You are on page 1of 23

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica

Srgio Ribeiro Porto

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

Razes do Brasil Uma anlise Tropolgica


Srgio Ribeiro Porto

ndice Analtico

Apresentao 1. Introduo 2. Consideraes Tericas 3. A Obra 3.1. Fronteiras da Europa 3.2. Trabalho & Aventura 3.3. Herana Rural 3.4. O Semeador e o Ladrilhador 3.5. O Homem Cordial 3.6. Novos Tempos 3.7. Nossa Revoluo 4. Consideraes Finais Bibliografia

2 3 5 10 13 13 15 15 16 17 17 19 21

CopyMarket.com

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

Razes do Brasil Uma anlise Tropolgica


Srgio Ribeiro Porto

Apresentao

Esta obra pretende analisar Razes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda de acordo com metodologia exposta por Hayden White em seu livro Meta-Histria - A Imaginao Histrica do Sculo XIX. No se descer aqui em detalhes quanto ambientao da obra, entendendo-se aqui as influncias recebidas pelo escritor brasileiro quando de sua estada na Alemanha e do movimento modernista de 1922. Encarar-se- a obra aqui analisada enquanto um objeto representativo de um momento construtivo do autor onde, atravs de seu contedo semitico, ele pretende transmitir aos seus leitores sua viso do Brasil de ontem, hoje e at mesmo de suas perspectivas para o futuro. O contedo lingstico ser o ponto de partida para determinarmos as estratgias de representao do autor e sua interao com o campo histrico por ele delineado.

No se far portanto uma anlise quanto a nossa concordncia ou no com as idias apresentadas por Sergio Buarque de Holanda neste livro, o que poderia at mesmo soar algo hertico. No se procurar tambm comparar Razes do Brasil com o restante de sua obra, onde poderamos procurar afirmaes que corroborassem ou modificassem as vises a colocadas. A narrativa contida neste livro ser isolada enquanto fato histrico criado por Sergio Buarque de Holanda e se tentar provar suficiente para o tipo de anlise proposta.

CopyMarket.com

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

1. Introduo
Srgio Ribeiro Porto

Esta obra ter como tema a anlise do livro Razes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda. Esta anlise ser feita de acordo com um princpio que aproxima a narrativa histrica da composio potica, considerando a primeira um exerccio literrio onde as tcnicas e, sobretudo a sensibilidade de um artista, encontram espao entre os blocos speros e desarrumados constituintes do campo histrico. Esse meandrar da pena artstica na criao de um texto histrico torna-o susceptvel construo de enredos tpicos das Letras e pontilhados por tropos fundamentais construo dos conceitos bsicos a serem explicados pelo historiador. Isto possibilita uma anlise semitica do labor histrico enquanto narrativa, permeando-o de significados concebidos para transmisso de idias atravs do encadeamento das palavras no texto. Neste rpido olhar sobre Razes do Brasil de Sergio Buarque de Holanda pudemos entrar em contato com uma forma das mais representativas da reflexo histrica brasileira da primeira metade de nosso sculo. Esta obra contrape-se radicalmente s estratgias conceituais verificadas anteriormente em historiadores do porte de Afonso d'Escragnole Taunay, com sua orientao sociolgico-culturalista, e do mestre deste e de tantos outros, Capistrano de Abreu, com seu constante e rigoroso levantamento de documentos e fontes histricas objetivas. Na narrativa histrica de Sergio Buarque podemos entrever uma diferente conscincia histrica no que diz respeito aos elementos que serviram de sustentculo ao desenvolvimento de um tipo de sociedade brasileira. Com as foras voltadas para o resgate de nossas origens lusitanas, muitas vezes renegadas ao longo da histria deste pas, o autor tenta demonstrar o quo impregnados estamos pelas caractersticas deste povo portugus. {No h como acusarmos este trabalho de ufanista das qualidades de nossos colonizadores, pois muitas vezes, durante a leitura de suas pginas, pudemos identificar a associao de vrias das mazelas que, s vsperas do Estado Novo, inundavam a sociedade brasileira com os seus processos coloniais de formao. Nestes processos tomam parte no s o elemento portugus aqui chegado, como tambm os habitantes originais de nossas terras e aqueles para c trazidos a ttulo de mo-de-obra escrava. Logo, a utilizao do passado no vem aqui remediar o caos do presente, vem sim mostrar os referenciais que formam os blocos constituintes de nossa sociedade. Sergio Buarque ironiza tanto os que defendem a primeira utilizao acima quanto aqueles que pretendem esquecer de onde viemos. Como coloca Maria Odila L. da S. Dias "somente valia a pena conhecer o passado para libertar-se dele" 1, ou seja, nunca esquec-lo e nem ser por ele escravizado. O andamento do discurso de Sergio Buarque de Holanda na primeira parte de seu livro parece querer preparar o caminho para um mergulho mais profundo na identificao de um tipo padro de homem brasileiro, a ser verificado na segunda metade do livro. Que no se entenda isto como a procura de um tipo ideal de homem,

Dias, Maria Odila L. da S. Introduo in: Sergio Buarque de Holanda - Histria (So Paulo, 1985), pg. 12.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

aquele a partir do qual se poderia erigir uma sociedade perfeita, mas sim aquele que, ciente de sua nacionalidade, pudesse melhor compreender a todos que compem esta frgil e crescente unidade chamada Brasil. Por este tipo de abordagem inovadora, muito se disse contra esta primeira pea da obra de Sergio Buarque de Holanda, e pouco as geraes posteriores tm resgatado de seus escritos. Uma nova retomada deste clssico de nossa historiografia se faz necessria, como a de outros datados da mesma poca, entre eles as obras de Gilberto Freyre e Caio Prado Jnior. 2 Isto j era enfatizado por Antnio Cndido em seu ensaio O Significado de "Razes do Brasil", que est no prefcio do livro aqui em anlise: "parecem exprimir a mentalidade ligada ao sopro de radicalismo intelectual e anlise social que eclodiu depois da Revoluo de 1930 e no foi, apesar de tudo, abafado pelo Estado Novo." 3 Deste modo pretende-se aqui produzir uma obra que perscrute mais detalhadamente esta obra, partindo da teoria geral da estrutura do labor histrico, que considera o trabalho do historiador como: "uma estrutura verbal na forma de um discurso narrativo em prosa que pretende ser um modelo, ou cone, de estruturas e processos passados no interesse de explicar o que eram representando-os". 4 Com esta anlise a obra Razes do Brasil ser classificada de acordo com o seu modo de elaborao de enredo, de argumentao formal e de implicao ideolgica, seguindo as categorias descritas por Hayden White em sua obra Meta-Histria e os tropos utilizados no decorrer da narrativa.

2 3

Respectivamente Casa-Grande e Senzala e Formao do Brasil Contemporneo. Cndido, Antnio. O Significado de "Razes do Brasil", In: Holanda, Sergio Buarque de, Razes do Brasil (Rio de Janeiro, 1936), pg. xxxix. White, Hayden. Meta-Histria (So Paulo, 1992), pg. 18.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

2. Consideraes Tericas
Srgio Ribeiro Porto

{A utilizao do discurso narrativo enquanto forma dada ao relato histrico obriga-nos aqui a considerar detalhadamente a construo deste tipo de discurso que serve no apenas elaborao do enredo de uma histria "real" mas tambm de qualquer outra pea literria reconhecidamente "fictcia". Anteriormente montagem de uma narrativa devemos ter em mente o enredo que ela procurar desenvolver assim como os eventos sobre os quais o autor discorrer. Deste modo, toda narrativa, seja ela veculo da explanao da "realidade histrica" ou da "imaginao literria", ter como base a colocao em enredo de eventos que, fictcios ou no, sero ligados uns aos outros em uma estrutura coerente regida pelas regras inerentes composio de sua forma.1 Portanto, antes de nos aprofundarmos neste modo de expresso caracteristicamente humana devemos visualizar como se d a configurao dos elementos que constituem uma narrativa. Um evento histrico2 constitui um dos elementos bsicos para a anlise e construo de uma histria. Ao considerarmos isoladamente um Evento A que nos chegou atravs de um registro histrico qualquer verificamos que ele possui caractersticas prprias e descritivas que o identificam univocamente dentro do espectro de dados possveis e utilizveis futuramente pelos historiadores em um enredo que se pretenda construir. Um evento diferencia-se basicamente de um fato por ser ele uma ocorrncia, enquanto este ltimo no passa de um modo de registrar este ocorrido. Ou seja um evento "ocorre" enquanto um fato "relatado".3 Cada fato assim considerado possui um grau de certeza que varia com o tempo, espao e meio atravs do qual ele nos foi transmitido ou recuperado. Por exemplo, o mesmo fato a1 ocorrido h muitos sculos atrs pode possuir menores chances de ser checado contra outras fontes que o corroborem; pode ter sido gerado em uma sociedade na qual o registro de informaes se dava muito de acordo com os desejos daqueles que controlavam os meios de registrar uma informao; ou pode ainda ter chegado ao nosso conhecimento indiretamente atravs de poemas, objetos artsticos ou lendas.4 Logo, a veracidade de um fato est longe de ser absoluta se considerarmos sua aderncia aos eventos que se referem, e no segue regras universais invariveis de correlao. Nem mesmo incomum

Segundo Hayden White ... what distinguishes historical from fictional stories is first and foremost their content, rather than their form. The content of historical stories is real events, events that really happened, rather than imaginary events, events invented by the narrator. This implies that the form in which historical events presents themselves to a prospective narrator is found rather than constructed". White, Hayden. The Question of Narrative in Contemporary Historical Theory in The Content of The Form - Narrative Discourse and Historical Representation. Johns Hopkins, Baltimore, p.27.

