You are on page 1of 46

TRABALHO DOMSTICO

Direitos e Deveres
Orientaes

Braslia 2005

2004 Ministrio do Trabalho e Emprego

permitida a reproduo parcial desta obra, desde que citada a fonte. 1 Edio: 1.000 exemplares dezembro 2004 2 edio: 50.000 exemplares abril 2005 Edio e Distribuio: Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT) Esplanada dos Ministrios Bloco F Anexo, Ala B, 1 Andar, Gabinete Esplanada dos Ministrios, Bloco F, Tels.: (061) 224-7312/226-1997 Fax: (061) 226-9353 CEP: 70059-900 Braslia/DF Impresso no Brasil/Printed in Brazil

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Biblioteca. Seo de Processos Tcnicos MTE T758 Trabalho domstico : direitos e deveres: orientaes. 2. ed. Braslia: MTE, SIT, 2005. 50 p. Inclui, em anexo, modelo de aviso-prvio empregador e empregado e informaes complementares sobre contrato de trabalho. 1. Trabalho domstico, legislao, Brasil. 2. Trabalho domstico, inspeo, Brasil. I. Brasil, Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE). II. Brasil, Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT). CDD 341.65183

SUMRIO
Apresentao ............................................................. 5 O(a) Empregado(a) Domstico(a) ................................. 9 Direitos do(a) Empregado(a) Domstico(a) .................. 11 Deveres do(a) Empregado(a) Domstico(a) ................. 20 Outras Obrigaes do(a) Empregado(a) Domstico(a) . 21 Obrigaes do(a) Empregador(a) ............................... 22 Descontos ................................................................ 24 Contribuies Previdencirias .................................... 25 Informaes Importantes para Empregado(a) e Empregador(a).......................................................... 27 Informaes Complementares sobre Resciso do Contrato de Trabalho ........................................... 29 Situaes Especficas ................................................. 31 Assdio Moral e Assdio Sexual ................................. 34 Condies Mnimas de Segurana, Sade, Conforto e Alimentao ............................................ 36 ANEXOS CTPS Contrato de Trabalho .................................... 41 Instrues para Preenchimento da CTPS ..................... 42 Contrato de Experincia ............................................ 44

Recibo de Salrio ...................................................... 45 Recibo de Entrega de Vale-Transporte ........................ 46 Recibo de Frias ....................................................... 47 Avisos-Prvios Empregador(a) e Empregado(a) ......... 48 Termo de Resciso de Contrato de Trabalho ............... 49 Mais Informaes ..................................................... 50

Apresentao
De acordo com os dados oficiais, a categoria dos(as) domsticos(as) rene grande nmero de trabalhadores(as); mulheres, em sua esmagadora maioria. A despeito da abrangncia, muita, ainda, a informalidade no setor. A falta de assinatura da Carteira de Trabalho e o desrespeito ao salrio-mnimo so exemplos flagrantes de violaes constatadas na maior parte dos vnculos empregatcios. Sabe-se, contudo, que nem sempre a informalidade fruto da m-f. s vezes, as prticas irregulares decorrem do desconhecimento da legislao. Reconhecendo a necessidade de criar mecanismos de acesso a informaes que propiciem o efetivo cumprimento das normas de proteo ao trabalho e assegurem o pleno exerccio da cidadania, o Ministrio do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeo do Trabalho condensa, de forma simplificada e didtica, os direitos e deveres concernentes ao vnculo domstico, desde o momento da sua formao at a sua extino. A relevncia das informaes aqui contidas aumenta medida que no se restringe a esclarecer o(a) trabalhador(a) a respeito dos direitos que, muitas vezes, lhe so suprimidos em face da informalidade do vnculo, mas, tambm, destina-se a orientar o(a) empregador(a) sobre os riscos a que se encontra exposto(a), por no observar a legislao vigente. Nesse sentido, o melhor caminho ser sempre o da legalidade. fato que o vnculo domstico, quase sempre, ultrapassa o liame puramente profissional e estabelece ligaes de cunho afetivo, sujeitas s oscilaes prprias da natureza dessa relao. O disciplinamento legal se mostra proveitoso para ambas as partes, protegendo-as de maiores transtornos. RICARDO BERZOINI Ministro do Trabalho e Emprego

Colaboraram na elaborao desta publicao os servidores Walewska Riva Miranda Bezerra (DRT/CE), Deuzina da Silva Lopes (DEFIT/SIT/MTE), Rinaldo Marinho Costa Lima (DSST/SIT/MTE), Roselaine Beatriz Wiedtheuper (DRT/MT) e Rachel Pereira de Almeida (CRPS/MPS).

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

O(a) Empregado(a) Domstico(a)


Considera-se empregado(a) domstico(a) aquele(a) maior de 16 anos que presta servios de natureza contnua (freqente, constante) e de finalidade no-lucrativa pessoa ou famlia, no mbito residencial destas. Assim, o trao diferenciador do emprego domstico o carter no-econmico da atividade exercida no mbito residencial do(a) empregador(a). Nesses termos, integram a categoria os(as) seguintes trabalhadores(as): cozinheiro(a), governanta, bab, lavadeira, faxineiro(a), vigia, motorista particular, jardineiro(a), acompanhante de idosos(as), entre outras. O(a) caseiro(a) tambm considerado(a) empregado(a) domstico(a), quando o stio ou local onde exerce a sua atividade no possui finalidade lucrativa. A Lei n 5.859, de 11 de dezembro de 1972, regulamentada pelo Decreto n 71.885, de 9 de maro de 1973, dispe sobre a profisso do(a) empregado(a) domstico(a), conceituando e atribuindo-lhe direitos. A Constituio Federal de 1988, por sua vez, concedeu outros direitos sociais aos(as) empregados(as) domsticos(as), tais como: salrio-mnimo; irredutibilidade salarial; repouso semanal remunerado; gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, 1/3 a mais do que o salrio normal; licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com durao de 120 dias; licena-paternidade; aviso-prvio; aposentadoria e integrao Previdncia Social.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Direitos do(a) Empregado(a) Domstico(a)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devidamente anotada. salrio-mnimo fixado em lei. Irredutibilidade salarial. 13 (dcimo terceiro) salrio. Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. Frias de 30 (trinta) dias remuneradas. Frias proporcionais, no trmino do contrato de trabalho. Licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio. Licena-paternidade de 5 dias corridos.

