheres terem a condio de obterem esclarecimentos e saberem com antecipao que existem exerccios fsicos, dietas e medicamentos que favorecem a ela um climatrio mais tranqilo, mais esclarecido e, conseqentemente, uma qualidade de vida melhor. Os programas de sade da mulher existentes a nvel municipal e estadual restringem-se a aes de preveno ao cncer de colo uterino, acompanhamento do pr-natal e controle do cncer de mama, contemplando apenas uma parcela da populao feminina, omitindo e inviabilizando a busca por informaes para a mulher no climatrio. Para tanto, gostaramos de defender a necessidade de programas que enfatizem a mulher como um todo, perpassando por todas as fases de sua vida e, que dem conta de auxili-las a passar por esta fase especfica no esquecendo de relevar todos os aspectos, sejam sociais, econmicos, culturais e ambientais. Desta maneira, os servios de sade tm de estar munidos de uma equipe multidisciplinar, que atue em conjunto, tenha seus Protocolos de Assistncia, que realizem

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

avaliaes sobre os servios prestados, viabilizando cuidado integral para a comunidade assistida e que a mesma no sofra as conseqncias de atendimento inadequado e falta de informaes, garantindo atravs destas aes a preveno da doena, promoo da sade e direito cidadania.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DE LUCA, Laurival A. Introduo. In : SOBRAC- Sociedade Brasileira para Estudos do Climatrio. Sade e bem estar. Quando a menopausa chegar. Uma homenagem a mulher brasileira. 1 ed. So Paulo, 1993, p.9. FERRARI, Ricardo Pou. Menopausa hoje. Um guia para a mulher madura viver plenamente. Porto Alegre: L&PM, 1996. GUTIERREZ, Edda. Grupo mulherando. Mulher na menopausa: Declnio ou renovao? Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. JACOBOWITZ, Ruth S. As 150 perguntas mais importantes sobre menopausa. So Paulo: Best Seller, 1993. LIDZ, Theodore. A pessoa: seu desenvolvimento durante o ciclo vital. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1983. PAISM Programa de Ateno Integral Sade da Mulher Ministrio da Sade. 1994.

Revista de Pesquisa e Ps Graduao Santo Angelo, 2003

ANEXO
ANEXO 1 Entrevista realizada em Frederico Westphalen

ESTUDO SOBRE AS ALTERAES QUE OCORREM NO ORGANISMO FEMININO DURANTE O CLIMATRIO N ___________ Localidade: ( ( ) Rural ) Urbana ( ) Centro ( ) Periferia QUESTIONRIO 1. Idade ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) 40 a 45 anos ) 46 a 50 anos ( ) 51 a 55 anos ) 56 a 60 anos ) Acima de 6 salrios ) AnalfabetA ) 1 grau incompleto ) 1 grau completo ) 2 grau incompleto ) 2 grau completo ) Curso superior

3. Escolaridade

4. O que climatrio para voc? 5. Com que idade notou mudanas em seu organismo referentes ao climatrio? 6. Quais os sintomas que voc percebeu quando entrou no climatrio? 7. Estes sintomas continuam at hoje? 8. O que o climatrio mudou em sua vida? 9. Sente dor na relao sexual? Tem prazer nas relaes? Mudou alguma coisa do que era antes do climatrio? O qu? D para fazer alguma coisa para melhorar? 10. O que o seu marido diz sobre isso? Como o seu marido aceita isso? Ele lhe ajuda? 11. Como sua alimentao? 12. Faz algum exerccio fsico? O qu? Quem lhe orientou? 13. Quais foram s orientaes recebidas em relao ao climatrio? 14. Faz uso de algum medicamento? Qual? Foi receitado pelo mdico?

You might also like