You are on page 1of 10

Economia de gua

Apresentao

A atual crise de abastecimento de gua promete se estender pelos prximos anos, em quase todo o territrio brasileiro. Assim, ser necessrio otimizar o uso deste bem, atravs de reduo do desperdcio, mudana de hbitos de consumo e implementao de sistemas de economia.

7 medidas de economia

- Este um resumo do Guia. As palavras em destaque na imagem abaixo representam os pontos estratgicos para economizar gua no seu condomnio.

gua de chuva e reuso A diminuio da gua disponvel, nos prximos anos, vai exigir que os condomnios, shopping centers e outros estabelecimentos adotem novos sistemas para otimizar o uso. Confira abaixo explicaes sobre os dois sistemas que possivelmente sero os mais utilizados.

Aproveitamento de chuvas - O que : Coleta e armazenamento de gua de chuva, para uso em lavagens de pisos e irrigao do jardim. - Como funciona: A gua de chuva, coletada pelas calhas no telhado do prdio, armazenada em uma cisterna no trreo ou subsolo. Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta gua, se for necessrio. Instala-se um sistema de recalque (bomba d'gua + encanamento), para enviar a gua para as torneiras do trreo e subsolo.

- Cuidados a tomar: O telhado concentra grandes impurezas, principalmente quando h um longo perodo de escassez de chuva. Como opo, pode-se instalar um sistema de filtragem mecnica no reservatrio. O reservatrio tambm pode ser um risco para a sade dos moradores e funcionrios, caso no adote uma manuteno peridica de limpeza e conservao. A construo de um reservatrio para a captao da gua da chuva necessita de um sistema de recalque, deve ter um projeto de engenharia para que no desperte riscos de sade e acidentes.

- Alm de gerar economia de gua, o sistema tambm contribui para diminuir o problema das enchentes. - Na Europa, o sistema j bastante usado em construes novas. - No Brasil, um caso de destaque o do Shopping Aricanduva, em So Paulo (SP). A construo tem 62 mil m2 de telhado, e em uma chuva forte chega a captar 7 mil m3 de gua. - Tambm j existem postos de gasolina e escolas adotando o aproveitamento da gua das chuvas, para lavagem de carros e para descarga nos banheiros. - Em Florianpolis (SC) e So Paulo (SP), j h projetos de lei para tornar obrigatrio o aproveitamento das guas de chuva em edifcios. - Custo para o condomnio: cerca de R$ 6.000,00, incluindo equipamento e tanque de 3 mil litros. No inclui instalao. - Empresas que implementam o sistema: 3P Tecnik - Tel.: (0xx21) 2284-9440 ou 3872-2345 Reuso de gua - Trata-se da implementao de uma pequena estao de tratamento de guas de uso "nobre" (banho e pias) para reutilizao em fins "menos nobres", como descargas, lavagens de pisos e outros. - No Brasil, o sistema est sendo bastante utilizado por indstrias, e comea a ser utilizado em novos condomnios. - Na ndia, em funo da escassez de gua, alguns edifcios comerciais tm estaes prprias de tratamento de esgoto, e reutilizam a gua tratada para alimentar o ar-condicionado, economizando at 250 m3 por dia. - Em So Paulo (SP), est sendo implementado no Aeroporto de Cumbica um sistema para tratar a gua usada na lavagem de avies e hangares, e reutiliz-la nos banheiros.

Campanha com condminos Como colaborar para evitar aumentos na taxa condominial:

No use o vaso sanitrio com o lixeira. Economia mdia: 20 litros/dia por 1 descarga a menos.

Escovando os dentes, lavando o rosto, fazendo a barba: no deixe a torneira aberta. Economia mdia: 20 litros/dia.

Lavando loua na pia: torneira aberta, s para enxaguar. Economia mdia: 200 litros/dia.

Mquinas de lavar roupas e louas: use somente com a capacidade mxima. Economia mdia: 50 litros/dia acionando os equipamentos a metade das vezes.