10. Auxlio-doena pago pelo INSS. 11. Aviso-prvio de, no mnimo, 30 dias. 12. Aposentadoria. 13. Integrao Previdncia Social. 14. Vale-Transporte. 15. Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), benefcio opcional. 16. Seguro-Desemprego concedido, exclusivamente, ao () empregado(a) includo(a) no FGTS.

11

12
1.

Carteira de Trabalho e Previdncia Social Devidamente anotada, especificando-se as condies do contrato de trabalho (data de admisso, salrio ajustado e condies especiais, se houver).
As anotaes devem ser efetuadas no prazo de 48 horas, aps entregue a Carteira de Trabalho pelo(a) empregado(a), quando da sua admisso. A data de admisso a ser anotada corresponde do primeiro dia de trabalho, mesmo em contrato de experincia. (art. 5 do Decreto n 71.885, de 9 de maro de 1973, e art. 29, 1, da CLT).

2. 3. 4.

Salrio-mnimo Fixado em lei (art. 7, pargrafo nico, da Constituio Federal). Irredutibilidade salarial (Art. 7, pargrafo nico, da Constituio Federal). 13 (dcimo terceiro) salrio Esta gratificao concedida anualmente, em duas parcelas. A primeira, entre os meses de fevereiro e novembro, no valor correspondente metade do salrio do ms anterior, e a segunda, at o dia 20 de dezembro, no valor da remunerao de dezembro, descontado o adiantamento feito.
Se o(a) empregado(a) quiser receber o adiantamento, por ocasio das frias, dever requerer no ms de janeiro do ano correspondente (art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal, Lei n 4.090, de 13 de julho de 1962, e Lei n 4.749, de 12 de agosto de 1965, regulamentada pelo Decreto n 57.155, de 3 de novembro de 1965).

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

5. 6.

Repouso semanal remunerado Preferencialmente aos domingos (art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal). Frias de 30 (trinta)1 dias Remuneradas com, pelo menos, 1/3 a mais que o salrio normal, aps cada perodo de 12 me-

Alterao ocorrida com a promulgao da Conveno n 132 da Organizao Internacional do Trabalho, por meio do Decreto n 3.197, de 5 de outubro de 1999, e entendimento jurisprudencial.

ses de servio prestado mesma pessoa ou famlia, contado da data da admisso. Tal perodo, fixado a critrio do(a) empregador(a), dever ser concedido nos 12 meses subseqentes data em que o(a) empregado (a) tiver adquirido o direito. O(a) empregado(a) poder requerer a converso de 1/3 do valor das frias em abono pecunirio (transformar em dinheiro 1/3 das frias), desde que requeira at 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo (art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal, art. 129 e seguintes da CLT). O pagamento da remunerao das frias ser efetuado at 2 dias antes do incio do respectivo perodo de gozo (art. 145, CLT). 7.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Frias proporcionais No trmino do contrato de trabalho.


Em razo da Conveno n 132 da OIT, promulgada pelo Decreto Presidencial n 3.197, de 5 de outubro de 1999, a qual tem fora de lei e assegurou a todos os(as) empregados(as), inclusive os(as) domsticos(as), o direito a frias proporcionais, independentemente da forma de desligamento (arts. 146 a 148, CLT), mesmo que incompleto o perodo aquisitivo de 12 meses. Assim, o(a) empregado(a) que pede demisso antes de completar 12 meses de servio, tem direito a frias proporcionais.

8.

Licena gestante Sem prejuzo do emprego e do salrio, com durao de 120 dias (art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal).
O art. 73, I, da Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, dispe que o salrio-maternidade ser pago diretamente pela Previdncia Social empregada domstica, em valor correspondente ao do seu ltimo salrio-de-contribuio, que no ser inferior ao salrio-mnimo e nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio para a Previdncia Social.

13

14
O salrio-maternidade devido empregada domstica, independentemente de carncia (art. 30, II, do Decreto n 3.048/99), isto , com qualquer tempo de servio. O incio do afastamento do trabalho determinado por atestado mdico fornecido pelo Sistema nico de Sade (SUS) ou por mdico particular. Poder ser requerido no perodo entre 28 dias antes do parto e a data de sua ocorrncia. Em caso de parto antecipado, a segurada ter direito aos 120 dias. A licena-gestante tambm ser devida segurada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo, nos seguintes termos: criana at 1 ano (120 dias); de 1 a 4 anos (60 dias); e de 4 a 8 anos (30 dias), de acordo com o art. 93-A, do mencionado Decreto. Para requerer o benefcio, a domstica gestante dever apresentar, em uma Agncia da Previdncia Social (APS), o atestado mdico declarando o ms da gestao, a Carteira de Trabalho e o comprovante de recolhimento da contribuio previdenciria. O requerimento do salrio-maternidade tambm poder ser efetuado pela internet (www.previdenciasocial.gov.br), em qualquer de suas hipteses: parto, adoo ou guarda judicial. Caso o requerimento seja feito pela internet, o mesmo dever ser impresso e assinado pelo empregado(a) domstico(a) e dever ser encaminhado pelos Correios ou entregue na Agncia da Previdncia Social (APS) com cpia do CPF da requerente e com o atestado mdico original ou cpia autenticada da Certido de Nascimento da criana. No perodo de salrio-maternidade da segurada empregada domstica, caber ao(a) empregador(a) recolher apenas a parcela da contribuio a seu encargo, sendo que a parcela devida pela empregada domstica ser descontada pelo INSS no benefcio.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

De acordo com entedimento jurisprudencial, a dispensa da domstica gestante importa o pagamento, por parte do(a) empregador(a), de indenizao equivalente ao salrio-maternidade (120 dias). 9.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Licena-paternidade De 5 dias corridos, para o(a) empregado(a), a contar da data do nascimento do filho (art. 7, pargrafo nico, Constituio Fedaral, e art. 10, 1, das Disposies Constitucionais Transitrias).