Aqui diferencio um evento histrico de um evento natural, ou seja aquele no determinado pela ao direta ou indireta do homem. Mesmo assim eventos naturais podem influenciar a vida humana gerando fatos que consideramos histricos. Por exemplo, uma tempestade em alto mar pode acarretar o naufrgio de um navio. A interao deste evento natural e o homem e/ou suas obras pode vir a tornar-se um fato histrico caso venha a sobreviver na forma de algum relato ou indcio para os historiadores.

3 4

Entenda-se por relatado qualquer meio de registrar um fato. Alguns historiadores consideram, ainda, estes meios como no intencionalmente histricos, da depreendendo sua maior ou menor confiabilidade e utilizao.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

encontrarmos fatos contraditrios entre os quais a escolha de um inviabilizaria a utilizao do outro ao tentarmos construir um relato coerente de acordo com um enredo pr concebido. Podemos depreender, portanto, que ao se falar genericamente de um fato, no que pese sculos de pesadas posies contrrias, estamos longe de esperar que este se comporte como um elemento que espelhe absolutamente a realidade histrica composta em parte de seus eventos pretritos. Alguns poucos possuem tal mrito, pois, caso fosse factvel a existncia de um banco de dados com todos os fatos gerados pela espcie humana, aqueles fatos sobre os quais poderamos depositar toda a nossa confiana comporiam minscula poro deste infinito conjunto de informaes. Podemos entender melhor esta colocao atravs da comparao do trabalho do historiador com aquele de arquelogos e gelogos. Ambos, de modo semelhante, compem seus relatos 1sobre o passado de posse de nfimos fragmentos de uma realidade h muito fora do alcance de suas percepes. Enquanto o primeiro foca em elementos de carter utilitrio das sociedades "histricas" ou "prhistricas" o segundo pretende teorizar sobre os processos formadores das feies rochosas que encontramos hoje em dia dentro e na superfcie de nossa crosta terrestre de modo preditivo e na maioria das vezes errneo.5 Assim, todos os eventos histricos passveis de comporem uma narrativa histrica so raramente verificveis pelos historiadores por no t-los estes os presenciado. Chegam a eles, na maioria das vezes, na forma de relatos elaborados por outrem que forneceram assim a sua verso daquilo que presenciaram, logo incorrendo em uma interpretao que algo diferente da de outros presentes no momento em que os eventos ocorrem. Podemos perceber que o que consideramos fatos histricos so na verdade representaes de eventos e que variam em grau de veracidade de acordo com quem os registrou, quando os registrou, como os registrou, onde os registrou e porque os registrou. A partir do momento da ocorrncia de um evento, qualquer registro do mesmo no passa de uma interpretao do ocorrido, algumas mais acuradas outras menos. O relato de um mesmo evento histrico normalmente gera vrios fatos histricos diferentes pois cada um dos modos de registr-lo uma recriao do evento com uma nova roupagem elaborada por um outro indivduo. Ao selecionar os fatos que faro parte de seu enredo e que sero narrados em sua obra o historiador est montando o quadro daquilo que pretende explicar. Ou seja, quais sero os fatos aproveitveis para a elaborao de uma estrutura de enredo coerente com suas intenes. As intenes de um historiador fazem com que fatos sejam aceitos e outros sejam postos de lado, deste modo mesmo antes de iniciar a composio propriamente dita de seu trabalho o historiador j elimina dados que, em sua opinio no so relevantes ou mesmo verdicos. De posse destas peas deve-se analisar o porqu delas se disporem dentro de um mesmo enredo, ou seja, porque elas so envolvidas por um processo nico e agregador. Os eventos que deram origem aos fatos selecionados possuem elos de ligao e fazem parte do trabalho do historiador explic-los. As aes que os geraram, por serem resultados da interao de indivduos, possuem no mnimo duas verses, mas normalmente so vrias, posto que envolvem vrios agentes. Dentre estas possibilidades o historiador acaba criando uma nova interpretao deste processo proporcionando sua viso do que "realmente ocorreu".6 Neste momento que se d a criao de uma obra singular e que, possuindo coerncia interna, transforma-se em um novo fato histrico, passvel de ser novamente analisado por outros historiadores. Atravs desta obra, portanto, no se pode querer transferir para os

Afinal de contas no podemos nos esquecer que as descobertas de jazidas minerais, a previso de terremotos e erupes vulcnicas e do comportamento de encostas, por exemplo, so consideradas no como certezas mas sim como meras projees probabilsticas. O passado utilizado como modelo para decifrar o instantneo que representa o nosso presente em termos de tempo geolgico, com base em regras e leis que so vlidas no momento atual em que se encontram as pesquisas neste campo do conhecimento humano.

Ver Hayden White The story told in the narrative is a mimesis of the story lived in some region of historical reality, and insofar as it is an accurate imitation, it is to be considered a truthful account thereof. White, Hayden. The Question of Narrative in Contemporary Historical Theory In: The Content of The Form - Narrative Discourse and Historical Representation. Johns Hopkins, Baltimore, p.27.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

eventos por ela tratados a voz e a autoridade do narrador, pois este o responsvel por sua existncia como tal. da interao entre historiador, eventos, enredo, fatos e narrativa que se d a criao de um novo paradigma sobre as aes humanas. Este paradigma contm a verdade que se quer passar para outros indivduos atravs de palavras que no compuseram originalmente os eventos relatados em uma obra histrica. A diversidade de paradigmas deste modo criados pode ser enorme, to grande quanto a riqueza das interaes humanas ao longo de sua existncia. Cabe ento aos historiadores apenas um dever: basear-se em fatos que considera confiveis, reuni-los de acordo com os eventos que julga necessrio construo de seu novo paradigma e coloc-los de forma lgica e coerente para serem apreciados por seus semelhantes. Com certeza alguns fazem isto melhor do que outros, surgindo da os clssicos da historiografia. Como exemplo de viso contrria a que foi colocada aqui podemos citar a anlise de Geoffey Roberts sobre o livro de Keith Jenkins "What Is History?" : From Carr and Elton to Rorty and White, publicada em History and Theory v.36, no 2, 1997, p.249-60, Wesleyan University, Middletown, USA. Nela Roberts coloca que: "The view that stories are lived as well as told has been defended on a number of grounds and from a number of different points of view (none of them are discussed by Jenkins). Four such defenses are noted here. First, that the individual and collective sense and the experience of being, time and action is storylike in content and narrative in structure. Life is lived and experienced as a story. Human (and social) existence has a bedrock of narrativity upon which historians' efforts to narrate past human lives are founded. Second, that the teleological and intentional nature of human action produces the sequences, changes and continuities that constitute the core of historical narrative. Action itself is story creating, and historians retrace the steps of human agents in successive episodes and situations arising out of action. This historical reconstruction is, because of the centrality of human purpose and intentionality, necessarily represented from the agents' point of view. It is also necessarily a 'dialectical' (interactive and multisided) reconstruction because of the coexistence of a plurality of agents in a common practical field of action and because action has consequences and results which produce new contexts for succeeding actions. Third, that the structure, logic, and intelligibility of narrative is human in nature and form. What makes a story coherent and intelligible is the presence within it of human agents reasoning, making choices, and exercising their will - thereby creating a meaningful order of happenings and endowing particular sequences of action with narrative identity (in the sense of inclusivity and completeness). This view could be condensed even further into the argument that while history has no reason there is reason in history: it is the reasonings of human beings that produce the stories which are history. Finally, there is the common sense and pragmatic defense of history as story and story as history. The stories of historians may be invented and imagined but that does not make them untrue or fictitious. The coherence, unity, and intelligibility that historical narratives attribute to the past may not be directly demonstrable, but that does not mean those narratives distort past reality. Present experience of the past in the form of memory, for instance, would suggest otherwise, while the notion that life and lives have a storylike quality has intuitive appeal. Whatever the theoretical objections, the actual stories that historians tell have an adequacy and credibility that satisfies the requirements of a commonsense, practical conception of what constitutes the truth about the past." (p. 257-258) Roberts tem razo em muitos pontos, porm, discordo em alguns fundamentais. Ao colocar que a reconstruo do passado pelo historiador necessariamente representa o(s) ponto(s) de vista do(s) agente(s) que participa(ram) dos eventos ele nega ao historiador a possibilidade de interagir com estes eventos, j que no chegam a ele seno na forma de fatos histricos, e produzir a partir da um novo ponto de vista que, queira ele ou no, ter impresso as marcas de seu prprio tempo. Alm disso, a coexistncia de vrios agentes deve incluir, no momento da construo da obra do historiador, o prprio historiador e o seu tempo. O raciocnio produtor de histria inclui o do historiador quando este se confronta com seu objeto de estudo. Deste modo o historiador no distorce o passado (mesmo que alguns "historiadores" o faam propositadamente) e sim o recria de acordo com suas perspectivas e as de seu tempo.
CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

