You are on page 1of 2

Pequenos negcios fceis para ganhar dinheiro extra Ocupaes parciais podem ajud-lo a enfrentar as despesas.

Tem ideias de negcios? Partilhe as suas ideias e sugestes! Se ficou desempregado ou se, com a crise, o seu dinheiro encolheu e est a precisar de uns extras, eis alguns exemplos de pequenos trabalhos que pode fazer e que no requerem grande investimento para se lanar.

1 - Organizar festas e eventos pode render dinheiro. Festas de aniversrio para crianas, casamentos, jantares de empresas, so apenas alguns exemplos do que pode organizar. Fazer recados noiva atarefada, tratar do catering ou das flores, tratar da decorao, providenciar palhaos e brincadeiras ou organizar jogos pode ser divertido. 2 - Escrita em regime de free-lancer. Se quer escrever pea, guarde uma cpia de todos os artigos que publicar num portflio digital que possa enviar a potenciais clientes. Facilitar-lhe- a vida. 3 - Fotografia. Muitas entidades tm interesse em comprar fotografias, (por exemplo, jornais) sobre determinados temas mais em voga. Antes de as colocar online, certifique-se de que coloca uma marca de gua em todas elas. As pessoas menos honestas no hesitaro em usar as suas fotografias sem permisso e pode perder o seu rendimento. 4 - Desenho grfico e Web design. Se consegue fazer bons projectos, no faa um preo muito baixo s porque no profissional. 5 - Artesanato pode ser uma boa opo se tem talento para artes manuais. Cermica, bijutaria, pintura... As opes so mais que muitas. Conte com o custo de todos os materiais e acrescente a mo-de-obra: um tanto hora, na altura de fixar os preos. 6 - Tomar conta de crianas pode ser uma boa ocupao se gosta de lidar com os mais pequenos. H muitos sites onde pode inscrever-se para estes trabalhos, mas se

quer actuar mais na sua zona de residncia e no quer pagar uma comisso a terceiros, imprima cartes de visita e espalhe-os. Poucos mtodos funcionam to bem como passar a palavra. 7 - Tomar conta de animais ou objectos importantes na ausncia dos donos ou de pessoas na ausncia dos familiares responsveis, tambm pode render bom dinheiro. Por exemplo, olhar pelos mais velhos algumas horas por dia ou tomar conta de casas durante as frias dos proprietrios. 8 - Consumidor mistrio. Eis uma ocupao que d pouco trabalho. Muitas empresas de estudos de mercado pagam para obter a opinio das pessoas acerca de produtos e servios. Aqui o truque inscrever-se no maior nmero de sites possvel e verificar o correio electrnico com frequncia. 9 - Dar explicaes a crianas sobre matrias em que entendido. Pode faz-lo pessoalmente ou online. Evite inscrever-se nos sites que cobram comisses e ganhe mais algum dinheiro. 10 - Assistente virtual uma funo que est em forte crescimento l fora. Mas para ser uma secretria-remota, convm que tenha um bom tarifrio para chamadas internacionais. 11 - Demonstraes de produtos. Um conselho: no tente vender uma coisa em que no acredita. O mais provvel que no convena ningum. 12 - Fazer recados. Muita gente no tem tempo no seu dia-a-dia para tratar de pequenas coisas como entregar documentos, ir buscar a roupa lavandaria, comprar um presente para uma festa de aniversrio ou ir s compras para reabastecer a dispensa l de casa. Nada que voc no possa fazer. Alugue o seu tempo. Espero que este tpico tenha utilidade e, como foi dito no incio do tpico, partilhe as suas ideias e sugestes!

You might also like