You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

I - FUNDAMENTOS BSICOS SOBRE ERROS

A norma bsica para o tratamento dos erros de medio considerar que SEMPRE EXISTEM, porque TODA MEDIO TEM ERRO.

Mesmo desprezvel, podemos esquec-lo (tratamento dos erros) e achar que os valores que manipulamos so perfeitos. que estamos acostumados a aprender a fsica por meio de explicaes que envolvem valores j suficientemente testados onde foi visto que os erros no podiam alterar conceitualmente as concluses obtidas das medies. Portanto, no necessrio nesses casos carregar junto os valores das incertezas. Em muitos outros casos tambm esses valores no so fornecidos, quando a pessoa que declara os resultados "assina" uma garantia de que j realizou todas as anlises necessrias de maneira a no haver incerteza nas concluses. A anlise de erros uma tarefa sempre trabalhosa e, como mesmo os grandes especialistas podem ter deixado de considerar algum fator, nunca aceito um resultado de grande importncia sem que este tenha sido verificado experimentalmente em mais de um laboratrio. Os valores das constantes fundamentais usadas em metrologia devem ser homologados por trs laboratrios especficos de diferentes pases.

At que ponto pode-se confiar em valores e aparelhos fornecidos por terceiros?

Essa questo no tem resposta. No mximo dizemos que quanto mais critrios so aplicados para verificar os resultados, mais certos estaremos deles. Sobre os aparelhos, convm apresentar que alm da confiabilidade em sua origem, as mudanas geradas pelo transporte e diversidade de ambiente podem ser suficientes para invalidar os testes realizados antes do embarque.

Os antigos s filosofavam, no mediam?

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Sculos antes de Cristo, um grego (200 AC Eraststenes) mediu o dimetro da terra. Teve de medir distncia entre duas cidades em passos, e no sei se fez estimativa de erros, mas o valor achado foi importante para a humanidade. A cincia de Galileu comeou a definir bem o universo, no apenas porque mediu os efeitos da gravidade com suas pulsaes arteriais, no que obteve relaes de proporo aceitveis, seno tambm porque teve medies astronmicas realizadas por seu contemporneo Tycho Brahe com cuidado e dedicao instrumental nicos na poca.

Eraststenes nasceu em Cirene que na atualidade conhecida como Lbia. Aps ter estudado em Alexandria e em Atenas tornou-se diretor da Livraria de Alexandria. Eraststenes trabalhou em geometria e em nmeros primos. mais conhecido por ter inventado o primeiro algoritmo que nos fornece nmeros primos, conhecido como o Crivo de Eraststenes, que de certo modo e com as devidas alteraes ainda uma ferramenta til e importante na pesquisa da teoria dos nmeros. Foi tambm Eraststenes quem primeiro mediu com preciso extrema a circunferncia Terrestre. Ele comparou a sombra do meio-dia a meio do vero entre Sienne (atual Aswan) e Alexandria. Estabeleceu que a linha equatorial da Terra media 23 51' 15''. E compilou um catlogo estrelar contendo 675 estrelas. Eraststenes ficou cego no fim da sua vida tendo cometido suicdio pela fome. Nascido a : 276 a.C. Falecido a : 197 a.C.

Tycho Brahe
Nasceu em Dez. 14, 1546 , Dinamarca. Morreu em Out. 24, 1601 , Praga, Repblica Tcheca. Astrnomo dinamarqus que contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos utilizados na astronomia e realizou medidas e determinou a posio das estrelas. Inventou o telescpio e escreveu sobre o sistema solar.ferrita

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Ao passo que as medies so feitas com menor erro, v-se que as teorias necessitam ser acrescidas de mais termos, ou novas formulaes, que contemplem novos detalhes observados. Einstein no teria como provar que sua teoria estava certa, se vivesse na poca de Newton.

