You are on page 1of 1

3. Por que se celebra o nascimento de Jesus a 25 de Dezembro?

Os primeiros cristos no parece que celebrassem os seus dias de nascimento (cf., por ex., Orgenes, PG XII, 495). Celebravam o dies natalis, o dia da sua entrada na ptria definitiva (por ex., Martrio de Policarpo 18, 3), como participao na salvao operada por Jesus, ao vencer a morte com a sua paixo gloriosa. Recordam com preciso o dia da glorificao de Jesus, o 14/15 de Nisan, mas no a data do seu nascimento, de que nada nos dizem os dados evanglicos. At ao sculo III no temos notcias sobre a data do nascimento de Jesus. Os primeiros testemunhos dos Padres e escritores eclesisticos assinalam diversas datas. O primeiro testemunho indirecto de que o nascimento de Cristo fosse a 25 de Dezembro oferece-o Sexto Jlio Africano no ano 221. A primeira referncia directa sua celebrao a do calendrio litrgico filocaliano do ano 354 (MGH, IX, I, 13-196): VIII kal. Ian. natus Christus in Betleem Iudeae (a 25 de Dezembro nasceu Cristo em Belm da Judeia). A partir do sculo IV os testemunhos deste dia como data do nascimento de Cristo so comuns na tradio ocidental, enquanto que na tradio oriental prevalece a data de 6 de Janeiro.
possvel que os cristos vinculassem a redeno operada por Cristo com a sua concepo, e esta determinasse a data do nascimento.

solstcios e equincios afirma-se que Nosso Senhor foi concebido a 8 das kalendas de Abril no ms de Maro (25 de Maro), que o dia da paixo do Senhor e o da sua concepo, pois foi concebido no mesmo dia em que morreu (B. Botte, Les Origenes de la Nol et de l'Epiphanie, Louvain 1932, l. 23033). Na tradio oriental, apoiando-se noutro calendrio, a paixo e a encarnao do Senhor celebram-se a 6 de Abril, data que coincide com a celebrao do Nascimento a 6 de Janeiro.
Os primeiros cristos no parece que celebrassem os seus dias de nascimento. Celebravam o dies natalis, o dia da sua entrada na ptria definitiva.

A relao entre paixo e encarnao uma ideia que est em consonncia com a mentalidade antiga e medieval, que admirava a perfeio do universo como um todo, onde as grandes intervenes de Deus estavam vinculadas entre si. Trata-se de uma concepo que tambm encontra as suas razes no judasmo, onde criao e salvao se relacionavam com o ms de Nisan. A arte crist reflectiu esta mesma ideia ao longo da histria ao pintar, na Anunciao da Virgem, o Menino Jesus descendo do cu com uma cruz. Assim, possvel que os cristos vinculassem a redeno operada por Cristo com a sua concepo, e esta determinasse a data do nascimento. O mais decisivo foi a relao existente entre a criao e a cruz, entre a criao e a concepo de Cristo (J. Ratzinger, Introduo ao esprito da liturgia). BIBLIOGRAFIA: Josef RATZINGER, Der Geist der Liturgie. Eine Einfhrung, Herder, 2000 (ed. port. Introduo ao esprito da liturgia, Paulinas, Lisboa 2001); Thomas J. TOLLEY, The origins of the liturgical year, 2nd ed., Liturgical Press, Collegeville, MN 1991.
www.opusdei.org - Textos elaborados por uma equipa de professores de Teologia da Universidade de Navarra, dirigida por Francisco Varo.

Uma explicao bastante difundida a de que os cristos optaram por esse dia porque, a partir do ano 274, se passou a celebrar em Roma a 25 de Dezembro o dies natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitria da luz sobre a noite mais longa do ano. Esta explicao apoia-se no facto da liturgia do Nascimento e os Padres da poca estabelecerem um paralelismo entre o nascimento de Jesus Cristo e expresses bblicas como sol de justia (Ml 3, 20) e luz do mundo (Jo 1, 4ss). No entanto, no h provas de que fosse assim e parece difcil imaginar que os cristos daquela poca quisessem adaptar festas pags ao calendrio litrgico, especialmente porque at h bem pouco tempo tinham sofrido a perseguio. possvel, no obstante, que com o correr do tempo, a festa crist fosse absorvendo a pag. Outra explicao mais plausvel faz depender a data do nascimento de Jesus da data da sua encarnao, que por sua vez se relacionava com a data da sua morte. Num tratado annimo sobre

You might also like