You are on page 1of 10

SUMRIO

1. RESUMO............................................................................................................................... 4 2. INTRODUO .................................................................................................................... 4 3. PLC NO BRASIL ................................................................................................................. 5 3.1Crescimento no Brasil ..................................................................................................... 5 3.2 Empresas e a PLC ........................................................................................................... 6 3.3 A Rede PLC ..................................................................................................................... 7 3.4 A Tecnologia .................................................................................................................... 7 3.5 Funcionamento ................................................................................................................ 7 3.6 Vantagens do uso da PLC .............................................................................................. 8 3.7 Desvantagens do uso da PLC ......................................................................................... 8 3.8 Servios Suportados ........................................................................................................ 9 3.9 Equipamentos .................................................................................................................. 9 4. CONCLUSO..................................................................................................................... 10 5. BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................ 10

1. RESUMO

Com o desenvolvimento da tecnologia Power Line Communication (PLC), que permite transmisses de sinais de dados pelas redes de distribuio de energia, surge mais uma opo de conectividade em banda larga, alm dos sistemas wireless, satlite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura. O PLC transforma a rede eltrica de prdios e residncias em uma verdadeira rede local de dados (LAN), convertendo cada tomada de energia tambm em pontos de voz, dados e vdeo. Com a tecnologia PLC possvel que o usurio ligue ou desligue foges, TVs, iluminao, ar condicionado e outros eletrodomsticos atravs de um computador na Internet. Esta tecnologia surge tambm como uma alternativa para empresas do setor de energia interessadas em atuar no mercado de telecomunicaes. Afinal, a capilaridade de suas redes muito superior das atuais operadoras de telecomunicaes.

2. INTRODUO

A idia de se transmitir sinais por linhas de potncia remonta aos anos trinta. Entretanto, nunca foi considerado um meio de comunicao vivel devido baixa velocidade, baixa funcionalidade e alto custo de desenvolvimento. H aproximadamente trinta anos, foi inventado um dispositivo capaz de modular e injetar na rede eltrica os sons captados por um microfone, sendo este sinal recuperado em outro local e convertido novamente em som. Este sistema ficou conhecido por Bab Eletrnica, pois ligando um dispositivo no quarto de uma criana e o outro no quarto de seus pais permitia a monitorao da criana em questo. Assim como a Bab Eletrnica, muitos equipamentos so capazes de injetar sinais na rede eltrica. Esses sinais nem controlados nem uniformes acabam interferindo em outros equipamentos prximos fonte geradora. O controle da transmisso dos sinais, desde suas freqncias at os nveis de propagao, s foi possvel com o avano das tcnicas de modulao e multiplexao, permitindo transmitir sinais diferentes sobre um mesmo meio fsico. A utilizao de redes de distribuio de baixa e mdia tenso para o transporte de sinais de banda larga conduziu ao aperfeioamento de uma tecnologia conhecida como tecnologia Power Line Communication PLC Banda Larga.

A crescente demanda por servios de telecomunicaes e a falta de infra-estrutura fsica de telecomunicaes suficiente para levar esses sinais at o usurio final tm atrado o interesse

dos fabricantes para a utilizao das redes eltrica de baixa e mdia tenso como suporte para esse tipo de aplicao, que exige largura de banda maior que os tradicionalmente utilizados.

Do ponto de vista econmico, a tecnologia PLC apresenta uma grande vantagem com relao a outras tecnologias para transmisso de dados: a existncia e utilizao de infra-estrutura bsica para a comunicao. J do ponto de vista social, a tecnologia pode representar a democratizao dos meios de transmisso de informao.

3. PLC NO BRASIL

Um dos grandes empecilhos que ainda existem para a ampla disseminao do acesso Internet para o pblico em geral , sem dvida, a falta de um meio de transmisso de dados de baixo custo.

At recentemente, a maioria dos esforos pblicos e privados esteve concentrada na montagem de uma grande infra-estrutura de comunicao, capaz de suportar o trfego de informaes na Internet por meio de grandes vias de dados, os chamados "backbones".

O passo seguinte consistiu em encontrar uma maneira simples e prtica de conectar individualmente cada usurio domstico ou empresa ao "backbone" principal, um trecho normalmente chamado de "the last mile" (a ltima milha) pelos profissionais da rea, isso at hoje tem sido feito utilizando infra-estruturas j existentes, como redes telefnicas ou de TV a cabo. Entretanto, esses meios se concentram em zonas urbanas o que exclui residncias de regies afastadas ou de difcil acesso, alm de serem relativamente caros.