I.1 ERROS SISTEMTICOS E ERROS ALEATRIOS

Chamam-se erros sistemticos os erros que sempre acontecem da mesma maneira, enquanto que os erros aleatrios podem assumir valores positivos ou negativos, grandes e pequenos, com a mesma probabilidade ("distribuio gaussiana") ou seguindo alguma outra lei estatstica em casos especiais. Tomemos exemplos disto no caso dos erros de leitura num instrumento de escala com agulha, como o galvanmetro. Temos que definir inicialmente o zero da escala fazendo alinhamento visual da agulha com a primeira diviso. A posio dessa primeira diviso com respeito s demais tem uma incerteza e, essa incerteza afeta todas as leituras. Desta forma, a preciso com que se constri uma escala afeta as medies, de maneira que o fabricante calcula e inclui em sua avaliao do erro final. Este erro definido como sistemtico, mas pode-se pensar que o erro de posicionamento varia aleatoriamente para cada diviso, ou que houvesse uma combinao dos dois tipos de erros. Atribuindo a todos os erros o valor do erro mximo pode-se ganhar em simplicidade perdendo em preciso, que o caso mais prtico. A calibrao da posio inicial passa tambm pela qualidade do ajuste visual ao considerar que a linha de uma diviso est perfeitamente coincidente com a linha da agulha. fcil entender que isto depende da preciso de nosso sistema visual e tambm da espessura das linhas, dois fatores de erro claramente aleatrios. Se as linhas forem grossas, o aparecimento da diviso pela lateral da agulha influencia menos o aspecto global da imagem (Figura 1). De todas maneiras o fator bsico vem dado pelo menor detalhe que podemos visualizar, menor que um dcimo do milmetro, mas que varia de uma pessoa para outra.

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Fig.1: Aparncia do erro de alinhamento em duas situaes idnticas: a) no caso de linhas finas;b) no caso de linhas grossas.

A leitura na posio final da agulha no acontece exatamente pela sobreposio da agulha com uma diviso, e o valor estimado para a leitura mais afetado de erro. Quanto?

O VALOR MXIMO DO ERRO SEMPRE PODE SER ESTIMADO. Considere o caso da Figura 2, onde a agulha se encontra na posio mais desfavorvel.

Fig.2: Estimativa do erro mximo de leitura visual numa escala. Duas linhas divisrias imaginrias aparecem tracejadas.

Se abstrairmos uma subdiviso mental do espao entre as divises, em quanto poderamos faz-lo?

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Temos a regra conhecida que diz "o erro metade da menor diviso do instrumento". Em geral, o fabricante define as divises e o desenho do instrumento de maneira a atender essa norma. Ateno! Isto certo apenas com relao ao erro visual e para a escala uniforme, o que, no caso de um ohmmetro, no verdade. Se o instrumento no estiver calibrado ou quando outros fatores externos afetam a leitura, como uma instabilidade ou um erro sistemtico (flutuaes na tenso da rede eltrica ou a mudanas na temperatura que afetam os componentes) a regra deixa de valer.

O ERRO NO VALE SEMPRE METADE DA MENOR DIVISO, APENAS O ERRO DE LEITURA VISUAL PODERIA VALER ISTO, MAS NO BOM GENERALIZAR PARA TODA A EXPERINCIA DE MEDIO SEM REFLETIR ANTES SOBRE A SITUAO

Assim, no devemos nos entusiasmar demais pela alta preciso na leitura ao ponto de no perceber a presena de outros erros que estejam prejudicando a exatido da medida. Embora a palavra exatido seja a correta para definir o resultado final, a palavra preciso, que corresponderia estritamente fineza da leitura, usada freqentemente no mesmo sentido de exatido.

Instrumento: - dispositivo para determinao do valor de uma grandeza ou varivel, podendo ser utilizado sozinho ou em conjunto com dispositivos complementares; Exatido de um instrumento: - capacidade de um instrumento de medio para dar leituras prximas ao valor verdadeiro da varivel medida; Sensibilidade : - relao entre o sinal de sada ou resposta do instrumento e a mudana na entrada ou valor medido; Resoluo : - menor mudana no valor medido na qual o instrumento responde; Erro : - diferena entre a indicao de um instrumento e o valor verdadeiro da grandeza de entrada.

