You are on page 1of 5

Discipulado Moda Antiga

I Definio (objetivo) do discipulado: Queremos preparar pessoas maduras e esteios do Reino de Deus. So elas que vo permanecer no s como referncia do nosso ministrio, mas vo ficar em p pela eternidade a fora. Considerar a diferena entre discipulado e o preparo de lideranas para ajudar nas atividades da comunidade. Discipulado quer dizer preparar pessoas que vo discipular outros, que por sua vez vo discipular outros (2 Timteo 2.2: E o que da minha parte ouviste, atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros.). Com certeza essas pessoas vo se envolver no nosso ministrio pastoral da mesma forma que o discipulador vai acabar se envolvendo na sua vida pessoal e nas atividades profissionais. Quando o treinamento est concludo o discpulo ser um fazedor de discpulos e ele pode ser incumbido de um ministrio prprio. Ainda assim decisivo que a comunho e o pastoreio mtuo continuem de forma permanente. II Por que to importante o discipulado? 1 - Porque fazer discpulos um imperativo de Jesus. Foi a ltima vontade de nosso mestre. Mateus 28.19: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo;. 2 - Discipulado foi o mtodo que Jesus usou, e funcionou muito bem! E Jesus delegou esse mtodo aos seus discpulos. Alis, est presente em toda a Bblia! 3 - O discipulado mantm o ministrio sadio na Igreja, que garante sua continuidade. 4 - Discipulado uma forma eficiente de preservar coisas boas, valores teolgicos, doutrinrios e ticos. 5 - A nica maneira de preparar pessoas para a evangelizao do mundo. III Como treinar homens (passos) A Alistamento:

1 Orao Jesus passou uma noite em orao na vspera do encontro com seus seguidores dentre os quais escolheu sua equipe. Deus no h de querer que erremos nestas escolhas, pois iria gerar decepo para ambos os lados e seria uma perda de tempo. 2 Estabelecer um ministrio que tem cheiro de sobrenatural (obras alm das perspectivas humanas ou eclesisticas). O tipo de pessoas que queremos logo ser atrado. 3 Estar atento para as pessoas que Deus coloca ao nosso alcance. Pessoas fiis vo aparecer (1 Sm 14 e 15). Mas evitar assumir compromisso precipitadamente. O risco do encanto em lugar da indicao de Deus. 4 Escolher as pessoas o mais prximo possvel dos padres bblicos: xodo 18.21: Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborream a avareza; pe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqenta, e chefes de dez., Atos 6.3: Mas, irmos, escolhei dentre vs sete homens de boa reputao, cheios do Esprito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste servio;, 2 Timteo 2.2. 5 Pactuar uma caminhada para o discipulado apresentando um programa mnimo. Estabelecer propsitos, atividades, condies... B Treinamento: 1 Comear dando pequenas tarefas (Marcos 3.9: Ento recomendou a seus discpulos que sempre lhe tivessem pronto um barquinho, por causa da multido, a fim de no o comprimirem.). No sbio colocar no centro do palco. Guardar de muito louvor (1 Timteo 3.6: no seja nefito, para no suceder que se ensoberbea, e incorra na condenao do diabo.). 2 O discipulador deve demonstrar pela sua vida como as coisas devem ser, dando o exemplo de vida (1 Timteo 4.12: Ningum despreze a tua mocidade; pelo contrrio, torna-te padro dos fiis, na palavra, no procedimento, no amor, na f, na pureza.). De qualquer jeito as pessoas vo imitar os cacoetes de quem os discipula. Transparncia. 3 Corrigir e repreender quando necessrio (Provrbios 9.8-9: No repreendas o escarnecedor, para que te no aborrea; repreende o sbio, e ele te amar. D instruo ao sbio, e ele se far mais sbio ainda; ensina ao justo, e ele crescer em prudncia.). Ser honesto e aberto. 4 Ensinar as pessoas no processo a serem bons observadores de tudo ao redor.

