You are on page 1of 3

Desenho de Comunicao | Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Frank Lloyd Wright Frank Lloyd Wright (1867-1959), um dos fundadores da arquitectura moderna na Amrica do Norte, embarcou no uso das novas tecnologias, materiais e engenharia para criar algumas das obras mais importantes do sculo XX. Durante uma longa e produtiva carreira ao longo de 70 anos ele desenhou mais de 1000 obras, das quais, 400 foram construdas. Wright desenvolveu uma linguagem de arquitectura que no se parecia com a da Europa e era nica nos Estados Unidos. Assim como criou edifcios que eram radicais na sua aparncia, Wright teve a habilidade de os integrar exemplarmente na paisagem, pois este tinha um raro amor e conhecimento da natureza. Foi esta caracterstica que o destacou dos seus companheiros contemporneos da arquitectura moderna, e fez dos seus edifcios parecerem em sintonia com a nossa conscincia ambiental actual.

La Miniatura, Mrs. George Madison Millard House, Pasadena, California. 1923. Lpis de cor e grafite.

A casa La Miniatura, a mais antiga de uma srie conhecida como Textile Block Houses (tijolos em beto prfabricados com textura), desenhada por Wright na dcada de 20. Este desenho feito com lpis de cor e grafite, principalmente caracterizado pelo quase permanente tom verde da vegetao que envolve e at habita a casa, tornando a gravura um pouco ausente de contraste, que acaba por tornar o trabalho pouco expressivo.

Desenho de Comunicao | Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Unity Temple, Oak Park, Illinois, Perspectiva e exterior e planta parcial. 1929-1930. Tinta e grafite.

Apesar deste desenho do Unity Temple, estar datado de 1908, este foi na verdade feito anos mais tarde, por volta de 1929-30. Este facto importante porque o estilo do desenho e as circunstncias da sua produo esto directamente relacionadas com o esmorecimento da sua reputao e carreira como arquitecto, que, em 1930, quando Wright estava no incio dos seus sessentas, estavam a ser desafiados por uma gerao mais nova de arquitectos associados com o emergente movimento moderno que viria a ser conhecido como Estilo Internacional. Naquele ano, nas palestras de Kahn sobre a arquitectura moderna na Universidade de Pinceton, Wright criticou alguns aspectos da nova arquitectura. Uma pequena exibio do seu trabalho que acompanhava as palestras, destacava muitos dos seus projectos da primeira dcada do sculo XX, incluindo o Unity Temple, um importante edifcio que suavemente quebrou as tradies da arquitectura eclesistica em forma, materiais e simbolismo. Num esforo para reapresentar o trabalho de Wright de uma maneira mais moderna, este preparou os novos desenhos numa nova maneira monocromtica. Nesta representao o Unity Temple reduzido a um contraste de planos monocromticos relativamente pouco ornamentados, a paisagem e envolvente esto ausentes do desenho. A figura foca a nossa ateno para a massa cbica do monoltico edifcio em beto armado, as superfcies planares horizontais e verticais. O estilo uma marcada mudana dos tpicos desenhos de Wright, que so romnticos e coloridos, que expressivamente retratam os edifcios, os seus detalhes, e a sua envolvente. Por efectivamente optar pelo estilo de desenho da gerao mais nova de arquitectos associados com o movimento moderno, Wright conscientemente posicionou-se a si mesmo como um precursor do Estilo Internacional.

Desenho de Comunicao | Frank Lloyd Wright e Alvar Aalto Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusada do Porto

2008/2009

Alvar Aalto

Alvar Aalto (1898-1976), arquitecto e designer finlands. O seu sucesso como arquitecto baseia-se na natureza individual dos seus edifcios, que eram sempre desenhados com a sua envolvente em mente, e com grande ateno ao funcionalismo. Ele nunca usou formas que eram meramente estticas ou condicionadas por factores tcnicos mas pareciam mais com os modelos permanentes da natureza e formas naturais. Ele no era anti-tecnolgico mas acreditava que a tecnologia podia ser humanizada para ser servente dos seres humanos e promotora de valores culturais.

Estudo de luz para a assembleia municipal. Syntsalo. 1950. Grafite.

Neste esquisso est presente um rpido estudo de luz, com um corte transversal e outro longitudinal. Apesar de rpida, esta gravura intuitiva e eficaz, sendo completamente explcita a inteno de Aalto. A figura humana presente d-nos a completa noo do espao.

Cmara Municipal de Kiruna, Sucia. 1958. Tinta

Neste desenho mais trabalhado, e desta vez a tinta, est representado o alado do edifcio. A envolvente est presente, mas devido falta de escala humana, o edifcio no est completamente perceptvel. Aqui visvel a preocupao de Alvar Aalto com a relao edifcio/paisagem, estando os dois pormenorizadamente representados nesta gravura.

You might also like