3.1 Crescimento no Brasil

Para vencer esta ltima milha a implementao da PLC no Brasil est sendo avaliada por companhias de energia como CEMIG de Minas Gerais, COPEL do Paran e a ELETROPAULO de So Paulo, utilizando a prpria rede eltrica para distribuir acesso contnuo e de alta velocidade para usurios residenciais, uma tecnologia conhecida como PLC (Power Line Communication) ou comunicao por linhas eltricas.

A mesma tomada de energia que faz seu computador funcionar pode ser usada para conect-lo grande rede. Os primeiros testes dessa nova tecnologia, a Power Line Comunication, foram feitos na Inglaterra.

Em termos simples, a PLC uma tecnologia capaz de transmitir sinais de dados e voz pela rede convencional de distribuio de energia, usando sinais de alta freqncia.

3.2 Empresas e a PLC

A CEMIG iniciou os testes do acesso internet em banda larga via rede eltrica, no final do ano passado, em Belo Horizonte. Foram investidos R$ 200 mil para instalao dos equipamentos em 40 pontos da capital mineira. O projeto est sendo feito em conjunto com a Infovias (joint-venture formada pela estatal e a AES, para transmisso de dados, voz e imagem) e a sua Ascom, idealizadora dos equipamentos. Segundo informaes da assessoria de comunicao da CEMIG, o canal de acesso usado no projeto piloto tem uma velocidade de 2 Mbps, o que corresponde a uma velocidade quase 50 vezes maior que o acesso via rede telefnica.

O objetivo das empresas envolvidas no programa identificar os servios agregados para viabilizar a proposta comercialmente. Quanto mais servios forem oferecidos via rede eltrica, maior ser o retorno. Por isso, esto sendo estudados processos que vo permitir a leitura remota e em tempo real dos relgios de luz e das curvas de cargas das residncias, alm de disponibilizar servios de TV a cabo e tele vigilncia.

Outra distribuidora de energia que vem testando o sistema PLC a COPEL Telecomunicaes, do Paran. A COPEL gastou R$ 1 milho para levar o sistema eltrico de banda larga a 50 domiclios e estabelecimentos comerciais de Curitiba. Os experimentos demonstraram que a tecnologia funciona, mas o custo de sua infra-estrutura alto, corresponde a quase 50% da instalao de uma rede de linhas telefnicas digitais (ADSL). Outro problema identificado a distncia. O recurso funciona em aparelhos instalados em circuitos curtos, onde a distncia entre a fonte do sinal de dados e a residncia do usurio de cerca de 300 metros. Nessas condies, a COPEL conseguiu taxas de transferncias de at 1,7 Mbps.

A concessionria de energia eltrica ELETROPAULO METROPOLITANA tambm iniciou testes prticos de viabilidade da tecnologia PLC na regio metropolitana e no interior do estado de So Paulo. A empresa deve seguir os mesmos moldes do projeto da CEMIG, o projeto de oferta da PLC em alta velocidade segue a estratgia do grupo norte-americano AES, conglomerado de gerao e distribuio de energia, que detm aes de ambas as distribuidoras de energia.

O grande desafio na implantao da PLC a adaptao de suas condies ao sistema eltrico brasileiro, na Europa e nos Estados Unidos, a rede subterrnea, ou seja, no sofre interferncias do meio ambiente.

3.3 A Rede PLC

A topologia da rede ser a mesma da usada para distribuio de energia eltrica, tornando cada tomada um ponto potencial para transmisso de dados, transformando desta maneira a rede eltrica de prdios e residncias em uma verdadeira LAN.

3.4 A Tecnologia

O Padro da PLC est baseado no conceito de "aproveitamento da rede eltrica". A convenincia at mesmo mais bvia neste caso porque enquanto nem todo cmodo tiver um telefone para conectar, voc sempre ter uma sada eltrica perto de um computador. Com a PLC, voc conecta seus computadores a um ao outro pela mesma sada.

Porque no requer nenhuma instalao eltrica nova, e a rede no soma nenhum custo a sua conta eltrica, PLC o mtodo mais barato de conectar computadores em cmodos diferentes.

3.5 Funcionamento

Existem dois tipos de PLC:

A primeira a interior (indoor), onde a transmisso conduzida usando a rede eltrica

interna de um apartamento ou de um prdio;

A segunda o exterior (outdoor), onde a transmisso conduzida usando a rede pblica

exterior de energia eltrica.

O princpio bsico de funcionamento das redes PLC que, como a freqncia dos sinais de conexo na casa dos MHz (1 a 30 MHz), e a energia eltrica da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia eltrica no estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet no ser interrompido.

A tecnologia, tambm possibilita a conexo de aparelhos de som e vrios outros eletroeletrnicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade simtrica, ou seja, voc tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.

