You are on page 1of 3

Deficincia Mental (DM)

Texto da autoria de Patrcia Dmaso

Como se diagnostica a Deficincia Mental (DM)?


Contrariamente ao que se defendeu at primeira metade do sculo XX, em que a DM era diagnosticada unicamente com base nos valores do quociente de inteligncia (QI), a partir de 1959 esta comea a ser entendida como um dfice no s intelectual, mas tambm adaptativo. Actualmente, para se proceder ao diagnstico de DM, devem ser preenchidos os seguintes critrios, tal como vem descritos no DSM-IV. Funcionamento intelectual significativamente inferior mdia: um QI aproximadamente inferior ou igual a 70 num teste de QI administrado individualmente (para crianas uma avaliao clnica do funcionamento intelectual significativamente abaixo da mdia). Dfices ou insuficincias concomitantes no funcionamento adaptativo actual (por exemplo, a eficcia do sujeito em corresponder aos padres esperados para a sua idade pelo seu grupo cultural) em pelo menos duas das seguintes reas: comunicao, cuidados prprios, vida familiar, aptides sociais/interpessoais, uso de recursos comunitrios, autocontrolo, aptides escolares funcionais, trabalho, cio, sade e segurana. Incio antes dos 18 anos

Quais os graus de gravidade da Deficincia Mental?


Em funo da gravidade Profunda Grave Moderada QI inferior a 20 ou 25 20 25 e 35 40 35 40 e 50 55

50 55 e aproximadamente 70 Ligeira Deficincia Mental Ligeira (85%) Equivalente categoria pedaggica de educvel; Desenvolvem tipicamente competncias sociais e de comunicao durante os anos pr-escolares (dos 0 aos 5 anos de idade); Tm deficincias mnimas nas reas sensriomotoras e, muitas vezes, no se distinguem das crianas da mesma idade cronolgica at idades posteriores; Podem adquirir conhecimentos acadmicos ao nvel do 9. ano de escolaridade; Durante a vida adulta podero adquirir competncias sociais e vocacionais adequadas a uma autonomia mnima, mas podem necessitar de apoio, orientao e assistncia quando esto sob stress social ou econmico fora do habitual; Com apoios adequados podero viver normalmente na comunidade, quer de modo independente quer em lares protegidos. Deficincia Mental Moderada (10%) Equivalente categoria pedaggica de treinvel;

Podem adquirir competncias de comunicao durante os anos prescolares; Podem beneficiar de treino laboral, e, com uma superviso, adquirirem uma boa autonomia; Podem beneficiar de um treino de Competncias e ocupacionais mas tm pouca probabilidade de ultrapassar o 2. Ano de Escolaridade; Podem aprender e viajar de forma independente em locais familiares; Na adolescncia, as suas dificuldades em reconhecer as convenes sociais podem interferir nas suas relaes com os colegas; Na idade adulta, a maioria pode, sob superviso, realizar trabalhos no especializados ou semiespecializados, em oficinas protegidas ou at no mercado geral de trabalho. Em contextos supervisionados adaptam-se bem vida em comunidade. Deficincia Mental Grave (3 a 4%) Durante os primeiros anos na infncia adquirem pouca ou nenhuma linguagem comunicativa. Na idade pr-escolar podem aprender a falar e a contar bem como adquirir habilidades de higiene elementares. Podem aprender a ler algumas palavras atravs de imagens. Na idade adulta, podem realizar algumas tarefas em ambientes protegidos com uma superviso permanente. Deficincia Mental Profunda (1 a 2%) Necessitam de um apoio individualizado e sistemtico. Durante a primeira infncia manifestam um dfice no desenvolvimento sensrio-motor. Com um treino adequado podero melhorar as suas capacidades de comunicao e de autocuidados.

Que caractersticas encontramos associadas DM?


Existem caractersticas especficas de personalidade e comportamentais unicamente associadas com a DM? No. Alguns indivduos com DM so passivos, calmos e dependentes e outros podem ser agressivos e impulsivos. Os sujeitos com DM tm uma maior probabilidade de ter alteraes do comportamento? Sim. Os sujeitos com DM tm uma maior probabilidade de ter alteraes comportamentais, calculada em cerca de trs a quatro vezes mais do que a populao em geral. fcil efectuar o diagnstico de co-morbilidade mental? No. O diagnstico de alteraes comportamentais (co-morbilidade mental) complicado porque as manifestaes clnicas desses comportamentos podero estar alteradas quer seja pela gravidade da DM quer seja pelas incapacidades associadas. Quais as perturbaes mentais que esto mais comummente associadas? As perturbaes que comummente esto associadas so a Perturbao de Hiperactividade com Dfice de Ateno e a Perturbao de Movimentos Estereotipados.

Qual a origem da DM?

Existem mais de 750 causas de DM. Em cerca de 30 a 49% dos sujeitos no possvel determinar, de forma clara, a etiologia da DM. Os factores predisponentes so primariamente biolgicos ou psicossociais ou uma combinao de ambos, tais como: Hereditariedade Alteraes precoces do desenvolvimento embrionrio Influncias ambientais Perturbaes mentais Problemas na gravidez e perinatais Estados fsicos gerais adquiridos na primeira infncia ou infncia.

Qual a prevalncia?
A taxa de prevalncia da DM foi estimada em aproximadamente 1%. Segundo a Organizao Mundial de Sade, 10% da populao em pases de desenvolvidos so portadores de algum tipo de deficincia, sendo que 5% so portadores de DM.

You might also like