5 importante uma intensa convivncia (Provrbios 27.17: Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem ao seu amigo.). O discipulado de gabinete no oferece esta oportunidade. Investir tempo para ouvir, para lazer, para executar tarefas juntos. 6 Fiscalizar e exigir relatrios (Marcos 6.30: Voltaram os apstolos presena de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado.). 7 Com o tempo passar a dar tarefas maiores de acordo com os dons (Marcos 6.37: Porm ele lhes respondeu: dai-lhes vs mesmos de comer. Disseram-lhe: iremos comprar duzentos denrios de po para lhes dar de comer?). Tarefas que estimulam a criatividade e desafiam a f (Mateus 21.2: Ide aldeia que a est diante de vs e logo achareis presa uma jumenta, e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.). Encorajar (Marcos 16.17-18: Ento Jesus lhe afirmou: bem-aventurado s, Simo Barjonas, porque no foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que est nos cus. Tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela.). 8 Oferecer ambiente que favorea a comunho ntima. A conhecimentos podem ser repartidos e problemas podem ser compartilhados (Lucas 8.9-10: E os seus discpulos o interrogaram dizendo: que parbola esta? Respondeu-lhes Jesus: a vs outros dado conhecer os mistrios do reino de Deus; aos mais fala-se por parbolas, para que vendo no vejam, e ouvindo no entendam.). 9 Ter tempo especial para cada pessoa individualmente e para o grupo juntos. melhor limitar o nmero de pessoas no processo de discipulado para ter tempo e no cair na superficialidade. 10 Considerar que necessrio que os candidatos ao discipulado tenham aptido, sejam fiis e manifestem disposio de se submeter e obedecer. C Delegao - Mobilizar as pessoas no processo do discipulado para a ao. - Como os discpulos vo se envolver nas atividades de seu discipulador, a comunidade passa a ser um laboratrio onde aprendizado pode ir sendo posto em prtica. Vale o mesmo em outros ramos profissionais. Ho de surgir desafios que constantemente encorajem ao trabalho e ao crescimento. - O alvo que os discpulos tenham seu prprio ministrio e possam ser

incumbidos de frentes do Reino (1 Corntios 4.17: Por esta causa vos mandei Timteo, que meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrar os meus caminhos em Cristo Jesus, como por toda parte ensino em cada igreja.). Contudo o pastoreio mtuo vital. IV Atividades Prticas - Programar atividades. Tanto com a equipe de discpulos como com cada pessoa individualmente. - Convivncia do dia a dia. No h discipulado sem o estar com ele (Marcos 3.14-15: Ento designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar, e a exercer a autoridade de expelir demnios.). As mscaras caem quando h contatos contnuos e demorados fazer viagens ou perodo de frias juntos. Tambm contatos assduos na casa, local de trabalho e lazer so timas oportunidades para trabalhar qualidades de carter e mesmo conhecimentos a partir das necessidades prticas. - Encontros regulares. Necessrios para estudo e transmisso de contedos bblicos e teolgicos. O discipulado de gabinete pode at possibilitar a transmisso de conhecimentos ainda que no ajude muito na hora do aperfeioamento pessoal. - Atividades especiais. Participar de um projeto missionrio ou uma campanha de evangelizao. Sair juntos para exercitar o evangelismo pessoal. Encontros maiores so importantes para que seu horizonte seja aumentado. - Sugesto: tanto nas reunies com a equipe como com cada pessoa individualmente comear com um tempo para compartilhar sobre o que est recebendo do estudo dirio da Palavra. Depois discutir e trocar idias sobre problemas e sobre o que est acontecendo no dia a dia. Tambm tirar tempo para estudar a Palavra e orar. V Perfil de discpulos Traar um perfil de um discpulo de um ano, de trs anos e de cinco anos, considerando:

a) Qualidades espirituais e de carter; b) Conhecimentos e convices; c) Experincias ou hbitos.


Ateno: ao avaliar nossos discpulos com o respectivo perfil vamos descobrir as

lacunas mais prementes. Atacar estes pontos com estudo, aconselhamento, indicao leitura, etc. VI Preparo de estudos e material (um modelo simples) Usando basicamente a Bblia, dicionrio, dicionrio/comentrio e chave bblica:

a) Definio do assunto ou tema (Ex: fidelidade, divindade de Cristo...); b) O que dizem as escrituras (pesquisa bblica); c) Porque necessrio (atualizao); d) Como posso alcanar (aplicao); e) Quais os propsitos assumir em vista da exposio (deciso).

You might also like