Torneira pingando: conserte o mais rpido possvel. Economia mdia: 46 litros/dia

Campanha com funcionrios

Faxina Substituir o esguicho pela vassoura, na limpeza de pisos na rea externa. O resultado o mesmo. Para reas internas, como hall e salo de festas, um pano umedecido em um balde com gua e produto de limpeza a melhor soluo.

Jardim Regar no comeo da manh ou no final da tarde, momentos em que ocorre menor evaporao de gua - portanto, evitando-se o desperdcio. No inverno, regar em dias alternados e de preferncia nos primeiros horrios da manh. Evitar a rega noite, pois poder provocar proliferao de fungos nas razes.

Piscina Sem cobertura de proteo, exposta ao sol e ao do vento, ela perde aproximadamente 3.785 litros/ms por evaporao - o suficiente para suprir as necessidades de gua potvel de uma famlia de 4 pessoas, para beber, por cerca de um ano e meio. Providencie uma cobertura para a piscina: isto reduzir a perda em 90%. Fazer a retrolavagem mensal aps a chuva (retirando a cobertura de proteo). A gua eliminada pela retrolavagem equilibrada pelo acrscimo das chuvas. Ao fazer a limpeza rotineira, no selecione "retrolavagem", mas "filtrar", para evitar desperdcios.

Hidrmetro Checar periodicamente o consumo de gua do condomnio: definir o consumo mdio por semana e procurar vazamentos quando h grandes alteraes.

Durante falta d'gua Fechar o registro de entrada, para evitar que o ar que fica nos encanamentos seja marcado pelo hidrmetro como gua consumida.

Hidrmetro: como ler

Saber como ler o hidrmetro muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos (percebidos pelo consumo fora do comum), passagem de ar pelo aparelho sendo cobrada como gua e cobranas incorretas da companhia de gua.

Poos artesianos

O que um poo artesiano? - Mais profundo que os comuns, pode ter profundidade de 100 a 1.500 metros. Os poos comuns (tambm chamados cisternas ou cacimbas) dificilmente tm mais de 20 metros. - O artesiano tem vazo de gua at mil vezes superior que o comum: 2 m3 (2 mil litros) em mdia. A vida til fica por volta de 40 anos. - perfurado com mquinas, por empresas especializadas. So necessrios de 2 a 4 caminhes para a operao. - Para a perfurao, necessita-se de uma rea de 7 metros de largura por 25 metros de comprimento. - O artesiano convencional no requer bombas, porque a gua jorra. revestido com tubos de ao, e requer um filtro especial. - Poos semi-artesianos: normalmente de profundidade menor que a do artesiano, no so jorrantes. Precisam de uma bomba para trazer a gua. - um investimento alto e de certo risco, j que em uma pequena porcentagem dos poos cavados no se encontra gua. - Poos micro-artesianos: nome comercial para poos comuns (manuais) mais profundos, com at trinta metros.

Por qu traz economia? - Deve-se pesar os custos no caso de se necessitar uma bomba d'gua (produto, manuteno e energia eltrica), e os custos adicionais para as instalaes hidrulicas que ligaro o poo rede do condomnio. - O custo de perfurao de um poo artesiano alto, mas a longo prazo barateia os custos com a gua: o condomnio ter sua prpria fonte, desvinculando-se parcialmente da companhia de fornecimento local. Se o poo suprir totalmente as necessidades, paga-se companhia apenas a taxa de esgoto. - Uma outra vantagem a garantia do abastecimento durante racionamentos de gua em pocas de maior consumo, como o vero principalmente em grandes condomnios. Desse modo, minimizase a necessidade de contratar carros-pipa. Perigos e precaues - Existe uma probabilidade, embora pequena, de contratar uma empresa para perfurar o poo, e no encontrar gua. Ainda assim, o condomnio ter de arcar com os custos da perfurao. Tambm h uma pequena possibilidade de o poo no ter um volume de gua satisfatrio. - Por outro lado, algumas das empresas perfuradoras desenvolvem contratos de risco: o solicitante s pagar pela gua recebida. Caso no haja gua no local, no perde nada. A empresa cobra pelo lquido fornecido, como se fosse uma companhia de gua. Neste caso, o poo vale mais como uma garantia de abastecimento. - Para que a perfurao no abale a estrutura fsica do edifcio, a empresa contratada deve realizar uma boa anlise do terreno antes de perfur-lo. O solo de calcrio pode ceder, se retirada gua de cavernas subterrneas. - Em algumas reas de Recife (PE) proibida a perfurao. Em virtude da utilizao excessiva das guas subterrneas, h risco de esgotamento e salinizao. - Em So Paulo (SP), j foram relatadas contaminaes de lenis freticos, causadas por vazamentos em postos de gasolinas prximos. O controle constante da qualidade da gua necessrio. Providncias importantes - No Estado de So Paulo, para fazer a perfurao, preciso uma autorizao (chamada outorga) do DAEE, Departamento de guas e Energia Eltrica. Em geral, a empresa contratada se encarrega de obter esta autorizao. bom garantir que este item conste do contrato. - Assim que o poo comea a funcionar, ele precisa ser registrado no DAEE, para ter licena de uso. Esta parte de responsabilidade do contratante. - Contatos com o DAEE: www.daee.sp.gov.br - Confira se a empresa contratada est cadastrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), e se contribui para a Associao Brasileira de guas Subterrneas (Abas). A consulta pode ser feita pelo telefone (11) 3104-6412 ou no site www.abas.org. - Certifique-se da existncia de assistncia tcnica.

