You are on page 1of 6

AO DIDTICA NO ENSINO SUPERIOR: A DOCNCIA EM DISCUSSO

DIDACTIC ACTIVITY IN HIGHER EDUCATION: TEACHING UNDER DISCUSSION Maiza Taques Margraf Althaus*

Resumo
O artigo discute como vem sendo abordada no meio acadmico a questo da ao didtica em instituies de ensino superior, concebida como o desenvolvimento da docncia e suas implicaes no cotidiano da aula e da vida universitria. Tambm apresentado o PRODEA Programa Didtica em Ao, em desenvolvimento pela Pr-Reitoria de Extenso e Assuntos Culturais da Unicentro, que desde 2001 vem assessorando a comunidade de ensino superior de Guarapuava e regio em temas pertinentes organizao do trabalho pedaggico na docncia universitria. Alm do trabalho permanente de assessorias, o projeto contempla em sua atuao a organizao de grupos de estudos, pesquisas e diversos cursos que vm mobilizando os profissionais de ensino superior para a necessidade do desenvolvimento profissional na rea da Didtica. Palavras-chave: Didtica, docncia universitria, formao docente.

Abstract
The problem of didactic activity in higher education is provided. Teaching in institutes of higher education is conceived of as a development of the teaching role with its implications for classroom routine and undergraduate academic life. Further, Didactics in Action Program (PRODEA), undertaken by the Pro-Rectory of Extension and Cultural Affairs of the Unicentro since 2001, is also introduced and discussed. The program has provided assistance to teachers involved in higher education in Guarapuava PR Brazil and neighboring towns with regard to important issues related to the organization of teaching in higher education. Besides the constant assistance to university professors, the project offers study groups, research and several courses that motivate university professors and make them aware of the need for developing teaching skills in Didactics. Key words: didactics, teaching in higher education, teacher training.

INTRODUO
Focalizar a articulao entre ensino, pesquisa e extenso tem sido uma das maneiras de se discutir a prtica pedaggica no ensino superior, que vem enfrentando muitos desafios na sociedade atual. Neste artigo, apresento a trajetria do PRODEA Programa Didtica em Ao, promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava-Paran. Direciono as reflexes iniciais tambm para a produo acadmica na rea do desenvolvimento profissional na docncia universitria, destacando alguns pressupostos tericos. Considerando a docncia como fio condutor posto nesta discusso, e por conseqncia, como
*

objeto de estudo da Didtica, imperativo resgatar o sentido etimolgico desta palavra. Se recorrermos histria, constataremos que as relaes entre o ensinar e o aprender j eram anunciadas no sculo XVII por Comnius. Gasparin (1994, p.70-72, grifo nosso), estudioso das obras Comenianas, afirma:
Comnio vai do ensino aprendizagem, da ao do professor ao do aluno, ou seja, da docncia discncia [...] As palavras docente e discente, que encerram o sentido de que algum est fazendo alguma coisa, referem-se ao do professor e do aluno, pois a origem delas atesta que docere significa ensinar, fazer aprender, enquanto discere traduz o sentido de aprender. Seriam, pois, duas aes distintas, mas complementares, interligadas e inseparveis [...] A aquisio de conhecimentos no pode

Mestre em Educao. Professora de Didtica na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1., p.101-106, jan./abr. 2004.

Ao didtica no ensino superior: a docncia em discusso

102

se dar unicamente por uma das partes, isto , ou s pelo ensino ou s pela aprendizagem. Uma e outra constituem duas faces intercambiveis e inseparveis do mesmo todo.

De fato, os grandes desafios que se impem prtica docente no ensino superior relacionam-se s possibilidades de articular as duas aes didticas ensinar e aprender , no contexto de sala de aula. Nem sempre quem domina conhecimentos para sua atuao profissional sabe transp-los para uma situao de aprendizagem!1 Entendo, deste modo, que dificilmente um professor consegue planejar, gerir e avaliar situaes didticas eficazes para o desenvolvimento da autonomia dos acadmicos se no compreender os contedos prprios de sua rea de atuao, que sero objeto de sua ao didtica. Assim, se a docncia sua rea de atuao, alm das especificidades inerentes aos diferentes campos de conhecimento, a Didtica tambm compe o quadro como contedo prprio da prtica pedaggica universitria. No que diz respeito articulao entre ensino e aprendizagem, Masetto (2003, p.82-83) alerta para a necessidade atual de transposio de paradigmas na ao didtica universitria: o autor prope a substituio da nfase no ensino pela nfase na aprendizagem. Para ele, no se trata apenas da simplificao do ato de substituir palavras. Assim, nas aes desenvolvidas na prtica pedaggica universitria, preciso transitar: a) da centralizao do professor para o aluno, cabendo a este o papel central de sujeito que exerce as aes necessrias para que ocorra sua aprendizagem, adquirindo habilidades, enfim, produzindo conhecimento; b) do papel do professor enquanto agente de transmisso de informaes para a funo de mediador pedaggico, ou mesmo de orientador do processo de aprendizagem do aluno. O vigor das reflexes do autor ainda apontam para a viso de que faz parte dessa aprendizagem o aluno universitrio adquirir progressiva autonomia na aquisio de conhecimentos ulteriores. Nesse esforo de articulao ensinoaprendizagem, a questo da construo da autonomia do estudante universitrio tem sido amplamente discutida. Para Teixeira (2002, p.161),
1