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Outros termos que no devem ser confundidos so preciso e sensibilidade. Uma alta sensibilidade no garante a estabilidade (repetio de uma mesma leitura) nem a linearidade da resposta. conhecido o caso do detector de infravermelho para astronomia defendido por Edison. Ele era baseado em gros de carvo e extremamente sensvel. Com seu grande prestigio, Edison conseguiu a aprovao oficial para seu projeto , que nunca deu certo, prejudicando um outro que finalmente ficou consagrado. Pode-se ainda analisar mais um tipo de erro, o chamado "erro de paralaxe" (erro gerado pela mudana de perspectiva de uma cena). Como a agulha est um pouco acima do plano da diviso, se o observador est de lado ver a coincidncia acontecer quando, na viso frontal, no acontece. Se sempre observasse desde a mesma posio (e no muito perto do painel), teramos o caso feliz de um erro sistemtico se cancelando na posio inicial e na posio final. Mas como no garantido o posicionamento fixo do observador, alguns instrumentos trazem junto da escala um pequeno espelho onde se deve alinhar a agulha com sua imagem refletida antes de medir. Desta maneira, obriga-se o observador a ter uma viso frontal. Foi deixado de considerar se o fenmeno seria realmente linear, com o campo magntico do im uniforme e a agulha girando perfeitamente sobre seu eixo. Vale agora a pergunta: ser que toda esta anlise sobre os instrumentos de medio por agulha faz sentido nesta poca de eletrnica digital? Aparelhos eletrnicos: Os medidores eletrnicos so diferentes dos eltricos. So mais delicados e incorporam elementos ativos, por isto necessitam de uma fonte de energia. So mais instveis e sujeitos a mudanas dos materiais por causa do uso, clima ou simplesmente do tempo. So mais indicados para o caso de se querer medir sinais de pequena amplitude sem realizar correes pelo efeito da resistncia interna dos equipamentos de medio. O medidor de bobina mvel necessita de uma certa quantidade de corrente para ser acionado, que retira do elemento sob medio. Isto uma conseqncia do principio universal de que toda medio afeta aquilo que pretende medir. Para reduzir isto, usa-se o efeito amplificador da corrente eltrica, que foi inventado a partir da introduo de mais eletrodos numa lmpada eltrica de filamento, gerando em primeiro lugar o diodo e depois o triodo, que ao evoluir foi chamado de vlvula eletrnica (de Forest, 1925). Um amplificador um elemento que permite controlar um fluxo grande de energia com um gasto mnimo. como no caso de se dirigir um carro ou regular uma torneira. Uma vlvula eltrica (ainda hoje usada nos 6 MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

transmissores das estaes de radio e TV) ou os modernos transistores introduzem o potencial do sinal controlador de maneira a criar uma barreira que freie o fluxo da corrente eltrica desenvolvida a partir de uma fonte. Temos assim o multmetro eletrnico, que pode ter leitura por bobina mvel ou por mostradores de cristal lquido, onde cada nmero composto por meio de sete segmentos que escurecem quando uma corrente (muito pequena) aplicada. Um multmetro digital geralmente fabricado de maneira que o erro do instrumento coincida com o valor correspondente ao digito que no mostrado, introduzindo geralmente um processo de arredondamento (se > 0,5 resulta 1, se < 0,5 resulta 0) . Como ele incorpora amplificadores, possui mais sensibilidade e pode ter mais preciso. Mesmo assim, pode-se verificar em laboratrio que alguns valores so mais adequadamente medidos pelos instrumentos convencionais, tambm chamados de analgicos. De outro lado, o aparelho eletrnico tem mais tendncia a mudar suas caractersticas por envelhecimento. Comparao de medies: Se, ao medir uma mesma fonte e, nota-se uma diferena de leituras entre um instrumento analgico e um digital, NO CORRETO dizer que o analgico o errado. Qualquer um dos dois pode estar. Se ao medir um valor de x por um mtodo e obter o resultado x1, depois por outro mtodo obtendo x2 , no faz sentido comparar x = x1 - x2 e dizer que esse o erro. Observe que, por acaso, poderia ser nulo, e medio sempre tem erro (pense bem nisso). Posso comparar x1 com x2 , para saber qual mtodo melhor. Observe que os dois mtodos, se os seus erros estiverem bem calculados, devem oferecer uma regio de valores comuns, ou seja, as faixas de incertezas devem ter sobreposio e seria nessa regio de sobreposio onde o valor correto deve se encontrar. Padres para aferio: A nica sada para avaliar completamente um instrumento aferi-lo com instrumentos mais estveis, projetados especificamente para aferies, ou por meio de elementos como pilhas e resistores do tipo "padro". A UNICAMP possui um laboratrio especfico apenas para aferir instrumentos de medio eltrica. O IPT (no campus da USP) e o INMETRO (no Rio de Janeiro) tambm. Os padres usados so, geralmente, de terceira ou quarta gerao, quer dizer que foram aferidos por padres de terceira ou segunda gerao, e assim por diante, at chegar nos padres primrios que so guardados nos principais institutos de metrologia do mundo (como no caso do metro padro, feito de platina). Tem-se tambm outros padres, como o de tempo (relgio atmico), o de comprimento (comprimento de onda de uma certa luz de laser), etc.