Esta forma a ser construda a que denominamos narrativa. Como coloca Hayden White: "Narration is a manner of speaking as universal as language itself, and narrative is a mode of verbal representation ... natural to human consciousness...".7 Atravs dela o historiador coloca seu enredo mostra unindo assim os fatos por ele selecionados.8 Como colocava Benedeto Croce: "onde no h narrativa, no h histria", porm isto no significa que a narrativa venha a se constituir na histria em si, mas apenas que ela necessria e fundamental exposio das idias de historiadores no nosso mundo Ocidental. Baseando-se nestas afirmativas Hayden White busca em seu trabalho definir modos de elaborao de enredo que identifica como suficientes e necessrios ao labor histrico. Quais sejam a histria romanesca9, a tragdia, a comdia e a stira. Para Hayden White explicar algo atravs da elaborao de um enredo "prover o 'sentido' de uma histria atravs da identificao da modalidade de histria que foi contada".10 Na utilizao destes quatro modos White baseou-se na anlise de Northrop Frye no seu livro Anatomy of Criticism, onde este autor classifica as fices literrias de acordo com o poder de ao de um heri, comparando-o aos seres humanos normais, adaptando-a s fices histricas.11 Alm deste tipo de explicao White visualiza o da explicao por argumentao formal onde o historiador pretende explicar atravs de leis como que os eventos por ele tratados se encadeiam. Para tal ele se baseia na anlise de Stephen C. Pepper, elaborada em seu livro World Hypotheses, selecionando quatro paradigmas: o formista, o organicista, o mecanicista e o contextualista. O terceiro modo de explicao usado por um historiador em sua obra o por implicao ideolgica, onde aquele expe o elemento tico formador de seu enredo. Por conseguinte expressa assim sua viso de mundo atual e do projeto possvel para compreenso do mesmo seja ela atuante (visando mudar o mundo) ou no (conservadora). Em Meta-Histria, Hayden White seguiu orientaes ditadas no trabalho de Karl Mannheim, Ideology and Utopia e selecionou os seguintes modos: o anarquismo, o conservantismo, o radicalismo e o liberalismo. A utilizao destes trs modos de explicao por um historiador pode se dar de variadas maneiras, inclusive no h uma restrio quanto ao uso de uma ou mais variedades dentro de uma mesma narrativa. Porm podemos supor que sempre h a preponderncia de uma em cada um dos trs modos de explicao descritos acima. Normalmente, segundo Hayden White, os seguintes agrupamentos de modos so os mais usuais e naturais:

uma histria romanesca formista e ideologicamente anarquista; uma tragdia mecanicista, ideologicamente radical; uma comdia organicista e conservadora; ou

White, Hayden. The Question of Narrative in Contemporary Historical Theory in The Content of The Form - Narrative Discourse and Historical Representation. Johns Hopkins, Baltimore, p.26. Segundo a viso de Kerwin Lee Klein: Textualizing (historicizing) oral experience brutalizes its subtle shapes. The metanarratives of history efface local orality, collective memory, and plural voices. Writing facilitates enslavement, erases, as Lyotard would say, the names of the different. (In Search of Narrative Mastery: Postmodernism and the People Without History, in History and Theory, v.34, n 4, 1995, Wesleyan University, Middletwon, USA, p.290). Mesmo sendo, hoje em dia, a forma ocidental tradicional de representao histrica, esta crtica de Klein aponta para novas fronteiras a serem rompidas ou aceitas pelos historiadores.
o

Utilizamos aqui o termo histria romanesca ao invs de estria romanesca posto que o termo estria no mais recomendado para uso no portugus. A traduo do termo story e history passaria a ser nica. White, Hayden. Meta-Histria, p.23. Da White excluir dos modos possveis o pico.

10 11

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

uma stira contextualista liberal.

Deste modo o protocolo lingstico deve agora ser definido na narrativa de modo a criar modelos verbais na forma de relatos histricos e que sejam similares aos do ato potico e que dem vida ao enredo escolhido pelo historiador. Para tal o historiador tem sua disposio quatro tropos principais da linguagem potica: a metfora, a metonmia, a sindoque e a ironia. Um tropo o emprego de uma palavra ou expresso em sentido figurado, no literal. Para Hayden White: "... a teoria dos tropos fornece-nos uma base para classificar as formas estruturais profundas da imaginao histrica num dado perodo de sua evoluo".12 A partir deste momento partiremos para a anlise de Razes do Brasil utilizando as consideraes tericas at ento discutidas. Em nossa opinio o discurso histrico de Sergio Buarque de Holanda nessa obra uma narrativa que expressa um enredo trgico vazado no modo irnico, porm com uma esperana final para seu heri - o "homem cordial" -, inferior em poder e inteligncia em relao aos seus cones semelhantes. Para tal devemos considerar o labor histrico de Sergio Buarque de Holanda "(...) uma estrutura verbal na forma de um discurso narrativo em prosa que pretende ser um modelo, ou cone, de estruturas e processos passados no interesse de explicar o que eram representando-os (...)"13. Iremos identificar o principal modo de elaborao de enredo utilizado em Razes do Brasil, caracterizar o principal modo de argumentao dentre os verificados nesta obra, demonstrar o principal modo de implicao ideolgica que Sergio Buarque procura imprimir no texto e colocar em evidncia o grau de utilizao dos diferentes tropos na narrativa de Razes do Brasil, que Sergio Buarque de Holanda distribui ao longo da obra.

12 13

White, Hayden. Meta-Histria, p.45. White, Hayden. Meta-Histria, p.18.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

3. A Obra
Srgio Ribeiro Porto Logo no incio da narrativa de Razes do Brasil encontramos uma colocao de Sergio Buarque deixando claro, ao analisar a relao travada entre a cultura europia ibrica e o conjunto hoje chamado Brasil, que sempre ops resistncia aparente s investidas da primeira, que toda a formao de nossa sociedade brasileira parece basear-se apenas numa tentativa. Ele procura "(...) averiguar at onde temos podido representar aquelas formas de convvio, instituies e idias de que somos herdeiros (...)"1, pois somos herdeiros de uma nao ibrica perdida em meio a indecises de identidade, as quais nos afetam at hoje, tendo sido substitudo o binmio da alteridade Europa/frica pelo da Europa/Amrica. {Seramos ento um "produto" da cultura ibrica da personalidade que refletiria uma tibieza nas formas de organizaes tanto de l como de c, num reinado preponderante do elemento tanto catico quanto anrquico. Dispara deste ponto o autor uma rpida crtica queles que consideram tais caractersticas como fruto de sua contemporaneidade e que, por isso mesmo, pregam uma volta ao tradicionalismo do passado; isto encobriria, segundo Sergio Buarque, uma incapacidade de, atravs da criatividade, sairmos de situaes de desordem como as que grassavam pela sociedade sua poca. Entretanto, em meio a esta "desorganizao" podemos entrever uma hierarquizao da sociedade baseada em prestgio e no no privilgio de bero, e que sustentada como o elemento tipificador das diferenas entre os ibricos e os outros povos europeus. Isto surgiria como uma inovao em relao vida medieval onde "toda a hierarquia funda-se necessariamente em privilgios"2, e os sistemas que constituem disfarces do confronto entre o Esprito e a Vida. Esta inverso de importncia entre prestgio e privilgio tornaria possvel, em Portugal, as promiscuidades entre burguesia comercial e aristocracia, entre o medievo e o moderno, entre vilos e fidalgos. Todavia, isto no significa dizer que toda a imagtica associada aos privilegiados seria por completo extirpada da sociedade; pelo contrrio, aqueles para e pelos quais as barreiras so quebradas procuram assimilar e apropriar-se de todo o aparato que cercava a fidalguia. Como coloca Sergio Buarque: "(...) as teorias negadoras do livre arbtrio foram sempre encaradas com desconfiana e antipatia pelos espanhis e portugueses. Nunca eles se sentiram muito vontade em um mundo onde o mrito e a responsabilidade individuais no encontrassem pleno reconhecimento."3 Tal mentalidade no poderamos encontrar nos povos onde o protestantismo suplantou na preferncia religiosa ao catolicismo; para com eles nutrem os ibricos profundo desprezo por seu culto ao trabalho, negador das honras aristocrticas. Esta ntima repulsa a tudo que signifique trabalho fsico e no mental pode-se traar, segundo o autor, como caracterstica herdada do modo de pensar, ou ponto de vista, da Antigidade Clssica, onde venerava-se o cio e repudiava-se o negcio, onde "(...) a atividade produtora , em si, menos valiosa que a contemplao e o amor."4 Logo, a solidariedade "produtiva" no ocupa o lugar daquela de foro mais ntimo, derivada