o papel do aluno, o aprendente, o sujeito construtor do conhecimento, de importncia relevante na construo de sua autonomia, pois deve mostrar-se coresponsvel pela construo de resultados em todos os momentos de seu percurso acadmico.

neste contexto de relaes entre a construo da autonomia na aprendizagem universitria que a Didtica, campo de conhecimentos vinculado Pedagogia, ganha fora para dimensionar o ensino, isto , a docncia no ensino superior. Esta, por sua vez, exige articulao da saberes complementares. Frente aos desafios postos para o ensinar, o domnio especfico de uma rea cientfica do conhecimento no suficiente. O professor universitrio deve desenvolver tambm outros saberes: pedaggico e poltico. A prpria Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no concebe a docncia universitria como um processo de formao, mas sim de preparao para o exerccio do magistrio superior (PIMENTA, 2002).

DESENVOLVIMENTO
O artigo 10 da Declarao Mundial sobre Educao Superior no Sculo XXI (1998, p.26) aponta para a necessidade de iniciativas na rea do desenvolvimento da prtica docente universitria:
Devem ser tomadas providncias adequadas para pesquisar, atualizar e melhorar as habilidades pedaggicas, por meio de programas apropriados de desenvolvimento de pessoal, estimulando a inovao constante dos currculos e dos mtodos de ensino e aprendizagem.

Transposio didtica o termo designado por Chevellard (apud PERRENOUD, 1993), para expressar a relao entre a reconstruo de um conhecimento no processo de ensino, isto , a mediao didtica para tornar um conhecimento ensinvel.

Muitas Instituies de Ensino Superior tm se dedicado, h anos, a propor iniciativas voltadas para a formao continuada de professores. No Brasil, o primeiro rgo voltado assessoria pedaggica do docente universitrio foi o Laboratrio de Ensino Superior da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (BERBEL, 1994). O Programa Didtica em Ao PRODEA, vem sendo desenvolvido na Unicentro, em Guarapuava-PR, tendo as discusses da prtica pedaggica universitria como norte de suas aes. Mantm parceria com a Pr-Reitoria de Extenso e Assuntos Culturais daquela Instituio.

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

ALTHAUS

103

A opo pelo campo institucional da extenso devese possibilidade de articular aes com a comunidade local, oportunizando um trabalho de parcerias entre ensino e pesquisa. A abordagem comunicativa do saber nas aes do ensino e da pesquisa representa o que se intitula extenso universitria (FRANTZ; SILVA, 2002). Guimares (1997, p.58) destaca que, em funo das necessidades urgentes da sociedade, tende-se, nas universidades, a desprezar o registro de projetos e aes extensionistas. Com isto, enfatiza a autora, perde-se assim a possibilidade de criar histria, recomea-se freqentemente do zero, desrespeitando-se trajetrias j executadas, mas no escritas. Tendo como pressuposto que a prtica pedaggica s se aperfeioa, por quem a realiza, a partir de sua histria de vida e saberes de referncia, das experincias e aspiraes e que na prtica e na reflexo sobre ela que o professor consolida ou rev aes, encontra novas bases e descobre novos conhecimentos (RIBAS, 2000, p.62), revelo um pouco da trajetria que desenvolvi em parceria com um grupo de professoras na Unicentro. Para a compreenso das concepes aqui expressas, relevante resgatar historicamente meu envolvimento com esta Instituio, onde atuei como professora de Didtica de 1999 a 2002. Em 2001, houve a manifestao de um grupo de professores do Setor de Cincias Biolgicas e da Sade interessados em discutir questes didticas ligadas ao cotidiano da prtica pedaggica universitria, e assim, em parceria com um grupo de professoras2, foi idealizado o curso extensionista Revitalizando o ensinar-aprender na Universidade. Logo aps, propus a elas que as discusses no se esgotassem, tendo em conta a repercusso positiva do curso. Em 2001 redigi o esboo de um Centro de Apoio Didtico, idia que socializei junto Reitoria da Unicentro e que foi amplamente discutida junto aos docentes e professores universitrios que haviam participado do curso. A idia desse Centro de Apoio Didtico foi ampliada e tornou-se o PRODEA Programa Didtica em Ao, que coordenei at julho de 2002. Aps esta data, o programa passou a ser coordenado pelos professores Ms. Adnilson Silva e Dra. Ana Lcia Crisstimo. Os objetivos do projeto so:

- assessorar a comunidade educacional de Ensino Superior interessada em temas pertinentes Didtica, concebida como reflexo sistemtica sobre o processo ensino-aprendizagem, tendo sempre como ponto de partida a discusso da prtica docente de cada professor; - organizar grupos de estudos com professores interessados em investigar questes relacionadas docncia universitria, mobilizandoos para a relevncia do envolvimento com pesquisas na rea da didtica; - favorecer o desenvolvimento profissional dos docentes universitrios, atravs do seu envolvimento em estudos e reflexes a respeito de questes didticas, que propiciam suporte ao trabalho especfico nas diferentes reas de atuao; - promover, semestralmente, o curso de extenso Revitalizando o ensinar-aprender na Universidade. Neste programa de assessoria didtica, o propsito mais imediato o de disponibilizar os quadros tericos da Didtica no campo da Pedagogia Universitria, colocando-os disposio dos professores de Ensino Superior. Como estratgias propostas, o desenvolvimento das aes foi estruturado em quatro pilares: assessorias aos professores das Instituies de Ensino Superior do municpio de Guarapuava, grupos de estudos semanais, com discusses de temas apontados pelos professores envolvidos3, o curso Revitalizando o ensinaraprender na Universidade4, organizao de palestras e Mesas Redondas para debates com professores universitrios a respeito da docncia universitria. As assessorias, desenvolvidas em uma sala na Pr-Reitoria de Extenso, tm se constitudo desde o incio do programa, em um espao de trocas de idias, de posturas e tambm de controvrsias. As
3

A professora Da Silveira sugeriu na poca (2001) que os encontros do Grupo de Estudo fossem semanais. Sua posio revelou este compromisso: no vamos consolidar este espao se no tivermos o hbito formado [...] reunirmos os professores para discutir, e perceberem que a docncia exige estudo. Curso proposto na modalidade de aperfeioamento, atravs da Pr-Reitoria de Extenso da Unicentro, com 40 horas de durao, sendo 32 em sala de aula, com discusses referentes ao desenvolvimento da prtica pedaggica no ensino superior. Sugeri ao grupo de professores que atuavam como assessores que a carga horria do curso poderia ser completada com oito horas de assessoria individual a cada professor inscrito, num processo de apoio reflexo sobre a prpria prtica, na prtica.

Professoras Ms. Da Silveira, Dra. Wanda Pacheco, Ms. Maria Aparecida Crissi Knuppel e Maria Regina Vargas.

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

Ao didtica no ensino superior: a docncia em discusso

104

prticas so discutidas em parcerias, buscando, na ao partilhada, caminhos de superao. Destes encontros individuais, s vezes coletivos (com mais de um professor de um mesmo curso) resultaram novos encaminhamentos para projetos de pesquisa sobre a prpria prtica profissional. Compreendo, com 13 anos de vivncia como professora de ensino superior, que ensinar, na aula universitria, no to somente transmitir algo a algum que me ouve, mas sim comunicar-me com algum que participa deste processo. O curso Revitalizando o ensinar-aprender na Universidade vem tentando mobilizar os professores universitrios para as questes acima apontadas. Os participantes do curso so profissionais que, embora graduados, mestres, doutores, muitos deles j especialistas em suas reas de atuao, buscam refletir a respeito do desafio da docncia universitria. A problemtica tomada como ponto inicial de toda esta trajetria direcionou-se para o seguinte questionamento: o que caracteriza um professor didtico? Buscando conhecer a viso acadmica, produzi um documentrio5 em que busquei descobrir como os alunos concebem a ao didtica no ensino superior. As revelaes expressas pelos alunos da Instituio foram amplamente discutidas durante o curso desenvolvido, como ponto de partida para o trabalho desencadeado. Alguns depoimentos apontam para a necessidade da dinamizao do trabalho pedaggico: Quando o professor consegue chamar a ateno, a aula fica muito mais participativa [...] e tambm quando o professor abre espao para que a turma se posicione. importante quando o professor se preocupa com o aluno, com o que a gente j sabe, e no somente com o que ele traz na aula.

