You are on page 1of 2

"E confiar no outro significa dar ao parceiro um crdito de confiana e ter em mente que cada um responsvel por sua

a prpria felicidade.

H quem ache que namorar fazer - e cobrar sacrifcios. Quando um namoro nasce viciado pela valorizao da troca de sofrimentos tem tudo para terminar em um casamento penoso onde os cnjuges em vez de aliados e parceiros so adversrios e at inimigos.

Para evitar isso, necessrio que os parceiros comecem a refletir desde cedo sobre seus desejos em uma relao e optem entre escolher a alegria e o prazer da convivncia ou se preferem viver o clima repressivo das proibies recprocas e do patrulhamento afetivo. "Desde que comecei a namorar nunca mais fui ao Maracan", ou "Ele me proibiu de conversar com meus amigos" so comentrios ouvidos com frequncia que expressam uma relao na qual se est dando espao para amarguras imediatas e futuros rancores. Esse posicionamento negativo na relao quase sempre causado pela insegurana. Esta se origina do sentimento de falta de valor prprio e isso fortalece o cime. Pessoas que no acreditam em sua prpria capacidade de atrair os outros, tendem a desconfiar do amor que recebem. uma situao tpica onde a baixa autoestima acaba por provocar dificuldades no relacionamento. Para superar a insegurana, importante aprender a confiar em si mesmo e no outro. Confiar em si mesmo significa acreditar na prpria capacidade de seduzir o parceiro de forma a que ele no se interesse por outras pessoas. Mas principalmente confiar na prpria capacidade de superar eventuais traies e de ser capaz de lidar com essas situaes inevitavelmente dolorosas. E confiar no outro significa dar ao parceiro um crdito de confiana e ter em mente que cada um responsvel por sua prpria felicidade. A confiana ajuda no fortalecimento do vnculo afetivo e contribui de modo muito mais eficaz para o sucesso da relao do que o clima de represso.Quando, numa relao amorosa, um dos parceiros sente-se sufocado pelo outro, isso significa que o amor no est predominando. Em lugar dele, esto em cena o cime, o egosmo, a vaidade e possessividade. Enquanto o amor impera, a relao caracterizada por altrusmo, generosidade, humildade e respeito pelo parceiro. A confuso entre possessividade e amor frequente. Existe at um adesivo para se colocar no vidro traseiro do carro que diz: "No tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho". Quem acredita nessas palavras no aprendeu que amor doao, respeito, admirao e liberdade. Amor tem a ver com ser e estar. No com ter e possuir. Caso seu parceiro manifeste a necessidade de lhe controlar, isso sinal de que chegou o momento de voc "cair fora". Pois j no h confiana nem amor suficiente. Amor um sentimento adulto e maduro de quem est consciente de que no pode ser dono da pessoa amada. Uma relao que evolui, melhora com o passar do tempo e d frutos preciosos se fundamenta na igualdade entre os parceiros e no em cobranas e, muito menos, na superioridade de um sobre o outro. uma relao que se enriquece com trocas (de carinho, de ideias, de apoio) e vive do respeito recproco. O cime imaturo

Frequentemente os namoros comeam sobrecarregados por uma atitude de cime da parte de um dos dois, por vezes at dos dois parceiros, principalmente quando so jovens. Em geral, esta atitude est relacionada com uma baixa autoestima que conduz falta de confiana em si mesmo. Tal situao gera uma insegurana que faz crescer o medo de perder o outro. Racionalmente no faz sentido ter medo de perder algum que pouco tempo antes no significava nada e cuja existncia s vezes nem sequer se conhecia. Para pessoas inseguras, de baixa autoestima, conseguir um namorado vivido como uma vitria e como uma evidncia de valor pessoal. A existncia do outro significa que a pessoa tem capacidade de atrair um parceiro. Ela se sente em condies de mostrar-se bemsucedida e consegue esconder de si mesma sua insegurana. Esta situao emocionalmente confortvel e muito desejada corre o risco de se desfazer caso o parceiro desista da relao. Mas na medida em que a pessoa no acredita em seu prprio valor, tem dificuldade em crer no interesse do namorado pelo relacionamento e em consequncia est sempre aguardando o momento - para ela previsvel - em que o companheiro vai se decepcionar e partir para outra. Ento a insegurana faz o cime brotar e crescer. Cime significa apenas isso: baixa autoestima e insegurana gerando uma tola e permanente desconfiana. Controlar o outro intil. O problema s pode ser resolvido melhorando a autoestima. Quando digo que cime apenas isto devo deixar claro, estou passando ao largo das situaes de cime patolgico.

You might also like