1 2 3 4

Holanda, S. B. de. Razes do Brasil (Rio de Janeiro, 1936), p.3. Holanda, S. B. de. op. cit., p.6. Holanda, S. B. de. op. cit., p.9. Holanda, S. B. de. op. cit., p.10.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

10

de relaes familiares ou de amizade, que implica em um tipo de obedincia cega a personalidades que desenvolvam algum tipo de lao de mtua identificao com seus seguidores. A associao do homem ibrico s se d em torno de uma personalidade que traduza as aspiraes dos homens que o sigam e respeitem, e no em torno de empreendimentos que no satisfaam sentimentos e emoes coletivas. A falta deste tipo de obedincia uma ponte aberta com o presente de Sergio Buarque, sendo esta a causadora de uma instabilidade social que parece preocup-lo ao longo de todo o texto de Razes do Brasil. Porm como ele mesmo aponta: "a experincia e a tradio ensinam que toda cultura s absorve ... os traos de outras culturas, quando estes encontram uma possibilidade de ajuste aos seus quadros de vida ... Podemos dizer que de l [Portugal] nos veio a forma atual de nossa cultura; o resto foi matria que se sujeitou mal ou bem a essa forma."5 O autor tambm introduz uma afirmao onde coloca Portugal no s como o realizador da conquista dos trpicos, mas tambm como a nica Nao capaz de tal feito, o que viria a se tornar a maior contribuio portuguesa para a humanidade. Fica entretanto a dvida entre uma extrema valorizao deste fato enquanto ponto de inflexo histrica ou uma fina ironia por parte de Sergio Buarque de Holanda. A clara ausncia de mtodo por parte dos conquistadores faz com que o autor declare o seguinte a respeito da explorao: "(...) dir-seia mesmo que se fez apesar de seus autores."6 Porm, esta ausncia de padres preestabelecidos para a colonizao, crtica advinda de olhos "modernos", no impediu que a tarefa fosse levada a cabo de modo incomparvel para a poca, segundo o prprio historiador. Viria a fazer a diferena no modo ibrico de colonizar a sua forma ideal de vida coletiva. Esta seria a do tipo aventureiro que, em oposio ao tipo trabalhador, no respeitaria fronteiras, visaria alcanar objetivos pela via mais rpida, porm sem evitar os obstculos que tentassem dificultar ou impedir seu caminho. Havia algo de majestoso no modo do conquistador ibrico ver o mundo, estando a maior parte do tempo com seus olhos voltados a um futuro glorioso e cheio de honrarias. Apesar de colocar esta tipificao no campo da idealidade, procede o autor na direo de utiliz-la como meio de melhor compreender o desenrolar da construo de nossa sociedade. Vemos ento que a busca de vantagens a qualquer preo uma caracterstica nossa de todas as pocas, que tornou possvel a grande mobilidade social que sempre marcou nossa histria e favoreceu a notvel e inigualvel adaptabilidade do portugus ao meio hostil com o qual se defrontava. Ao desapego s regras e leis, que porventura seja trao caracterstico daqueles que iniciaram a forja de nossa espcie, podemos reunir o que Sergio Buarque chama de "falta de orgulho de raa", fato que refletia a histrica mestiagem do povo portugus, anterior e posteriormente ao incio da colonizao das terras ultramarinas. Isto facilitava uma maior aproximao entre dominador e dominado, senhor e escravo, mas apesar disto exclua o negro de qualquer miscigenao social devido ao motivo maior de sua chegada ao territrio americano - a substituio do portugus nas tarefas por ele consideradas imprprias da fidalguia que percorria seu sangue. Excludo desta tarefa, na maioria das situaes, os indgenas desfilavam caractersticas tipicamente daqueles ditos nobres pela prpria raa lusa, e com isso no sofriam as mesmas restries e castigos reservados aos negros quando porventura ousassem se relacionar com os brancos ou mesmo ocupar cargos em sua hierarquia social. Deste modo, e por ser o meio mais plausvel de crescimento do elemento colonizador em terras brasileiras na falta de mulheres da mesma estirpe, at mesmo o casamento entre portugueses e ndias era estimulado. O portugus, como o barro nas mos de um hbil artista, demonstrava sua capacidade de assimilao de outras culturas, e de ter a sua prpria assimilada pelos povos por ele dominados. Lngua, religio e costumes estavam mais prximos de uma universalidade de simples compreenso por ser uma leitura mais prxima natureza humana de todas as pocas e lugares. Como numa comunho de corpos o portugus deixa parte de seu sangue

5 6

Holanda, S. B. de. op. cit., p.11. Holanda, S. B. de. op. cit., p.12.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

11

onde quer que passe em troca de novos fluidos que possam, atravs de suas caractersticas diversas, dar mais colorido a seu conjunto e com isso afast-los de qualquer rigidez de identidade. O portugus traduzia-se como um cidado do mundo e para o mundo, e s ele se mostrou capaz de levar a cabo a desvirginao da Terra Brasilis. Utilizando uma expresso usada pelo escritor Ribeiro Couto, Sergio Buarque cunha o termo "homem cordial" para designar aquilo que caracterizaria, sinedoquicamente, o indivduo brasileiro. Veja-se aqui a cordialidade como uma caracterstica livre de fundamentao tica e sem funo de enaltecimento do sujeito a qual ela venha a se ligar. No inclui em sua definio, necessariamente, nenhuma obrigatoriedade de positividade, sendo antes de tudo um conceito definidor de um certo tipo de comportamento. Seria ento uma caracterstica do povo brasileiro derivada da sociedade agro-patriarcal da qual ele resultado, no aproximando-o de modo algum idia de civilidade. Esta por sinal, segundo o autor, implica num grau de coero social incomum ao modo brasileiro de ver a vida. Assim, "Nenhum povo est mais distante dessa noo ritualista da vida do que o brasileiro. Nossa forma ordinria de convvio social , no fundo, justamente o contrrio da polidez."7 A cordialidade seria ento a negao desta polidez, onde esta constitui um meio ritualizado de dissimulao e preservao dos verdadeiros sentimentos e emoes de um indivduo, j que deriva da fora do mesmo em se impor perante a sociedade. A cordialidade, contrariamente, serve como dissipador das individualidades no seio da sociedade, daquela que mantm a superioridade de uns sobre os outros quanto maior for a intimidade existente entre eles. Isto, segundo o autor, caracterstico da sociedade brasileira em todo o desenvolvimento de sua histria. Maria Odila L. da S. Dias j antevia a possibilidade de utilizar as formas poticas da obra de Sergio Buarque para explicar sua conscincia histrica na Introduo do livro da srie Histria que trata deste autor. Ela escreve: "A busca constante da objetividade e da preciso impeliu-o [Sergio Buarque de Holanda] a criar um mtodo prprio de reconstituio dos diferentes ritmos do tempo no processo do devir, no qual as sutilezas do estilo narrativo fazem as vezes de modelos tericos e conceitos intelectualistas ... adaptava o estilo narrativo ao linguajar dos documentos ... A obra de Sergio Buarque de Holanda erudita, interpretativa, objetiva, eminentemente literria e artstica. Estudar as relaes entre o estilo e a interpretao histrica em seus livros um verdadeiro desafio intelectual, pois afloram os problemas mais vitais e mais contemporneos na discusso da natureza do conhecimento histrico e dos mtodos de representao do passado, entre os quais avulta o estudo do papel que desempenha a construo da narrativa nos processos de interpretao histrica."8 A anlise que compe este trabalho pressupe uma ntida subdiviso da obra Razes do Brasil em dois andamentos derivados da prpria construo narrativa de seu autor. Podemos identificar um primeiro andamento mais voltado para a anlise do contexto histrico colonial brasileiro e as suas relaes com a Pennsula Ibrica. Neste conjunto de captulos (do primeiro ao quarto) temos uma anlise ampla da sociedade brasileira. O resto da obra apresenta-se como uma anlise mais particularizada do homem brasileiro, onde Sergio Buarque de Holanda utiliza-se de construes de idias mais voltadas para um presente indefinido tornando mais fortes as pontes que, ao longo da primeira metade do livro, so arquitetadas com o passado histrico. Consideremos ento a narrativa desenvolvida no primeiro livro de Sergio Buarque de Holanda uma forma representativa da reflexo histrica brasileira da primeira metade do sculo XX. Para com ela terei uma viso crtica fundamentada em aspectos literrios da obra histrica que resultar em uma anlise do trabalho do historiador enquanto estrutura verbal na forma de uma narrativa em prosa. Deste modo pretendo demonstrar ser possvel, atravs da identificao do processo criativo da exposio de idias de um historiador, qual o seu modo de encarar o mundo, como ele visualiza o campo histrico, como distribui nele suas personagens e como as interrelaciona. Para tal, o embasamento subjacente ao trabalho do historiador no dever ser visto apenas como aquilo que ele pretende conceitualmente transmitir atravs de suas palavras, mas tambm e principalmente como o prprio modo de representao que ele o constri para tal, tanto literariamente e formalmente quanto