- Comprove se a empresa tem seguro de responsabilidade civil geral, para o caso de acidentes. - Verifique se o seguro do prdio vai necessitar mudanas. - Informe-se sobre a estrutura tcnico-operacional e se est equipada com gerador prprio para testes de vazo. - Observe se h uma frota de caminhes-pipa. So eles que fornecem a gua necessria para os trabalhos de execuo do poo. Por qu falta gua?

- A ONU estima que, nos prximos 25 anos, dois em cada trs habitantes do planeta vo enfrentar problemas no abastecimento de gua limpa. - Principais causas: crescimento populacional, poluio das guas, desperdcio na distribuio e no uso, e mudanas climticas. - Do total existente no planeta, 97,6% salgada e apenas 2,4% doce. Setenta e nove por cento da gua doce se concentra em geleiras, outros 21% esto nos lenis freticos e 0,04% em rios e lagos. Esta conta j ajuda a derrubar a noo de que aquela gua que consumimos em casa o bem natural mais abundante da Natureza. - 80% da gua doce no pas est na Amaznia, longe dos grandes centros. - A poluio das guas est comprometendo no apenas o ecossistema, como tambm a utilizao para consumo humano. No Estado de So Paulo, metade das bacias hidrogrficas se encontram em situao `crtica` ou `de alerta` quanto ao grau de utilizao - ou seja, no mximo 50 % do volume de gua pode ser aproveitado. Este dado consta do Relatrio de Situao dos Recursos Hdricos no Estado de So Paulo, produzido no ano passado pelo governo estadual. - Falta de tratamento do esgoto: em So Paulo, estado mais rico do pas, apenas um municpio Itu - trata 100% de sua carga poluente. Em Recife (PE), apenas 17% da populao tem saneamento bsico. - o Brasil desperdia o dobro da mdia dos outros pases, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidncia da Repblica,. Em 1999, a gua perdida em tubulaes envelhecidas ou desviada por ligaes clandestinas chegou a 38% da oferta total. Na regio norte esta perda chegou a 52%. Fontes: Folha de So Paulo ("Situao das bacias de SP crtica" e "Grande Recife enfrenta racionamento h 18 anos", 25/6/2001) e Greenpeace. Sistemas de Economia

Eliminador de ar- Em muitos lugares, uma parte da conta de gua causada pela passagem de ar pelo hidrmetro. O eliminador de ar, tambm chamado de vlvula bloqueadora de ar ou papavento, instalado antes do hidrmetro e promete acabar com este problema. Algumas concessionrias ainda no aceitam o produto.