Testes de linearidade: 7 MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Pode-se provar um instrumento com testes de linearidade, como exemplo, se uma pilha lida como tendo 1,5 0,05 V e outra 1,6 0,05 V , deve-se esperar que ao coloc-las em serie, a leitura resulte 3,1 0,1 V, caso contrrio, percebe-se defeito (que no se pode corrigi-lo). Caso de escalas com diferente constante: Cada escala do instrumento pode ser linear, mas uma delas pode corresponder a uma constante que no a correta. Nesse caso, possvel at que algum valor lido seja o mesmo nas duas escalas. Valores relativos e absolutos: Em muitos experimentos o conhecimento do valor absoluto medido no necessrio, porque somente observam-se variaes relativas sobre referncias conhecidas. Se, por exemplo, determina-se uma curva que tem picos gerados por fenmenos conhecidos e j medidos, basta tomar a distncia a esses picos como referncia, o que nos livra de uma trabalhosa aferio. Mesmo assim, as experincias que um fsico deve desenvolver necessitam de conceitos criteriosos sobre erros. Imaginemos tambm um fsico trabalhando no desenho ou aferio de instrumentos, ou em experincias para as quais no existem instrumentos para medio. O uso rigoroso dos valores absolutos importante na indstria, quando os componentes no so produzidos numa mesma planta, ou seja, no so controlados pelos mesmos instrumentos. Componentes que saem de uma fbrica tm de se corresponder com os que vem de outra. A nvel internacional isto gera o gerenciamento de normas rigorosas. Aplicao da estatstica no clculo do erro: Se o fenmeno oferece variaes maiores que o erro de leitura, os valores lidos sero diferentes ao repetir a medio, podendo se aplicar estatstica tirando a mdia <x> e o desvio quadrtico (s). A mdia representa o valor mais provvel e o desvio o erro mais provvel. Para isto o nmero de medies precisa ser grande. Quanto?. At que o valor da mdia e o valor do desvio deixem de ter variaes apreciveis (Referncia 1). Quanto uma variao aprecivel? A resposta sai da mesma considerao que define quanto o erro tolervel, como veremos mais adiante. x = < x > (s) Assim, usamos como erro absoluto de x o valor de (s) , mas isto implica numa probabilidade baixa para que o erro encontre fora dessa faixa. Este procedimento usado em fsica, porque fornece o erro mais provvel, e na engenharia, onde permite baixar os custos de produo. 8 MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


PROPAGAO DOS ERROS De maneira absoluta:

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Uma magnitude resulta geralmente da medio de varias outras, combinadas numa frmula. Os erros de leituras das magnitudes primrias afetam ao resultado de maneira diversa, dependendo da frmula. Chama-se a isto de propagao do erro da magnitude primria no resultado final. Assim, se a magnitude A vem definida por uma frmula como: A=B.C/D e as magnitudes B, C e D so medidas com erros B, C e D, o erro A vem de obter o valor mximo possvel de A: AM = (B + B) (C + C)/ (D - D) e subtrai-lo do mnimo: Am = (B - B) (C - C)/ (D + D) Assim, representamos como valor de A a media e o desvio A segundo as relaes: A = <A> A <A> = (AM + Am)/2 e A = (AM - Am)/2 (2) que o valor do erro, sem usar nenhuma aproximao. Na aproximao diferencial: Se a frmula for muito complexa pode ser difcil manipula-la, ficando sempre disponvel o resultado por clculo numrico (calculadora, computador). Uma outra maneira de obter frmulas semelhantes, muito usada nos textos, surge de aproximar os resultados do clculo diferencial. Se for possvel aceitar que o erro pequeno (de novo a questo: quanto?) frente ao valor medido, pode-se aproximar o erro x ao valor diferencial dx, igualando o incremento da funo pela derivada da curva: y = f(x) ----> y y* = dy/dx . x (3) que corresponde ao caso da Figura 3.