7 8

Holanda, S. B. de. op. cit., p.107. Dias, Maria Odila L. da S. Introduo in: Srgio Buarque de Holanda - Histria (So Paulo, 1985), pg. 9-10.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

12

ideologicamente. Isto o que compe a "meta-histria" de Hayden White e que se traduz no que este autor chama de "impresso explicativa".

3.1. Fronteiras da Europa


No seu captulo inicial Sergio Buarque analisa a interao do Novo Mundo com o Velho Continente europeu. Do personalismo exacerbado pelos ibricos nascem as conseqncias que marcaram a construo do Brasil que conhecemos hoje. A tibieza do esprito de organizao, a solidariedade e os privilgios hereditrios so caractersticas praticamente ausentes em toda a Amrica luso-espanhola, e em oposio a elas Sergio Buarque enfatiza a falta de coeso social, o recurso tradio e o desprestgio das relaes de privilgio de bero e das hierarquias. Deste modo parece ao autor que de algum modo os ibricos anteciparam algumas das marcas fundamentais da entrada na Idade Moderna. Ainda neste captulo Sergio Buarque analisa a averso dos povos ibricos ao trabalho manual, repetindo a frmula da Antigidade Clssica para segregao social. Tambm coloca a relao conspcua entre obedincia e disciplina vigorando no apenas poca da colonizao mas tambm chegando at ao incio de nosso sculo como causadora de vrios problemas sociais. Sergio Buarque neste primeiro captulo define um conjunto de caractersticas de nossos colonizadores europeus que criam uma estrutura forte o suficiente para definir as linhas gerais da formao da sociedade brasileira. Ele escreve que: "(...) todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguia parece participar de um sistema de evoluo prprio de outro clima e de outra paisagem."9 Nesta afirmao verificamos a justificativa para a utilizao, ao longo de toda a obra, das qualidades dos colonizadores enquanto elementos determinantes da condio do homem brasileiro em formao. Utilizando uma qualidade para caracterizar o agente responsvel pela construo de uma nova sociedade, Sergio Buarque determina um modo sinedquico de configurar o seu campo histrico. O corpo do agente substitudo por uma qualidade que mantm com o todo uma relao de extenso. Vejamos ento na seguinte passagem: "(...) essa cultura da personalidade (...) parece constituir o trao mais decisivo na evoluo da gente hispnica, desde tempos imemoriais (...) [a ela] devem os espanhis e portugueses muito de sua originalidade nacional." 10 Vemos a tnica deste primeiro captulo, qual seja, a de descrever, sinedoquicamente, os principais agentes formadores do Brasil: o ibrico e, mais especificamente, o portugus. A relao das qualidades dos espanhis e portugueses levam a caracterizao de suas sociedades numa relao de causa e efeito tpica do modo de argumentao formal mecanicista como vemos a seguir: "Os decretos dos governos nasceram em primeiro lugar da necessidade de se conterem e de se refrearem as paixes particulares momentneas."11 A leis que governam a sociedade nascem, segundo Sergio Buarque, das qualidades intrnsecas do povo para o qual so elaboradas.

3.2. Trabalho & Aventura


"Pioneiros da conquista do trpico para a civilizao, tiveram os portugueses, nessa proeza, sua maior misso histrica (...) foram no somente portadores efetivos como os portadores naturais desta misso (...)"12 Sergio Buarque retoma neste captulo a idia de formao da sociedade brasileira a partir de uma qualificao natural e inerente ao povo portugus. Esta naturalidade, oposta a qualquer construo metdica ou racional, aponta para um processo de carter inevitvel, algo similar a uma reao qumica onde a simples colocao de

Holanda, S. B. de. op. cit., p.3. Holanda, S. B. de. op. cit., p.4. Holanda, S. B. de. op. cit., p.5. Holanda, S. B. de. op. cit., p.12.

10 11 12

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

13

certos elementos em um cadinho leva a produo de novos elementos que s poderiam ter origem nesta reao especfica. Este determinismo segue o caminho esperado na explanao do primeiro captulo onde nos foram descritas as qualidades dos povos ibricos. Ironicamente Sergio Buarque coloca que a colonizao se efetivou "(...) apesar de seus autores (...)"13, caracterizando isto como uma viso de sua poca sobre as qualidades de nossos antepassados enquanto algo de que devemos ter vergonha. Logo a seguir o autor defende uma idia geral das formas de vida coletiva do homem dividindo-as em dois grupos: o modo de vida aventureiro e o modo de vida trabalhador. Explica ele que no ocorrem de modo puro estes dois plos teoricamente caracterizveis, mas existem sim composies dos dois modos de vida gerando portanto uma gama de grupos humanos caracterizveis pela sua maior proximidade de um ou outro plo. O primeiro modo de vida, o aventureiro, est sempre procurando reinventar o seu viver de um modo radical e sinedquico, onde uma qualidade especfica do todo, no caso um instantneo ou um momento da vida do aventureiro, substitui o todo, que nada mais que a sua vida inteira - a vida portanto reduzida ao momento que se est vivendo. J os trabalhadores possuem como principal qualidade o conservadorismo, seu objetivo de mais longo alcance, vencer as oposies da vida perseverantemente. Este pode ser considerado um modo metonmico de ver o mundo como o prprio autor coloca: "(...) Seu campo visual naturalmente restrito. A parte maior do que o todo."14 Estes conceitos, ordenadores das idias de formao da sociedade para Sergio Buarque de Holanda, refletem uma caracterizao sinedquica dos elementos formadores do processo histrico. A sua utilizao para justificar o modelo proposto para a sociedade brasileira, que ao seu ver depende mais do modo aventureiro, demonstra mais uma vez as qualidades dos objetos sobrepondo-se aos prprios objetos enquanto descritores de suas propriedades e aes. As qualidades se sucedem e imprimem sua marca nas relaes sociais e nas leis de formao da sociedade: "(...) essa nsia de prosperidade sem custo (...) to notoriamente caracterstica da gente de nossa terra, no bem uma das manifestaes mais cruas do esprito de aventura?"15 A qualidade de aventureiro acarreta o gosto pelo ganho fcil. O surgimento do latifndio, a casa grande diferenciada da casa peninsular, a mobilidade social, a utilizao da mo de obra escrava, a sociedade rural porm no agrcola, so efeitos de qualidades causadoras inerentes ao portugus. Sergio Buarque explica que: "No foi, por conseguinte, uma civilizao tipicamente agrcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura aucareira. No o foi, em primeiro lugar, porque a tanto no conduzia o gnio aventureiro que os trouxe Amrica (...)"16 A plasticidade social do portugus, a carncia de orgulho racial, o desprezo pelos trabalhos manuais, a incapacidade da associao livre e duradoura entre os colonos so qualidades que antes de impedi-los de conseguir seu intento colonizador facilitou-os e diferenciou-os dos holandeses, os quais, por no possurem tais caractersticas nem a sua sociedade, fracassaram na tentativa de se sobrepor aos portugueses em nossa terra natal. Ou seja no s o conjunto de qualidades determinou o processo de colonizao como evitou que algo diverso se instalasse em nosso solo.