10. Auxlio-doena Ser pago pelo INSS a partir do primeiro dia de afastamento. Este benefcio dever ser requerido, no mximo, at 30 dias do incio da incapacidade. Caso o requerimento seja feito aps o 30 dia do afastamento da atividade, o auxlio-doena s ser concedido a contar da data de entrada do requerimento, conforme art. 72 do Decreto n 3.048, de 6 de maio de 1999. 11. Aviso-prvio De, no mnimo, 30 dias. (art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal). Quando uma das partes quiser rescindir o contrato de trabalho dever comunicar outra sua deciso, com antecedncia mnima de 30 dias. No caso de dispensa imediata, o(a) empregador(a) dever efetuar o pagamento relativo aos 30 dias do aviso-prvio, computando-o como tempo de servio para efeito de frias e 13 salrio (art. 487, 1, CLT). A falta de aviso-prvio por parte do(a) empregado(a) d ao empregador(a) o direito de descontar os salrios correspondentes ao respectivo prazo (art. 487, 2, CLT). Quando o(a) empregador(a) dispensar o(a) empregado(a) do cumprimento do aviso-prvio, dever fazer constar, expressamente, do texto do aviso, indenizando o perodo de 30 dias. O perodo do aviso-prvio indenizado ser computado para fins de clculo das parcelas de 13 salrio e frias.

15

16
12. Aposentadoria (Art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal). A aposentadoria por invalidez (carncia 12 contribuies mensais) depender da verificao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo do INSS e ser devida a contar da data do incio da incapacidade ou da data da entrada do requerimento, se entre essas datas decorrerem mais de 30 dias. Ser automaticamente cancelada quando o(a) aposentado(a) retornar ao trabalho (arts. 29, I, 43, 44, 1, II, 2, 45, 46, 47 e 48, do Decreto n 3.048, de 6 de maio de 1999). A aposentadoria por idade ser devida ao segurado que completar 65 anos e segurada com 60 anos, uma vez cumprida a carncia de 180 contribuies mensais (arts. 29, II, 51, 52, I, do referido Decreto). 13. Integrao Previdncia Social (Art. 7, pargrafo nico, Constituio Federal). 14. Vale-transporte Institudo pela Lei n 7.418, de 16 de dezembro de 1985, e regulamentado pelo Decreto n 95.247, de 17 de novembro de 1987, devido ao() empregado(a) domstico(a) quando da utilizao de meios de transporte coletivo urbano, intermunicipal ou interestadual com caractersticas semelhantes ao urbano, para deslocamento residncia/trabalho e vice-versa. Para tanto, o(a) empregado(a) dever declarar a quantidade de vales necessria para o efetivo deslocamento.
SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

15. Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS) Benefcio opcional, institudo pelo art. 1, da Lei n 10.208, de 23 de maro de 2001, resultante de negociao entre empregado(a) e empregador(a). A despeito da incluso do(a) trabalhador(a) domstico(a) no sistema do FGTS ser facultativa, se efetivada, reveste-se de carter irretratvel em relao ao respectivo vnculo empregatcio. O(a) empregado(a) domstico(a) ser identificado(a) no Sistema do FGTS pelo nmero de inscrio no PIS-PASEP ou pelo nmero de inscrio do trabalhador no INSS (NIT).

Caso no possua nenhuma dessas inscries, o(a) empregador(a) dever preencher o Documento de Cadastramento do Trabalhador (DCT), adquirvel em papelarias, a dirigir-se a uma agncia da CAIXA, munido do comprovante de inscrio no CEI e da Carteira de Trabalho do(a) empregado(a), e solicitar o respectivo cadastramento no PIS-PASEP. A inscrio como empregado(a) domstico(a) na Previdncia Social poder ser solicitada pelo(a) prprio(a) empregado(a) ou pelo(a) empregador(a), em Agncia do INSS, ou ainda, pela Internet ou pelo PrevFone (0800780191). Para a realizao do recolhimento do FGTS e da prestao de informaes Previdncia Social, o(a) empregador(a) domstico(a) dever se dirigir a uma Agncia do INSS e inscrever-se no Cadastro Especfico do INSS (CEI). A matrcula CEI tambm poder ser feita pela internet (www. previdenciasocial.gov.br). O recolhimento, no valor de 8% do salrio pago ou devido mensalmente, ser feito at o dia 7 do ms seguinte, mas, se no dia 7 no houver expediente bancrio, o recolhimento dever ser antecipado para o dia til anterior ao dia 7. Para efetuar o recolhimento do FGTS, o(a) empregador(a) dever preencher e assinar a Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social GFIP (disponvel em papelarias) e apresent-la a uma agncia da CAIXA ou da rede bancria conveniada. Ocorrendo resciso do contrato de trabalho, devero ser observadas as hipteses de desligamento para recolhimento do percentual incidente sobre o montante de todos os depsitos realizados durante a vigncia do contrato, devidamente atualizados, na conta vinculada do(a) empregado(a):