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Fig.3: Aproximao do incremento de uma curva por meio da derivada. Observe o segmento tangente a curva representando a derivada. Para saber quando isto possvel necessitamos de uma soluo que tambm no simples, mas aceitando que algum j testou o critrio, teremos uma frmula como:

(4) onde no usamos o sinal da derivada porque, no sabendo o sinal do erro, escolhemos a situao mais desfavorvel, a de que os erros sempre acontecem em nossa contra (algo como a "Lei de Murphy"). Experimente usar agora uma frmula de uma experincia das realizadas calculando o erro por (2) e por (3). Calculo do erro propagado aplicando estatstica: Se o numero de magnitudes (fatores de erro) for grande (quanto?), podemos pensar que no seriamos to azarados como para cair sempre no caso pior, e pensar que alguns dos erros poderiam aparecer de maneira favorvel, diminuindo algo o valor do erro final . Nisto entra a estatstica, calculando essa probabilidade. No caso normal, gaussiano, somamos os erros de maneira semelhante da soma de vetores:

(5) Vejamos aproximadamente como isto funciona na Figura 4, onde (1), (2) e (3) representam os termos dentro da raiz quadrada na equao 5.

10

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Fig.4: Soma estatstica de erros (figura aproximada). Os segmentos tracejados representam a soma. O erro cresce, mas no tanto quanto sua soma direta. Lembremos que este caso independente da estatstica nos erros de leitura, mas que os dois assumem uma probabilidade de no serem certos, que talvez poderia se chamar de probabilidade de erro do valor estimado para o erro. Valor permitido para um erro: Quanto de erro bom? 1%, 5%? ... depende de cada caso. Se perguntarmos: "5 reais muito dinheiro?, no haveria resposta possvel sem conhecimento do contexto da situao. Conhecer o tamanho de um ser extraterrestre com exatido de 200% seria muito bom, j para medir o consumo de eletricidade de uma casa essa preciso seria seguramente insuficiente. Conseqncia do erro nos grficos: Ao colocar as faixas de erro na representao de valores medidos num grfico, lembre sempre que a curva esperada pode passar por qualquer ponto dentro dessa faixa, no necessariamente pelo valor medido. Lembre tambm que o fato de um ponto medido ser superior (ou inferior) aos outros no indica que esse seja o mximo (ou o mnimo) da curva, visto que falta conhecer todos os outros pontos na vizinhana. No caso da interseo de duas curvas, observe que a extenso da largura delas at a faixa de erro determina uma possibilidade de deslocamento do ponto de interseo no sentido das abscissas, dando uma faixa de erro para o ponto de interseo. Referncias bibliogrficas: 1) "Mecnica Elemental", Roederer, Juan G., cap.1, Editorial Universitria de Buenos AiresEUDEBA, 1963, p.17-39.(vide copia fornecida na pasta da disciplina na biblioteca do IFGW). 2) "Problemas experimentais de Fsica", Guimaraes, Roversi, Hennies, ed. UNICAMP,1984, vol.2 e suplemento sobre "Algaritmos significativos, erros e desvios", ou edies mais atuais.

