You are on page 1of 6

Ondas de rdio so um tipo de radiao eletromagntica com comprimento de onda maior (efrequncia menor) do que a radiao infravermelha.

Como todas as outras ondas eletromagnticas, viajam velocidade da luz no vcuo. Elas so geradas naturalmente por raios ou por objetos astronmicos. Artificialmente, as ondas de rdio podem ser geradas para rdios amadores, radiodifuso (rdio e televiso), telefonia mvel, radar e outros sistemas de navegao, comunicao via satlite, redes de computadores e em inmeras outras aplicaes. Tais ondas eletromagnticas so tambm denominadas ondas hertzianas e popularmente conhecidas como ondas de radiofrequnciaou simplesmente ondas de rdio. As ondas hertzianas podem ser produzidas correntes eltricas de que oscilam rapidamente (ou seja, correntes eltricas de alta frequncia) em um condutor (como uma antena).

Radiocomunicaes. Embora se empregue a palavra rdio, as transmisses de televiso, rdio e telefonia mvel esto includas nesta classe de emisses de radiofrequncia. Outros usos so udio, vdeo, radionavegao,servios de emergncia e transmisso de dados por rdio digital, tanto no mbito civil como militar. Tambm so utilizadas por radioamadores. Radioastronomia Muitos dos objetos astronmicos emitem ondas de rdio. Em alguns casos, em vrias bandas e em outros casos em uma frequncia bem definida que corresponde com uma linha espectral Radar O radar um sistema que usa ondas electromagnticas para medir distncias, altitudes, direes e velocidades de objetos estticos ou mveis como aeronaves, barcos, veculos motorizados, formaes meteorolgicas e o prprio terreno. Seu funcionamento se baseia em medir o sinal refletido de impulso de rdio emitido por uma fonte. A partir deste "eco" pode-se extrair grande quantidade de informao. O uso desse tipo de ondas eletromagnticas permite detectar objetos fora do alcance visual. Nesse contexto, incluem-se as

aplicaes emmeteorologia, controlo de trfego areo e terrestre, alm de uma grande variedade de usos militares.

Ressonncia magntica nuclear A ressonncia magntica nuclear estuda os ncleos atmicos ao alinharmo-los a um campo magntico constante para posteriormente perturbar este alinhamento com o uso de um campo magntico alternado, de orientao ortogonal. Como resultado desta perturbao, d-se origem a uma diferena de energia que evidenciada ao se excitar tais tomos por uma radiao eletromagntica de mesma frequncia. Estas frequncias correspondem tipicamente ao intervalo de radiofrequncias do espectro eletromagntico.

Micro-onda As micro-ondas (pr-AO 1990: microondas) so ondas eletromagnticas com comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o comprimento de onda das ondas de rdio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz defrequncia) at 1,0 mm (300 GHz de frequncia) - intervalo equivalente s faixas UHF, SHF eEHF.

Um forno de micro-ondas usa um gerador de microondas do tipo magnetron para produzir microondas em uma frequncia de aproximadamente 2,45 GHz para cozinhar os alimentos. As micro-ondas cozinham os alimentos, fazendo com que as molculas de gua e outras substncias presentes nos alimentos vibrem. Esta vibrao cria um calor que aquece o alimento. J que a maior parte dos alimentos orgnicos composta de gua, este processo os cozinha facilmente.

Micro-ondas so usadas nas transmisses de comunicaes, porque as microondas atravessam facilmente a atmosfera terrestre, com menos interferncia do que ondas mais longas. Alm disso, as micro-ondas permitem uma maior largura de banda do que o restante do espectro eletromagntico.

O Radar tambm usa radiao em micro-ondas para detectar a distncia, velocidade e outras caractersticas de objetos distantes.

Redes Locais sem-fio, tais como Bluetooth, WIFI, WiMAX e outros usam micro-ondas na faixa de 2,4 a 5,8 GHz. Alguns servios de acesso Internet por rdio tambm usam faixas de 2,4 a 5,8 GHz.

TV a cabo e Internet de banda larga por cabo coaxial, bem como certas redes de telefonia celular mvel, tambm usam as frequncias mais baixas das micro-ondas.

Micro-ondas podem ser usadas para transmitir energia a longas distncias e, aps a 2 Guerra Mundial, tm sido realizadas diversas pesquisas para verificar essas possibilidades. A NASA realizou pesquisas, durante os anos 1970/80, sobre o uso de Satlites de Energia solar que captariam as emisses solares e as retransmitiriam para a superfcie da Terra por meio de micro-ondas.

Um maser um dispositivo semelhante ao laser, exceto pelo fato de que trabalha na faixa das micro-ondas, em lugar da luz visvel.

