You are on page 1of 9

Pergunta: "O que aconteceu com a Arca da Aliana?

"

Resposta: O que aconteceu com a Arca da Aliana uma pergunta que tem fascinado telogos, estudantes da Bblia e arquelogo por vrios sculos. No dcimo oitavo ano do seu reino, o rei de Jud chamado Josias ordenou que aqueles que zelavam pela Arca da Aliana a retornassem ao templo em Jerusalm (2 Crnicas 35:1-6; veja tambm 2 Reis 23:21-23). Essa a ltima vez que a Arca da Aliana mencionada nas Escrituras. Quarenta anos depois, o Rei Nabucodonosor da Babilnia capturou Jerusalm e assaltou o templo. Menos de quarenta anos depois, ele retornou, levou o que ainda sobrava no templo, e queimou a cidade e o templo por completo. Ento o que aconteceu com a Arca? Foi pega por Nabucodonosor? Foi destruda com a cidade? Ou foi removida e escondida antes de tudo isso acontecer, assim como evidentemente foi o caso do Fara Sisaque no Egito, o qual assaltou o templo durante o reino do filho de Salomo, o Rei Roboo? (Eu digo evidentemente porque se a Arca no tivesse sido escondida de Sisaque e ele tivesse tomado posse da arca, como alguns acham veja o enredo do filme Indiana Jones e os caadores da Arca Perdida - ento por que Josias teria pedido que os Levitas devolvessem a Arca tantos anos depois, se eles no a tivessem em sua posse em primeiro lugar?). O livro no cannico de 2 Macabeus registra que bem antes da invaso babilnica, Jeremias pela f da revelao, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernculo, quando subisse a montanha que subiu Moiss para contemplar a herana de Deus, (quer dizer, Monte Nebo; veja tambm Deuteronmio 31:1-4). No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada (2:4-5). No entanto, Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas no puderam ach-lo. Quando Jeremias soube, repreendeu-os e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, at que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericrdia. Ento revelar o Senhor o que ele encerra e aparecer a glria do Senhor como uma densa nuvem, semelhante que apareceu sobre Moiss e quando Salomo rezou para que o templo

recebesse uma consagrao magnfica (2:6-8). No se sabe se essa narrativa de segunda mo correta, mas se for, no saberemos de certeza o que aconteceu at que o Senhor retorne, como a passagem fala no final. Outras teorias sobre onde a Arca perdida pode estar so dadas pelo rabinos Shlomo Goren e Yehuda Getz, os quais acreditam que a Arca est escondida embaixo da Montanha do Templo e foi l enterrada antes que Nabucodonosor pudesse roub-la. Infelizmente, o Templo do Monte onde se encontra a Cpula da Rocha, mesquita sagrada de Jerusalm, e a comunidade muulmana local se recusa a deixar que o territrio seja escavado para tentar achar a Arca. Por isso no podemos saber se os rabinos esto corretos ou no. O explorador Vendyl Jones, entre outros, acredita que um artefato encontrado entre os Pergaminhos do Mar Morto, o enigmtico Pergaminho de Cobre da Caverna 3, na verdade um mapa de tesouro que detalha a localizao de vrios tesouros preciosos tirados to Templo antes da chegada dos Babilnicos, incluindo a Arca da Aliana. Se isso verdade ou no, ainda no sabemos, pois ningum pde achar todos os marcos geogrficos listados no pergaminho. interessante que alguns estudiosos especulam que o Pergaminho de Cobre pode ser o registro ao qual 2 Macabeus 2:1 e 4 se refere e que descreve Jeremias escondendo a Arca. Enquanto essa pode ser uma especulao interessante, ainda permanece sem fundamento.