3.6 Vantagens do uso da PLC

Uma das grandes vantagens do uso da PLC que, por utilizar a rede de energia eltrica, qualquer "ponto de energia" um potencial ponto de rede, ou seja, s preciso ligar o equipamento de conectividade (que normalmente um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Alm disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmisso, podendo chegar at aos 200 Mbps em vrias freqncias entre 1,7 MHz e 30 MHz.

3.7 Desvantagens do uso da PLC

Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), que qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferncia, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqncia, como receptores de rdio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situao, at televisores, podem sofrer interferncia. A tecnologia usa a faixa de freqncias de 1,7 MHz a 50 MHz, com espalhamento harmnico at freqncias mais altas. Outra desvantagem o fato de ser half-duplex sem esquecer que um sistema de banda partilhada. Estas duas caractersticas fazem com que o dbito seja reduzido em comparao com outras tecnologias. Em alguns pases, existem movimentos e aes judiciais contra a sua instalao.

Outra desvantagem vem do fato de a PLC ser uma mdia compartilhada e estruturada de modo paralelo. Assim, todas as casas ligadas numa mesma subestao eltrica compartilham a largura de banda disponvel. Isso significa que o desempenho da ligao pode variar de

acordo com o nmero de pessoas que estiverem navegando ou baixando arquivos simultaneamente.

3.8 Servios Suportados

Os servios de telecomunicaes em uma rede PLC esto baseados no protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). O estgio atual da tecnologia PLC e as possibilidades de explorao de servios que ela oferece merecem dupla ateno por parte dos dirigentes das Empresas de Energia Eltrica, a anunciada chegada da competio nos mercados de energia e a conseqente presso pelo aumento de resultados vm forando essas empresas a buscar fontes alternativas de receita, outra razo que o emprego da tecnologia proporciona a reduo de custos operacionais, outra imposio do mercado competitivo. A aplicao da tecnologia contribui para a realizao desses dois objetivos, viabilizando a explorao dos seguintes servios:

Acesso em Banda Larga Internet; Vdeo a Pedido; Telefonia IP VoIP; Servios de Monitorao e Vigilncia; Servios de Monitoramento de Trnsito (Cmeras e Comandos); Automao Residencial Domstica; Monitoramento de processos produtivos on-line.

3.9 Equipamentos

Os principais equipamentos presentes em redes PLC so:

Modem (PNT): Usado para a recepo e transmisso dos dados, o modem instalado em um host (estao de trabalho, servidor, etc.) que ligado tomada de eletricidade. responsvel pela comunicao com o Demodulador Repetidor (PNR).

10

Demodulador Repetidor (PNR): Este equipamento faculta o acesso direto do sistema In door para o sistema Outdoor. Cada residncia tem um, e este comunica com o Concentrador Mestre (PNU).

Concentrador Mestre (PNU): Controla o sistema Outdoor e liga uma Clula de Energia (Power Cell) rede do backbone. Geralmente esta localizada no transformador. Deste ponto em diante a comunicao pode ser feita pela operadora de telecomunicaes.

4. CONCLUSO

Transmitir dados, vdeo e voz por um meio fsico que atende a mais de 90% das residncias no Brasil o principal trunfo do PLC. Baseado nisto as companhias energticas est testando a tecnologia a todo vapor, a fim de solucionar os problemas existentes, para que se possa em breve ter Internet nas tomadas de casa.

Ainda h o que melhorar, porm a evoluo est cada vez mais acelerada e provavelmente em dois ou trs anos o PLC ser realidade. A barreira tcnica encontra-se praticamente vencida agora o que falta realmente ultrapassar o obstculo econmico, que hoje o principal fator que impede a implantao do sistema PLC no Brasil e no Mundo. So poucas empresas no Mundo que fabricam equipamentos PLC, por isso eles ainda so caros e conseqentemente fogem da realidade brasileira.

5. BIBLIOGRAFIA

Radiodifusores querem mais proteo contra o PLC. Notcias SBTVD-CPqD, Acesso em 30 ago 2011.

VARGAS, A. A. Estudo sobre Comunicao de Dados via Rede Eltrica para Aplicaes de Automao Residencial/Predial. 2004. 59 f. Trabalho Individual (Graduao em Engenharia da Computao) Instituto de Informtica, UFRGS, Porto Alegre.

ANDRADE, R. P; RENATO, K. S. Uma Viso Geral Sobre a Tecnologia PLC. 2004. 60 f. (Graduao em Engenharia Eltrica) UFG, Gois.

11

SILVA, F. C. Redes de Comunicao Para Aplicaes em Automao Residencial: Reviso De Literatura. 2006. 78 f. (Graduao em Cincia da Computao) UFLA, Lavras - MG.

PROJETO DE REDES. Redes PLC. Disponvel em: <http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_redes_plc_01.php>. Acesso em 30 ago 2011.

You might also like