11

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

I.2 O Sistema Internacional de Unidades SI

As informaes aqui apresentadas iro ajudar voc a compreender melhor e a escrever corretamente as unidades de medida adotadas no Brasil. A necessidade de medir muito antiga e remota origem das civilizaes. Por longo tempo cada pas, cada regio, teve o seu prprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, braa, cvado. Isso criava muitos problemas para o comrcio, porque as pessoas de uma regio no estavam familiarizadas com o sistema de medida das outras regies. Imagine a dificuldade em comprar ou vender produtos cujas quantidades eram expressas em unidades de medida diferentes e que no tinham correspondncia entre si. Em 1789, numa tentativa de resolver o problema, o Governo Republicano Francs pediu Academia de Cincias da Frana que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim foi criado o Sistema Mtrico Decimal. Posteriormente, muitos outros pases adotaram o sistema, inclusive o Brasil, aderindo "Conveno do Metro". O Sistema Mtrico Decimal adotou, inicialmente, trs unidades bsicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Entretanto, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas. Por isso, em 1960, o sistema mtrico decimal foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, mais complexo e sofisticado, adotado tambm pelo Brasil em 1962 e ratificado pela Resoluo n 12 de 1998 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO, tornando-se de uso obrigatrio em todo o Territrio Nacional.
Nome e Smbolo como escrever as unidades SI As unidades SI podem ser escritas por seus nomes ou representadas por meio de smbolos. Exemplos: Unidade de comprimento nome: metro smbolo: m Unidade de tempo nome: segundo smbolo: s

12

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


Nome em letra minscula Os nomes das unidades SI so escritos sempre em letra minscula. Exemplos: quilograma, newton, metro cbico exceo: no incio da frase e "grau Celsius"

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Nome formao do plural A Resoluo CONMETRO 12/88 estabelece regras para a formao do plural dos nomes das unidades de medir. Para facilitar a consulta, indicamos na tabela "1" o plural dos nomes mais utilizados.

Nome pronncia correta O acento tnico recai sobre a unidade e no sobre o prefixo. exemplos: micrometro, hectolitro, milisegundo, centigrama excees: quilmetro, hectmetro, decmetro, decmetro, centmetro e milmetro

Smbolo no abreviatura O smbolo um sinal convencional e invarivel utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades SI. Por isso mesmo no seguido de ponto. Certo segundo metro quilograma hora s m kg h Errado s. ; seg. m. ; mtr. kg. ; kgr. h. ; hr.

Smbolo no expoente O smbolo no escrito na forma de expoente.

13

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


Certo 250 m 10 g 2 mg Errado

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Smbolo no tem plural O smbolo invarivel; no seguido de "s". Certo cinco metros dois quilogramas oito horas 5m 2kg 8h Errado 5ms 2kgs 8hs

Toda vez que voc se refere a um valor ligado a uma unidade de medir, significa que, de algum modo, voc realizou uma medio. O que voc expressa , portanto, o resultado da medio, que apresenta as seguintes caractersticas bsicas:

Unidade Composta Ao escrever uma unidade composta, no misture nome com smbolo. Certo quilmetro por hora km/h metro por segundo m/s Errado quilmetro/h km/hora metro/s m/segundo

O Grama O grama pertence ao gnero masculino. Por isso, ao escrever e pronunciar essa unidade, seus mltiplos e submltiplos, faa a concordncia corretamente. exemplos: dois quilogramas quinhentos miligramas duzentos e dez gramas oitocentos e um gramas

14

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


O Prefixo Quilo

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

O prefixo quilo (smbolo k) indica que a unidade est multiplicada por mil. Portanto, no pode ser usado sozinho. Certo quilograma; kg Use o prefixo quilo da maneira correta. Certo quilmetro quilograma quilolitro Errado kilmetro kilograma kilolitro Errado quilo; k

Medidas de Tempo Ao escrever as medidas de tempo, observe o uso correto dos smbolos para hora, minuto e segundo. Certo 9h 25min 6s Errado 9:25h 9h 25 6

Obs: Os smbolos e representam minuto e segundo enquanto unidades de ngulo plano e no de tempo.

Principais Unidades SI Grandeza comprimento rea volume ngulo plano tempo freqncia velocidade acelerao massa massa especfica vazo quantidade de matria fora Nome metro metro quadrado metro cbico radiano segundo hertz metro por segundo metro por segundo por segundo quilograma quilograma por metro cbico metro cbico por segundo mol newton Plural metros metros quadrados metros cbicos radianos segundos hertz metros por segundo metros por segundo por segundo quilogramas quilogramas por metro cbico metros cbicos por segundo mols newtons Smbolo m m m rad s Hz m/s m/s kg kg/m m/s mol N

