You are on page 1of 7

O desenvolvimento da linguagem comea antes da criana nascer.

Ainda dentro da barriga, o beb j capaz de responder a sons e sensaes, vivenciadas pela me. Os primeiros anos de vida so importantes para a criana que se comunica atravs do olhar, do choro, do sorriso, dos gestos. A me deve estar atenta a esses comportamentos para responder as necessidades da criana com estimulao adequada a cada caso. Desta forma, atravs da linguagem a criana tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores e regras, adquirindo os conhecimentos de sua cultura. medida que a criana se desenvolve, seu sistema sensorial incluindo a viso e audio se torna mais refinado e ela alcana um nvel lingustico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socializao se estende, principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interao. As fases do desenvolvimento da linguagem da criana iniciam no choro ao nascer, quando pela primeira vez o oxignio entra nos pulmes do recm-nascido, e expanso dos pulmes lhe traz uma sensao desagradvel e o beb chora, so os gritos reflexos do nascimento. Estes gritos so os primeiros sons emitidos pelo recm-nato. Apresenta tambm o choro indiferenciado de 0 a 2 semanas quando o choro do beb se d igual para qualquer tipo de estimulo e a sua nica resposta ao mundo, no h inteno, nem conscincia, um comportamento inato. Entre duas e trs semanas a criana apresenta o choro diferenciado, nesse perodo o choro do beb ganha caractersticas de diferenciao, dependendo do estimulo ao qual a criana exposta, e dependendo da necessidade que est sentindo. H nessa poca um repertrio de choro que as mes j conseguem identificar como: choro de fome, choro de dor, choro de acordar etc.

Abaixo esto descritas as fases do desenvolvimento lingustico oral, com idades estimadas para a evoluo da fala da criana, desde o nascimento. importante evidenciar que cada criana possui seu prprio ritmo de desenvolvimento que depende de fatores, como: biolgicos, fisiolgicos, emocionais, neurolgicos, interaes com o meio, dentre outros. Por isso, necessrio discriminar em cada criana o que est adequado ou o que requer um olhar mais especfico.
2/3 meses: ocorrem as reaes reflexivas e instintivas (choro, suco,

deglutio) e o reconhecimento da voz da prpria me.


6 meses: a criana emite sons, como: gritos, sorrisos, murmrios.

Exemplo: gu-gu-gu ou hm, hm, hm. Neste perodo, as produes sonoras resultaro no balbucio (repeties, com encadeamento de slabas). Exemplo: pa-pa-pa-pa-pa.
10 meses: quando as primeiras palavras surgem. So palavrinhas

simples e fazem parte do cotidiano da criana. Exemplo: mama, papa, mam.


12/18 meses: a criana utiliza uma palavra para expressar uma ideia

completa, o que chamamos de palavra-frase. Essa palavra-frase dever ser analisada pelo adulto no momento em que produzida, j que, pode representar uma dimenso de fatores em situaes diversas. Exemplo: num momento em que a criana diz bola, chamando a ateno do adulto para a televiso. Num outro momento a criana diz bola, chamando a ateno do adulto para pegar a bola e jogar para ela.
18-20 meses: a frase poder conter duas ou trs palavras. Exemplo:

medo au-au gande.


2

anos:

por

volta

dessa

idade

que

onde

ocorre

intenso

desenvolvimento da linguagem oral. A criana, geralmente, inicia a construo de seu vocabulrio no produzindo corretamente todos os

sons da fala (caber ao adulto fazer a referncia correta das palavras). Exemplo: a criana diz: casso! (apontando para o cachorro). O adulto diz: Estou vendo. Que cachorro bonito!. Se a criana estiver fazendo uso, nessa fase que dever acontecer a retirada da chupeta e/ou mamadeira, pois o uso destas, a partir desse perodo, poder: atrapalhar no alinhamento dos dentes, causar flacidez na musculatura facial, provocar cries, favorecer a respirao bucal, impedir a correta movimentao da lngua durante a fala, dentre outros.
3 anos: iniciam-se as interrogativas: Por qu? O que ? 4 anos: a criana capaz de reproduzir pequenas sequencias de fatos

e/ou histrias.
5 anos: a criana dever ser capaz de produzir todos os sons da lngua

portuguesa, de maneira adequada e significando coerentemente os contedos de sua expresso oral.


A partir dos 5 anos: a criana detm-se ampliao do vocabulrio e

aquisio de estruturas mais complexas da linguagem. Percebe-se um grande investimento na representao grfica, o que facilitar, em seguida, a aquisio da linguagem escrita, sendo de grande importncia e estimulao desta. O estmulo poder ocorrer a partir de situaes simples do cotidiano, por parte do adulto: leitura de placas na rua, nomes de lojas, dentre outros. O mais importante que seja favorecido todo o contato possvel com a escrita e leitura.

Estratgias de atuao no Pr-escolar

Ns, educadores, temos que ajudar a criana neste processo de aquisio e desenvolvimento da linguagem. Devemos ser algum

verbalmente estimulante, com capacidade de empatia e expansividade, promovendo a linguagem da criana, atravs de interaes recprocas e o seu desenvolvimento scio emocional. necessrio preparar o caminho para que a criana fale e oua. O educador deve ter cuidado com sua prpria pronncia, utilizando gestos e mmicas, frases simples e curtas, dentro dos contextos adequados. A este tipo de conversao, podem-se juntar pequenas rimas, canes, contos, acompanhadas por gestos e repeties que ajudam as crianas a fixar construes e frmulas gramaticais prprias de um discurso mais enriquecido. Num ambiente estimulante e facilitador, o desenvolvimento da linguagem da criana deve fluir naturalmente, ou seja, o educador deve respeitar o ritmo prprio e cada criana, mas ao mesmo tempo criar um ambiente estimulante na sala para a aquisio da linguagem atravs de atividades, ou at mesmo, apenas conversando com as crianas.

A estrutura da lngua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo.... Vygotsky

Fonte: jornalpequeno.com.br/2006/10/30/Pagina44850.htm pt.scribd.com/doc/17486693/AQUISICAO-E-DESENVOLVIMENTO-DALINGUAGEM-DA-CRIANCA forma-te.com/mediateca/download-document/1435-o-processo-deaquisicao-e-desenvolvimento-da-linguagem.html

Desenvolvimen to da Linguagem na Criana

Instituto Analice TEDHE Prof. Llian

Aluna: Priscila Fagundes Turma 3311

You might also like