O antigo correspondente da frica Oriental para O Economista, Graham Hancock, publicou um livro em 1992 chamado de O Sinal e o Selo: a busca da Arca da Aliana, no qual ele argumentou que a Arca tinha sido armazenada na Igreja de Santa Maria de Sio em Aksum, uma cidade primitiva da Etipia. O explorador Robert Cornuke, do Instituto B.A.S.E. de Colorado, tambm acredita que a Arca pode estar em Aksum. No entanto, ela ainda no foi encontrada. Da mesma forma, arqueologista Michael Sanders acredita que a arca est escondida em um templo primitivo do Egito na vilagem Israelita de Djaharya, mas ele ainda no a encontrou.

Uma tradio irlandesa bem duvidvel acredita que a Arca est enterrada sob o Monte de Tara na Irlanda. Alguns estudiosos acreditam que essa a fonte da lenda irlandesa de um pote de ouro no fim do arco-ris. Lendas mais duvidosas ainda so as de Ron Wyatt e Crotser; Wyatt afirmando que j viu a Arca da Aliana enterrada sob o Monte Calvrio, e Crotser afirmando que a viu no Monte Pisgah, perto do Monte Nebo. Esses dois homens no tm qualquer credibilidade com a comunidade arqueolgica, pois nenhum deles pde apresentar qualquer evidncia para suas teorias.

No fim das contas, apenas Deus realmente sabe onde a Arca est. Teorias interessantes como as que descrevemos nesse artigo j foram apresentadas, mas ningum pde encontr-la ainda. O escritor de 2 Macabeus talvez estava certo em dizer que talvez nunca saberemos o que aconteceu com a Arca da Aliana at que o Senhor retorne.

A Arca da Aliana

Origem
Segundo o livro do xodo, a montagem da Arca foi orientada por Moiss, que por instrues divinas indicou seu tamanho e forma. Nela foram guardadas as duas tbuas da lei; a vara de Aaro; e um vaso do man. Estas trs coisas representavam a aliana de Deus com o povo de Israel. Para judeus e proslitos a Arca no era s uma representao, mas a prpria presena de Deus.

Construo
A Bblia descreve no livro de xodo (x 25:10 a 22) a Arca da Aliana da seguinte forma: caixa e tampa de madeira de accia, com 2 cvados e meio de comprimento (um metro e onze centmetros ou 111 cm), e um cvado e meio de largura e altura (66,6 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor. - (xodo 25:10 a 16) Para seu transporte, necessrio para um povo ainda nmade (nmada), foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassadas varas de accia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo. Sobre a tampa, chamada Propiciatrio "o Kapporeth", foi esculpida uma pea em ouro, formada por dois querubins ajoelhados de frente um para o outro, cujas asas esticadas para frente tocavam-se na extremidade, formando um arco, de modo defensor e protetor. Eles se curvavam em direo tampa em atitude de adorao (xodo 25:10-21; 37:7-9). Segundo relato do verso 22, Deus se fazia presente no propiciatrio no meio dos dois Querubins de ouro em uma presena misteriosa que os Judeus chamavam Shekinah ou presena de Deus.

A Arca fazia parte do conjunto do Tabernculo, com outras tantas especificaes. Ela ficaria repousada sobre um altar, tambm de madeira, coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao lado. Somente os sacerdotes levitas poderiam transportar a tocar na arca, e apenas o sumo-sacerdote, uma vez por ano, no dia da expiao, quando a Luz de Shekin se manifestava, entrava no santssimo do templo. Estando ele em pecado, morreria instantaneamente. Outros relatos bblicos se referem ao roubo da arca por outros povos inimigos de Israel (filisteus), que sofreram chagas e doenas enquanto tinham a arca em seu poder. Homens que a tocavam que no fossem levitas ou sacerdotes completamente puros morriam fulminados instantaneamente. Diante dessas terrveis doenas causadas pela presena da Arca do Senhor Deus de Israel, os filisteus se viram numa necessidade de se livrarem do objeto sagrado; ento, a mandaram para a cidade de Gate, e logo aps para Ecron, sendo sempre rejeitada, o que acarretou na sua devoluo ao povo de Israel.