Eu acho que preciso pesquisar na aula, e no somente quando a pesquisa orientada para trazer pra Universidade. Ser um pouco didtico tambm conseguir passar o que preparou, porque no adianta saber e no conseguir dar conta do que tem que passar. O espao destas reflexes num universo amplo onde se discute a participao e o envolvimento dos estudantes universitrios bastante significativo. A linguagem da prtica pedaggica, da ao que se partilha no espao da aula universitria, precisa ser resgatada. Para Veiga (2000, p.175):
A aula parte do todo, est inserida na universidade que, por sua vez, est filiada a um sistema educacional que tambm parte de um sistema socioeconmico, poltico e cultural mais amplo [...] A aula universitria a concretude do trabalho docente propriamente dito, que ocorre com a relao pedaggica entre professor e aluno. Ela o locus produtivo da aprendizagem, que , tambm, produo por excelncia. O resultado do ensino a construo do novo e a criao de uma atitude questionadora, de busca e inquietao, sendo local de construo e socializao de conhecimento e cultura.

O novo, na ao didtica universitria, pressupe avanos no que respeita produo do conhecimento, sendo viabilizado, alm da pesquisa, pelo ensino e pela extenso.
Quando nos referimos inovao, fazemolo em associao a prticas de ensino que alterem, de algum modo, o sistema unidirecional de relaes que caracteriza o ensino tradicional. Em outras palavras, o sistema de relaes centrado apenas na transmisso da informao emitida pelo docente, presente em um impresso ou veiculada por qualquer meio tecnolgico mais sofisticado, como o que se produz pela comunicao virtual. Uma inovao na aula supe sempre uma ruptura com o estilo didtico imposto pela epistemologia positivista, o qual comunica um conhecimento fechado, acabado, conducente a uma didtica da transmisso que, regida pela racionalidade tcnica, reduz o estudante a um sujeito destinado a receber passivamente esse conhecimento (LUCARELLI, 2000, p.63).

O objetivo central era diagnosticar a viso dos acadmicos e docentes da Unicentro em relao a temas pertinentes prtica pedaggica no ensino superior, por meio de entrevistas gravadas em vdeo. Este documentrio foi objeto de anlise e discusso para os alunos do curso Revitalizando o ensinar-aprender na Universidade, nas aulas em que conduzi a docncia em parceria com as professoras Da Silveira, Wanda Pacheco, Maria Aparecia Crissi Knuppel, e Ariel Pires, no primeiro semestre de 2002. O apoio tcnico da produo foi da equipe de Comunicao da Instituio, coordenado pela professora Cerize Gomes.

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

ALTHAUS

105

As revelaes dos participantes do projeto so muito pertinentes para esta anlise. Todas as verbalizaes dos professores vm sendo organizadas num dirio, para anlise dos registros coletados. So aplicados, aps cada estratgia vivenciada com grupos de professores, questionrios com questes abertas, para discusso com o grupo de assessores do Programa. As questes contemplam um encadeamento de depoimentos pessoais e temticos em relao s aes desenvolvidas. Alguns aspectos da prtica pedaggica universitria, como a troca de experincias, destacam-se na fala dos professores participantes acerca de seu fazer didtico: Descobri que existem muitas possibilidades para dinamizar nosso trabalho no ensino superior... precisamos deste espao de apoio. No penso que s algumas assessorias ou alguns cursos bastam. O importante saber que do envolvimento do professor nas aes do Programa acabam aparecendo novas discusses. Professor professor... temos algo muito em comum para sempre estar aprendendo. Discutir, e saber que podemos discutir sobre o que estamos fazendo, e perceber que o aluno adulto tambm precisa ser mobilizado para o que a gente pretende passar. Mesmo no meu Mestrado no pensamos nestas questes... a gente se preocupa tanto com a rea especfica, e esquece que h outras coisas importantes, que todos vivemos no dia-dia da faculdade. No s no concurso que pensamos na Didtica para dar aulas... precisamos pensar sempre. Participar de debates com professores de faculdades particulares possibilita uma viso de abertura, pois pensamos juntos na prtica que temos ao ensinar. O espao para avaliao das prticas do grupo de professores envolvidos tem sido fundamental para a continuidade do programa.