17

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

18
a) despedida pelo(a) empregador(a) sem justa causa 40%; b) despedida por culpa recproca ou fora maior 20% (art. 18, 1 e 2, da Lei n 8.036, de 11 de maio de 1990). Este recolhimento dever ser efetuado por meio da Guia de Recolhimento Rescisrio do FGTS e da Contribuio Social (GRFC), tambm disponvel em papelarias ou no site da CAIXA (www.caixa.gov.br). O empregador tambm poder solicitar a emisso da GRFC pr-impressa junto a uma agncia da CAIXA. Atente-se que o(a) empregador(a) domstico(a) est isento da Contribuio Social de que trata a Lei Complementar n 110, de 29 de junho de 2001 (art. 1, pargrafo nico, e art. 2, 1, II). 16. Seguro-desemprego Concedido, exclusivamente, ao() empregado(a) inscrito(a) no FGTS, por um perodo mnimo de 15 meses nos ltimos 24 meses contados da dispensa sem justa causa, que no est em gozo de qualquer benefcio previdencirio de prestao continuada, excetuados auxlio-acidente e penso por morte, e, ainda, que no possui renda prpria de qualquer natureza. As hipteses de justa causa so as constantes do art. 482 da CLT, exceo das alneas c e g. Para clculo do perodo do benefcio, sero considerados os meses de depsitos feitos ao FGTS, em nome do(a) empregado(a) domstico(a), por um(a) ou mais empregadores(as). O benefcio do seguro-desemprego ao(a) domstico(a) consiste no pagamento, no valor de 1 salrio-mnimo, por um perodo mximo de 3 meses, de forma contnua ou alternada, a cada perodo aquisitivo de 16 meses. Para se habilitar ao benefcio do seguro-desemprego, o(a) empregado(a) dever se apresentar s unidades descen-

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

tralizadas do Ministrio do Trabalho e Emprego ou aos rgos autorizados, do 7 ao 90 dia subseqente data de sua dispensa, portando os seguintes documentos:

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Carteira de Trabalho Na qual dever constar a anotao


do contrato de trabalho domstico e a data de dispensa, comprovando a durao do vnculo empregatcio, durante, pelo menos, 15 meses nos ltimos 24 meses.

Termo de Resciso Atestando a dispensa sem justa


causa.

Documento comprobatrio de recolhimento das contribuies previdencirias e do FGTS Referente ao vnculo empregatcio, como domstico(a).

Declaraes Firmadas no documento de Requerimento do Seguro-Desemprego do Empregado Domstico (RSDED), de que no est em gozo de nenhum benefcio de prestao continuada, e de que no possui renda prpria suficiente a sua manuteno e de sua famlia. So dispensadas a assistncia e a homologao resciso contratual do empregado(a) domstico(a), mesmo no caso do optante, para fins de recebimento do FGTS e do seguro-desemprego.

19

20

Deveres do(a) Empregado(a) Domstico(a)


Ao ser admitido(a) no emprego, o(a) empregado(a) domstico(a) dever apresentar os seguintes documentos: 1.

Carteira de Trabalho e Previdncia Social Para obter a CTPS, o(a) trabalhador(a), com mais de 16 anos de idade, dever se dirigir, portando uma foto 3x4 e qualquer documento de identidade (Carteira de Identidade, Certido de Nascimento ou Casamento, Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), Ttulo Eleitoral, etc.), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), s Subdelegacias ou s Agncias de Atendimento ao Trabalhador, ou, ainda, ao Sistema Nacional de Empregos (SINE), sindicatos, prefeituras ou outros rgos conveniados (art. 13 e seguintes da Consolidao das Leis do Trabalho. Comprovante de inscrio no INSS Caso j o possua. No o possuindo, poder efetuar seu cadastramento nas Agncias do INSS, apresentando o CPF, Certido de Nascimento ou Casamento, Carteira de Identidade e CTPS devidamente anotada. Poder, ainda, o(a) trabalhador(a) se cadastrar pela Internet ou pelo PREVFONE 0800780191 (Instruo Normativa n 95, de 7 de outubro de 2003). Atestado de sade fornecido por mdico Caso o(a) empregador(a) julgue necessrio.

2.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

3.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Outras Obrigaes do(a) Empregado(a) Domstico(a)


Ser assduo(a) ao trabalho e desempenhar suas tarefas conforme instrues do(a) empregador(a). Ao receber o salrio, assinar recibo, dando quitao do valor percebido. Quando for desligado(a) do emprego, por demisso ou pedido de dispensa, o(a) empregado(a) dever apresentar sua Carteira de Trabalho a fim de que o(a) empregador(a) proceda s devidas anotaes. Quando pedir dispensa, o(a) empregado(a) dever comunicar ao() empregador(a) sua inteno, com a antecedncia mnima de 30 dias.

21

22

Obrigaes do(a) Empregador(a)


Anotar a Carteira de Trabalho do(a) empregado(a), devolvendo-a, devidamente assinada, no prazo de 48 horas. Devero ser anotados: data de admisso, cargo ou funo, salrio contratado e posteriores alteraes salariais, perodo aquisitivo, incio e trmino de frias, data de desligamento do emprego, espcie de estabelecimento, bem como os dados relativos identificao do(a) empregador(a). proibido ao() empregador(a) fazer constar da CTPS do(a) empregado(a) qualquer anotao desabonadora de sua conduta (art. 29, 1 e 4, da CLT). Constitui crime de falsidade, previsto no art. 299, do Cdigo Penal, proceder a quaisquer anotaes no verdadeiras na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Exigir do(a) empregado(a) apresentao do comprovante de inscrio no INSS. Caso o(a) empregado(a) no possua, o(a) empregador(a) dever inscrev-lo(a). Preencher devidamente os recibos de pagamento dos salrios, inclusive adiantamentos, sejam mensais ou semanais, solicitando assinatura do(a) empregado(a) no ato do pagamento, o qual dever ser feito, o mais tardar, at o 5 dia til do ms subseqente ao vencido (art. 459, 1, CLT). Quando a admisso ocorrer no curso do ms, efetua-se o pagamento proporcional aos dias trabalhados, no prazo referido, tomando-se os meses seguintes por inteiro. O recibo dever ser feito em duas vias, ficando a primeira via com o(a) empregador(a) e a segunda com o(a) empregado(a). O pagamento do salrio deve ser feito, em dia til e no local do trabalho, em dinheiro ou mediante depsito em conta bancria,

