You are on page 1of 12

Colpocitologia Onctica Anormal na Gestao Jos Eleutrio Junior O exame citopatolgico da crvice ainda o mtodo de rastreio por excelncia

a para deteco de leses pr-malignas e malignas iniciais do colo uterino. Atravs de identificao de atipias que se associam as leses intra-epiteliais escamosas possvel um boa correlao diagnstica com uma real leso histolgica. Dados e condutas frente a tais atipias em relao populao feminina geral so bastante explorados em literatura nacional e internacional. No entanto, quando as anormalidades epiteliais so citologicamente sugeridas em mulheres gestantes pouco se tem explorado e muitas dvidas ainda pairam. Acredita-se que cerca de 5% dos esfregaos cervicais sejam anormais na gravidez, com a vasta maioria sendo de clulas escamosas atpicas de significado indeterminado (ASC-US) e leso intra-epitelial escamosa de baixo grau (LSIL). Cncer, no entanto, relativamente raro (1:1240 a 1,2 :10000 gravidezes). As estatsticas no Brasil so falhas, mas provvel que a incidncia de exame de Papanicolaou anormal na gestao seja entre 7 a 10%. Embora as leses mais bem definidas no exame de citologia cervical, tais como leso intra-epitelial escamosa de baixo grau (LSIL) consistente com infeco por Papilomavrus humano (HPV) e/ou neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) classe I, leso intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL) consistente com NIC classe II ou III, carcinoma escamoso e adenocarcinoma tenham suas condutas j devidamente protocoladas, muitos ainda no tm certeza at que ponto tais protocolos podem ser adotados em mulheres gestantes. Obviamente que no nos furtamos do raciocnio lgico de que os casos devem ser individualizados, mas possvel traar linhas gerais para que a conduta tomada seja

a mais adequada possvel levando-se em conta o bem estar da me e de seu concepto. Assim, a seguir sugerimos fluxograma de conduta para laudos citolgicos anormais na gravidez.

1. ASC (Clulas escamosas atpicas)

ASC-US (clulas escamosas atpicas de significado indeterminado)

No associado a quadro inflamatrio

Associado a quadro inflamatrio

Controle citolgico (06 meses)

Controle citolgico ps-tratamento (aps 4 meses)

Aps 02 controles negativos

Um controle positivo (ASC, LSIL* ou HSIL**).

Exame anual

Colposcopia e bipsia se necessrio

* LSIL: leso intra-epitelial escamosa de baixo grau ** HSIL: leso intra-epitelial escamosa de alto grau

2. ASC-H (ASC em que no se pode descartar leso intra-epitelial escamosa de alto grau)

ASC-H

Imediata referncia para colposcopia

ZTN

ZTA

Controle citolgico e colposcpico no ps-parto

Suspeito para LSIL

Suspeito para HSIL

Piora colposcpica

Colposcopia a cada 2/3 meses

Leso estvel Colposcopia e bipsia 3 meses aps o parto Conduta conforme o diagnstico histopatolgico

Bipsia

3. Leso intra-epitelial escamosa de baixo grau (LSIL)

LSIL

Imediata colposcopia

ZTN

ZTA

Controle citolgico e colposcpico no ps-parto

Suspeito para LSIL

Suspeito para HSIL

P i o r a

Colposcopia trimestral

Colposcopia a cada dois meses

Leso estvel Colposcopia e bipsia 3 meses aps o parto Colposcopia e bipsia 3 meses aps o parto

P i o r a

Bipsia

Conduta conforme o resultado da bipsia

Bipsia

* A bipsia pode ser feita com pina ou caf (cirurgia de alta freqncia). Lembrar que na suspeita de comprometimento glandular a caf deve ser evitada, pois os artefatos impedem a adequada avaliao do patologista. Obs.: Sempre lembrar que em 20% das oportunidades pode no ocorrer uma correlao direta entre a citologia e o histopatolgico. Da ser importante a confirmao histopatolgica, mesmo para leses de baixo grau.

4. Leso intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL)

HSIL

Imediata colposcopia e bipsia*

HPV e/ou NIC I

NIC II/ NIC III

Microinvaso

Colposcopia a cada 2/3 meses para observar se h sinal de progresso

Conizao

Leso estvel

Piora da leso

NIC III

Colposcopia com bipsia 3 meses aps o parto

Nova bipsia

Microinvaso com margens livres

Conduta conforme o laudo histopatolgico

Parto normal e reavaliao 3 meses aps o parto

- Casos de micro-invaso com margens positivas e invaso franca devem ter suas condutas discutidas e realizadas com oncologista ginecolgico em centro tercirio. * A bipsia pode ser feita com pina ou caf (cirurgia de alta freqncia). Lembrar que na suspeita de comprometimento glandular a caf deve ser evitada, pois os artefatos impedem a adequada avaliao do patologista.

5. Carcinoma suspeito para micro-invaso

Carcinoma micro-invasivo

Colposcopia e bipsia

Carcinoma microinvasivo

Carcinoma invasivo

Conizao

NIC

Micro-invasivo

Cncer invasivo

Colposcopia e citologia 3 meses aps o parto

Margens negativas

Margens positivas

Parto normal

Avaliao psparto junto com oncologista ginecolgico

Avaliao junto com oncologista ginecolgico

6. Carcinoma invasivo

Carcinoma invasivo

Colposcopia e bipsia

Carcinoma micro-invasor

Carcinoma invasor

Remete ao item 5

Encaminha para servio de oncologia ginecolgica

7. Atipias em clulas glandulares de significado indeterminado (AGUS)

AGUS

Controle citolgico e colposcopia

Leso presente

Leso ausente

Bipsia *

Controle citolgico e colposcpico 3 meses aps o parto

Conduta conforme a leso diagnosticada

* Convm imediata bipsia em leso colposcpica, pois se sabe que com grande freqncia AGUS est associada a leso intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL).

8. Adenocarcinoma

Adenocarcinoma

Colposcopia e bipsia

Servio de oncologia ginecolgica

10

Uma grande dvida que se traduz em temor entre obstetras em relao a via de parto em mulheres diagnosticadas como portadoras de leses do colo uterino. O parto pode e deve ser transpelvino em situaes em que o diagnstico foi de NIC I e/ou HPV (LSIL), NIC II ou NIC III (HSIL), AGUS e, inclusive, nos casos de carcinoma epidermide micro-invasor, no ser que razes de ordem obsttrica impliquem em contra-indicao para a via baixa do parto. J diagnsticos de carcinoma epidermide francamente invasor e adenocarcinoma devem ser avaliados individualmente caso a caso, levando-se em conta idade gestacional, estadiamento do carcinoma e condies da me. importante frisar que as condutas aqui sugeridas se prestam para servios de uma maneira geral, sem nos determos em modelos mais modernos e tcnicas mais avanadas. Que fique claro que testes especficos para HPV (de alto risco), tal como a captura de hbridos de segunda gerao, podem e devem ser adotados por servios que disponham de mtodos de biologia molecular, uma vez que quando o teste negativo para grupo de alto risco em casos de leses intra-epiteliais e ASC, pode-se adotar conduta mais conservadora, alm de diminuir os custos emocionais ocasionados por bipsia em to delicada situao.

11

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

You might also like