15

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


presso trabalho, energia quantidade de calor potncia, fluxo de energia corrente eltrica carga eltrica tenso eltrica resistncia eltrica condutncia capacitncia temperatura Celsius temp. termodinmica intensidade luminosa fluxo luminoso iluminamento pascal joule watt ampre coulomb volt ohm siemens farad grau Celsius kelvin candela lmen lux pascals joules watts ampres coulombs volts ohms siemens farads graus Celsius kelvins candelas lmens lux

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Pa J W A C V S F C K cd lm lx

Algumas Unidades em uso com o SI, sem restrio de prazo Grandeza volume ngulo plano ngulo plano ngulo plano massa tempo tempo velocidade angular Nome litro grau minuto segundo tonelada minuto hora rotao por minuto Plural litros graus minutos segundos toneladas minutos horas rotaes por minuto Smbolo l ou L t min h rpm Equivalncia 0,001 m p/180 rad p/10 800 rad p/648 000 rad 1 000 kg 60 s 3 600 s p/30 rad/s

Algumas Unidades fora do SI, admitidas temporariamente Grandeza presso presso presso quantidade de calor rea fora comprimento velocidade Nome atmosfera bar milmetro de mercrio caloria hectare quilogramafora milha martima n Plural atmosferas bars milmetros de mercrio calorias hectares quilogramasfora milhas martimas ns Smbolo atm bar mmHg cal ha kgf Equivalncia 101 325 Pa Pa 133,322 Pa aprox. 4,186 8 J m 9,806 65 N 1 852 m (1852/3600)m/s

16

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


Prefixos das Unidades SI Nome yotta zetta exa peta tera giga mega quilo hecto deca deci centi mili micro nano pico femto atto zepto yocto Smbolo Y Z E P T G M k h da d c m n p f a z y

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Fator de multiplicao da unidade 24 10 = 1 000 000 000 000 000 000 000 000 21 10 = 1 000 000 000 000 000 000 000 18 10 = 1 000 000 000 000 000 000 15 10 = 1 000 000 000 000 000 12 10 = 1 000 000 000 000 9 10 = 1 000 000 000 6 10 = 1 000 000 10 = 1 000 10 = 100 10 -1 10 = 0,1 -2 10 = 0,01 -3 10 = 0,001 -6 10 = 0,000 001 -9 10 = 0,000 000 001 -12 10 = 0,000 000 000 001 -15 10 = 0,000 000 000 000 001 -18 10 = 0,000 000 000 000 000 001 -21 10 = 0,000 000 000 000 000 000 001 -24 10 = 0,000 000 000 000 000 000 000 001

A - Para formar o mltiplo ou submltiplo de uma unidade, basta colocar o nome do prefixo desejado na frente do nome desta unidade. O mesmo se d com o smbolo. Exemplo: Para multiplicar e dividir a unidade volt por mil quilo + volt = quilovolt ; k + V = kV mili + volt = milivolt ; m + V = mV B - Os prefixos SI tambm podem ser empregados com unidades fora do SI. Exemplos: milibar; quilocaloria; megatonelada; hectolitro C - Por motivos histricos, o nome da unidade SI de massa contm um prefixo: quilograma. Por isso, os mltiplos e submltiplos dessa unidade so formados a partir do grama.