13 14 15 16

Holanda, S. B. de. op. cit., p.12. Holanda, S. B. de. op. cit., p.13. Holanda, S. B. de. op. cit., p.15. Holanda, S. B. de. op. cit., p.18.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

14

3.3. Herana Rural


Neste captulo Sergio Buarque diferencia a civilizao agrcola de uma civilizao de razes rurais como a que encontramos no Brasil e que, segundo o autor, influenciava a sociedade brasileira at a dcada de 30. Para ele, porm, as mudanas ocorridas na migrao do eixo da vida rural para a cidade foram suficientes para iniciar um processo de "(...) liquidao mais ou menos rpida de nossa velha herana rural e colonial (...)"17. A primeira das mudanas, pelo menos a mais importante, seria o incio do processo de Abolio da Escravatura, a partir da proibio do trfico negreiro. Como vemos, para Sergio Buarque, a histria uma seqncia de processos interrelacionados por uma cadeia de causas e efeitos. Este processo no contnuo e se realiza atravs de pulsos ou "passos" como coloca o autor. A anlise deste momento de transio do campo para a urbe passa novamente pela utilizao de integraes sinedquicas ao nvel das mentalidades transformando o modo de ser brasileiro no dnamo capaz de mover as engrenagens responsveis por mudanas socioculturais: "(...) Eram dois mundos distintos que se hostilizavam com rancor crescente, duas mentalidades que se opunham como ao racional se ope o tradicional, ao abstrato o corpreo e o sensvel, o citadino e cosmopolita ao regional ou paroquial. A presena de tais conflitos j parece denunciar a imaturidade do Brasil escravocrata para transformaes que lhe alterassem profundamente a fisionomia (...)"18 Aps esta colocao Sergio Buarque demonstra um certo pessimismo quanto a uma real transformao no quadro de mentalidades instaurado no Brasil devido a manuteno das principais linhas diretoras do status quo rural e colonial. O patriarcalismo e o personalismo de longa data so elementos bloqueadores dos avanos de modos de vida e pensar estrangeiros. Na prpria formulao das relaes polticas considera-se traio a troca de partidos pois, independente de linhagem ideolgica, o indivduo deve primeiro respeito e obedincia quele chefe partidrio que se ligou afetivamente num primeiro momento. Tal qual aristocratas que prestam juramento ao seu rei, estes polticos brasileiros esto atados por laos pessoais aos seus comandantes polticos. Novamente a relao de causa e efeito pode ser vista ao considerarmos esta relao poltica como derivada do modo de ser pretensamente aristocrtico de nossos proprietrios rurais. Como coloca o historiador: "(...) O resultado era predominarem, em toda vida social, sentimentos prprios comunidade domstica, naturalmente particularista e antipoltica, uma invaso do pblico pelo privado, do Estado pela famlia (...)"19 Novamente recorre-se tambm a oposio entre trabalho fsico e mental, sendo que esta ltima apareceria como marco distintivo para aqueles que gabam-se de possuir inteligncia e talento, do mesmo modo que se gabariam de possuir sangue nobre. "A famlia patriarcal fornece, assim, o grande modelo por onde se ho de calcar, na vida poltica, as relaes entre governantes e governados, entre monarcas e sditos."20

3.4. O Semeador e o Ladrilhador


"Essa primazia acentuada da vida rural concorda bem com o esprito da dominao portuguesa (...)"21 Comea assim Sergio Buarque este captulo onde discorrer sobre o modo de ocupao urbana dos espanhis e dos portugueses, colocando o esprito portugus como responsvel pelo ruralismo da sociedade brasileira - uma relao de causa e efeito tanto com o objeto da ao quanto com o sujeito representados por figuras de linguagem sinedquicas. Neste processo de construo de uma nova urbanizao, as qualidades dos conquistadores se sobrepem s das terras conquistadas. No ocorre, no caso espanhol, o embate entre o esprito da construo pr-colombiana e o castelhano. Em ambos os casos predominam a ordenao e as linhas retas, haveria a apenas uma tentativa espanhola de suplantar a obra indgena dentro de suas prprias diretrizes? Entretanto, esta arbitrariedade para

17 18 19 20 21

Holanda, S. B. de. op. cit., p.42. Holanda, S. B. de. op. cit., p.46. Holanda, S. B. de. op. cit., p.50. Holanda, S. B. de. op. cit., p.53. Holanda, S. B. de. op. cit., p.61.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

15

com a natureza parece refletir o modo espanhol de ser, segundo Sergio Buarque, e no uma aceitao do quebra cabea arquitetnico dos povos conquistados. J a obra de construo citadina dos portugueses na Amrica pertence a outra dimenso: a da adaptao natural. Sergio Buarque descreve no trecho a seguir seu ponto de vista quanto a esta interao: "A cidade que os portugueses construram na Amrica no produto mental, no chega a contradizer o quadro da natureza, e sua silhueta se enlaa na linha da paisagem. Nenhum rigor, nenhum mtodo, nenhuma providncia, sempre esse significativo abandono que exprime a palavra 'desleixo' (...)"22 Renuncia o portugus ao uso da imaginao como modo de fugir realidade da natureza e aceita simultaneamente a vida como ela , sentindo que impossvel lutar contra o desconhecido, e no por achar ser grande o gasto de energia para superar a natureza. Por outro lado, a sociedade portuguesa se via cada vez menos tradicionalista visto que suas classes sociais se colocavam cada vez mais em contato, no trato dirio poltico, comercial e religioso. Isto era resultado direto do contato com o esprito dos desbravadores do Novo Mundo, agora seus heris em lugar dos ultrapassados cavaleiros andantes. A burguesia passa a adquirir um verniz de nobreza sobre seu corpo plebeu. Em suma, o portugus via o mundo como possuidor de uma ordenao natural prpria a qual deviam os homens se render e adaptar-se da melhor maneira possvel. Isto refletiu diretamente no modo como se deu a colonizao da Amrica portuguesa e na estruturao que seguiu suas sociedades metropolitana e colonial. Podemos ver nessa explanao que Sergio Buarque expressa uma relao de causa e efeito entre o modo de ver o mundo do portugus e suas realizaes colonizadoras apropriando-se da sindoque como figura de linguagem representativa. As qualidades identificadas para o objeto de estudo - o ser social - funcionam como o agente causador dos efeitos analisados pelo autor - que compe a sociedade construda.

3.5. O Homem Cordial


O autor inicia este captulo diferenciando Estado de famlia, colocando ambos objetos em plos opostos de anlise, elementos de uma transcendncia. A superao do ltimo que pode vir a dar origem ao primeiro, transformando indivduos em cidados. Esta transio do particular para o geral, porm, gera atritos e crises sociais; o moderno sistema industrial, por exemplo, acarretou uma "dissoluo da intimidade" em meio a nova sociedade. Este processo foi fortemente sentido na transio de nosso patriarcado para as novas redes de relacionamentos urbanos acarretando desequilbrios sociais que so percebidos at os dias de hoje. Na resistncia deste passado frente ao futuro a ser um dia alcanado,23 surge a figura do "homem cordial", aquele que docemente enfrenta as vicissitudes da vida sem entretanto necessariamente se curvar a elas. A cordialidade dissipa o indivduo no seio da sociedade; a reverncia ante um superior dura tanto mais quanto maior for a intimidade com o mesmo. Sergio Buarque define este homem como aquele que se mescla com os outros para fugir ao horror de se experimentar; transferir-se para um referencial exterior parece a soluo de mutuamente se compactuarem os indivduos em torno de uma falta de ritualismo social marcante. A empatia assim criada torna-os todos cmplices de uma sociedade fundada na amizade e na confiana ntima. A agregao no se d fora da camada estatal e sim no nvel dos relacionamentos entre corpos de diversos tamanhos e composies. A prpria Igreja teve aqui uma postura diferenciada quanto a suas diretrizes: seus ritos tiveram que ser relaxados e adaptados. Tal qual os solventes qumicos, que precisam ser da mesma natureza que as substncias que pretendem dissolver, a Igreja

22 23

Holanda, S. B. de. op. cit., p.76. Entende-se aqui como futuro a ser alcanado aquele pr determinado pelos caminhos que estavam sendo tomados poca pelos defensores das mudanas radicais na sociedade agrria brasileira e que a levavam em direo a uma sociedade centrada nas zonas urbanas.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

16

precisava ser amorfa como a sociedade em que desejava penetrar e se manter. A pouca devoo s se minimizava naqueles momentos de dissimulao pomposa que ocorria nas grandes festas e reunies religiosas. A construo do "homem cordial" utiliza-se de uma qualidade do todo que compe o homem brasileiro para caracteriz-lo, reduzindo-o quela qualidade que, em um modo semitico de anlise, podemos caracterizar como a que melhor descreve o objeto principal de seu estudo. Alm de sinedquico no modo semitico de analisar a construo deste epteto - "homem cordial" -, o mesmo parece embutir um qu de ironia quando nos pusermos a analisar mais detalhadamente no que se desdobra este adjetivo to repleto de significados. Antes de tudo, pregase aqui uma fuso otimista de elementos variados que sempre, queiramos ou no, forjaro algo diverso de suas origens e mais prximos quilo que nos identifica. Sergio Buarque de Holanda expe uma defesa exemplar do modo cordial de ser do brasileiro colocando a total falta de necessidade de ritualismos em nossa terra por ser esta "remissa" e "melanclica", compactuando com o modo de agir de seu povo perante a prpria Natureza. Isto , antes de tudo, uma apologia adaptao relaxada. No devemos, portanto, combater aquilo que realmente somos, tentando nos adaptar a frmulas sociais rgidas que alhures progrediram, pois: "(...) A vida ntima do brasileiro nem bastante coesa, nem bastante disciplinada, para envolver e dominar toda a sua personalidade, integrando-a, como pea consciente, no conjunto social. Ele livre, pois, para se abandonar a todo o repertrio de idias, gestos e formas que encontre em seu caminho, assimilando-os freqentemente sem maiores dificuldades." 24