Funo e simbologia
A partir do momento em que as tbuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Aro que floresceu (que no s floresceu mas que tambm brotou amndoas) e o pote de man escondido foram repousados no seu interior, a Arca tratada como o objeto mais sagrado, como a prpria representao de Deus na Terra. A Bblia relata complexos rituais para se estar em sua presena dentro do Tabernculo. Segundo a Bblia, Deus revelava-se como uma fumaa que se manifestava com sua shekin (presena). Toc-la era um ato tolo, pois quem a tocasse seria morto, razo pela qual existiam varas para seu transporte.

A Arca como instrumento de guerra


A Arca representava o prprio Deus entre os homens. A crena de Sua presena ativa fez com que os hebreus, por vrias vezes, carregassem o

objeto frente de seus exrcitos nas batalhas realizadas durante a conquista de Cana. Segundo a Bblia, a presena da Arca era suficiente para que pequenos contingentes hebreus aniquilassem exrcitos cananeus inteiros. Mas quando a dispensavam, sofriam derrotas desastrosas. Ainda restava o assentamento das sete Tribos de Israel na Terra

de Cana para que a conquista estivesse completa, quando Josu determinou a construo de um Tabernculo permanente na cidade de Sil, onde a Arca ficaria protegida.

A captura da Arca pelos Filisteus e seu retorno


Nos ltimos anos do perodo dos Juzes de Israel, a Arca da Aliana era guardada pelo sacerdote Eli, e seus filhos Hofni e Finias. O profeta Samuel, ainda jovem, recebeu uma revelao divina condenando os mesmos ao julgamento, devido a crimes cometidos. Neste tempo, segundo o relato bblico, os filisteus invadiram a Palestina, vencendo o exrcito israelita prximo localidade de Ebenzer. Estes, vendose em situao adversa, apelaram para a Arca, e a trouxeram de Sil. A maldio sobre Eli teria tido lugar, pois a Arca no surtiu efeito na batalha: os israelitas foram derrotados, e o objeto capturado. Os filhos de Eli foram mortos, e este, ao saber da notcia, caiu de sua cadeira e morreu com o pescoo quebrado. Os filisteus teriam tomado a Arca como despojo de guerra, e a levaram ao templo de Dagom, em Asdode. O relato bblico conta que a simples presena do santurio naquele local foi o suficiente para que coisas estranhas ocorressem: por duas vezes, a cabea da esttua de Dagom apareceu cortada. Em seguida, molstias (hemorridas, especificamente, alm de um surto de ratos) teriam assolado a populao de Asdode, inclusive prncipes e sacerdotes filisteus, o que fez com que a arca fosse transportada para Ecrom, outra cidade filistia. Porm, a populao local reagiu negativamente sua presena, e a enviou de volta ao territrio de Israel numa carroa. O tempo de permanncia da Arca na Filstia teria sido de sete meses.

A carroa, puxada por vacas, parou em Bete-Semes, onde foi recebida por um certo Josu (personagem diferente do Josu, comandante da Conquista de Cana). Os bete-semitas, movidos pela curiosidade, olharam para o interior da Arca, e morreram instantaneamente fulminados. Em seguida, foi transportada para Quireate-Jearim, onde ficou aos cuidados de Eleazar por 20 anos. [editar]A Arca em Jerusalm e o Templo de Salomo No incio de seu reinado, Davi ordenou que a Arca fosse trazida