Radiao infravermelha A radiao infravermelha (IV) uma radiao no ionizante na poro invisvel do espectroeletromagntico que est adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visvel. Ainda que em vertebrados no seja percebida na forma de luz, a radiao IV pode ser percebida como calor, por terminaes nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.[1] A radiao infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrnomo ingls de origem alem. Herschel colocou um termmetro de mercrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali no havia luz. Esta foi a primeira experincia que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visvel.

Espectro visvel (ou espectro ptico) a poro do espectro eletromagntico cuja radiaocomposta por ftons, pode ser captada pelo olho humano. Identifica-se esta radiao como sendo a luz visvel, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiao

infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequncia da luz visvel associada uma cor. O espectro visvel pode ser subdividido de acordo com a cor, com vermelho nos comprimentos de onda longos e violeta para os comprimentos de onda mais curtos, conforme ilustrado acima ou nas cores de um arco-ris. Os comprimentos de onda desta radiao esto compreendidos entre os 700 e os 400 nanmetros. O espectro visual varia muito de uma espcie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, no veem todas as cores, apenas azul e amarelo, mas de maneira geral, em preto e branco numa nuance de cinzas. Ns humanos vemos numa faixa que vai dovermelho ao violeta, passando pelo verde, o amarelo e o azul. J as cobras veem no infravermelho e as abelhas no ultravioleta, cores para as quais somos cegos. Mesmo entre os humanos pode haver grandes variaes. Por isto, os limites do espectro tico no esto bem definidos. Pessoas daltnicas costumam ter dificuldades em visualizar cores contidas em certas faixas do espectro.

A radiao ultravioleta (UV) a radiao eletromagntica ou os raios ultravioleta com umcomprimento de onda menor que a da luz visvel e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (alm do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta a corvisvel com comprimento de onda mais curto e maior frequncia. A radiao UV pode ser subdividida em UV prximo (comprimento de onda de 380 at 200 nm - mais prximo da luz visvel), UV distante (de 200 at 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm). No que se refere aos efeitos sade humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 320 nm, tambm chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320280 nm, tambm chamada de onda mdia) e UVC (280 100 nm, tambm chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiao UV emitida pelo sol absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfcie da Terra so do tipo UV-A. A radiao UV-B parcialmente absorvida pelo oznio da atmosfera e sua parcela que chega Terra responsvel por

danos pele. J a radiao UV-C totalmente absorvida pelo oxignio e o oznio da atmosfera. Muitas substncias, quando expostas radiao UV, se comportam de modo diferente de quando expostas luz visvel, tornando-sefluorescentes. Este fenmeno se d pela excitao dos eltrons nos tomos e molculas dessa substncia ao absorver a energia da luz invisvel. Ao retornar a seus nveis normais (nveis de energia), o excesso de energia reemitido sob a forma de luz visvel.

Os raios X so emisses eletromagnticas de natureza semelhante luz visvel. Seucomprimento de onda vai de 0,05 ngstrm (5 pm) at dezenas de angstrons (1 nm). Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895, por um fsico alemo chamado Wilhelm Conrad Rntgen. A energia dos ftons de ordem do keV (kilo eltron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A gerao desta energia eletromagntica se deve transio de eltrons nos tomos, ou da desacelerao de partculascarregadas. Como toda energia eletromagntica de natureza ondulatria, os raios X sofrem interferncia, polarizao, refrao, difrao, reflexo, entre outros efeitos. Embora de comprimento de onda muito menor, sua natureza eletromagntica idntica da luz.

A deteco dos raios X pode ser feita de diversas maneiras, a principal a impresso de chapas fotogrficas que permite o uso medicinal e industrial atravs das radiografias. Outras formas de deteco so pelo aquecimento de elementos base de chumbo, que geram imagenstermogrficas, o aquecimento de lminas de chumbo para medir sua intensidade, alm de elementos que possuem gases em seu interior exemplo da vlvula GeigerMller utilizada para a deteco de radiao ionizante e radiao no ionizante. Podendo ainda ser difratado atravs de um cristal e dividido em diversos espectros de onda. Sensores (Foto transistores ou foto diodos) captam uma ou algumas faixas de espectro, e so amplificados e digitalizados, formando imagens. Esse ltimo processo (difrao de raios X, por cristais) comumente utilizado em equipamentos de inspeo de bagagens e cargas.

Medicina Na medicina os raios X so utilizados nas anlises das condies dos rgos internos, pesquisas de fraturas, tratamento de tumores,cncer (ou cancro), doenas sseas, etc. Com finalidades teraputicas os raios X so utilizados com uma irradiao aproximada de cinco mil a sete mil Rads, sobre pequenas reas do corpo, por pequeno perodo de tempo. No Brasil, os raios X do pulmo para fins diagnsticos de tuberculose pulmonar so chamados de abreugrafia, que se trata de uma incidncia sobre uma pequena rea do pulmo.

You might also like