3.6. Novos Tempos


A relao entre trabalhador e trabalho explorada neste captulo por Sergio Buarque de Holanda como mais uma caracterstica diferenciadora da sociedade brasileira em relao s sociedades fundamentalmente protestantes. O trabalho funciona como um meio de exaltao e afirmao individual e no como uma atividade de insero social, um fim em si. A anlise que se segue a do positivismo como pensamento inspirador do perodo de transio entre o ruralismo e o mundo moderno americano, em contraste com a liberal-democracia de cunho impessoal. A intelectualidade romntica era reformadora apenas na aparncia tendo sido utilizada pela aristocracia para dar continuidade ao seu jugo sobre a massa popular atnita. O poder se encontra ainda com poucos dos que migraram para as cidades constituindo agora quase que uma "aristocracia urbana", mas este poder se constitua ainda do mesmo esprito e corpo. O referencial continua sendo aquele externo nossa terra, precipitando continuamente nossa natureza em um poo sem fim de vergonhas, submisso e apatia. Deste modo Sergio Buarque descreve tragicamente as "mudanas" principais que ocorriam na sociedade imediatamente anterior a que vivia, como algo que mudava de forma mas no de contedo. As mesmas qualidades e defeitos de outrora prevaleciam sobre quaisquer tentativas de reorganizar a sociedade.

3.7. Nossa Revoluo


A revoluo brasileira no modo de ver de Sergio Buarque aquela que redirecionou o predomnio agrrio em nosso pas para o domnio urbano. Sem incio preciso esta estaria acontecendo ainda quando da elaborao de Razes do Brasil, ou seja, o autor ainda estaria imerso neste longo processo, mas j se posiciona no pice de seu desenvolvimento. A tentativa de se manterem vivas pela aristocracia rural, todas as relaes e simbolismos agrrios, compe um quadro trgico que era poca vivido pela sociedade. Isso carrega de insegurana e falta de maturidade o Estado que se forma. O autor afirma que:

24

Holanda, S. B. de. op. cit., p.112.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

17

"A imagem de nosso pas que vive como projeto e aspirao na conscincia coletiva dos brasileiros no pde, at hoje, desligar-se muito do esprito do Brasil imperial; a concepo de Estado figurada nesse ideal no somente vlida para a vida interna da nacionalidade como ainda no nos possvel conceber em sentido muito diverso nossa projeo maior na vida internacional (...)"25 O autor no v a troca de figuras no poder como uma soluo para os problemas do Brasil, mais do que leis escritas no sentido de modificar a situao vigente no pas, seriam necessrias novas maneiras de encarar o mundo, com regras que antes de separadas da realidade sirvam de esteio para uma nova reorganizao mental e sentimental da sociedade. Sergio Buarque demonstra ecos da filosofia marxista ao declarar que a anttese existente entre caudilhismo e liberalismo deve ser vencida de dentro para fora, com seus prprios elementos de negao, para s assim podermos destituir o tipo de democracia liberal que reina em nossas paragens, e junto com ela todas aquelas premissas herdadas e defendidas pelas classes detentoras do poder nacional - o personalismo, o colonialismo e a aristocracia. Desfilam neste captulo resumos das vrias caractersticas antes colocadas na obra e que aqui encontram-se com a viso final do autor de que impossvel para ns "(...) a idia de uma espcie de entidade imaterial e impessoal, pairando sobre os indivduos e presidindo os seus destinos (...)"26, se a defrontarmos com a materialidade de uma personalidade e a oligarquia que a cerca. Sergio Buarque de Holanda finaliza sua obra com uma mensagem de otimismo sobre o futuro de uma Nao em formao. Este futuro dever levar em conta a forma que tem o mundo brasileiro e no a frmula social que queiram a ele impor: "(...) h de restar um mundo de essncias mais ntimas que (...) permanecer sempre intato, irredutvel e desdenhoso das invenes humanas. Querer ignorar esse mundo ser renunciar ao nosso prprio ritmo espontneo, lei do fluxo e do refluxo (...)"27 Termina por exprimir a importncia da indivisibilidade e unidade da sociedade juntamente a suas formas de comando, assim como a adequao do esprito humano ao corpo social que ele pertence, para que no se comporte este esprito tal qual pontos esquecidos e alienados propositadamente por aqueles que se beneficiam das importaes de estranhos modos de ser e das "novas" atitudes que disto resultam.

25 26 27

Holanda, S. B. de. op. cit., p.132. Holanda, S. B. de. op. cit., p.138. Holanda, S. B. de. op. cit., p.142.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

18

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

4. Consideraes Finais
Srgio Ribeiro Porto

Como vimos na anlise descritiva da obra Razes do Brasil, desenvolvida no captulo anterior, estamos perante um texto que procura basicamente revelar-nos as caractersticas mais marcantes da formao de um corpo social brasileiro e de seus componentes. Esta tentativa parece ir na direo de se criar uma unidade nacional em torno de um conjunto de elementos constituintes de uma ainda incipiente nao brasileira. A aceitao de uma identidade prpria, em vrios pontos divergente das premissas existentes nos povos do norte, as quais qualificam o homem e seus produtos de acordo com um esquema moral inadaptado, como mostrou o autor, aos meandros da construo de nosso corpo social, parece ser o passo inicial na conquista de um espao brasileiro no mundo em que vivemos (e que vivia Sergio Buarque). {A montagem deste livro pode ser primeiramente apreciada quando observamos a seqncia de captulos e os seus respectivos contedos. Primeiramente caracterizado o ibrico em oposio aos outros povos da Europa em seu tempo, seguindo-se uma diferenciao dos componentes ibricos que por estas paragens aportaram: os recm denominados espanhis e os portugueses. O ambiente rural criado no Brasil passa em seqncia por uma anlise mais detalhada refletindo a importncia que este processo teria para a definio de um povo brasileiro. s transformaes que sofreria este ambiente rural bem comportado e por muito tempo instalado em nossas terras, segue uma anlise das diferenas existentes entre os caminhos da urbanizao hispnica e a de nossos patrcios. Deste embate entre o passado estabelecido, o presente em formao e o futuro desejado por alguns forjou-se a figura do homem cordial, repositrio de mazelas e de esperanas, mas que so nossas. No penltimo captulo Sergio Buarque descreve como se comporta o homem de seu tempo frente as mudanas que ocorrem na sociedade brasileira, principalmente na sua relao com o trabalho, terminando o livro com uma mensagem para o futuro, para o que parece a ele se desenhar como caminho a ser seguido numa fase cada vez menos agrria de nossa histria e cada vez mais urbana, adaptada ao convvio e ao confronto com outros ideais de nao. a nossa revoluo silenciosa. Esta construo portanto assemelha-se grandemente a uma tragdia onde o heri apresenta-se isolado por uma fraqueza que apela para nossa simpatia posto que ele assim se coloca em nosso prprio nvel de experincias da realidade. Esta superioridade inexistente no homem cordial tpica de uma tragdia de baixo mimetismo ou domstica, segundo Northrop Frye. 1 O baixo mimetismo caracterizando-se como a individualizao difusa do personagem em meio a sociedade brasileira. O homem cordial se confunde conosco, na realidade qualquer um de ns. Ao elaborar um enredo no modo trgico, Sergio Buarque deixa-se acompanhar de um modo de argumentao mecanicista, objetivando a integrao de informaes usa de leis de causa e efeito todo o tempo. A reduo se d a nvel das qualidades sinedoquicamente analisadas como substitutas do todo; estas "agncias" substituem os "agentes" da ao e so ao fim e ao cabo as causadoras primeiras dos seus "atos". Algo como: "A cordialidade do homem brasileiro moldou a sociedade brasileira como a conhecemos hoje". O homem, representado a cada momento por uma de suas qualidades (reduo sinedquica), o criador de seu meio, a sociedade depende de seu modo de ser para ser construda. O fato do ser precede a criao do meio social e determinante das relaes

Frye, Northrop. Anatomy of Criticism. p.34 e 38.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