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

aberta para esse fim, com o consentimento do(a) empregado(a), em estabelecimento prximo ao local do trabalho (arts. 465, 463, e 464, pargrafo nico, da CLT); Preencher devidamente os recibos referentes ao pagamento de frias e 13 salrio. Fornecer ao() empregado(a) via do recolhimento mensal do INSS.

23

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

24

Descontos
O(a) empregador(a) poder descontar dos salrios do(a) empregado(a): faltas ao servio, no justificadas ou que no foram previamente autorizadas;

at 6% do salrio contratado, limitado ao montante de vales-transporte recebidos;

os adiantamentos concedidos mediante recibo; contribuio previdenciria, de acordo com o salrio recebido.
Observao:
O uniforme e outros acessrios concedidos pelo(a) empregador(a) e usados no local de trabalho no podero ser descontados.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Contribuies Previdencirias
(Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, Lei n 8.213, de 24 de julho de 1991, Decreto n 3.048, 6 de maio de 1999, Instruo Normativa n 95, de 7 de outubro de 2003, Instruo Normativa n 100, de 18 de dezembro de 2003 e Portaria n 479, de 7 de maio de 2004). a) O(a) empregado(a) contribuir com uma percentagem de:
Salrio de Contribuio (R$)
2

Alquota de Recolhimento (%) 7,65 (*) 8,65 (*) 9,00 11,00

At 752,62 de 752,63 at 780,00 de 780,01 at 1.254,36 de 1.254,37 at 2.508,72

(*) Alquota reduzida para salrios e remuneraes at trs salrios-mnimos, em razo do disposto no inciso II do art. 17 da Lei n 9.311, de 24 de outubro de 1996, que instituiu a Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e de Direitos de Natureza Financeira (CPMF).

O salrio de contribuio dever ser corrigido quando aumentar o salrio-mnimo.

25

26
b) o(a) empregador(a) domstico(a) contribuir com 12% do salrio contratual. Essas contribuies incidiro tambm sobre os pagamentos relativos a 13 salrio, frias e respectivo 1/3 constitucional, exceto frias indenizadas e 1/3 indenizado na resciso contratual; c) o recolhimento previdncia social de responsabilidade do(a) empregador(a) domstico(a) e dever ser feito at o dia 15 do ms seguinte quele a que a contribuio se refira, prorrogando-se o vencimento para o dia til subseqente quando no houver expediente bancrio no dia 15. d) o recolhimento da contribuio previdenciria sobre o 13 salrio dever ser feito at o dia 20 de dezembro, antecipando-se o pagamento para o dia til anterior quando no houver expediente bancrio no dia 20. e) o perodo de carncia para que o segurado faa juz aos benefcios, auxlio-doena e aposentadoria por invalidez, no caso do empregado domstico, de 12 contribuies mensais, contado da data do efetivo recolhimento da primeira contribuio sem atraso, no sendo consideradas para esse fim as contribuies recolhidas com atraso referente a competncias anteriores.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Informaes Importantes para Empregado(a) e Empregador(a)


O(a) empregado(a) domstico(a) poder ser contratado(a) em carter experimental, de modo a que suas aptides possam ser melhor avaliadas. O contrato de experincia dever ser anotado na CTPS do(a) empregado(a) e recomenda-se que seja firmado por escrito entre empregado(a) e empregador(a), podendo ser prorrogado uma nica vez, desde que a soma desses perodos no exceda 90 (noventa) dias. O(a) empregado(a) domstico(a), por falta de expressa previso legal, ainda no tem acesso aos seguintes benefcios:

recebimento do abono salarial e rendimentos relativos ao


Programa de Integrao Social (PIS), em virtude de no ser o(a) empregador(a) contribuinte desse programa;

salrio-famlia; estabilidade no emprego; benefcios por acidente de trabalho; adicional de periculosidade e insalubridade; horas-extras; jornada de trabalho fixada em lei; adicional noturno; repouso remunerado em feriados civis e religiosos, exceto se ajustado entre empregado e empregador.

Consoante Lei n 7.195, de 12 de junho de 1984, as agncias especializadas na indicao de empregados(as) domsticos(as) so civilmente responsveis pelos atos ilcitos cometidos por estes(as) no desempenho de suas atividades.

27

28
No ato da contratao, a agncia firmar compromisso com o empregador(a), obrigando-se a reparar qualquer dano que venha a ser praticado pelo empregado(a) contratado(a), no perodo de um ano. A informalidade da relao de trabalho expe tanto o(a) empregador(a), como o(a) empregado(a) a srios riscos e transtornos desnecessrios, como o de uma eventual reclamao trabalhista.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Informaes Complementares sobre Resciso do Contrato de Trabalho


Verbas rescisrias devidas ao empregado domstico dispensado sem justa causa:

Aviso-prvio (que ser indenizado, quando o empregador(a) deixar de comunicar ao empregado a sua deciso, com antecedncia mnima de 30 dias, ou seja, a falta do aviso-prvio por parte do empregador d ao empregado o direito de salrio correspondente ao respectivo prazo). A contagem do prazo do aviso-prvio se inicia no dia imediatamente posterior ao da comunicao. Saldo de salrio. 13 salrio proporcional. 13 salrio indenizado, quando o aviso for indenizado. Frias vencidas, para o empregado com mais de um ano. Frias proporcionais. Adicional de 1/3 constitucional de frias.