17

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


1.3 ANLISE DIMENSIONAL

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

A cada grandeza medida ou calculada est associada uma dimenso. Por exemplo, tanto a absoro do som em um recinto fechado como a probabilidade de ocorrncia de reaes nucleares tm as dimenses de uma rea. As dimenses das grandezas no so afetadas pelas unidades dessas grandezas: uma rea continua sendo uma rea, estando expressa em m2, ou ft2, ou hectares, ou sabins (absoro de som), ou barns (reaes nucleares). Tal como definimos antes, neste captulo, os padres de medio como grandezas fundamentais, podemos escolher um conjunto de dimenses fundamentais, com base em padres de medio independentes. Como a massa, o comprimento e o tempo so grandezas mecnicas elementares e independentes, podem servir como dimenses fundamentais, sendo representadas por M, L e T, respectivamente. Qualquer equao deve ser dimensionalmente correia; isto , as dimenses devem ser as mesmas em ambos os membros da equao. Dar ateno s dimenses pode, com freqncia, evitar erros ao escrever as equaes. Vamos usar colchetes [ ] para representar "a dimenso de", logo, [x] = L e [r] = T. Segue-se que [a] = L/T2 ou LT~2. Mantendo, portanto, em mente as unidades e as dimenses da acelerao, nunca escreveremos que x = at/2 ou que x = at3/2. A anlise das dimenses muitas vezes pode ajudar a resolver equaes. Os dois exemplos a seguir ilustram como proceder. Exemplo 4 - Para manter um objeto em movimento circular com velocidade constante necessrio aplicar uma fora denominada "fora centrpeta". Faa a anlise dimensional da fora centrpeta. Soluo - Comeamos perguntando "de que variveis mecnicas depende a fora centrpeta"? O corpo em movimento tem apenas trs propriedades que so provavelmente importantes: sua massa m, sua velocidade v e o raio r de sua trajetria circular. Portanto, a fora centrpeta F deve ser expressa, a menos de eventuais constantes adimensionais, por uma equao do tipo: F mavbrc

onde o smbolo significa "proporcional a", e a, b e c so expoentes numricos determinados pela anlise das dimenses. Como vimos na Seo anterior, a 18 MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

unidade de fora kg-m/ s2 e por isso suas dimenses so [F] = MLT-2. Logo, podemos escrever a equao dimensional da fora centrpeta como: [F] = [ma] [vb][rc] M LT-2 = Ma (L/T)bLc =MaLb+cT-b.

necessrio que ambos os membros da equao tenham as mesmas dimenses, para que a equao seja dimensionalmente correia. Logo, os expoentes so: expoente de M: a = l; expoente de T: b =2; expoente de L: b + c = l, ento c = -l. E a expresso resultante F mv 2 r

A expresso verdadeira de fora centrpeta, deduzida das leis de Newton e da geometria do movimento circular, F = mv2/r. A anlise dimensional, como vemos, mostra a dependncia exata em relao s variveis mecnicas! Esse um feliz acaso, pois a anlise dimensional nada pode informar acerca das constantes adimensionais; ocorre que, neste caso, a constante 1.

Exemplo 5 - Um importante marco na evoluo do universo logo depois do Big Bang o tempo de Planck tp, cujo valor depende de trs constantes fundamentais: (l) a velocidade da luz (constante fundamental da relatividade), c = 3,00 X IO8 m/s; (2) a constante gravitacional de Newton (constante fundamental da gravidade), G = 6,67 X 10~11 m3/ s2 kg; e (3) a constante de Planck (constante fundamental da mecnica quntica), h = 6,63 X 10-4 kg-m2/s. Com base na anlise dimensional, determine o valor do tempo de Planck.

19

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

Soluo - Utilizando as unidades das trs constantes, obtemos suas dimenses: lc] = [m/s] = LT-1 [G] = [m3 / s2 . kg] = L3T-2M-1 [h] = [kg . m2/s] = ML2T-1

Suponhamos que o tempo de Planck dependa dessas constantes de acordo com a relao: tpciGjhk, onde i, j e k so expoentes a serem determinados. As dimenses dessa expresso so [tp]=[cl][Gj[hk] T = (LT-1)i (L3T-2M-1)j (ML2T-1)k = Li+3j+2kT-I-2j-kM-j+k.

Igualando potncias de mesma base em ambos os membros, obtemos: expoentes de L: 0 = / + 3/ + 2k expoentes de T: 1 = - i - 2j - k expoentes de M: O = -j+k e resolvendo essas trs equaes para as trs incgnitas encontramos

i = -5/2,

j = ,

k = .

Exerccio: Uma formao rochosa porosa dentro da qual a gua pode se deslocar constitui um aqfero. O volume V de gua que passa pela seo reta de rea A dessa formao rochosa, no tempo t, dado por

20

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS


V H = KA , t L

Prof. Dr. Antonio Carlos da Cunha Migliano

onde H a queda vertical da rocha, em relao distncia horizontal. Essa relao chamada de Lei de Darcy. A grandeza K a condutividade hidrulica da rocha. Quais so as unidades SI de K?

21

MEDIDAS DE GRANDEZAS MECNICAS T2053A

You might also like