Sistema de captao da gua das chuvas- Embora seja muito simples, ainda pouco utilizado em condomnios. J est sendo implementado com sucesso por escolas, postos de gasolina e shopping centers. Cria-se um reservatrio, no trreo ou no subsolo, para as guas coletadas no telhado pelas calhas. Esta gua pode ser usada para irrigao de jardins em dias secos, lavagem de pisos (se a mangueira no foi substituda pela vassoura no seu condomnio), lavagem de carros e outros fins "menos nobres". Reuso de gua - trata-se da implementao de uma pequena estao de tratamento de guas de uso "nobre" (banho e pias) para reutilizao em fins "menos nobres", como descargas, lavagens de pisos e outros. Descarga com 6 litros- Troque vlvulas de descarga nas reas comuns por caixas de 6 litros. Ao acionar a vlvula de descarga, voc gasta de 10 a 30 litros. J com as caixas externas de 6 litros, voc economiza de 4 a 24 litros de gua por descarga com o mesmo efeito. Tambm vale a propaganda, para estimular os condminos a fazerem o mesmo. Vazamentos: testes Os testes abaixo, recomendados por vrias companhias de distribuio de gua, podem ser realizados periodicamente pelo zelador.

Na vlvula ou na caixa de descarga 1 Jogue cinza de cigarro no vaso sanitrio; 2 O normal a cinza ficar depositada no fundo do vaso; 3 Em caso contrrio, sinal de vazamento na vlvula ou na caixa de descarga. Obs: Nas bacias cuja sada da descarga for para trs (direo da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a gua. Se a bacia voltar a acumular gua, h vazamento na vlvula ou na caixa de descarga.

Em reservatrios (cisternas) de edifcios 1 Feche o registro de sada do reservatrio do subsolo; 2 Feche completamente a torneira da bia; 3 Marque no reservatrio o nvel da gua e, aps 1 hora, no mnimo, veja se ele baixou; 4 Em caso afirmativo, h vazamento.

No cano alimentado diretamente pela rede 1 Feche o registro do cavalete; 2 Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da companhia de gua (torneira do jardim, por exemplo); 3 Espere at a gua parar de correr; 4 Coloque um copo cheio de gua na boca da torneira; 5 Se houver suco da gua do copo pela torneira, sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede. Eliminador de ar

- O ar entra na tubulao de gua em consertos da rede pblica, faltas d'gua e racionamentos; o eliminador de ar (tambm chamado bloqueador de ar, vlvula retentora de ar ou papa-vento) evitaria este problema. Veja abaixo como o aparelho atua. - A gua distribuda dos reservatrios at os pontos de consumo pelo sistema de pressurizao: injeta-se ar comprimido na tubulao para ir empurrando a gua. Quanto mais alto o local onde fica o ponto de consumo, maior a presso utilizada para o impulso. - Se o sistema funcionasse perfeitamente, no chegaria ar no ponto de consumo, apenas gua. No entanto, o ar pode entrar frente da gua na tubulao em manutenes, faltas d'gua e racionamentos, pois os tubos ficam vazios. - Chegando aos pontos de consumo, este ar passa pelo hidrmetro e registrado (e posteriormente cobrado) como se fosse gua. Como as taxas de esgoto so cobradas em relao ao consumo de gua, paga-se duas vezes pelo ar que porventura entre no seu ponto. - O eliminador de ar instalado antes do hidrmetro. Ele tem um cano de sada para o ar, separando-o da gua quando h grandes bolhas. - Um exemplo do ar que vem nos canos de gua o chamado "golpe de ariete": aps uma falta d'gua, a gua espirra pela torneira, porque o ar vem com fora.

Teste de vazamento (cartaz) Caro condmino O consumo de gua uma das principais despesas de nosso condomnio. Com a inteno de eliminar o desperdcio, sugerimos o teste abaixo nos vasos sanitrios do seu apartamento. O procedimento bastante simples, e recomendado por vrias companhias brasileiras de abastecimento de gua: 1 Jogue cinza de cigarro ou incenso no vaso sanitrio; 2 O normal a cinza ficar depositada no fundo do vaso; 3 Em caso contrrio, sinal de vazamento na vlvula ou na caixa de descarga. Obs: Nas bacias cuja sada da descarga for para trs (direo da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a gua. Se a bacia voltar a acumular gua, h vazamento na vlvula ou na caixa de descarga.

You might also like