pelas tenses enfrentadas no cotidiano universitrio, consolida-se pelo o que inerente extenso: A autntica ao de estender o conhecimento, via extenso universitria, operacionaliza-se por meio de uma prxis dialtica (mediadora entre universidade-sociedade-universidade) de produo / reproduo crtica do conhecimento (RAYS, 2003, p.3). A escolha da Didtica justifica-se pelo seu objeto de estudo: o ensino, e suas relaes com o trabalho pedaggico. Vale registrar a postura expressa por Amaral (2000, p.143), ao dizer:
diferentemente do que se prope no ensino de alguma coisa, no temos a o problema da especificidade do saber, delimitada em bases epistemolgicas: delineia-se, com base no diferente, o que perpassa todas as situaes. O papel da Didtica, no caso, o de percorrer os diferentes campos, auscultando as diferentes experincias, para levantar as semelhanas e promover o enriquecimento do prprio campo e dos outros campos.

O programa tem oportunizado discusses interdisciplinares envolvendo professores de diversas Instituies que participam dos cursos, grupos de estudos, pesquisas e assessorias. O PRODEA consolida-se como programa permanente, pois sua repercusso, bastante positiva no meio universitrio, com seus avanos e recuos, ratifica a sua validade. A proposta vem ganhando novos rumos, ampliando suas reas de atuao. O desafio permanente a inovao!

REFERNCIAS
ALTHAUS, M.T.M. Aula universitria: a dinmica do ensinar-aprender. Jornal Nossa Voz. Guarapuava, maio/2002. _______. Memria histrica do Projeto PRODEA. Unicentro. Guarapuava, 2002. Mimeo. AMARAL, A. Aula universitria: um espao com possibilidades interdisciplinares. In: VEIGA, I. Pedagogia universitria: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p.139150. BERBEL N. Metodologia do ensino superior: realidade e significado, Campinas: Papirus, 1994. CUNHA, M. I. O bom professor e sua prtica. Campinas: Papirus, 1990. FRANTZ, W, SILVA, E. As funes sociais da universidade: o papel da extenso e a questo das comunitrias. Iju: Uniju, 2002.

DISCUSSES FINAIS
A trajetria aqui traada, tendo a Extenso Universitria como fio condutor das aes do PRODEA, foi exaustivamente discutida com os professores atuantes na proposta original, desencadeada em 2001. O movimento posto pela ao didtica no ensino superior, que pautada

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

Ao didtica no ensino superior: a docncia em discusso

106 PIMENTA, S. De professores, pesquisa e didtica. Campinas: Papirus, 2002. p.129-144. RAYS, O. A. Ensino-pesquisa-extenso: notas para pensar a indissociabilidade. Palestra proferida. Santa Maria, 2003. RIBAS, M. H. Construindo a competncia: processo de formao de professores. So Paulo: Olho dgua, 2000. TEIXEIRA, M. Prtica docente e autonomia do aluno: uma relao a ser construda em cursos de graduao. Tese de Doutorado. So Paulo: 2002. UNESCO, Declarao mundial sobre educao superior no sculo XXI: viso e ao. Piracicaba: UNIMEP, 1998. VEIGA, I. Aula universitria e inovao. In: Veiga, I. Pedagogia universitria: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 161-192.

GASPARIN, J.L. Comnio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. GUIMARES, A. Extenso universitria como reconfigurao de saberes. In: Leite, D, Morosini, M (orgs). Universidade futurante: produo do ensino e inovao. Campinas: Papirus, 1997. p.55-76. LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovao e formao pedaggica do docente universitrio. In: Castanho, S., Castanho. M. O que h de novo na educao superior: do projeto pedaggico prtica transformadora. Campinas: Papirus, 2000. MASETTO, M. Docncia na universidade. Campinas: Papirus, 1998. _______.Docncia universitria: repensando a aula. In: Teodoro, A, Vasconcelos, M. L. (orgs). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formao universitria. So Paulo: Mackenzie, 2003. p.79-108. PERRENOUD. P. Prticas pedaggicas, profisso docente e formao. Lisboa: Dom Quixote, 1993

Recebido: 28/07/03 Aceito: 15/09/03

Endereo para correspondncia: Rua Dr.Collares, 833 apto.22 CEP: 84010-010 Ponta Grossa-PR. E-mail: maizaalthaus@uol.com.br

Rev. Teoria e Prtica da Educao, v.7, n.1, p.101-106, jan./abr. 2004.

You might also like