You are on page 1of 3

POR FAVOR. Responda com os conhecimentos e te que voc julgar corretos. Evite pesquisas ou consultas.

O objetivo analisar o que foi abordado em sala e o que est sendo efetivamente compreendido. No se preocupe com notas, apenas responda. Os assuntos no tem uma ordem definida. Nas questes com respostas numricas envie apenas o resultado sem a resoluo.

1. Uma coluna de soldados, marchando a 120 passos por minuto, segue a musica da banda frente do peloto. Observa-se que os soldados atrs da coluna avanam com o p esquerdo enquanto os msicos da banda com o p direito. Qual o tamanho da coluna, aproximadamente? R: 2. Explique por que a distncia focal de um espelho plano infinita e o que significa fisicamente dizer que o foco do espelho se encontra no infinito. R: Por que a distncia focal medida do espelho at o ponto onde se forma o foco, sendo que foco o ponto onde as linhas refletidas so cruzadas o que no acontece com o espelho plano que reflete as linhas paralelamente as linhas incidentes. 3. Como funciona uma fibra ptica. R: Transmitindo sinal digital em forma de luz. 4. Um feixe de luz se desloca no quartzo com velocidade de 1,94 . 108 m/s. O comprimento de onda da luz no quartzo 355 nm. a) qual o ndice de refrao do quartzo para esse comprimento de onda? b) Se essa mesma luz se propagasse no ar, qual seria seu comprimento de onda? a)R: n = (3 x 10^8)/(1,94 x 10^8)=1,5464 b)R: 5. Em que sentido se pode dizer que todos os ms so, de fato, eletroms? R: No sentido de que todo im possui plos e campo magntico ordenado. 6. O que so substncias ferromagnticas, diamagnticas e paramagnticas? R: Substncias ferromagnticas so as que podem ser imantadas facilmente, as diamagnticas so as que quando na presena de um campo produz um campo magntico contrario e as paramagnticas so as que so imantadas, porm o campo fraco. 7. Explique o fenmeno da difrao. Quando ele ocorre.

R: Difrao um desvio na trajetria da onda. Ocorre quando uma onda passa por um orifcio ou desvia de um obstculo. 8. Qual a diferena entre luz visvel, rdio, raios-X e microondas? Coloque-as em ordem crescente de comprimento de onda. R: O comprimento de onda e a freqncia, a ordem raios-X, luz visvel, microondas e ondas de rdio. 9. Qual a velocidade de uma onda eletromagntica no vcuo? Supondo que voc more ao lado de um estdio de futebol e esteja acompanhando o jogo pelo rdio. Se acontecer um gol, o que voc ouviria primeiro? O grito de gol da torcida ou o grito de gol do narrador no rdio? R: 300.000km/s. Ouviria primeiro o grito da torcida, devido o delay que existe entre captar o udio do narrador, enviar, receber e reproduzir o mesmo. 10. O que decaimento radioativo? Quando ele ocorre? R: a alterao sofrida pelo ncleo de um elemento radioativo e ocorre aps a emisso de uma radiao. 11. Quais so as quatro foras fundamentais na natureza. Onde cada uma importante? 1-Fora de gravidade que uma fora de atrao que atua entre todas as partculas. 2- A fora eletromagntica, fora que determina as maneiras em que partculas com carga eltrica interagem umas com as outras, e com os campos magnticos. 3- A Fora nuclear forte que une prtons e nutrons para formar um ncleo atmico e probe a repulso entre prtons. 4- A Fora nuclear fraca que causa o decaimento radioativo. 12. O que voc acha sobre os riscos de se morar prximo das redes de alta tenso ou torres de celular? Perigoso ou no, justifique. R: A radiao eletromagntica est em todo o lado e em quase tudo o que fazemos. O problema pe-se quando estas radiaes ultrapassam um determinado nvel e comeam a ser prejudiciais ao corpo humano, seja a curto ou em longo prazo. 13. Voc conseguiu associar algum conceito estudado, conversado em sala no seu cotidiano. Se a resposta for sim, comente. R: Sim, principalmente a parte de ondas e ptica. Depois de esclarecidos alguns conceitos prestei mais ateno em alguns fenmenos. 14. Como voc diferencia uma onda eletromagntica de uma mecnica? R: Uma onde mecnica precisa de um meio de propagao, j a onda eletromagntica se propaga at no vcuo. 15. Qual a diferena entre a luz de um laser e a luz de uma lanterna?

R: A diferena que as ondas geradas por uma lanterna so desorganizadas, ou seja, suas cristas e vales se desencontram, j a gerada por um laser emite radiao com a mesma freqncia e regularidade. As questes a seguir so apenas para os que fazem fsica IV 16. Faa um relato sobre o que voc ouviu e que ainda lembra sobre cada trabalho (no fale do seu trabalho) apresentado por seus colegas. Escreva o ttulo do trabalho e o que voc ouviu que ficou assimilado. Se nada ficou assimilado aps o ttulo deixe em branco. GPS e a teoria da relatividade: Preciso do relgio atmico, triangulao dos satlites e utilizao da teoria da relatividade para ajustar o relgio e o posicionamento devido ao sincronismo dos satlites com os equipamentos na terra. Raios-x Supercondutores Transistores e vlvulas 17. O que voc poderia comentar sobre o desempenho de seus colegas durante as apresentaes. (responda generalizando) Algumas apresentaes esto interessantes com o pessoal confortvel com a apresentao, no entanto outras apresentaes deixaram a desejar no quesito preparo para apresentao.

You might also like