19

do "um" com o "outro". A sua interpretao do mundo impe-se de modo a proteg-lo e a seus iguais de outras vises de mundo. Podemos entender ento a perenidade desta obra de Sergio Buarque como a de uma obra sobre uma filosofia da histria aplicada ao exemplo brasileiro. A tragdia brasileira bem marcada pelo clima de revelao dado na obra figura do homem cordial. Com ele possvel a recuperao ou libertao de um estado de coisas ironicamente atacado em todo o enredo por Sergio Buarque. Como expe Hayden White: "(...) a ironia daria a impresso de ser transideolgica (...) pode ser usada taticamente para defesa de posies ideolgicas liberais ou conservadoras, dependendo de estar o ironista falando contra formas sociais estabelecidas ou contra reformadores "utpicos" que procuram alterar o status quo. E pode ser usada defensivamente pelo anarquista e pelo radical para ridicularizar os ideais de seus opositores liberais ou conservadores (...)" 2 Sergio Buarque de Holanda no possui uma narrativa tpica de um radical ou anarquista. Inclusive, o autor observa que o saudosismo, por exemplo, parece mais uma forma de garantir o poder queles que "reclamam" da anarquia. A desordem facilita a manuteno do status quo e daqueles que governam desde sempre o nosso povo. Podemos sim ficar s vezes em dvida quanto a seu posicionamento conservador ou liberal, porm uma anlise mais detalhada mostrar que em nenhum momento ele est se posicionando contrrio a pretensos reformadores. As reformas, no passam de maquiagem renovada de um poder passado que procura se difundir em um ambiente diverso daquele que foi criado. a transmutao da oligarquia rural que ele ataca, as formas sociais estabelecidas que apenas procuram uma nova paragem. Logo, podemos afirmar que o modo de implicao ideolgica seguida por Sergio Buarque de Holanda o liberal. Apesar do esperado pela utilizao da tragdia e da argumentao mecanicista apontar normalmente numa direo radical. Talvez disso mais reclamem aqueles historiadores marxistas que esperavam do autor um outro posicionamento ideolgico, ou mesmo mais claro. O prprio tom da "revoluo" de Sergio Buarque assume para aqueles apenas tons reformistas. Na seqncia, White lembra que usando a ironia at o fim da argumentao e infiltrando-a na viso de mundo, o historiador eliminaria a possibilidade de aes positivas frente as condies pr existentes. Neste momento Sergio Buarque afasta-se da ironia e d um tom otimista ao futuro do homem cordial, considerando-o o caminho para se superar os males da no aceitao de uma identificao do homem brasileiro diversa da de seus irmos setentrionais. um final apropriado a uma tragdia, liberal onde o ritmo das mudanas acompanha o ritmo social e aponta para um futuro longnquo utopicamente solucionando os problemas de uma poca. Andamos hoje em dia em um universo cheio de significados "ausentes" no meio do qual deveramos afastar o turbilho do progresso e tentar colet-los; a realidade que nos cerca, e foi forjada em molde moderno e global, parece no fornecer insumos ao desenvolvimento de uma mirade de espcies constitutivas de um sistema nosso de signos - o "sistema brasileiro". Esta espcies tm sido interpretadas por povos ou prepostos incapazes de alcanar todos os seus significados, e de fornecer a riqueza e peculiaridade a que temos direito e dever de alcanar enquanto nao. Herdamos algo que nem ao menos temos acesso direto mas que nos guia fortemente pelas vielas de nosso mundo. Talvez possa parecer datado nos dias de hoje a obra de Sergio Buarque de Holanda, mas muitas foram e sero as vezes que olhos do presente ao deitar-se nas suas linhas sentiram e sentiro estar lendo algo mais perto de suas realidades que todo o resto que os cercam e aprisionam.

White, Hayden. Meta-Histria. p.52

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

20

CopyMarket.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao poder ser reproduzida sem a autorizao da Editora.

Ttulo: Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Autor: Srgio Ribeiro Porto Editora: CopyMarket.com, 2000

Bibliografia
Srgio Ribeiro Porto

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

ANKERSMIT, Frank e Hans Kellner (ed.). A New Philosophy Of History. Chicago, University of Chicago Press, 1995. BREISACH, Ernst. Historiography: Ancient, Medieval & Modern. Chicago, University of Chicago Press, 2a edio, 1994. CANARY, Robert H., (ed.). The Writing of History: Literary Form and Historical Understanding. Madison, Wisconsin, University of Wisconsin Press, 1978. CARRARD, Philippe. Poetics Of The New History: French Historical Discourse from Braudel to Chartier. Baltimore, John Hopkins, 1992. COSTA, Emlia Viotti da. Da Senzala Colnia. 3a edio. So Paulo, Editora Brasiliense, 1989. DIAS, Maria Odila Leite da Silva, (org.). Srgio Buarque de Holanda. In: Coleo Grandes Cientistas Sociais v. 51. Coord.: Florestan Fernandes. So Paulo, Editora tica, 1985. ECO, Umberto. Interpretao e Superinterpretao. Traduzido por Martins Fontes. So Paulo, Martins Fontes, 1993. ______. Seis Passeios Pelos Bosques da Fico. Traduzido por Hildegard Feist. So Paulo, Companhia das Letras, 1994. ______. The Limits of Interpretation. Bloomington, Indiana, Indiana University Press, 1990.

10. ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Traduzido por Pola Civelli. In: Coleo Debates, v. 52. So Paulo, Editora Perspectiva, 1989. 11. FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: Formao do Patronato Poltico Brasileiro. 9a edio. So Paulo, Editora Globo, 1991. 2 vols. 12. FAUSTO, Boris. A Revoluo de 1930: Historiografia e Histria. 14a edio. So Paulo, Editora Brasiliense, 1994. 13. FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala. Rio de Janeiro, Editora Jos Olympio, 1936. 14. FRYE, Northrop. The Anatomy of Criticism: Four Essays. Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1957. 15. FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. 24a edio. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1991. 16. HOLANDA, Srgio Buarque de. Caminhos e Fronteiras. 3a edio. So Paulo, Companhia das Letras, 1994. 17. ______. Razes do Brasil. 26a edio. So Paulo, Companhia das Letras, 1995. 18. ______, (org.). Ranke. In: Coleo Grandes Cientistas Sociais v. 8. Coord.: Florestan Fernandes. So Paulo, Editora tica, 1979. 19. ______. Viso do Paraso. 6a edio. So Paulo, Editora Brasiliense, 1994.
CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

21

20. HUNT, Lynn. A Nova Histria Cultural. Traduzido por Jefferson Lus Camargo. So Paulo, Martins Fontes, 1992. 21. IGLSIAS, Francisco. Trajetria Poltica do Brasil: 1500-1964. So Paulo, Companhia das Letras, 1993. 22. INCIO, Ins da Conceio e Tania Regina de LUCA. Documentos do Brasil Colonial. In: Srie Fundamentos v.. 94. So Paulo, Editora tica, 1993. 23. KLEIN, Kerwin Lee. In Search of Narrative Mastery: Postmodernism and the Peoples Without History. History and Theory, v.34, n.4, p.275-298, 1995. 24. LINHARES, Maria Yedda, (org.). Histria Geral do Brasil. 3a edio. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1990. 25. MANN, Wolfgang-Rainer. The Origins of the Modern Historiography of Ancient Philosophy. History and Theory, v. 35, n. 2, p.165-195, 1996. 26. NIETHAMMER, Lutz. Posthistoire: Has History Come To An End? Translated by Patrick Camiller. London, Verso, 1994. 27. PRADO JR., Caio. Evoluo Poltica do Brasil: Colnia e Imprio. 16a edio. So Paulo, Editora Brasiliense, 1988. 28. ______. Formao do Brasil Contemporneo. 22a edio. So Paulo, Editora Brasiliense, 1992. 29. ROBERTS, Clayton. The Logic Of Historical Explanation. University Park, Pennsylvania, Pennsylvania State University Press, 1996. 30. SALVADOR, Frei Vicente do. Histria do Brasil: 1500-1627. In: Coleo Reconquista do Brasil (Nova Srie), v. 49, dir. Mrio Guimares Ferri. 7a edio. Belo Horizonte e So Paulo, Itatiaia e EDUSP, 1982. 31. WEBER, Max. Economy and Society. New York, Bedminster Press, 1968. 32. WEINSTEIN, Fred. Psychohistory and the Crisis of the Social Sciences. History and Theory, v. 34, n.4, p.299319, 1995. 33. WHITE, Hayden. Meta-Histria: A Imaginao Histrica do Sculo XIX. So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo, 1992. 34. ______. The Content of the Form: Narrative Discourse and Historical Representation. Baltimore, Maryland, John Hopkins University Press, 1990. 35. ______. Tropics of Discourse: Essays in Cultural Criticism. Baltimore, Maryland, John Hopkins University Press, 1985.

CopyMarket.com

Razes do Brasil Uma Anlise Tropolgica Srgio Ribeiro Porto

22

You might also like