Verbas rescisrias devidas ao empregado domstico por pedido de demisso:

Aviso-prvio (o(a) empregado(a) deve comunicar o empregador a sua deciso, com antecedncia mnima de 30 dias. A falta do aviso-prvio por parte do(a) empregado(a) d ao empregador(a) o direito de descontar o salrio correspondente ao respectivo prazo). Saldo de salrio. 13 salrio proporcional.

29

30

Frias vencidas, para o empregado com mais de um ano servio. Frias proporcionais, mesmo que o empregado tenha menos de um ano de servio. Adicional de 1/3 constitucional de frias.

Ateno:

O direito ao aviso-prvio irrenuncivel pelo(a) empregado(a). O pedido de dispensa de cumprimento no exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego. (Enunciado 276 do TST). O pagamento a que fizer jus o(a) empregado(a) dever ser efetuado em dinheiro ou cheque administrativo, conforme acordem as partes, salvo se o(a) empregado(a) for analfabeto, quando o pagamento somente poder ser feito em dinheiro (art. 477, 4, CLT). Atente-se para o fato de que qualquer compensao no pagamento das verbas rescisrias no poder exceder a um ms de remunerao do(a) empregado(a) (art. 477, 5, CLT). Como j esclarecido, so dispensadas a assistncia e a homologao resciso contratual do empregado domstico, mesmo no caso do optante, para fins de recebimento do FGTS e do Seguro-Desemprego.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Havendo divergncias quanto s parcelas devidas por ocasio do desligamento ou quanto aos valores a serem pagos, as dvidas podero ser dirimidas pelo sindicato da categoria, Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) ou suas unidades descentralizadas.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Situaes Especficas
Caseiro(a)
Como abordado anteriormente, o(a) empregado(a) que trabalha em stios ou casas de campo utilizados especificamente para fins de lazer, sem nenhuma finalidade lucrativa, e onde no se vende nenhum produto, seja ele hortifrutigranjeiro ou de qualquer outra espcie, ser, para todos os efeitos legais, considerado(a) empregado(a) domstico(a).

Empregado(a) em Condomnio Residencial


O(a) empregado(a) que presta seus servios em condomnios residenciais porteiro(a), zelador(a), vigia etc. no empregado(a) domstico(a).

Empregado(a) Domstico(a) Menor de 18 Anos


A idade mnima para o ingresso em qualquer atividade profissional 16 anos, sendo assegurados todos os direitos legalmente estabelecidos, podendo, inclusive, o(a) trabalhador(a) menor de 18 anos assinar recibos de pagamento de salrio, frias, 13 salrio. Tratando-se de resciso do contrato de trabalho, no pode o(a) empregado(a) menor de 18 anos, sem a assistncia do responsvel legal, dar quitao aos valores que lhe so devidos na resciso de contrato. Recomenda-se que o menor de 18 anos somente exera atividades que no comprometam seu desenvolvimento, sade e segurana.

31

32 Dupla Atividade
Caso o(a) trabalhador(a) preste seus servios, tanto no mbito residencial do empregador(a) como em empresa de propriedade deste(a), descaracterizada est a relao de trabalho domstico, ou de acordo com as circunstncias, caracterizada estar a existncia de dois vnculos distintos de emprego.

Diarista
Os juzes e tribunais brasileiros embora apresentem entendimentos variados sobre a possibilidade de reconhecimento do vnculo da diarista que trabalha alguns dias por semana tm se inclinado no sentido de no admitir o vnculo empregatcio. Sob tal perspectiva, exemplificativa a recente deciso do Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicada no Dirio de Justia, em 2 de abril de 2004, cuja ementa reproduzimos:

Recurso de Revista 776.500/2001


DIARISTA QUE PRESTA SERVIOS EM RESIDNCIA APENAS EM TRS DIAS DA SEMANA INEXISTNCIA DE VNCULO EMPREGATCIO. O reconhecimento do vnculo empregatcio do domstico est condicionado continuidade na prestao dos servios, no se prestando ao reconhecimento do liame a realizao de trabalho durante alguns dias da semana (in casu trs), considerando-se que, para o domstico com vnculo de emprego permanente, a sua jornada de trabalho, geral e normalmente, executada de segunda-feira a sbado, ou seja, seis dias na semana, at porque foi assegurado ao domstico o descanso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos (CF, art. 7, XV, pargrafo nico). No caso, incontroverso que a Reclamante somente trabalhava trs vezes por semana para a Reclamada, no havendo como reconhecerlhe o vnculo empregatcio com a ora Recorrida, pois, nessa hiptese, estamos diante de servio prestado na modalidade

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

de empregado diarista. O carter de eventualidade do qual se reveste o trabalho do diarista decorre da inexistncia de garantia de continuidade da relao. O diarista presta servio e recebe no mesmo dia a remunerao do seu labor, geralmente superior quilo que faria jus se laborasse continuadamente para o mesmo empregador, pois nele restam englobados e pagos diretamente ao trabalhador os encargos sociais que seriam recolhidos a terceiros. Se no quiser mais prestar servios para este ou aquele tomador dos seus servios no precisar avislo com antecedncia ou submeter-se a nenhuma formalidade, j que de sua convenincia, pela flexibilidade de que goza, no manter um vnculo estvel e permanente com um nico empregador, pois tem variadas fontes de renda, provenientes dos vrios postos de servios que mantm. Recurso de Revista conhecido e desprovido. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n TST-RR-776.500/2001.7.