para Jerusalm, onde ficaria guardada em uma tenda permanente no distrito chamado Cidade de Davi. Com o passar do tempo, Davi tomou conscincia de que a Arca, smbolo da presena de Deus na Terra, habitava numa tenda, enquanto ele mesmo vivia em um palcio. Ento comeou a planejar e esquematizar a construo de um grande Templo. Entretanto, esta obra passou s mos de seu filho Salomo. No Templo, foi construdo um recinto (chamado na Bblia de "orculo") de cedro, coberto de ouro e entalhes, dois enormes querubins de maneira semelhana dos que havia na Arca, com um altar no centro onde ela repousaria. O ambiente passou a ser vedado aos cidados comuns, e somente os levitas e o prprio rei poderiam se colocar em presena do objeto sagrado. [editar]Desaparecimento A Arca permaneceu como um dos elementos centrais do culto a Deus praticado pelos israelitas durante todo o perodo monrquico, embora poucas referncias sejam feitas a ela entre os livros de Reis e Crnicas. Em 586 a.C (Segunda invaso a Jud) (ou 609 a.C [Primeira invaso a Jud], segundo alguns estudiosos), Nabucodonosor, rei da Babilnia, invadiu o reino de Jud e tomou a cidade de Jerusalm. O relato bblico menciona um grande incndio que teria destrudo todo o templo. A Arca desaparece completamente da narrativa a partir desse ponto, e o prprio relato vago quanto ao seu destino. Para os catlicos e judeus da dispora, que se utilizam da Septuaginta, Escrituras Sagradas na verso grega dos LXX, o desaparecimento da Arca narrado no livro de II Macabeus, no aceito pelos protestantes e por grande

parte dos judeus que s aceitavam as escrituras em hebraico. Nessa situao o profeta Jeremias haveria mandado que levassem a Arca at o monte Nebo para ali a esconder em uma caverna (II MAC Cap. 2). " O escrito mencionava tambm como o profeta, pela f da revelao, havia desejado fazer-se acompanhar pela arca e pelo tabernculo, quando subisse a montanha que subiu Moiss para contemplar a herana de Deus. No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernculo e o altar dos perfumes; em seguida, tapou a entrada. Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas no puderam ach-lo. Quando Jeremias soube, repreendeuos e disse-lhes que esse lugar ficaria desconhecido, at que Deus reunisse seu povo e usasse com ele de misericrdia. Ento revelar o Senhor o que ele encerra e aparecer a glria do Senhor como uma densa nuvem, semelhante que apareceu sobre Moiss e quando Salomo rezou para que o templo recebesse uma consagrao magnfica." (II Mac, 2, 4-7, Bblia Ave-Maria). Em uma das vises de Joo, ele relata ter visto a Arca do Concerto ou da Aliana no templo de Deus no cu. Sendo a arca de grande importncia e detentora de objetos preciosos, Deus haveria levado a arca para um lugar onde nenhum ser humano tivesse acesso para destru-la. O relato de Joo est em Apocalipse 11:19 "E abriu-se no cu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo..." [editar]A busca pela Arca No h certezas acerca de sua existncia ou destruio. possvel que, antes de atear fogo ao Templo, os soldados de Nabucodonosor tenham tomado todos os objectos de valor (incluindo a arca coberta de ouro) e a levado como prmio pela conquista. Uma vez em posse dos babilnicos, ela pode ter sido destruda para se obter o ouro, ou conservada como trofu. Babilnia tambm foi conquistada posteriormente por persas,macednios, partos e outros tantos povos, e seus tesouros (incluindo possivelmente a Arca) podem ter tido incontveis destinos. De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueolgicos mais cobiados pela humanidade, e inmeras expedies Mesopotmia e

Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem hoje em vrios museus rplicas da Arca baseadas nas descries bblicas, mas a verdadeira jamais foi encontrada. O cineasta George Lucas inspirou-se na busca pela Arca para o roteiro de seu filme Raiders of the Lost Ark (intitulado Indiana Jones e Os Caadores da Arca Perdida, no Brasil; Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, em Portugal). Para muitos a Arca foi levada por Menelik I, filho do Rei Salomo com a Rainha de Sab (rainha da atual Etipia). E est guardada em um templo na cidade de Aksum, na Etipia, onde um nico Sacerdote pode v-la. A narrativa dessa tradio etope encontra-se no Kebra Negast, o Livro da Glria dos Reis da Etipia.

You might also like