33

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

34

Assdio Moral e Assdio Sexual


A violncia moral e a sexual no ambiente do trabalho no so um fenmeno novo. As leis que tratam do assunto ajudaram a atenuar a existncia do problema, mas no o resolveram de todo. H a necessidade de conscientizao da vtima e do agressor(a), bem como a identificao das aes e atitudes, de modo a serem adotadas posturas que resgatem o respeito e a dignidade, criando um ambiente de trabalho gratificante e propcio a gerar produtividade.

Assdio moral toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude, etc.) que, intencional e freqentemente, fira a dignidade e a integridade fsica ou psquica de uma pessoa, ameaando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
As condutas mais comuns, dentre outras, so: instrues confusas e imprecisas ao() trabalhador(a); dificultar o trabalho; atribuir erros imaginrios ao() trabalhador(a); exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes; sobrecarga de tarefas; ignorar a presena do(a) trabalhador(a), ou no cumpriment-lo(a) ou, ainda, no lhe dirigir a palavra na frente dos outros, deliberadamente; fazer crticas ou brincadeiras de mau gosto ao() trabalhador(a) em pblico; impor horrios injustificados; retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho; agresso fsica ou verbal, quando esto ss o(a) assediador(a) e a vtima;

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

revista vexatria; restrio ao uso de sanitrios; ameaas; insultos; isolamento.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Assdio sexual A abordagem, no desejada pelo outro, com inteno sexual ou insistncia inoportuna de algum em posio privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Para sua perfeita caracterizao, o constrangimento deve ser causado por quem se prevalea de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Assdio Sexual crime (art. 216-A, do Cdigo Penal, com redao dada pela Lei n 10.224, de 15 de maio de 1991).

35

36

Condies Mnimas de Segurana, Sade, Conforto e Alimentao


Alimentao Deve ser fornecida em quantidade e qualidade compatveis com a necessidade nutricional e a atividade desenvolvida. Habitao Deve ter capacidade dimensionada de acordo com o nmero de moradores e possuir:

ventilao e iluminao suficientes; rede de energia eltrica devidamente protegida; pisos, paredes e cobertura adequados; instalaes sanitrias abastecidas por rede e servidas por sistema de esgotos;

portas e janelas capazes de proporcionar vedao suficiente.


Trabalho em altura A limpeza da face externa de janelas e fachadas de edifcios pode expor o(a) trabalhador(a) domstico(a) ao risco de queda de altura. A tarefa somente deve ser executada de forma totalmente segura. Levantamento e transporte de cargas O(a) empregador(a) no deve exigir do trabalhador(a) domstico o levantamento ou transporte manual de carga, cujo peso seja capaz de comprometer sua sade ou sua segurana. Riscos ambientais As atividades domsticas expem os(as) trabalhadores(as) a diversos agentes fsicos, qumicos e biolgicos que podem prejudicar a sua sade. Dentre os principais agentes, destacam-se os microorganismos presentes nas instalaes sanitrias e no lixo, produtos de limpeza, umidade e calor.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

O(a) empregador(a) responsvel pela adoo de medidas de proteo, como a reduo do tempo de exposio, e deve disponibilizar equipamentos (calados e luvas impermeveis) para reduzir o contato do(a) trabalhador(a) com os agentes ambientais. Nas atividades de higienizao, o(a) empregador(a) deve cuidar para que o(a) trabalhador(a) utilize apenas produtos qumicos destinados ao uso domstico. importante ler e cumprir as recomendaes contidas nos rtulos.

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Riscos de acidentes Os(as) trabalhadores(as) domsticos(as) tambm esto sujeitos a diversos tipos de acidentes, como: queimaduras, quedas, cortes e choques eltricos. Para a reduo dos riscos, o(a) empregador(a) deve adotar uma srie de medidas de proteo, tais como:

exigir ritmo de trabalho compatvel com a natureza da atividade e a capacidade do(a) trabalhador(a);

fornecer material de trabalho adequado tarefa a ser executada e em boas condies de uso;

orientar permanentemente o(a) empregado(a) sobre a tarefa


e seus riscos;

manter instalaes eltricas e de gs em boas condies de


uso;

proibir trabalho em altura com risco de queda.


Acompanhamento mdico aconselhvel que o(a) empregado(a) domstico(a), assim como os demais trabalhadores(as), seja submetido a acompanhamento mdico peridico, com o objetivo de preveno e diagnstico precoce de danos sade relacionados ao trabalho.

37

ANEXOS

CTPS Contrato de Trabalho


CONTRATO DE TRABALHO Empregador ..................................................................................... ....................................................................................................... CNPJ/CPF/CEI................................................................................. ....................................................................................................... Rua............................................................N:................................ Municpio..................................................Estado............................. Esp. do Estabelecimento ................................................................... Cargo ............................................................................................. ......................................... CBO n.................................................. Data Admisso.............de...............................................de ............. Registro n..........................................Fls./Ficha................................ Remunerao Especificada................................................................. .................................................................................................... ....................................................................................................... ....................................................................................................... Ass. O empregador ou a rogo c/ test. 1 ................................................ 2 ............................................. Data sada ............de...................................................de................ ....................................................................................................... Ass. O empregador ou a rogo c/ test. 1 ................................................ 2 ............................................. Com Dispensa CD n ....................................................................... ANOTAO DE FRIAS Gozou frias relativas ao perodo de ............................................ De.............../.............../............... a .............../.............../.............. ........................................................................................ Assinatura do empregador

41

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

42

Instrues para Preenchimento da CTPS


CONTRATO DE TRABALHO

Empregador: Preencher com o nome completo do empregador. CNPJ/CPF:


Por se tratar de emprego domstico, deve ser informado o nmero do Cadastro das Pessoas Fsicas (CPF) do empregador; havendo opo pelo regime do FGTS dever, tambm, ser informado o nmero do CEI junto ao INSS, na parte de anotaes gerais da CTPS.

Espcie de estabelecimento: Residncia, stio, chcara, outros. Cargo ou funo:


Discriminar a funo (empregado domstico nos servios gerais, cozinheiro do servio domstico, motorista no servio domstico,outros); mesmo que se especifique a funo, deve-se identific-la como de trabalho domstico.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO)1: 5121-05 Empregado domstico nos servios gerais Caseiro; 5121-10 Empregado domstico arrumador Arrumador no servio domstico; 5121-15 Empregado domstico faxineiro Faxineiro no servio domstico; 5121-20 Empregado domstico diarista Empregado domstico diarista;
5162-10 Cuidador de idosos Acompanhante de idosos, cuidador de pessoas idosas e dependentes, cuidador de idosos domiciliar, cuidador institucional.

Outras classificaes esto no site do MTE, www.mte.gov.br.

Data da admisso: A data do incio das atividades. Salrio ajustado: No poder ser inferior ao mnimo fixado por lei, devendo ser, tambm, colocado por extenso. Frias: Perodo aquisitivo (exemplo: empregado admitido em 15.6.2003 ter seu primeiro perodo aquisitivo: 15.6.2003 / 14.6.2004. Perodo de gozo: (Exemplo: dadas as frias ao empregado no perodo de 02.08.2004 a 31.08.2004, este ser o perodo de gozo das mesmas).

43

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

44

Contrato de Experincia
CONTRATO DE EXPERINCIA O contrato de trabalho foi firmado em carter de experincia, pelo prazo de _____________dias, quando o mesmo se extinguir, de pleno direito, sem aviso prvio, podendo ser prorrogado na forma da lei. Local/Data Assinatura do Empregador(a)

Obervaes: preencher na parte de anotaes gerais da CTPS do empregado.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Recibo de Salrio
RECIBO DE PAGAMENTO DE SALRIO

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Empregador(a): Empregado(a): Perodo: Salrio Contratual: R$ Descontos Efetuados: Vale-Transporte ...............................R$ Contribuio Previdenciria: (INSS) ...R$ Adiantamentos .................................R$ Total ...............................................R$

Recebi a quantia lquida de R$______________(_____________ ____________________________________________________), referente ao salrio que me devido pelos servios prestados em razo do contrato de trabalho.

Local/Data

Assinatura do(a) empregado(a)

45

46

Recibo de Entrega de Vale-Transporte


RECIBO DE VALE-TRANSPORTE

Empregador(a): Empregado(a):

Recebi __________ vales-transporte, referentes ao ms de ____________________, pelo que firmo o presente.

Local/Data

Assinatura do(a) empregado(a)

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Recibo de Frias
RECIBO DE FRIAS

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Empregador(a): Empregado(a): Perodo Aquisitivo: Perodo de Gozo: Valor da Remunerao: 1/3 Constitucional: Descontos: Adiantamentos: Valor Lquido: R$ R$ R$ R$ R$

Recebi a quantia lquida de R$ ______________(_________ _______________________________________________________), referente ao perodo de frias acima discriminado.

Local/Data

Assinatura do(a) empregado(a)

47

48

Aviso-Prvio Empregador(a)
AVISO-PRVIO

Comunico o(a) Sr.(a)________________________________ que, a partir do dia ____/____/____, os seus servios no sero mais necessrios nesta casa, servindo, pois, a presente como aviso de resciso contratual. ( ) Deve cumprir aviso-prvio trabalhando at __________ ( ) Fica dispensado de cumprir o aviso, que ser indenizado.

Local/Data

Assinatura do(a) empregador(a)

Aviso-Prvio (Pedido de Demisso) Empregado(a)


AVISO-PRVIO

Comunico o(a) Sr.(a)________________________________ que, a partir do dia ____/____/____, no mais prestarei meus servios nesta casa, servindo, pois, a presente como aviso de resciso contratual.
SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

Local/Data Assinatura do(a) empregado(a)

Termo de Resciso de Contrato de Trabalho


RESCISO DO CONTRATO DE TRABALHO

TRABALHO DOMSTICO DIREITOS E DEVERES ORIENTAES

Empregador(a): Endereo: CPF: Empregado(a): CTPS/Srie: Data de Admisso: Data de Demisso: Salrio Contratual: R$

Verbas Rescisrias
Aviso-Prvio: ............................................. R$ 13 Salrio: ............................................... R$ 13 Proporcional: ...................................... R$ Frias: ...................................................... R$ Frias Proporcionais: .................................. R$ 1/3 Frias ................................................. R$ Saldo de Salrio: ....................................... R$ Total Bruto: ............................................... R$

Descontos
Adiantamentos: ......................................... R$ Contribuio Previdenciria (INSS): ............. R$ Total: ........................................................ R$ Total Lquido: ............................................ R$ Recebi a quantia lquida de R$______________(__________ ______________________________________________________) como pagamento dos direitos trabalhistas que me so devidos em razo da resciso do contrato de trabalho, pelo que dou a devida quitao. Local/Data Assinatura do(a) empregado(a)

49

50

Mais Informaes
Exera seus direitos. Procure orientao e esclarecimentos nas Delegacias Regionais do Trabalho (DRT), Subdelegacias do Trabalho e Agncias de Atendimento do Ministrio do Trabalho e Emprego mais prximas e tambm pelo Servio da Central de Relacionamento Trabalho e Emprego, ligando gratuitamente para os telefones 0800610101 nas Regies Sul e Centro-Oeste e nos estados do Acre e de Rondnia; e 0800-2850101 nas demais localidades.

SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO

You might also like